Artigos de Revista
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Novos desafios na monitorização da estrutura de ampliação da pista do Aeroporto da Madeira
O Aeroporto da Madeira é uma infraestrutura crítica com características estruturais únicas, o que motivou a monitorização do seu comportamento estrutural desde a construção da estrutura de ampliação da pista, que decorreu entre 1995 e 2000. O conhecimento adquirido do comportamento da estrutura em serviço, bem como a significativa evolução tecnológica, tornaram natural uma atualização do sistema de monitorização, tendo em vista o incremento de informação relevante para a gestão da sua conservação. Para além de novos sistemas de aquisição e comunicação, a atualização operada compreendeu a instalação de novas funcionalidades, designadamente a monitorização do movimento das juntas de dilatação e do comportamento dinâmico, quer através de acelerómetros e extensómetros em fibra óptica, quer por via de um sistema de correlação digital de imagem. Nesta comunicação é brevemente descrito o sistema de monitorização original, bem como os novos sensores e alguns dos resultados iniciais, que se afiguram promissores.
Ano: 2022
Número Páginas:
123-130.
Autor(es): Oliveira Santos, L.; Xu, Min; Reis, J. P.; Barros, F.; Aguiar, S.; Sousa, P.; Tavares, P.; Moreira, P.; Franco, E.
Revista: Revista Portuguesa de Engenharia de Estruturas
Editor: LNEC
Volume:
Série III. n.º 18.
Keywords: Monitorização dinâmica; Monitorização da integridade estrutural; Correlação digital de imagem; Aeroporto da Madeira
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Calibration of partial safety factors using FORM
Partial safety factors present in codes are defined for the design of broad populations of structures. As a consequence, they do not always reflect correctly the uncertainties for specific existing structures. The possibility of adjusting them has therefore great interest when assessing an existing structure. The concept of design point connected to FORM offers a simple method to calibrate partial safety factors for individual variables. This paper discusses the overall methodology and develops a set of analytical expressions for the probabilistic models more common in structural reliability. As it will be seen the partial factor for a particular variable can be adjusted once defined: (1) probabilistic model used to describe the uncertainty in that variable; (2) coefficient of variation of the variable; (3) fractile implicit on the characteristic value used to quantify the design value; (4) importance of the variable in the limit state under consideration (measured by the respective sensitivity factor), and (5) target reliability index. The choice of the probabilistic model influences significantly the partial factors and this influence rises as the coefficient of variation increases. As a consequence, more attention must be paid when choosing a probabilistic model for a variable with high coefficient of variation.
Ano: 2020
Número Páginas:
29-42.
Autor(es): Jacinto, L. A. do C.; Oliveira Santos, L.; Neves, L.
Revista: Revista Portuguesa de Engenharia de Estruturas
Editor: LNEC
Volume:
Série III, nº 14.
Keywords: Existing structures; Sensitivity factors; FORM; Partial safety factors; Structural safety
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Metodologias para avaliação da segurança estrutural de obras de arte existentes. Aplicação ao caso da reabilitação da Linha de Sena
Neste artigo apresentam-se metodologias destinadas à avaliação estrutural de obras de arte existentes e o caso concreto da sua aplicação à avaliação da segurança estrutural de pontes da Linha de Sena, em Moçambique, efetuada pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, no âmbito da reabilitação desta linha, trabalho que foi levado a cabo pela Mota-Engil Ferrovias. Para além do desenvolvimento das metodologias de avaliação da segurança estrutural, este estudo envolveu diversas vertentes, designadamente a inspeção e o levantamento geométrico das obras, a sua modelação e o cálculo dos esforços devidos à circulação ferroviária, considerando as características do tráfego que circula ou se prevê que venha a circular nesta linha. Nesta análise foram tidos em conta os fenómenos de fadiga, no caso das pontes metálicas.
Ano: 2017
Número Páginas:
115-126pp..
Autor(es): Silveira, A. P. C. da; Coelho, T.; Asseiceiro, F.
Revista: RPEE
Editor: Laboratório Nacional de Engenharia Civil
Volume:
Série III / n.º 3.
