Relatório Científico
Info
Avaliação ambiental do Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030) - Relatório dos possíveis efeitos transfronteiriços
O Programa Nacional de Investimentos (PNI 2030) contempla os principais investimentos em infraestruturas e equipamentos a realizar entre 2021 e 2030 em Portugal Continental, em quatro áreas temáticas:
Year: 2021
Author(s): Macedo, A. L.; Arsénio, E.; Fontul, S.; Roque, C. A.; Rodrigues, M.; Rocha, F.; Portela, L. I.; Cardoso, M. A.; Neves, M. G.; Rosa, M. J.; Patrício, J.; Couto, P.; Picado, A.; Catarino, J.; Simões, S.
Keywords: Avaliação ambiental; Regadio; Planeamento estratégico; Energia; Ambiente; Transportes e Mobilidade
Info
Avaliação da eficiência do uso da água e da energia em aproveitamentos hidroagrícolas
O projeto AGIR
Year: 2021
Author(s): Loureiro, D.; Moreira, M.; Arranja, C.; Cordeiro, D.; Alegre, H.; Chibeles, C.; Sousa, G.; Matos, M.; Carriço, N.
Keywords: Balanço energético; Balanço hídrico; Subsistema; Sistema de abastecimento de água; Período de análise; Entidade gestora (EG)
Info
Avaliação da eficiência e sustentabilidade energética nos serviços urbanos de águas
No Projeto
Year: 2021
Author(s): Loureiro, D.; Silva, C.; Alegre, H.; Rosa, M. J.; Cabral , M.; Covas, D.
Keywords: Serviços urbanos de águas; Plano de ação; Medidas de melhoria; Eficiência energética; Avaliação de desempenho
Info
Capacitação para a melhoria da qualidade na gestão operacional do LNEC - Gestão do projeto GO-LNEC
O presente documento enquadra-se no projeto GO-LNEC - Capacitação para a Melhoria da Qualidade na Gestão Operacional do LNEC e tem como principal objetivo descrever o processo de gestão deste projeto, correspondente à candidatura n.º POCI-05-5762-FSE-000069, financiada pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização do Fundo Social Europeu. O projeto, que se dividiu em dois subprojetos, de acordo com a estrutura definida no próprio aviso de candidatura, foi liderado pela vogal do Conselho Diretivo do LNEC, assegurando-se assim uma efetiva ligação entre a equipa do projeto e a direção de topo. Para coordenar a execução do projeto foi criada uma equipa de gestão, que foi apoiada por equipas alargadas constituídas para cada um dos subprojetos. Neste relatório, apresenta-se resumidamente o trabalho realizado e os principais resultados obtidos. Avalia-se o impacto e mérito da Operação e comparam-se as metas contratualizadas com os resultados atingidos. Apresenta-se ainda a execução financeira do projeto.
Year: 2021
Author(s): Santos, M. A.; Barateiro, J.; Couto, P.
Keywords: Gestão por processos; Autoavaliação; Processos de negócio; Ações de melhoria; CAF (Common Assessment Framework)
Info
Caracterização metrológica e calibração de um calibrador de extensómetros de corda vibrante
Este relatório descreve os ensaios de caracterização metrológica e de calibração realizados nas instalações laboratoriais da Unidade de Metrologia Aplicada do LNEC, relativos a um calibrador de extensómetros de corda vibrante, utilizado como padrão itinerante na calibração in situ deste tipo de instrumentos de medição previamente à instalação em barragens de betão.
Year: 2021
Author(s): Lages Martins, L.; Pinheiro, A.
Keywords: Caracterização metrológica; Barragem de betão; Calibração; Extensómetro de corda vibrante; Instrumentação
Info
Comportamento e desempenho de produtos plásticos, materiais poliméricos com reciclados e biocompósitos com aplicação na construção (ECOPOL) - TAREFA T2.3
Neste relatório, conforme previsto nos objetivos da tarefa T2.3 do projeto ECOPOL do P2I do LNEC, faz-se uma abordagem geral à reciclagem de plásticos e compósitos de matriz plástica, usados na construção, tendo como objetivo a sua reutilização. Descrevem-se as várias tecnologias de reciclagem aplicáveis aos materiais plásticos mais usados na construção e as suas várias etapas, pormenorizando-as para os principais polímeros usados na construção, e indicando-se as dificuldades inerentes aos processos. Neste contexto, apresentam-se vários casos de estudo e exemplos de inovação tecnológica recente. Aborda-se também o tema do controlo da qualidade, da certificação, e indica-se a normalização adotada na Europa para plásticos reciclados. Apresentam-se alguns dados de mercado, nomeadamente a capacidade de produção, o mercado de aplicação dos plásticos e dos polímeros de base biológica, as quantidades de plástico reciclado e, para cada tipo de polímero, os dados estatísticos de reciclagem e as barreiras de colocação dos reciclados no mercado, referindo-se também as variáveis que imais influenciam os custos da reciclagem e o preço dos reciclados. As conclusões extraídas deste relatório são de vários tipos. De forma sucinta permitem demonstrar que a reciclagem é um recurso fundamental para minimizar desperdícios e reduzir a poluição ambiental, constituindo uma abordagem estratégica para a gestão de resíduos de produtos plásticos de construção no fim da sua vida útil. Referem-se ainda os principais desafios e perspetivas futuras que decorrem dos desenvolvimentos mais recentes nesta área. Por fim, apresentam-se as recomendações estratégicas mais relevantes para prosseguir e concretizar a resolução do problema da reciclagem deste tipo de produtos e procurar concretizar os objetivos da economia circular, o que passa pelo desenvolvimento do mercado especializado da reciclagem e dos plásticos reciclados e, consequentemente, promover as operações de compra e venda dos agentes económicos e das partes interessadas (vendedores, compradores, consumidores, associações, recicladores, fabricantes de maquinaria de produção, etc.) de forma a aumentar também a reciclagem e a reciclabilidade de resíduos plásticos.
