Saltar para o conteúdo

Notícias

LNEC apresenta o Estudo de Risco Sísmico “Almada Resiliente” LNEC apresenta o Estudo de Risco Sísmico “Almada Resiliente”
2024-03-13


No passado dia 1 de março, dia em que se celebrou o Dia Internacional de Proteção Civil, foi apresentado, em Almada, por cinco investigadores do LNEC, o Estudo de Risco Sísmico, no âmbito do programa "Almada Resiliente”.

Este estudo, desenvolvido pelo LNEC, em colaboração com a Câmara Municipal de Almada, está enquadrado numa estratégia de prevenção do Serviço Municipal de Proteção Civil.

O objetivo é reunir conhecimento científico que vai sustentar a elaboração de planos e ações de socorro e emergência, apoiando a tomada de decisão em possíveis intervenções e programas de reabilitação e reforço sísmico, e ainda melhorar a resposta da população.

O trabalho foca-se, também, em cenários de emergência, na identificação das zonas mais vulneráveis, na estimativas de danos materiais, na avaliação de infraestruturas vitais, como quartéis de bombeiros, hospitais, centros de saúde, escolas e acessos, e no conhecimento dos comportamentos a adotar em caso de sismo.

Filipe Ribeiro, investigador do LNEC que fez parte deste estudo, reforça que Almada é uma das regiões do país com maior risco sísmico: "Foram identificadas as zonas sujeitas a maiores danos, o que permite à proteção civil adequar os seus planos e identificar as tipologias com maior vulnerabilidade no Município, que poderão ser alvo de intervenção prioritária”. Foram identificadas as estradas que, eventualmente, possam ficar inoperacionais com os detritos resultantes dos danos no edificado.

Para a Eng.ª Laura Caldeira, Presidente do Conselho Diretivo do LNEC, "este estudo é de grande relevância e um exemplo de colaboração institucional ao serviço da comunidade para o desenvolvimento de políticas adequadas de intervenção e proteção para a região, bem como fornecer informações e ferramentas para o planeamento urbano”.

Inês Medeiros, Presidente da Câmara Municipal de Almada, acrescenta ainda que, cita-se,"Almada Resiliente, representa um marco significativo no compromisso com a segurança e resiliência do território", onde esteve também presente, a Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar.

« voltar