Keywords: Linha de Sena; Ponte ferroviária; Método do dano acumulado; Fadiga; Segurança estrutural
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Monitorização do comportamento dinâmico da Ponte de São João
A ponte ferroviária de São João, sobre o rio Douro, na cidade do Porto, é uma estrutura de betão armado pré-esforçado, com uma extensão total de 1028,8 m. Projetada pelo Prof. Edgar Cardoso, esta obra de arte foi inaugurada em 1991.A ponte foi instrumentada durante a construção tendo em vista a caracterização experimental do seu comportamento estrutural estático, com base em campanhas periódicas. Em 2007 foi efetuada a modernização do sistema instalado, visando fundamentalmente a automatização das medições. Posteriormente foi instalado um sistema de monitorização de vibração contínua. Para a identificação de características dinâmicas da estrutura em tempo real, a partir das acelerações adquiridas, foi desenvolvido um procedimento automático, com base no método de identificação estocástica em subespaços usando as funções de correlação (SSI-COV) e a análise de clusters.Nesta comunicação é apresentada a metodologia desenvolvida e os resultados obtidos durante um ano e meio de monitorização.
Ano: 2017
Número Páginas:
99-108.
Autor(es): Xu, Min; Oliveira Santos, L.; Suleyman, Naim
Revista: Revista Portuguesa de Engenharia de Estruturas
Editor: LNEC
Volume:
Série III, nº 5.
Keywords: Ensaios de vibração ambiente; Análise modal operacional; Monitorização dinâmica contínua; Ponte ferroviária
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Ensaios da Ponte Internacional de Valença após a reabilitação dos pilares e fundações
A Ponte Internacional de Valença sobre o rio Minho, construída em 1886, é uma obra de arte metálica destinada ao tráfego rodoviário e ferroviário. Recentemente, com o intuito de prolongar a vida útil da obra e aumentar a segurança de circulação, foi efetuada uma intervenção profunda ao nível das fundações, dos pilares, dos aparelhos de apoio e do sistema resistente às forças horizontais. Na sequência desta intervenção foram realizados ensaios de carga estáticos e ensaios de frenagem, com o objetivo de aferir o sucesso da reabilitação. Para esse efeito, na conceção dos ensaios e da instrumentação efetuada houve particular atenção à caracterização do comportamento dos pilares, dos aparelhos de apoio e dos dispositivos de absorção das forças horizontais. Na presente comunicação, para além de uma breve descrição da obra e dos trabalhos de reabilitação, descrevem-se os ensaios realizados e apresentam-se os principais resultados obtidos, que permitiram caracterizar o comportamento da estrutura nas novas condições de funcionamento.
Ano: 2015
Número Páginas:
49 - 57pp.
Autor(es): Oliveira, P.; Xu, Min; Oliveira Santos, L.; Campos, P.
Revista: Revista Portuguesa de Engenharia de Estruturas
Editor: rpee
Volume:
Série II, nº15.
Keywords: Dispositivos LUD; Ensaios de frenagem; Reabilitação; Ponte metálica
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Aeolian Microtextures in Silica Spheres Induced in Wind Tunnel Experiment: Comparison with Aeolian Quartz
Microtextures in quartz attributed to aeolian transport, principally bulbous edges and abrasion fatigue have seldom been tested in the laboratory under controlled conditions. A wind tunnel experiment was conducted, using glass spheres (>70% SiO2) as a proxy for quartz, with the objective of determining the extent of mechanical damage to silica/glass transported in a mixture with quartz beach sand.
Ano: 2012
Número Páginas:
10pp.
Autor(es): Costa, P.; Andrade, C.; Mahaney, W.; Marques da Silva, F.; Freire, P.; Freitas, M. Conceição; Janardo, C.; Oliveira, M. Alexandra; Silva, T.; Lopes, V.
Revista: Geomorphology
Editor: Elsevier
Keywords: Aeolian transport; Silica spheres; Wind tunnel
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Ensaios de carga de pontes
N/A
Ano: 2011
Número Páginas:
14-18.
Autor(es): Oliveira Santos, L.
Revista: Construção Magazine
Editor: Engenho e Média, Lda
Volume:
43.
Keywords: Ensaios ambiente; Ensaios de carga
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Ensaios estáticos e dinâmicos da ponte sobre o rio Mondego na auto-estrada A17
A ponte sobre o rio Mondego na auto-estrada A17 foi sujeita a ensaios estáticos e dinâmicos realizados no final da sua construção. Para além de uma descrição geral da estrutura e dos procedimentos adoptados durante os ensaios estáticos e dinâmicos, são apresentados alguns dos principais resultados, estabelecendo-se a comparação entre valores medidos e calculados.
Ano: 2009
Número Páginas:
29-36pp.
Autor(es): Xu, Min; Oliveira Santos, L.
Revista: Revista Portuguesa de Engenharia Estrutura
Editor: rpee
Volume:
Série II, nº5.
