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Development of an oil spill hazard scenarios database for risk assessment
The occurrence of oil spills in coastal regions may have catastrophic consequences on the environment and severesocio-economic impacts. This work presents a new methodology to evaluate the risk associated with oil spills in coastalzones and estuaries, and illustrates its application in a coastal lagoon (Ria de Aveiro, Portugal). A ranked list of thehydrodynamic scenarios under which oil spills are most likely generated through the analysis of 33 years of wave andwind data, retrieved from the ERA-INTERIM project database, and from the analysis of oil spills that occurred in theAtlantic Iberian shelf. Considering six spill locations and a single oil type spill inside the Aveiro harbor, the databaseresulted in approximately 3500 simulations. Hydrodynamic simulations were made with the MORSYS2D modelingsystem, a soft coupling of the hydrodynamic model ELCIRC and the wave model SWAN. The high-accuracy,unstructured grid, oil fate model VOILS was used in 2D mode to simulate the transport and the oil weathering processesat the surface and in the intertidal areas. The hazard assessment analysis included the determination of the trajectory ofthe plumes, the shoreline retention areas affected by the oil and their oil exposure time. Time evolution of the oilproperties, such as the oil evaporation rate and emulsification processes of the mixture, are provided to support clean-upoperations, as well as robustness controls such as oil mass balance.
Ano: 2014
Número Páginas:
p6.
Autor(es): Boer, S.; Azevedo, A.; Vaz, L.; Costa, R.; Fortunato, A. B.; Oliveira, A.; Tomas, L.; Dias, J. M.; Rodrigues, M.
Revista: Journal of Coastal Research
Keywords: Risk assessment; Oil spill modeling; Climatology
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Metodologia para o traçado da Linha de Máxima Preia-Mar de Águas Vivas Equi - nociais em ambientes de transição: aplicação ao estuário do Tejo (Portugal)
Os trabalhos desenvolvidos por equipas de investigação sobre a zona costeira bem como as ferramentas de gestão e ordenamento dasregiões hidrográficas, como, por exemplo, os Planos de Gestão de Bacia Hidrográfica e os Planos de Ordenamento de Estuários, necessitamda definição de margem e de leito e, por conseguinte, do traçado da Linha de Máxima Preia-Mar de Águas Vivas Equinociais (LMPMAVE)que corresponde ao seu limite. Muito embora a definição destas áreas e respetivo limite esteja descrita na lei que estabelece a titularidadedos recursos hídricos, existe uma dificuldade prática em transpor para a realidade do terreno as conceções legais, particularmente emsistemas de transição, como os estuários. Assim, revela-se prioritário o desenvolvimento de uma metodologia abrangente e objetiva capazde responder a este desafio.No presente trabalho, apresenta-se uma abordagem metodológica interdisciplinar e integrada, baseada na recolha e análise deinformação bibliográfica, cartográfica e de campo sobre a área de estudo (estuário do Tejo), bem como a experiência adquirida notraçado deste limite noutros locais do país. Deste modo, foi possível desenvolver um conjunto de critérios para o traçado da LMPMAVEem ambientes de transição, que podem ser divididos em quatro tipologias: a)biofísica, estabelecida através da presença ou ausência devegetação halófita; b)tipo de estrutura/altimétrica, que se prende com as características intrínsecas da estrutura e sua elevação; c) de usodo solo; d) de índole legal, baseada na Lei 54/2005 de 15 de novembro.O desenvolvimento e aplicação desta metodologia ao estuário do Tejo permitiu dispor pela primeira vez do traçado deste limite nesteimportante sistema de transição e, simultaneamente, ultrapassar a dificuldade de implementar os conceitos legais de LMPMAVE noterreno, ao criar critérios objetivos de suporte à sua marcaçã
Ano: 2014
Número Páginas:
96-107pp.
Autor(es): Rilo, Ana; Freire, P.; Mendes, R.; Ceia , R.; Catalão, J.; Taborda, R.; Melo , Ricardo .; Caçador, M.; Freitas, M. C.; Fortunato, A. B.; Alves, E.
Revista: Revista da Gestão Costeira Integrada
Editor: Revista da Gestão Costeira Integrada
Keywords: Costeira; Metodologia integrada; Margem; Leito
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Morphological evolution of an ephemeral tidal inlet from opening to closure: The Albufeira inlet, Portugal
Like othersimilarcoastalsystems,theAlbufeiralagoonisartificially openedeveryyeartopromotewaterrenewalandclosesnaturallywithinafewmonths.TheevolutionoftheAlbufeiraLagoonInletfromitsopening inApril2010toitsclosure8monthslaterisqualitativelyandquantitativelyanalyzedthroughacombination ofmonthly field surveysandtheapplicationofaprocess-basedmorphodynamicmodel.Field dataalonewouldnotcoverthewholespace
Ano: 2014
Número Páginas:
49-63pp.
Autor(es): Fortunato, A. B.; Nahon, A.; Dodet, G.; Pires, A. R.; Freitas, M.Conceição; Bruneau, N.; Azevedo, A.; Bertin, X.; Benevides, P; Andrade, C.; Oliveira, A.
