Departamento de Transportes Departamento de Transportes

Apresentação

O Departamento de Transportes (DT) do LNEC foi criado em 1979, então com a designação de Departamento de Vias de Comunicação.
No DT são abordados variados problemas que se colocam atualmente nas suas áreas de atividade, quer veiculados por entidades públicas e privadas quer identificados em programas de investigação nacionais e internacionais. No caso das infraestruturas de transportes destaca-se a avaliação do comportamento estrutural e funcional dos pavimentos e da via-férrea, com recurso a ensaios laboratoriais, a campanhas de auscultação e monitorização, e a modelação física e numérica.

Nas áreas relacionadas com os sistemas de transportes e a operação do tráfego, incluindo os seus impactes ambientais e socioeconómicos, salienta-se a utilização de sistemas de informação, a aquisição e tratamento de grandes volumes de dados, a simulação, a modelação matemática e a análise estatística.

O DT congrega cerca de 35 elementos de diferentes carreiras profissionais, incluindo bolseiros, repartidos pelo Núcleo de Infraestruturas de Transportes (NIT) e pelo Núcleo de Planeamento, Tráfego e Segurança (NPTS), a que estão adstritas duas unidades operativas, respetivamente a de "Pavimentos e Materiais para Infraestruturas de Transporte” (UPAVMAT) e a de "Equipamentos e Análise de Tráfego Rodoviário” (UETRAF).