Keywords: Ponte de betão pré-esforçado; Linhas de influência; Identificação modal; Ensaios dinâmicos; Nivelamento hidrostático; Ensaios de carga
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Simulation of ventilated facades in hot and humid climates
The Hong Kong climate is sub-tropical with a hot and humid weather from May to September and temperate climate for the rfemaining 7 month period. A mechanical ventilation and air-conditioning (MVAC) system is ususally operated to avoid the high temperatures resulting in high peak cooling loads. The facade design has a significant influence on the energy performance of office buildings. This work evaluates different ventilated facade designs in respect to energy savings. Thermal building simulations(TRNSYS)were linked to nodal airflow network simulations (COMIS)for detailed ventilated double-skin facade performance. In prder to validate the model, simulations were carried out for an office building in Lisboa; the results were compared with measured data from the same building. The simulation results of surface and air temperatures show good agreement with the measurements. The results of the study can be used to reduce surface emperatures by using different materials for the roller blind that is positioned in the cavity od the double-skin facade. The results can further be used to reduce the high peak cooling loads during the summer period. This may result in significat energy savings and a reduction in the system's cooling capacity. It prooved that a careful facade design can play an important role in highly glazed buildings and provides potential for energy efficiency.
Ano: 2009
Número Páginas:
361-373.
Autor(es): Haase, M.; Marques da Silva, F.; Amato, A.
Editor: Elsevier
Volume:
41.
Keywords: Double skin faã§ades
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Gap inner presure in multy-storey double skin facades
double-skin façades (DSF) areused as an architectural solution to improve indoor comfort being characterized by having at least two membranes between the indoor occupied space and the exterior environment, separated by ana ir gap where the shading devices lie. The pressure within he gap plays an important role on i) the glazing structural safety; ii) te sahft ventilation, in particular if a natural ventilation scheme is implemented, but also to promote an efficient gap air change, and; iii) the safety of the maintenence satff, especially when windows may be opened to the interior.Although there are several DSF typologies only the multi-storey case, where no horizontal or vertical partitioning exists between the two skins, will be analised in this paper. Nevertheless, there are still a number of possible layouts for multi-storey DSF that might impose different pressure distributions within the gap. This paper refers to a set of wind tunnel tests made over a building model wit different multi-storey DSF layouts - from open an all edges to fully lateral closure and from naroow to wide gap depths, for an extented range of wind directions. The experimental data showed a layout dependent inner wall pressure distribution that may be considered different from the unsheltered building.
Ano: 2008
Número Páginas:
1553-1559.
Autor(es): Marques da Silva, F.; MG Gomes
Editor: Elsevier
Volume:
40.
Keywords: Double skin façades
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Comunicações
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Static and dynamic testing of the overpass bridge PS2
This paper presents the static and dynamic testing of a concrete arch overpass bridge. After a brief description of the structure, the procedures used in the static and dynamic tests are pointed out. The experimental results achieved are compared with the numerical values evaluated with a finite element model of the overpass bridge.
Ano: 2007
Número Páginas:
8p.
Autor(es): Xu, Min; Oliveira Santos, L.; Silveira, A. P. C. da
Editor: Universidade do Minho / Universidade da Madeira
Keywords: Output-only modal identification; Dynamic test; Load test; Arch bridge
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Comportamento in situ de obras de arte com junta belga
A utilização das denominadas juntas belga em obras de arte é uma solução que teve recentemente as suas primeiras aplicações no nosso país. Duas dessas obras foram sujeitas a ensaios estáticos e dinâmicos, cujos principais resultados se divulgam tendo em vista um melhor conhecimento do comportamento estrutural deste tipo de obras.
Ano: 2006
Número Páginas:
14p.
Autor(es): Oliveira Santos, L.; Xu, Min; Rodrigues, J.
Editor: LNEC
Keywords: Identificação modal; Ensaios dinâmicos; Junta belga; Ensaios in situ
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Data processing for safety control of bridges in real time
This paper describes the developed methodologies for data processing of bridge monitoring data in real time, applied to vertical displacement data on Salgueiro Maia Bridge
Ano: 2006
Número Páginas:
8p.
Autor(es): Marecos, V.; Oliveira Santos, L.; Branco, F.
Revista: Bridge Maintenance, Safety, Management, Life-Cycle Performance and Cost
Editor: Taylor & Francis
Volume:
1.