Revista: Continental Shelf Research, 73
Editor: Elsevier
Keywords: Tidal asymmetry; Nudging; Intermittenttidalinlet; Morphodynamic model; Parelationship
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Salinity modelling accuracy of a coastal lagoon: a comparative river flow analysis of basin model vs. traditional approaches
The main purpose of this study is to investigate the uncertainties in the modelling of salinity fields in the Ria de Aveiro lagoon associated with the estimation of river flow discharges. The prediction of fresh water inputs is necessary to properly implement forcing conditions and consequently to provide accurate forecasts of baroclinic circulation in coastal lagoons. Located in the north-western Portuguese coast, the Ria de Aveiro is a shallow vertically homogeneous mesotidal coastal lagoon with a complex geometry. Although it is tidally dominated, it receives freshwater from five rivers, the Vouga, Antuã, Cáster, Boco and Ribeira dos Moínhos, whose contributions are responsible for the salinity variation within the system. This research concerns the accurate prediction of river flow to be used in the operational forecast system of the lagoon. Given the lack of observed data for river discharges, as there are only two real time measuring stations located in the Vouga and Antuã river basins, but far from the lagoon, alternative estimation approaches are needed. In order to estimate the river discharges for all five rivers, two different approaches were considered: the first estimates the Vouga river flow, the major fresh water source, based on the nearest real time measuring station and estimates the other river flows based on river basin areas proportionality; the second establishes river flows based on the precipitation/river flow relationships for the Vouga and Antuã rivers and on the areas of the other river basins using the SWAT model. The methodology comprises the exploitation of the 3D unstructured-grid hydrodynamic model SELFE, required to adequately simulate the flow and transport of salt in very complex domains such as the Ria de Aveiro. The model is forced by water elevations at the ocean boundary and river flows at the river boundaries, and atmospheric drivers at the surface (wind stress, atmospheric pressure and heat fluxes). The salinity model predictions were compared with data from seven stations, and its accuracy was assessed through Root Mean Square Error (RMSE). The river flows estimated by the first method led to the best fit between observed and predicted salinity.
Ano: 2014
Número Páginas:
pag 586-591.
Autor(es): Tomas, L.; Rodrigues, M.; Fortunato, A. B.; Azevedo, A.; Leitão, J. P.; Oliveira, A.; Rocha , A .; Lopes, N.; Dias, J. M.
Revista: Journal of Coastal Research
Keywords: Circulation forecasts; Selfe 3d; Ria de aveiro; River flow estimation; Alinity field
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Aeolian microtextures in silica spheres induced in a wind tunnel experiment: Comparison with aeolian quartz
Microtextures in quartz attributed to aeolian transport, principally bulbous edges and abrasion fatigue haveseldom been tested in the laboratory under controlled conditions. A wind tunnel experiment was conducted,using glass spheres (>70% SiO2) as a proxy for quartz, with the objective of determining the extent of mechanicaldamage to silica/glass transported in a mixture with quartz beach sand. The microspheres were microscopicallyimaged prior to transport in a wind tunnel, subjected at velocities ranging from 4 to 13 m/s insequential runs of 10 min. The range in velocity is capable of lifting grains into the air column or saltatingquartz grains and silica/glass spheres to produce mechanical impact, i.e. abrasion commonly experiencedin aeolian transport. With increasing velocity silica/glass spheres, which displayed minor imperfectionsprior to transport, began to show significant grain damage exhibiting increasing depth into the silica/glassfabric
Ano: 2013
Número Páginas:
120-129pp.
Autor(es): Costa, P.; Andrade, C.; Mahaney, W.; Marques da Silva, F.; Freire, P.; Freitas, M. C.; Janardo, C.; Oliveira, M.Alexandra; Silva, A.; Lopes, V.
Revista: Geomorphology
Editor: Elsevier
Keywords: Microtextural imprints; Aeolian transport; Sem; Quartz; Silica spheres; Wind tunnel
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Bed shear stress under skewed and asymmetric oscillatory flows
We present a new formulation to predict the bed shear stress under skewed/asymmetric oscillatory flows(with or without a co-linear mean current), extending the work of Nielsen (1992). The nonlinearity of theoscillatory flow is incorporated through the use of two parameters: the index of skewness or nonlinearity,and the waveform parameter. The new formulation is tested against the bed shear stress estimated fromthe log-fit and momentum-integral methods, using oscillatory data from oscillating water tunnel experiments.The new formulation and the momentum-integral method agree well, but differ from those withthe log-fit method, possibly because both methodologies lead to different results for the phase lead betweenthe bed shear stress and the free-stream velocity. The new bed shear stress formulation is incorporated in aquasi-steady bedload formula, and accurately reproduces net transport rates under non-linear, nonbreakingwaves with and without an opposing current.
Ano: 2013
Número Páginas:
1-10pp.
Autor(es): Abreu, T.; Michallet, H.; Silva, P. A.; Sancho, F. E.; Van der A, D. A.; Ruessink, B. G.
Revista: Coastal Engineering
Editor: Elsevier
Volume:
73.
Keywords: Sand transport; Velocity skewness; Acceleration skewness; Oscillatory flow tunnel; Mobile bed; Bed shear stress
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Defining beaches and their evolutionary states in estuaries
Projected rates of global sea level rise and human pressures have increased attention to the potential for landformchange in estuaries. This paper assesses the status of the fetch-limited beaches in the Tagus estuary, one of the largestestuaries in Europe, with a focus on distinguishing active beaches from inactive vegetated banks and identifyingconditions under which they change state. A total of 26 beaches were identified in the inner estuary and 49 in thetributary basins on 2007 aerial photographs and compared with conditions on older photographs (1944-1958). Lengths,widths and maximum fetch distances for beaches were measured and site visits were made to determine their originsand present conditions. Beaches occur at eroding uplands or marshes or on spits extending from eroding uplands.Human-created beaches occur on spoil areas, within niches formed by structures and where vegetation is eliminated orprevented from colonizing (e.g. boat launches and recreational surfaces). Basin infilling, with increase in the elevationof low tide terraces and the formation of bars, is reducing wave energies, and some beaches are reverting to vegetatedbanks. Beaches that become vegetated banks because of human actions occur where use for boating or recreation isabandoned and where spits that form off spoil deposits reduce fetch distances upwind.
Ano: 2013
Número Páginas:
482-487pp.
