Relatório Científico
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Reavaliação das incertezas de medição na Unidade de Pavimentos e Materiais para Infraestruturas de Transportes do LNEC Ensaios e metrologia - Ensaios de misturas betuminosas Determinação da percen
Este relatório descreve o processo de reavaliação das incertezas de medição no ensaio de misturas betuminosas determinação da percentagem de betume, realizado pela Unidade de Pavimentos e Materiais para Infraestruturas de Transportes do LNEC Ensaios e Metrologia (UPAVMAT / LNEC-EM). O presente documento contém uma descrição sumária do ensaio estudado, apresentando o correspondente balanço das incertezas de medição obtido com base na aplicação do método GUM.
Year: 2022
Author(s): Lages Martins, L.; Ribeiro, A.
Keywords: Transportes; Incerteza de medição; Pavimento; Mistura betuminosa; Percentagem de betume
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Análise e acompanhamento dos trabalhos de reabilitação para melhoria da situação ambiental envolvente aos furos de abastecimento de água do concelho de Praia da Vitória, Açores - Relatório de Progress
No âmbito da assessoria técnica para a "Análise e acompanhamento dos trabalhos de reabilitação para melhoria da situação ambiental envolvente aos furos de abastecimento de água do concelho de Praia da Vitória, Açores", que o LNEC tem vindo a prestar à Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA) desde 2012, o presente contrato, CON-ERSARA/2019/3, visa dar seguimento ao estudo que vem sendo desenvolvido. O presente trabalho é relativo aos resultados obtidos no primeiro semestre de 2021. Como vem sendo prática, e para dar resposta ao disposto na assessoria, o relatório apresenta os resultados: (1) da análise dos trabalhos promovidos pela 65 Air Base Group; (2) da monitorização da qualidade das águas subterrâneas desenvolvida pelo LNEC; (3) do programa de controlo da qualidade da água, na origem, para consumo humano promovido pela Praia Ambiente, E.M.. Apresenta-se, igualmente, uma síntese das reuniões havidas no domínio das questões ambientais em 2021. O relatório termina com uma síntese dos resultados obtidos, respetivas conclusões e uma atualização das recomendações.
Year: 2021
Author(s): Leitão, T. E.; Henriques, M. J.
Keywords: Monitorização; Reabilitação; Águas subterrâneas; Concelho de Praia da Vitória
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Aplicação da metodologia para avaliação da eficiência do uso da água e da energia em aproveitamentos hidroagrícolas
O projeto AGIR Avaliação da Eficiência do Uso da Água e da Energia em Aproveitamentos hidroagrícolas vem abrir um novo e promissor caminho para a melhoria de eficiência dos sistemas de rega em termos de perdas de água e consumo de energia.
Year: 2021
Author(s): Loureiro, D.; Beceiro, P.; Moreira, M.; Sousa, G.; Chibeles, C.; Matos, M.
Keywords: Balanço energético; Balanço hídrico; Subsistema; Sistema de abastecimento de água; Período de análise; Entidade gestora (EG)
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Avaliação ambiental do Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030) - Relatório dos possíveis efeitos transfronteiriços
O Programa Nacional de Investimentos (PNI 2030) contempla os principais investimentos em infraestruturas e equipamentos a realizar entre 2021 e 2030 em Portugal Continental, em quatro áreas temáticas: Transportes e Mobilidade, Ambiente, Energia e Regadio. O PNI 2030 constitui um programa estratégico enquadrador de um importante conjunto de subprogramas e de projetos suscetíveis de terem efeitos significativos no ambiente, estando sujeito a avaliação ambiental no âmbito do Decreto-Lei n.º232/2007, de 15 de junho, alterado pelo Decreto-Lei n.º58/2011, de 4 de maio. Alguns dos programas / projetos enquadrados no PNI 2030 poderão em particular ter efeitos transfronteiriços noutro Estado-membro, neste caso em Espanha. O presente relatório constitui, assim, o relatório da análise desses possíveis efeitos transfronteiriços.
Year: 2021
Author(s): Macedo, A. L.; Arsénio, E.; Fontul, S.; Roque, C. A.; Rodrigues, M.; Rocha, F.; Portela, L. I.; Cardoso, M. A.; Neves, M. G.; Rosa, M. J.; Patrício, J.; Couto, P.; Picado, A.; Catarino, J.; Simões, S.