Keywords: Cable-stayed bridge; Bridges safety control; Data processing; SHM
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Field observations on concrete box girder railway bridges
This paper presents the field observations performed during the static and dynamic tests of two concrete box girder railway bridges that are part of the railway line between Lisbon and Algarve, in the South of Portugal. After a brief description of the bridges, this paper presents the procedures used in the static and dynamic tests of both structures. The experimental results achieved are compared with the numerical values evaluated with a finite element model of each bridge.
Ano: 2006
Número Páginas:
8p.
Autor(es): Oliveira Santos, L.; Rodrigues, J.; Xu, Min
Editor: IABMAS - International Association for Bridge Maintenance and Safety
Keywords: Railway bridges; Structural Health Monitoring; Bridges testing
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Modal identification from ambient vibration tests on a cable-stayed bridge
A cable-stayed bridge recently built in Coimbra, Portugal, was subjected to static and dynamic load tests, before it was opened to the traffic. Those tests included the ambient vibration tests presented in this paper. Dynamic tests with loaded trucks crossing the bridge with different speeds were also performed and are briefly referred. The paper describes the testing procedure and the modal identification techniques that were used to process the measured accelerations. The dynamic characteristics obtained with output-only modal identification techniques are presented and compared with the ones evaluated with a finite element model of the bridge.
Ano: 2005
Número Páginas:
6p.
Autor(es): Rodrigues, J.; Xu, Min; Oliveira Santos, L.
Editor: Millpress
Keywords: ambient vibration tests; cable-stayed bridge; Output-only modal identification
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Análise probabilística do comportamento diferido de pontes de betão
Apresenta-se o procedimento utilizado para realizar a análise probabilística do comportamento diferido de pontes de betão através do método de Monte Carlo, considerando como variáveis aleatórias o módulo de elasticidade, a retracção e a fluência do betão utilizado nessas obras, previamente caracterizadas de forma experimental. Este procedimento foi aplicado a quatro pontes cujo comportamento estrutural é observado pelo LNEC. Alguns dos valores observados, correspondentes às variações consideradas mais relevantes, são comparados com os valores calculados.
Ano: 2004
Número Páginas:
13p.
Autor(es): Oliveira Santos, L.; Virtuoso, F.; Almeida Fernandes, J.
Editor: APMTAC
Keywords: Fluência; Método de Monte Carlo; Análise probabilística; Observação de pontes; Pontes de betão; Comportamento diferido
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Bridges safety control in real time
Following the developments in equipment and new technologies, improved methods, for ob-servation of structures behaviour, are taking place. With the automation of several tasks, starting with the data acquisition and data storage all the way to through data management and data sharing it became possible to control bridges safety in real time. Due to this it is available the assessment to all the information related to the structure, in real time, anywhere in the world as long as we have network connection.
Ano: 2004
Número Páginas:
8p.
Autor(es): Marecos, V.; Oliveira Santos, L.; Branco, F. A.
Editor: CRC Press
Keywords: Control in real time; Bridges safety
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Ensaios de carga da ponte Salgueiro Maia
Descrevem-se, de uma forma geral, os ensaios de carga efectuados na ponte Salgueiro Maia. Caracterizam-se as solicitações a que a estrutura foi sujeita e a instrumentação instalada, apresentando-se alguns dos resultados obtidos considerados mais relevantes
Ano: 2004
Número Páginas:
321-330pp..
Autor(es): Oliveira Santos, L.; Xu, Min; Fernandes, J. A.
Editor: GPBE - Grupo Português de Betão Estrutural
Keywords: Nivelamento hidrostático; Ensaios dinâmicos; Ensaios de carga; Ponte atirantada
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Ensaios estáticos e dinâmicos da ponte sobre o rio Corgo
Apresentam-se os ensaios de carga estáticos e dinâmicos a que foi submetida a ponte sobre o rio Corgo no final da construção. Caracterizam-se as solicitações a que a estrutura foi sujeita, descreve-se a instrumentação instalada e apresentam-se alguns dos resultados obtidos que são comparados com os resultados obtidos através do modelo numérico utilizado.
Ano: 2004
Número Páginas:
8p.
Autor(es): Oliveira Santos, L.; Rodrigues, J.; Xu, Min
Editor: GPBE - Grupo Português de Betão Estrutural
Keywords: Monitorização da integridade estrutural; Ensaios dinâmicos; Ensaios de carga; Ponte de betão
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Load Testing of a Large Viaduct
This paper presents the static and dynamic testing of the Loureiro Viaduct, located at the A10 highway, near Lisbon. Some innovative procedures were used during these tests, like an upgraded hydrostatic levelling system to measure vertical displacements or accelerometers to measure rotations. The dynamic tests allowed the identification of 25 modes of the natural vibration of the structure, using the technique of output-only modal identification. The experimental results are compared with the analytical values computed by the FE model developed.