Autor(es): Freire, P.; Jackson , N.; Nordstrom , K.
Editor: Journal of Coastal Research
Keywords: Fetch distances; Tagus estuary; Human interventions; Sedimentation rates; Wave energy
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Effect of salinity on the settling velocity of fine sediments of a harbour basin
Salinity is known to increase the cohesion of clay minerals, and thus the flocculation of fine-grained sediments insuspension. However, the influence of salinity on the settling velocity of natural particles is often unclear, due toorganic and biological aggregation and other controlling factors. This paper examines the effect of salinity on thesettling velocity of fine sediments collected in a harbour basin in the Tagus estuary. The sediment sample consists ofsilt- and clay-sized particles (D10 = 2
Ano: 2013
Número Páginas:
1188-1193pp.
Autor(es): Portela, L. I.; Ramos, S.; Teixeira, A.
Editor: Journal of Coastal Research
Keywords: Settling column; Harbour siltation; Cohesive sediment
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Estuarine margins vulnerability to floods for different sea level rise and human occupation scenarios
Sea level rise (SLR) is increasing the risk of flooding in marginal low-lying estuarine areas. High water levels inestuaries are associated with the simultaneous occurrence of various phenomena ranging from high tidal levels to largefresh-water discharges. The intense and diverse human occupation of some of these marginal areas increases the floodvulnerability, endangering human lives and causing heavy economic and environmental losses. This issue becomeseven more relevant since the European Floods Directive establishes mandatory guidelines to all member statesregarding flood risk assessment, integrating flood maps with territorial characteristics. The present study aims to assessthe vulnerability to floods of a specific area in Tagus estuary, by integrating hydrodynamic modelling results with landuse cartography. Results suggest that about 16.1% of the estuarine marginal fringe could be flooded for the 2050scenario, rising up to 23.7% for the 2100 scenario. Moreover, industrial and urban areas will be the most affected sites.Considering future development scenarios planned for that site, the results point to an increasing vulnerability of urbanareas and therefore to the relevance of this knowledge in future planning and management guidelines as well asmeasures to adapt to SLR. The uncertainties and implications of the study are also discussed, and future research topicsare indicated.
Ano: 2013
Número Páginas:
820-825pp.
Autor(es): Rilo, Ana; Freire, P.; Guerreiro, M.; Fortunato, A. B.; Taborda, R.
Editor: Journal of Coastal Research
Keywords: Tagus estuary; Climate change; Land use; Future development scenarios
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Experimental and numerical study of the hydrodynamics of the western sector of Ria Formosa
The western sector of Ria Formosa, a lagoon system in the south of Portugal, represents approximately 90% of the total tidal prism of the lagoon and includes three inlets. Two sets of field campaigns to characterize the hydrodynamics of this sector in neap and spring tide conditions were conducted in the autumn of 2011 and spring 2012. The main findings related to the inlets hydrodynamics and water exchanges between the lagoon and the ocean along semi-diurnal tidal cycles are presented. To estimate the relative contribution of the three inlets to the water exchanges between Ria Formosa and the ocean, discharges were evaluated hourly along complete neap and spring semi-diurnal tidal cycles and the tidal prisms computed. In addition, two sea level time series measured in Faro-Olhão inlet and Faro commercial pier were harmonically analyzed. The results were compared with previous studies and used to validate the ELCIRC hydrodynamic model. This model provided additional information about the circulation and tidal prisms and distortion inside the western Ria Formosa. This study confirmed the Faro-Olhão inlet as the main inlet in terms of contribution for the total tidal prism. It is shown that the Ancão inlet lost hydraulic efficiency, contributing less than 6% to the total tidal prism in all situations and the Armona inlet gained efficiency in spring tide and lost efficiency in neap tide. Moreover, the Faro-Olhão inlet exhibits flood prisms higher than ebb prisms under neap and spring tides, suggesting a residual circulation towards the Ancão and Armona inlets.
Ano: 2013
Número Páginas:
2011-2016pp.
Autor(es): Jacob, J.; Cardeira, A.; Rodrigues, M.; Bruneau, N.; Azevedo, A.; Fortunato, A. B.; Rosa, M.; Cravo, A.
Revista: Journal of Coastal Research
Editor: Coastal Education Research Foundation
Volume:
SI 65.
Keywords: Hydrodynamic model; Field campaign; Residual circulation; Tidal prism; Tidal inlet; Lagoon system
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Critical flood conditions in two beaches of the Portuguese central west coast
Coastal flooding is expected to be one of the major impacts of climate change in thePortuguese continental territory. In this study beach morphological indicators and hydrodynamicforcings, assessed through field data, allow a comparative analysis of overtopping and floodingconditions in two beaches located in the Portuguese central west coast, Cova-Gala and São Pedro deMoel, during recent events. Results show that for the same hydrodynamic conditions beaches aredifferently affected. Water level and beach cross-shore profile gradient seem to be the main triggeringfactors for overtopping occurrence in Cova-Gala. In São Pedro de Moel beach, wave set-up andincoming wave direction can force inland inundation independently of the beach morphological state.These outcomes point out the importance of a comprehensive knowledge of the local factors in adequateflood hazard predictions and mitigation measures development.
Ano: 2020
Número Páginas:
316-319pp.
Autor(es): Freire, P.; Oliveira, F. S. B. F.; Oliveira, J. N.
Editor: Instituto Hidrográfico
Keywords: critical Portuguese central west coast; critical flood conditions; coastal flooding; beach typology
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Estudo de caracterização e viabilidade de um quebra-mar destacado multifuncional em frente à Praia da Vagueira
Apresenta-se neste trabalho um resumo do projeto
Ano: 2020
Número Páginas:
231-234pp.
Autor(es): Sancho, F. E.; Oliveira, F. S. B. F.; Fortes, C. J. E. M.; Baptista, P.; Roebeling, P.
