Saltar para o conteúdo

Notícias

Projeto EMPOWER+ Carvões nanoporosos reutilizáveis projetados para tratamento avançado de água Projeto EMPOWER+ Carvões nanoporosos reutilizáveis projetados para tratamento avançado de água
2023-11-03


O LNEC participa no projeto de investigação EMPOWER+ Carvões nanoporosos reutilizáveis projetados para tratamento avançado de água. A presença na água de matéria orgânica natural e de micropoluentes (ex. compostos que conferem sabor/cheiro ou fármacos) resistentes aos tratamentos requer a melhoria dos processos de tratamento convencionais. A adsorção com carvão ativado é considerada uma das melhores tecnologias disponíveis para controlar estes contaminantes.

O principal objetivo do projeto EMPOWER+ é o desenvolvimento de novos carvões ativados granulados (GAC) e em pó (PAC) de elevado desempenho e PAC magnéticos reutilizáveis preparados por ativação física de casca de pinhão, para tratamento de água mais eficaz.

O EMPOWER+ é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, tendo como parceiros a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o LNEC e a Merck KGaA/Millipore Sigma (Alemanha/EUA).

Para saber mais:
https://empower.rd.ciencias.ulisboa.pt/
« voltar