Ano: 2004
Número Páginas:
6p.
Autor(es): Oliveira Santos, L.; Rodrigues, J.; Xu, Min
Editor: IABSE - International Association for Bridges and Structural Engineering
Keywords: Prestressed concrete structures; Modal identification; Dynamic tests; structural health monitoring; Hydrostatic levelling; Load testing
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Teses de Doutoramento
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Retracção do betão em pontes
A retracção tem uma importância significativa na concepção, dimensionamento, processo construtivo e comportamento em serviço de grandes estruturas de betão. No entanto, não estão ainda completamente esclarecidos os mecanismos básicos a ela inerentes e o modo como interagem entre si, além de que os modelos de previsão não consideram de forma adequada a influência dos factores que a determinam. Os objectivos desta dissertação prendem-se com o estudo da retracção do betão e suas consequências estruturais em pontes, aprofundando e desenvolvendo trabalhos anteriormente efectuados neste domínio. Neste sentido, foi planeada uma extensa campanha de ensaios em provetes tendo em vista, a avaliação da influência da espessura das peças, a quantificação da retracção diferencial que se processa na espessura das peças, a avaliação da influência de diferentes condições ambientais, para além da aferição da metodologia experimental utilizada pelo Núcleo do Observação de Estruturas do LNEC. Foi também realizado um conjunto de ensaios com vista a obter um melhor esclarecimento da relação entre a retracção de provetes de betão colocados em obra e a retracção que ocorre nas secções dos tabuleiros em caixão de pontes. Para tal, foram executados e instrumentados painéis de parede de betão que foram mantidos em condições ambientais semelhantes às das almas de um tabuleiro em caixão, isto é, uma das faces sujeita a ambiente interior e a outra a ambiente exterior e, simultaneamente, foi também avaliada a retracção do mesmo betão em provetes colocados nesses diferentes ambientes. Com a informação obtida foi possível, por um lado, avaliar a retracção das peças sujeitas a diferentes ambientes em duas superfícies opostas e, por outro lado, esclarecer qual a relação entre a retracção medida em provetes de betão e a retracção que ocorre nos elementos estruturais cujas faces opostas estão sujeitas a esses diferentes ambientes. Com base nos resultados obtidos nos ensaios realizados, foi proposta uma metodologia para a modelação do comportamento estrutural de pontes que considera a não uniformidade da retracção do betão na secção transversal do tabuleiro. Essa metodologia, que consiste na consideração integrada de um modelo longitudinal global da estrutura e de modelos locais das aduelas, tirando partido da informação experimental disponível sobre a retracção, foi aplicada às pontes S. João e Miguel Torga, cujo comportamento estrutural é observado pelo LNEC. Por último, apresentam-se as principais conclusões do trabalho e formulam-se algumas perspectivas sobre o seu desenvolvimento futuro.
Ano: 2007
Autor(es): Santos, T.
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Dissertações de Mestrado
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Aplicação do método das componentes a ligações viga-pilar, metálicas e mistas, sujeitas a carregamento cíclico
O aparecimento dos Eurocódigos e das novas ligações semi-rígidas, por oposição às anteriores, rígidas ou rotuladas, deu origem ao estabelecimento do Método das Componentes como principal método utilizado na caracterização de ligações metálicas e mistas. Segundo a pesquisa bibliográfica efectuada, este método mecânico permite caracterizar o comportamento de ligações sujeitas a carregamentos estáticos no entanto pouco se sabe sobre a sua aplicação a carregamentos cíclicos. As tarefas realizadas no âmbito desta dissertação desenvolveram-se nas três frentes do estudo de ligações metálicas e mistas: experimental, analítica e numérica. No âmbito da primeira foram estudados 8 ensaios (2 monotónicos e 6 cíclicos) de ligações soldadas e com cantoneiras para aferir o seu comportamento estático e cíclico. Os estudos analítico e numérico consistiram na aferição do comportamento estático das 8 ligações. O primeiro foi realizado, para todas, através do Método das Componentes enquanto o segundo, para duas apenas, através de modelos tridimensionais de elementos finitos. A comparação dos resultados e a definição de critérios permitiram calibrar parâmetros de avaliação do Método das Componentes e perceber se este é adequado a situações de carregamentos cíclico. O estudo desenvolvido é uma contribuição para a definição de parâmetros de transformação da caracterização do comportamento em situações de carregamento estático para a caracterização em situações de carregamento dinâmico.