Editor: Instituto Hidrográfico
Keywords: saliente; proteção costeira; quebramar submerso; galgamento
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Evolução do sistema Bugio-Caparica entre 1980 e 2018
Procede-se à comparação de levantamentos topo-hidrográficos à escala decenal (1980-2018)com o objetivo de contribuir para a interpretação da evolução morfológica do sistema Bugio-Caparicae para o esclarecimento do destino das areias utilizadas na alimentação das praias da Caparica. No bancodo Bugio, entre 1982 e 2018, observa-se um fluxo sedimentar dirigido de sul para norte, com perda deca. 15 x 106 m3 a sul do paralelo Bugio-Cova do Vapor e acumulação de ca. 10 x 106 m3 a norte. Porém,na zona da Caparica, entre 2001 e 2018, a tendência observada é de acumulação. Identifica-se, nesteperíodo, uma área de acumulação sedimentar parcialmente no exterior da célula de monitorização, comcotas da ordem de -4 a -2 m ZH, no bordo meridional do banco do Bugio, que poderá estar associadaquer às alimentações artificiais realizadas na Caparica, quer a alterações morfológicas ocorridas naenvolvente da Cova do Vapor.
Ano: 2020
Número Páginas:
300-303pp.
Autor(es): Portela, L. I.
Editor: Instituto Hidrográfico
Keywords: transporte sedimentar; praias; embocadura; levantamentos hidrográficos
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Implementation and validation of an operational forecasting system for nearshore hydrodynamics with OPENCoastS
Knowledge and anticipation of storm impacts on coastal communities require accurate and timely characterization of nearshore circulation and water levels. To this aim, the OPENCoastS service was built which brings state-of-the-art hydrodynamic modelling softwares within reach of coastal authorities. In the present communication, this online service is used to build a forecasting system for the ocean beaches south of the Mondego river mouth. The system relies mainly on SCHISM models, forced with a global tide model and with pressure and wind fields originating from freely available sources; an implementation of WaveWatchIII in the North Atlantic provides the wave boundary conditions. SCHISM results are validated with historical offshore wave records and with waves and tidal data acquired at Cova Gala beach and along the river estuary. Model
Ano: 2020
Número Páginas:
203-206pp.
Autor(es): Nahon, A.; Fortunato, A. B.; Azevedo, A.; Oliveira, F. S. B. F.; Oliveira, J. N.; Rogeiro, J.; Jesus, G.; Oliveira, A.; Silva, P. A.; Freire, P.
Editor: Instituto Hidrográfico
Keywords: waves; tides; surge; OPENcoastS; forecast
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Modelação da evolução da linha de costa no litoral arenoso do arco Caparica-Espichel
Sancho /et al/. (2019) obtiveram resultados do transporte longilitoral ao longo do arco Caparica-Cabo Espichel, a partir da retro-simulação de 65 anos de agitação marítima (Sancho /et al/., 2018). O presente artigo dá continuidade a estes trabalhos implementando-se o modelo de simulação da evolução da linha de costa LITMOD, para o período compreendido entre 1979 e 2004. Descrevem-se os dados e as metodologias de análise e das simulações. Discutem-se os resultados, estimados e modelados de taxas de evolução da linha de costa, volumes transportados e fluxos de transporte sedimentar. Obteve-se uma calibração satisfatória do modelo (simulação de 1979 a 2004), com melhorias na simulação de validação (de 2004 a 2018). Conclui-se ainda que existe um ponto de inversão da direção do transporte longitudinal médio, localizado entre a Praia da Saúde e a Praia da Rainha.
Ano: 2020
Número Páginas:
89-92pp.
Autor(es): Sancho, F. E.
Editor: Instituto Hidrográfico
Keywords: transporte longilitoral; modelo 1-linha; modelação da linha de costa; erosão costeira; Caparica
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Modelling 2DH beach morphodynamics in XBeach: model versions and hydrodynamic modes performance
The XBeach process-based morphodynamic model has been widely used and considerably improved over the last decade to simulate the complex hydro-morphological processes of the nearshore. This study investigates on the implications of using the Surfbeat and Non-hydrostatic modes of the two latest XBeach-2DH versions, Kingsday (2015) and XBeach X (2018), in modelling morphological evolution tendencies for a setup of reference. Two days of morphological evolution of an area with uniform topo-bathymetry and a central cross-shore structure were modelled, considering representative hydro-morphological conditions of the study zone, Cova-Gala, central-west coast of Portugal. Two hydrodynamic forcing scenarios were considered:a simple stationary erosive wave scenario and a complex storm wave time series scenario. The results, which show different morphological evolution patterns for the same conditions, were discussed in the light of the understanding of the processes accounted in the respective version-mode of the model and their correlations.
Ano: 2020
Número Páginas:
147-150pp.
Autor(es): Oliveira, J. N.; Oliveira, F. S. B. F.; Teixeira, A.
Editor: Instituto Hidrográfico
Keywords: XBeach; numerical modelling; groyne; erosion; beach morphodynamics
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O contributo de fontes históricas para a avaliação da vulnerabilidade à inundação em estuários
Os estuários são áreas complexas onde coexistem múltiplos fatores forçadores do processo deinundação, como as marés, sobrelevação meteorológica ou o caudal fluvial. Simultaneamente são áreasintensamente ocupadas onde frequentemente estão localizadas infraestruturas críticas. A subida do nívelmédio do mar vem colocar novos desafios à gestão da inundação nestes sistemas. Assim, a informaçãohistórica é de grande valor para caracterizar o processo de inundação, mas também para o conhecimentoda sua dimensão societal. Neste trabalho faz-se uma caracterização dos fatores forçadores e danos combase em fontes históricas, usando como caso de estudo o estuário do Tejo. É analisado o processometodológico de extração da informação destas fontes, as suas potencialidades e limitações edemonstra-se que a obtenção de informação robusta para avaliação da vulnerabilidade depende de fontesdetalhadas e sistemáticas aliadas à aplicação de técnicas coerentes e replicáveis.
