Departamento de Hidráulica e Ambiente Departamento de Hidráulica e Ambiente
Núcleo de Estuários e Zonas Costeiras
Núcleo de Estuários e Zonas Costeiras
Luís Ivens Portela
Luís Ivens Portela
Chefe de Núcleo / Investigador Auxiliar

Apresentação

O Núcleo de Estuários e Zonas Costeiras (NEC) é uma unidade do Departamento de Hidráulica e Ambiente que desenvolve investigação aplicada nos domínios da hidrodinâmica, do transporte de sedimentos e da qualidade da água em estuários, lagoas costeiras, praias e meio marinho.

Nesses domínios, o NEC presta igualmente serviços de consultoria avançada, suportada em I&D&I, respondendo a solicitações que visam a resolução de problemas concretos, seja nas vertentes do ambiente, das infraestruturas ou do risco.

A investigação do NEC cobre desafios em diversas áreas:

Dinâmica, proteção e reabilitação de praias;
Gestão dos riscos costeiros de erosão e inundação;
Morfodinâmica e estabilidade de embocaduras lagunares;
Otimização de infraestruturas estuarinas e costeiras;
Manutenção de bacias portuárias e canais de navegação;
Análise e previsão da qualidade da água em estuários;
Derrames de hidrocarbonetos no mar.

O NEC conta com uma equipa experiente e multidisciplinar, com um conhecimento aprofundado dos processos costeiros. Na execução de estudos e projetos, utiliza principalmente modelos numéricos avançados, mas recorre também a modelação física, experimentação laboratorial e aquisição de dados no campo.

Dispondo de mais de cinco décadas de experiência na realização de estudos em todo o mundo – das praias do Rio de Janeiro à orla costeira de Luanda, do estuário do Tejo ao delta do rio das Pérolas –, o NEC ajuda tecnicamente os seus parceiros e clientes a encontrar soluções eficazes e sustentáveis, adequadas aos processos naturais.