Saltar para o conteúdo

Notícias

Projeto AQUAMON Projeto AQUAMON
2022-12-12


No passado dia 24 de novembro decorreu uma sessão de demonstração de alguns resultados do projeto AQUAMON. A sessão teve lugar nas instalações do restaurante "Lisboa à Vista”, que gentilmente cedeu o espaço (um barco ancorado na Baía do Seixal) não só para a demonstração, como para a instalação, durante o decurso do projeto, de sensores e de um nó que serviu de Gateway da rede LoRa para comunicação com sensores instalados na zona da baia.

A sessão contou com a participação das Sras Engas Cláudia Pinto e Inácia Silva, em representação da Câmara Municipal do Seixal, bem como de membros do LASIGE/FCUL e do LNEC.

Na sessão foi possível mostrar a recolha em tempo real de dados de um sensor de nível da água localizado na margem oposta da baía, bem como a caracterização automática da qualidade dos dados recolhidos e a correção automática destes dados no caso da sua qualidade ser insuficiente (por exemplo, devido a interferências no sensor) ou de ocorrerem perdas na sua transmissão (sendo usados dados de substituição, com recurso a métodos de inteligência artificial).

Estão instalados na baía do Seixal 5 sensores, que para além do nível da água permitem também obter dados sobre salinidade, temperatura, oxigénio dissolvido e ainda outros que podem permitir aferir a qualidade da água.

Tendo o projeto AQUAMON terminado no fim de setembro, planeia-se agora uma possível continuação das atividades no contexto de um novo projeto, aproveitando o trabalho e os bons resultados obtidos para alargar e consolidar a rede já implementada.
« voltar