Ano: 2020
Número Páginas:
320-323pp.
Autor(es): Rilo, Ana; Tavares, A.; Freire, P.; Zêzere, J. L.
Editor: Instituto Hidrográfico
Keywords: inundação; fontes históricas; estuários; análise de conteúdo
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O efeito do coeficiente de transmissão na modelação a longo-termo da evolução da linha de costa
Os quebra-mares destacados submersos (QMS) são utilizados para induzir a rebentação das ondas, reduzindo a energia que chega à costa. Para compreender a influência de um QMS na Vagueira na evolução da linha de costa (LC) afetada pela estrutura, foi utilizado modelo de evolução da LC Litmod utilizando um coeficiente de transmissão (k_t ) constante. Os valores de k_t foram calculados através de fórmulas empíricas e com base em resultados do modelo numérico de propagação de ondas DREAMS. LC obtidos para algumas geometrias de QMS possíveis (com diferente distância à costa e comprimento), sugerem que a formulação de k_t mais adequada às características oceanográficas da Vagueira é a de Seabrook e Hall (1998). A evolução da LC para cada geometria de QMS depende fortemente do valor de k_t . Para menores k_t desenvolvem-se maiores salientes, com aumento da erosão a sul. Os vários métodos de obtenção de k_t resultam em variações da LC, em certos casos, maiores do que as alterações ao design do QMS.
Ano: 2020
Número Páginas:
235-238pp.
Autor(es): Canelas, S.T.; Sancho, F. E.; Pinheiro, L.; Teixeira, A.
Editor: Instituto Hidrográfico
Keywords: praia da Vagueira; quebra-mar submerso; modelação da evolução da linha de costa; coeficiente de transmissão
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Sistema de vídeo-monitorização para extração de parâmetros hidromorfológicos. O caso de estudo da praia da Vagueira
Observações de alta frequência de processos hidro-morfológicos são fundamentais paraapoiar os gestores e engenheiros costeiros. Os sistemas costeiros de vídeo-monitorização provaram seruma forma eficiente e económica de fornecer uma base de dados de medições remotas. No âmbito deum projeto em curso de estudo de viabilidade de um quebra-mar multifuncional destacado em frente àpraia da Vagueira, foi instalado um sistema de video-monitorização de baixo custo. Imagens Timex têmsido produzidos e arquivados continuamente desde junho de 2019 para detetar as posições da barraarenosa e da linha de costa. Neste trabalho, as séries temporais construídas desses indicadores costeirossão usadas para analisar as mudanças sazonais. As estatísticas sobre as posições da barra e da linha dacosta são mostradas e discutidas, e os resultados são comparados com dados do programa COSMO.
Ano: 2020
Número Páginas:
400-403pp.
Autor(es): Santos, F.; Baptista, P.; Silva, P.; Pais Barbosa, J.; Andriolo, U.; Sancho, F. E.
Editor: Instituto Hidrográfico
Keywords: video-monitorização; programa COSMO; deteção da linha de costa; deteção da barra submersa
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Erosões localizadas na vizilhança do esporão EV2 da Cova do Vapor
Analisa-se a evolução batimétrica naenvolvente do esporão EV2,na Cova do Vapor, ao longo dos últimos 50 anos,com base em levantamentoshidrográficos.Aocorrênciade erosões localizadas está associadaao prolongamento inicial do esporão, em 1969-1971. A profundidade máxima(-14,1mZH, 200m a WNW da cabeça)foi atingida em 2006, na sequência de uma intervençãodereparaçãoda estrutura.Verifica-se que,em certos períodos (e.g.1990-1995), aposição dos pontos de profundidade máxima sofrea influênciada evolução do sector nascenteda Golada, confundindo-secom essa mesma evolução.
Ano: 2019
Número Páginas:
9-10pp.
Autor(es): Portela, L. I.
Revista: 5ª Conferência sobre Morfodinâmica Estuarina e Costeira - Livro de Resumos
Editor: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Keywords: Transporte sedimentar; Morfodinâmica; Estruturas marítimas; Embocadura
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Livros
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MEC2011 - Conferência sobre Morfodinâmica Estuarina e Costeira
N/A
Ano: 2011
Autor(es): Fortunato, A. B.; Freire, P.; Oliveira, A.
Editor: Laboratório Nacional de Engenharia Civil
Volume:
CD Room.
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Capítulos de Livros
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Evaluating the geomorphologic stability of an estuarine sandy beach. Integrated Coastal Zone Management
The hydrodynamics and sediment dynamics of a low energy estuarine beach was analysed. The beach is subjected to local wind waves generated in an area of restricted fetch, wake waves generated by catamarans and a semi diurnal meso-tidal regime. Only storm events of short duration modify the beach profile, which, once the normal hydrodynamic conditions are restored, naturally recovers its initial shape. The beach is characterised by having a steep upper slope until mean sea level, followed, seaward, by a low gradient terrace, and a bimodal sediment distribution. To investigate the hydro sedimentologic beach behaviour, wind, topo-hydrographic and sedimentologic data were used as input and validation of process based numerical modelling. Wave generation and transformation in an area of restricted fetch, nearshore circulation, sediment transport and morphological evolution were simulated for average annual conditions and storm conditions. The statistical analysis of a six-year wind data series allowed to derive the average wind regime, based on which, the average annual wave regime and the average annual longshore sediment budget, 14.5x103 m3year-1, were calculated. The contribution of the individual components of the representative wave regime, discretised by directional sector and height class of incidence, was evaluated as well as the spatial distribution of the longshore sediment transport in the active part of the beach profile. The characteristics of the wave groups generated by the passage of catamarans at different speeds were estimated and their action on the beach morphology was simulated. Although when the catamarans travel at 20 knots speed the average annual wake wave energy dissipated at the beach is 2.5 times higher than the average annual wind wave energy, the erosion effect on the beach profile is still not relevant for the present traffic. In opposition, short duration storm events generate the formation of an erosion scarp at the upper part of the beach face. The numerical modelling of this phenomenon allowed to acknowledge on the protective effect that the low gradient terrace has on the beach face.