Ano: 2008
Autor(es): Santos, J.
Keywords: Comportamento cíclico; Modelação com elementos finitos; Método das componentes; Ensaios experimentais; Ligações metálicas e mistas; Ligações semi-rígidas
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Relatórios
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Relatório de atividades do Núcleo de Observação de Estruturas no ano de 2023
O presente documento visa apresentar de forma sucinta as atividades desenvolvidas pelo Núcleo deObservação de Estruturas do Departamento de Estruturas durante o ano de 2023. A atividade desenvolvida está apresentada de acordo com as vertentes habitualmente consideradas no LNEC, isto é, i) Investigação e Inovação; ii) Estudos e pareceres; iii) Outras atividades científicas e técnicas. Este relatório inclui também uma caracterização dos recursos humanos afetos ao núcleo, bem como da faturação externa obtida.
Ano: 2024
Autor(es): Oliveira Santos, L.
Keywords: Núcleo de Observação de Estruturas; Relatório de atividade
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Software DT500COM - Controlo dos Geologgers da Série DT500, da Datataker
Neste relatório apresenta-se o software desenvolvido para controlo das subunidades de aquisição Geologger série 500, da Datataker. Para além de se fornecerem indicações para trabalhar com o software referido, é feita uma apresentação do projeto desenvolvido na linguagem de programação C#.
Ano: 2016
Autor(es): Silveira, A. P. C. da; Barateiro, J.
Keywords: C#; Data logger; Porta série
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OPÇÕES E PARÂMETROS ADOPTADOS NO ANEXO NACIONAL DA EN-1991-1-5
Em 1975 a Comunidade Económica Europeia adoptou um programa de acção tendente a harmonizar as especificações técnicas e a eliminar entraves técnicos, na área da construção. Neste sentido foram criadas regras técnicas para o projecto de estruturas, que numa primeira fase coexistiriam com as regras preconizadas na regulamentação nacional, mas que posteriormente as deveriam substituir. Deste modo encontra-se em fase final de desenvolvimento um conjunto de Eurocódigos Estruturais, dos quais faz parte o Eurocódigo 1 Acções em Estruturas. As normas nacionais destinadas à implementação dos Eurocódigos, para além de incluírem o texto completo desses Eurocódigos, poderão ter um Anexo Nacional, no qual é possível, para determinados parâmetros, optar entre procedimentos e valores alternativos, de modo a ser tida ter consideração a diversidade de condições existente na Europa. Assim, a parte 1.5 do Eurocódigo 1 (EN-1991-1-5 Acções Gerais Acções térmicas), destinada à definir as acções térmicas resultantes de condições climáticas ou de funcionamento a adoptar em estruturas, permite a opção nacional em diversas cláusulas, destinando-se o presente relatório a apresentar e justificadar as opções tomadas no Anexo Nacional da EN-1991-1-5.
Ano: 2008
Número Páginas:
40pp.
Autor(es): Silveira, A. P. C. da
Keywords: Parâmetros adoptados; Opções; En-1991-1-5; No anexo nacional
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Materiais metálicos. Arames. Ensaio de dobragem alternada. Projecto de revisão da NP 851 (1971)
O presente trabalho apresenta um projecto de revisão da Norma Portuguesa NP 851 (1971)
Ano: 1991
Autor(es): Baptista, A. M.
Keywords: Normalização; Ensaio de Dobragem Alternada; Arames; Materiais metálicos
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Materiais metálicos. Ensaio de dureza. Ensaio Vickers. 1ª Parte: HV5 a HV100. Projecto de Norma Portuguesa.
O presente trabalho apresenta um projecto de Norma Portuguesa relativo ao ensaio de dureza Vickers (HV5 a HV100) de materiais metálicos, e insere-se numa série de estudos programados pelo autor, enquanto coordenador da normalização nacional no domínio dos ensaios mecânicos, físicos e não-destrutivos de materiais metálicos, a fim de actualizar as Normas Portuguesas existentes neste domínio.O texto apresentado consiste na versão final de uma proposta redigida pelo autor, na sequência dos estudos efectuados ao nível da Comissão Técnica de Normalização competente.
Ano: 1990
Autor(es): Baptista, A. M.
Keywords: Normalização; Ensaio Vickers; Ensaio de dureza; Materiais metálicos
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