Year: 2021
Author(s): Real, L. P.
Keywords: Economia circular; Plásticos; Reutilização; Reciclagem; Sustentabilidade; Impacto ambiental; PU; PP; PE; PVC; Compósitos
Info
Contributos para o conhecimento das propriedades físicas e mecânicas de materiais de balastro e da sua relevância para o desempenho da via-férrea
No âmbito Programa de Investigação e Inovação do LNEC 2013-2020 (P2I) e inserido no Programa de ID&I do Departamento de Transportes (DT), o Núcleo de Infraestruturas de Transportes tem vindo a desenvolver um projeto de ID&I designado por
Year: 2021
Author(s): Fortunato, E.; Paixão, A.
Keywords: Deformação permanente; Via-férrea; Modelação numérica; Modelação física; Morfologia; Resistência Mecânica; Balastro
Info
CoP's architecture and stakeholder mapping for each Living Lab
This deliverable introduces two of WP1
Year: 2021
Author(s): Rebelo, M.; Cardoso, M. A.; Alegre, H.; Andrews, L.; Mooren, C.; Munaretto, S.; Gomes, C.; Schmidt, L.; Oliveira, R.; Melo, M.
Keywords: Capacitation; Ethics; Stakeholders mapping; Communities of practice; Water smartness
Info
Custos de Investimento e de operação & manutenção de ativos associados ao ciclo urbano de água
O presente documento tem como objetivo apresentar os resultados do estudo sobre
Year: 2021
Author(s): Cabral , M.; Covas, D.; Viegas, R.M. C.; Rosa, M. J.; Loureiro, D.; Santos, P.
Keywords: Ativos urbanos de águas; Manutenção; Operação; Reabilitação; Construção; Custos
Info
E2I-Estratégia de Investigação e Inovação 2021-2027 - Enquadramento e proposta de definição estratégica
Até 2012 a atividade de investigação e desenvolvimento do LNEC era enquadrada por planos plurianuais de natureza estratégica, designados Planos de Investigação Programada (PIP). A partir de 2013, face aos desafios e oportunidades com que a Instituição se deparava e procurando um melhor alinhamento com os períodos de programação comunitária, entendeu-se que o LNEC deveria dispor de uma definição estratégica que enquadrasse e orientasse o seu Programa de Investigação e Inovação (P2I), abrangendo um período mais alargado (sete anos) tendo-se então estabelecido uma Estratégia de Investigação e Inovação para o período de 2013-2020 (E2I 13-20). No início de 2020 iniciou-se a preparação de uma nova definição estratégia para as atividades de Investigação e Inovação a realizar pelo LNEC no período de 2021 a 2027 (E2I 21-27), período este que coincide com o período de vigência do atual Programa-Quadro de Investigação e Inovação da União Europeia, o Horizonte Europa. A preparação da E2I 21-27 foi iniciada com uma reflexão realizada pela comunidade científica do LNEC em dois ciclos de «Oficinas Colaborativas». Esta reflexão interna foi complementada com as «Jornadas de Investigação e Inovação», abertas à comunidade científica e técnica exterior ao LNEC. No estabelecimento da nova definição estratégica foram considerados os resultados da avaliação intercalar do P2I da E2I 13-20. Foram constituídos dois grupos de trabalho que apoiaram sucessivamente as ações de recolha de informação, interação com a comunidade científica do LNEC e consolidação de resultados. A E2I 21-27 é constituída por três partes:- A Parte I, «Enquadramento», contém uma breve análise do contexto em que se irá desenvolver a atividade de Investigação e Inovação (I&I) do LNEC, tendo como horizonte 2027.- A Parte II, «Definição Estratégica», estabelece a ação estratégica, o ciclo de investigação e inovação e os objetivos estratégicos que irão estruturar e orientar essa atividade.- A Parte III, «Plano de Ação», reúne e sistematiza as principais ações para a implementação da definição estratégica estabelecida na Parte II.No presente relatório intercalar apresentam-se as Partes I e II da E2I 21-27, estando em curso aelaboração da Parte III.
Year: 2021
Author(s): Barbosa, A. E.; Branco Pedro, J.; Viegas, J.; Lamas, L.; Antunes, M. L.
Keywords: LNEC; Investigação e Inovação; Estratégia
|