Ano: 2009
Número Páginas:
pp. 35-49.
Autor(es): Oliveira, F. S. B. F.; Vargas, C.
Editor: Wiley-Blackwell Publishing
Volume:
Integrated Coastal Zone Management.
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Teses de Doutoramento
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Modelos Matemáticos para Estudo da Propagação e Deformação das Ondas de Gravidade. O Cálculo Automático de Diagramas de Refracção
O objectivo do presente trabalho foi o estabelecimento de um modelo matemático do fenómeno da refracção das ondas de gravidade, apoiado num pro¬grama cálculo automático bastante aperfeiçoado e enquadrado por uma técnica de utilização prática que permitisse a resolução rápida dos problemasinerentes ao cálculo de um conjunto de diagramas de refracção, independentemente do número de ondas monocromáticas a analisar.Numa primeira parte, apresentam-se algumas considerações sumárias so¬bre o método de estabelecimento do programa de cálculo e sobre a necessidade de se dispor de um modelo matemático de refracção. A segunda parte é dedicada ao estudo do fenómeno da refracção das on¬das de gravidade e seu tratamento numérico. No Cap.3 indicam-se, de forma Muito sintética, os fundamentos da teoria das ondas de pequena amplitude sendo deduzidas as principais expressões utilizadas no estudo da refracção. É apresentada a teoria da refracção de uma onda sinusoidal, sendo abordado um vasto leque de problemas tais como os aspectos energético e geométrico da refracção, as soluções analíticas para fundos algébricos, as zonas de convergência e cáusticas, a refracção por efeito de correntes, e as aproximações da teoria da refracção. Por último criticam-se os métodos gráficos habituais de cálculo de planos de ondulação. No Cap. 4 são deduzidas as equações de base do tratamento numérico da refracção das ondas sinusoidais como um problema de valores iniciais. No Cap. 5 são apresentadas as dife¬rentes técnicas de cálculo e de interpolação das principais grandezas di¬rectamente ligadas a obtenção de uma ortogonal e dos sucessivos valores da amplitude relativa da onda. São indicados os métodos numéricos de integração das equações diferenciais do raio de onda e do coeficiente de afasta¬mento de ortogonais. E feita referencia a técnicas de alisamento da batimetria. Em todos os casos são apresentados os métodos utilizados no LNEC as¬sim como outros referidos na bibliografia. No Cap. 6 são indicadas, para os vários programas preparados no LNEC, as técnicas de cálculo e de inter¬polação e os métodos numéricos de integração usados. São apresentadas, de uma forma exaustiva, todas as verificações dos programas levadas a cabo após o seu estabelecimento, designadamente a verificação analítica e a comparação dos resultados obtidos com os métodos numéricos e gráficos para fundos ir¬regulares. No âmbito da verificação dos programas é ainda feita referência a resultados obtidos por outros autores e a ensaios em modelo reduzido. Por último tiram-se conclusões sobre a escolha dos programas a lançar em exploração.A terceira e última parte é consagrada à análise do actual programa de cálculo de diagramas de refracção. Assim, no Cap. 7 indicam-se, em li¬nhas muito gerais, o tipo de dados a fornecer, as hipóteses de exploração do programa e o seu modo de funcionamento; é ainda feita uma análise da estrutura do programa, relativamente pormenorizada. 0 Cap. 8 é consagrado à discrição da forma de utilização prática do programa, sendo discutidas as perspectivas de custo da sua utilização cobrindo todas as hipóteses de exploração do programa, ilustrados com os dados e resultados respectivos. No Cap. 9 apresentam-se as conclusões do trabalho e indicam-se as linhas de orientação a seguir no que respeita ao aperfeiçoamento do modelo matemático da refracção e ao estabelecimento de outros modelos matemáticos dependentes ou não daquele.0 texto principal de dissertação encerra-se com 96 referencias bibliográficas, correspondentes aos principais trabalhos consultados pelo autor, na realização do presente estudo; esta bibliografia refere-se a Abril de 1975. Em Anexo no Apêndice I, apresentam-se os elementos referentes aos programas inicialmente estabelecidos no LNEC e cujo aperfeiçoamento posterior conduziu ao programa actualmente em exploração. São indicados, em linhas gerais, as formas possíveis de exploração daqueles programas, o seu modo de funcionamento e os dados a fornecer. É feita uma análise de pormenor da es¬trutura dos programas, sendo descrita a sua forma de utilização prática, e apresentados vários exemplos de aplicação ilustrados com os dados e resul¬tados respectivos. São indicadas algumas verificações efectuadas a estes programas.
Ano: 1976
Autor(es): Covas, J. A.
