Saltar para o conteúdo

Notícias

Estudo do LNEC apoia Zoomarine Estudo do LNEC apoia Zoomarine
2023-08-11


Num estudo concluído em 2021, o LNEC apoiou a Mundo Aquático, Parques Oceanográficos de Entretenimento Educativo S.A., na preparação do requerimento para obtenção da licença de utilização de água para reutilização (ApR) na rega de espaços verdes do Parque Temático Zoomarine.

Uma equipa de investigadores do Núcleo de Engenharia Sanitária do LNEC desenvolveu a avaliação do risco da utilização de ApR e apoiou a definição do esquema de tratamento adicional da ApR.

No seguimento deste estudo, o Zoomarine inaugurou, no passado dia 15 de julho, o seu Sistema de Reciclagem e Reutilização de Águas Residuais, associado à ETAR de Albufeira Poente, e em estreita parceria com as Águas do Algarve, SA.

Este Sistema de Reciclagem e Reutilização de Águas Residuais inclui uma estação de tratamento terciário (biológico) e será um dos primeiros do país. Através desta nova operacionalidade, prevê-se uma poupança anual de muitas centenas de milhares de litros de água na rega de jardins, viveiros e afins. A poupança de água passa a ser feita não só ao nível da água salgada (para os habitats zoológicos, centro de reabilitação, piscinas públicas e escorregas), mas também ao nível da água doce (regas de jardins e similares).
« voltar