Keywords: Avaliação ambiental; Regadio; Planeamento estratégico; Energia; Ambiente; Transportes e Mobilidade
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Avaliação da eficiência do uso da água e da energia em aproveitamentos hidroagrícolas
O projeto AGIR Avaliação da Eficiência do Uso da Água e da Energia em Aproveitamentos hidroagrícolas vem abrir um novo e promissor caminho para a melhoria de eficiência dos sistemas de rega em termos de perdas de água e consumo de energia. Ciente da importância e oportunidade de conhecer e melhorar a eficiência hídrica dos sistemas de regadio em Portugal, e conhecedora do percurso já percorrido para os sistemas urbanos de água, a FENAREG decidiu AGIR. Desafiou o LNEC, algumas associações de regantes e beneficiários (da Obra de Rega de Odivelas; do Vale do Sorraia; da Obra da Vigia), alguns agricultores (Sociedade Agrícola Bico da Vela II; AGRO-VALE Longo, Lda; Mencoca Agricultura, Lda.) e outros parceiros da academia (Universidade de Évora e Instituto Politécnico de Setúbal) e da investigação e tecnologia (INIAV Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária; COTR Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio) para, todos juntos, traçarmos um percurso equivalente para estes sistemas, ancorado nos resultados existentes para os sistemas urbanos de água. O objetivo era desenvolvermos um sistema de avaliação de desempenho uniformizado que permita quantificar a eficiência do uso da água e da energia nas redes primária e secundária (i.e., de transporte e distribuição) dos Aproveitamentos Hidroagrícolas.
Year: 2021
Author(s): Loureiro, D.; Moreira, M.; Arranja, C.; Cordeiro, D.; Alegre, H.; Chibeles, C.; Sousa, G.; Matos, M.; Carriço, N.
Keywords: Balanço energético; Balanço hídrico; Subsistema; Sistema de abastecimento de água; Período de análise; Entidade gestora (EG)
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Avaliação da eficiência e sustentabilidade energética nos serviços urbanos de águas
No Projeto Avaliação da eficiência e sustentabilidade energética dos serviços urbanos de águas (avaler+) estabeleceu-se um quadro de referência claro, integrador e de aplicação simples para avaliação do desempenho energético, apoio na tomada de decisão e monitorização do impacto de medidas de eficiência energética nas entidades gestoras (EG) dos sistemas de abastecimento de água, e de gestão de águas residuais e pluviais. Este projeto assentou no desenvolvimento e teste de dois produtos/ferramentas fundamentais para a melhoria da eficiência energética nos serviços urbanos de água o sistema de avaliação para todo o ciclo urbano da água (Tarefa 2) e o plano de ação para a sua operacionalização e consequente melhoria contínua do desempenho (Tarefas 3 a 5). A estratégia de investigação adotada apoiou-se em ciclos de melhoria contínua, ou seja, partiu-se do melhor conhecimento à data de início do projeto, desenvolveram-se as versões base (V0) dos produtos/ferramentas (sistema de avaliação e plano de ação), testaram-se esses produtos/ferramentas o mais possível e nas condições mais variadas em 13 EG nacionais que participaram no projeto. O plano de ação foi desenvolvido em três partes: i) diagnóstico (Tarefa 3), ii) seleção de alternativas (Tarefa 4) e iii) apoio na sua implementação e monitorização (Tarefa 5). Globalmente, o projeto decorreu como planeado, tendo sido produzidos 31 deliverables designadamente, o portal do projeto, um ficheiro excel com o sistema de avaliação desenvolvido, a carta às EG, 27 relatórios e um Guia técnico editado pelo FAI Fundo de Apoio à Inovação com os parceiros do projeto LNEC e IST. Os objetivos foram atingidos, bem como os resultados esperados.
Year: 2021
Author(s): Loureiro, D.; Silva, C.; Alegre, H.; Rosa, M. J.; Cabral , M.; Covas, D.
Keywords: Serviços urbanos de águas; Plano de ação; Medidas de melhoria; Eficiência energética; Avaliação de desempenho
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Capacitação para a melhoria da qualidade na gestão operacional do LNEC - Gestão do projeto GO-LNEC
O presente documento enquadra-se no projeto GO-LNEC - Capacitação para a Melhoria da Qualidade na Gestão Operacional do LNEC e tem como principal objetivo descrever o processo de gestão deste projeto, correspondente à candidatura n.º POCI-05-5762-FSE-000069, financiada pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização do Fundo Social Europeu. O projeto, que se dividiu em dois subprojetos, de acordo com a estrutura definida no próprio aviso de candidatura, foi liderado pela vogal do Conselho Diretivo do LNEC, assegurando-se assim uma efetiva ligação entre a equipa do projeto e a direção de topo. Para coordenar a execução do projeto foi criada uma equipa de gestão, que foi apoiada por equipas alargadas constituídas para cada um dos subprojetos. Neste relatório, apresenta-se resumidamente o trabalho realizado e os principais resultados obtidos. Avalia-se o impacto e mérito da Operação e comparam-se as metas contratualizadas com os resultados atingidos. Apresenta-se ainda a execução financeira do projeto.
Year: 2021
Author(s): Santos, M. A.; Barateiro, J.; Couto, P.