Editor: ******
Transporte Sólido Litoral
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Transporte Sólido Litoral
0 caminhamento das areias ao longo das costas marítimas é regulado por leis ainda incompletamente apreendidas, mas cujo conhecimento cada vez mais perfeito se torna indispensável no projecto e ensaio em modelo reduzido de grande parte das obras destinadas a solucionar problemas de hidráulica marítima.Começa-se neste trabalho por caracterizar, sob os pontos de vista hidrodinâmico e de movimentação aluvionar, a orla costeira, zona em que o transporte litoral se processa, abordando-se a seguir o aspecto prático mais importante do fenómeno, ou seja, a previsão dos caudais sólidos a partir das características das ondas e do material móvel que forma a praia.Com este último objectivo analisa-se o conjunto dos dados experimentais disponíveis, segundo uma perspectiva baseada na análise dimensional do fenómeno, para a seguir se proceder a um estudo experimental focado sobre a influência do peso específico e do diâmetro do material móvel.Apresentam-se ainda, em anexo, os conceitos básicos respeitantes às correntes longitudinais, fenómeno que teve também de ser objecto de um estudo aprofundado, por estar intimamente relacionado com o transporte sólido litoral.
Ano: 1972
Autor(es): Vicente, C.
Editor: ******
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Características e Evolução do Perfil Transversal das Praias
Este trabalho constitui um estudo em extensão sobre as característi¬cas mais importantes dos perfis transversais das praias e sobre a evolução resultante da actuação da ondulação. Pretendeu-se assim obter um conhecimento geral sobre este assunto, de modo a permitir, por um lado, o melhor planeamento dos trabalhos marítimos e, por outro, uma melhor interpretação dos modelos reduzidos de fundo móvel.Utiliza-se neste trabalho uma nomenclatura original em língua portuguesa, na tentativa de estabelecer uma equivalência com os termos consagrados na literatura siglo-saxónica.Dentro do esquema geral acima enunciado, são estudadas com maior atenção: o mecanismo da movimentação dos materiais nos fundos; a evolução so¬frida pelos perfis em resultado da actuação das ondas e destas em conjugação com as marés; as características da faixa de rebentação das praias; e as variações da granulometria do material móvel.Quanto à movimentação dos materiais em fundos de maior profundidade, apresenta-se uma interpretação sobre as profundidades a que se inicia o transporte dos sedimentos e o sentido desse transporte.Em relação à evolução dos perfis descrevem-se as suas fases mais significativas, quer para o caso de ondas de período e altura crescentes como decrescentes. Introduzem-se os conceitos de perfis de máxima erosão e máximo enchimento.
Ano: 1968
Autor(es): Elias, N.
Editor: ******
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Esporões Marítimos
O presente trabalho baseia-se num estudo experimental sobre o funcionamento hidráulico de esporões marítimos no caso em que estes limitam troços de praia que se comportam, na sua evolução, como unidades fisiográficamente independentes. Pretende-se, com este estudo, contribuir para o conhecimento do mecanismo de evolução de praias em que são construídos campos de esporões, com vista ao projecto de dispositivos funcionais deste tipo de defesa costeira. Acessoriamente, tirando partido dos esporões como meio de medição do caudal sólido litoral, fa¬zem-se algumas considerações sobre as relações existentes entre o transporte litoral e as características da onda actuante.O relatório é constituído pelas seguintes partes : a Introdução, em que se define o objectivo do estudo e as suas características; o capítulo I, em que se apresentam noções gerais sobre esporões; o Capi¬tulo II, em que se dá conhecimento do estudo experimental realizado, definindo o seu planeamento, a tecnologia experimental, as características dos ensaios realizados, a interpretarão dos resultados obtidos e as conclusões; o Capitulo III, que diz respeito a casos reais de emprego de esporões, em que, após umas generalidades, se apresentam as principais características das obras de defesa da Cova do Vapor - Costa da Caparica, do campo de esporões da praia de Espinho e do esporão da praia do Estoril, finalizando com algumas conclusões; o Capítulo IV em que se apresentam considerações sumárias sobre caudal sólido litoral, as quais compreendem algumas generalidades, considerações teóricas, resultados experimen¬tais, observações na natureza e conclusões; finalmente, as Conclusões Finais, onde se agrupam todas as considerações do estudo que se julgam de primordial interesse.
Ano: 1966
Autor(es): Barceló, J. P.
Editor: ******
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Relatórios
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Project Molines: Modelling floods in estuaries. From the hazard to the critical management - Final Report
The final technical report of the project
Ano: 2016
Autor(es): Freire, P.; Fortunato, A. B.; Rilo, Ana; Li., K; Costa, R.; Oliveira, A.; Jesus, G.; Gomes, J. L.; Rogeiro, J.; Pinto, P.; Cardoso, M. A.; Almeida, M. C.; Beceiro, P.; Brito, R.; Fernandes, J. P.; Tav
Keywords: Risk management; Estuarine flooding; Early-warning system; Extreme events; Territorial vulnerability
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Transporte sedimentar potencial a sul da embocadura do rio Mondego
O presente estudo tem como objetivo caracterizar o transporte sedimentar longitudinal potencial (capacidade de transporte) entre as embocaduras dos rios Mondego e Lis no período 1952-2010. Enquadra-se no âmbito de um estudo mais alargado, cujo objetivo é o estudo da dinâmica sedimentar costeira e a previsão da evolução futura da linha de costa do mesmo trecho.O estudo baseia-se em modelação numérica dos processos físicos costeiros para determinar a série temporal (com frequência de 6 horas) de transporte sedimentar longitudinal potencial induzido pela agitação marítima e variação do nível do mar devida à maré astronómica e meteorológica, no período 1952-2010. Concluiu-se sobre a elevada variabilidade interanual e sazonal do transporte sedimentar longitudinal potencial, Qs, e confirmou-se a direção dominante da deriva para sul (em 46 dos 59 anos em estudo). Obtiveram-se volumes anuais médios de Qs Total e Resultante para sul de 918 e 270 x103 m3 e volumes anuais extremos de Qs Total 578 e 1 500 x103 m3. Da análise do diagrama de balanço sedimentar do ano de Qs Total médio e da distribuição de Qs ao longo do perfil transversal, concluiu se que grande parte do volume mobilizado se deve aos eventos com Hrms 2.00-5.00 m e Dir 295-305ºN e identificaram-se as zonas onde essa mobilização é mais intensa. Da análise à sazonalidade concluiu-se que no verão marítimo apenas existe potencial para mobilizar cerca de 60% do volume sedimentar mobilizado no inverno, sendo evidente nas duas estações marítimas a deriva resultante na direção sul. Da análise adicional aos anos de Qs Sul e Qs Norte máximos identificaram-se extensões da zona ativa do perfil de praia de 1 500, 2 270 e 1 970 m nos três anos referidos, respetivamente.