Keywords: Gestão por processos; Autoavaliação; Processos de negócio; Ações de melhoria; CAF (Common Assessment Framework)
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Caracterização metrológica e calibração de um calibrador de extensómetros de corda vibrante
Este relatório descreve os ensaios de caracterização metrológica e de calibração realizados nas instalações laboratoriais da Unidade de Metrologia Aplicada do LNEC, relativos a um calibrador de extensómetros de corda vibrante, utilizado como padrão itinerante na calibração in situ deste tipo de instrumentos de medição previamente à instalação em barragens de betão.
Year: 2021
Author(s): Lages Martins, L.; Pinheiro, A.
Keywords: Caracterização metrológica; Barragem de betão; Calibração; Extensómetro de corda vibrante; Instrumentação
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Comportamento e desempenho de produtos plásticos, materiais poliméricos com reciclados e biocompósitos com aplicação na construção (ECOPOL) - TAREFA T2.3 Produtos poliméricos e compósitos de matriz
Neste relatório, conforme previsto nos objetivos da tarefa T2.3 do projeto ECOPOL do P2I do LNEC, faz-se uma abordagem geral à reciclagem de plásticos e compósitos de matriz plástica, usados na construção, tendo como objetivo a sua reutilização. Descrevem-se as várias tecnologias de reciclagem aplicáveis aos materiais plásticos mais usados na construção e as suas várias etapas, pormenorizando-as para os principais polímeros usados na construção, e indicando-se as dificuldades inerentes aos processos. Neste contexto, apresentam-se vários casos de estudo e exemplos de inovação tecnológica recente. Aborda-se também o tema do controlo da qualidade, da certificação, e indica-se a normalização adotada na Europa para plásticos reciclados. Apresentam-se alguns dados de mercado, nomeadamente a capacidade de produção, o mercado de aplicação dos plásticos e dos polímeros de base biológica, as quantidades de plástico reciclado e, para cada tipo de polímero, os dados estatísticos de reciclagem e as barreiras de colocação dos reciclados no mercado, referindo-se também as variáveis que imais influenciam os custos da reciclagem e o preço dos reciclados. As conclusões extraídas deste relatório são de vários tipos. De forma sucinta permitem demonstrar que a reciclagem é um recurso fundamental para minimizar desperdícios e reduzir a poluição ambiental, constituindo uma abordagem estratégica para a gestão de resíduos de produtos plásticos de construção no fim da sua vida útil. Referem-se ainda os principais desafios e perspetivas futuras que decorrem dos desenvolvimentos mais recentes nesta área. Por fim, apresentam-se as recomendações estratégicas mais relevantes para prosseguir e concretizar a resolução do problema da reciclagem deste tipo de produtos e procurar concretizar os objetivos da economia circular, o que passa pelo desenvolvimento do mercado especializado da reciclagem e dos plásticos reciclados e, consequentemente, promover as operações de compra e venda dos agentes económicos e das partes interessadas (vendedores, compradores, consumidores, associações, recicladores, fabricantes de maquinaria de produção, etc.) de forma a aumentar também a reciclagem e a reciclabilidade de resíduos plásticos.
Year: 2021
Author(s): Real, L. P.
Keywords: Economia circular; Plásticos; Reutilização; Reciclagem; Sustentabilidade; Impacto ambiental; PU; PP; PE; PVC; Compósitos
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Contributos para o conhecimento das propriedades físicas e mecânicas de materiais de balastro e da sua relevância para o desempenho da via-férrea
No âmbito Programa de Investigação e Inovação do LNEC 2013-2020 (P2I) e inserido no Programa de ID&I do Departamento de Transportes (DT), o Núcleo de Infraestruturas de Transportes tem vindo a desenvolver um projeto de ID&I designado por Modelação do comportamento da camada de balastro ferroviário e identificado pelo acrónimo MODER-B2 (MODElling Railway Ballast Behaviour). Os objetivos deste projeto são: i) contribuir para o aumento da eficiência do transporte ferroviário através da aplicação de métodos de análise estrutural avançados e de modelos de comportamento da via-férrea robustos, que permitam otimizar o funcionamento da infraestrutura; e ii) contribuir para a sustentabilidade das vias-férreas, estudando em profundidade a aplicação de novos materiais e tecnologias, em função das suas propriedades físicas e mecânicas, integrados na estrutura da via-férrea. Para concretizar esses objetivos têm-se desenvolvido diversos estudos baseados em experimentação laboratorial e na modelação física e modelação numérica avançada, com vista à caracterização de materiais e das estruturas que os integram. Os estudos têm incidido fundamentalmente sobre as propriedades e técnicas de caracterização dos materiais da camada de balastro e sobre o seu contributo para o desempenho da via-férrea, tendo em conta a sua importância em termos técnicos, económicos e ambientais, no ciclo de vida das infraestruturas ferroviárias. Neste documento descrevem-se atividades e apresentam-se resultados obtidos em alguns dos estudos realizados no âmbito deste projeto.
Year: 2021
Author(s): Fortunato, E.; Paixão, A.
Keywords: Deformação permanente; Via-férrea; Modelação numérica; Modelação física; Morfologia; Resistência Mecânica; Balastro
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