Ano: 2016
Autor(es): Oliveira, J. N.; Oliveira, F. S. B. F.
Keywords: Processos costeiros; Modelação numérica; Figueira da Foz; Transporte sedimentar longitudinal
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Evolução costeira do Douro ao Cabo Mondego - Proposta de uma metodologia de estudo
Apresenta-se uma metodologia de estudo de desequilíbrios morfológicos costeiros de grande envergadura. Esta metodologia, baseada na modelação numérica, foi utilizada para: analisar as evoluções sofridas pela linha de costa em toda a extensão espacial e temporal, do Douro ao Cabo Mondego, desde 1950 até ao presente; e antever a evolução nas próximas décadas face a intervenções alternativas de mitigação e controlo do processo erosivo. Usaram-se os dados disponíveis, que, embora apresentando algumas falhas, permitiram confirmar a viabilidade e potencial da metodologia. Em síntese, a metodologia que se propõe baseia-se numa interpretação global dos fenómenos em curso, quantificada através de balanços sedimentares e da aplicação de um modelo numérico de evolução de linha de costa. Recomenda-se a análise de possíveis intervenções considerando um comprimento de costa e um período de tempo adequados aos processos de evolução morfológica em curso.
Ano: 2015
Autor(es): Vicente, C.; Clímaco, M.
Keywords: Douro; Cabo Mondego; Proteção costeira; Erosão; Evolução morfológica
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Monitorização da hidrodinâmica da abertura e aprofundamento dos canais da zona inferior da Lagoa de Óbidos - Relatório 1
Apresentam-se e discutem-se os resultados do Programa de Monitorização na fase pré-obra, referente ao estudo Monitorização da Hidrodinâmica da Abertura e Aprofundamento dos Canais da Zona Inferior da Lagoa de Óbidos, com vista à caracterização da situação inicial. Os dados adquiridos incluem um levantamento topo-hidrográfico e um ortofotomapa, dados de agitação marítima, níveis do mar na zona da Lagoa e níveis no seu interior. Os resultados evidenciam forte assoreamento da zona inferior da Lagoa, traduzido num claro predomínio das áreas situadas acima do Zero Hidrográfico. O canal de embocadura, situado no terço central da Lagoa, reflete a intervenção recente com vista à sua abertura, apresentando-se pouco desenvolvido. Este assoreamento traduz-se em amplitudes de maré muito reduzidas no interior da laguna (cerca de 10% da amplitude no mar), em que as principais variações de níveis ocorrem numa escala de tempo quinzenal. Simultaneamente, a Lagoa de Óbidos apresenta-se muito dominada pela enchente.
Ano: 2015
Autor(es): Freire, P.; Fortunato, A. B.; Portela, L. I.; Azevedo, A.
Keywords: Dominância de enchente; Evolução morfológica; Assoreamento; Hidrodinâmica
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RealQual: Towards real-time high-resolution monitoring and prediction of water quality in estuaries and coastal areas - Final Report
This report presents the main activities and results of the project RealQual: Towards real-time highresolutionmonitoring and prediction of water quality in estuaries and coastal areas, a collaborative project of the FLAD / NSF 2013, Portugal - U.S. Research Networks Program. RealQual aimed at developing the foundations of a quality-controlled network for real-time, high-resolution monitoring and prediction of the water quality in estuaries and coastal areas. Regarding the real-time monitoring component, an online monitoring station for water quality was maintained operational in the Tagus estuary. Several procedures were tested for data quality control using the data from the SATURN OHSU-CMOP (Oregon Health & Science University
Ano: 2015
Autor(es): Rodrigues, M.; Jesus, G.; Rogeiro, J.; Fortunato, A. B.; Gomes, J. L.; Oliveira, A.
Keywords: Tagus estuary; Online monitoring; Operational webbased platforms; Water quality forecasts; Data quality control
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Modelação numérica da circulação e do transporte na Ria Formosa
A Ria Formosa (sul de Portugal) é uma laguna muito produtiva, de elevada importância ecológica eeconómica. Assim, perceber os processos que afetam a produtividade deste ecossistema éfundamental para a sua gestão sustentável. O projeto COALA visa estudar a dinâmica de trocas denutrientes, clorofila e material particulado entre a Ria Formosa e o oceano adjacente, assim como ainfluência dos principais forçamentos (e.g. maré) nesta dinâmica, utilizando uma abordagemmultidisciplinar que combina modelação numérica e campanhas de campo. O modelo hidrodinâmicoSELFE foi aplicado na Ria Formosa, representando adequadamente os principais padrões decirculação. Este modelo foi combinado com um modelo de transporte lagrangeano para estudar ainfluência dos forçamentos ambientais na dinâmica de trocas lagoa
Ano: 2014
Número Páginas:
172pp.
Autor(es): Fabião, J.; Rodrigues, M.; Fortunato, A. B.
Editor: LNEC
Keywords: Etar; Batimetria; Vento; Modelos lagrangeanos; Modelação hidrodinâmica
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Prepared Project: Deliverable 4.3.4 On-line monitoring of CSO: sewer and receiving waters
N/A
Ano: 2014
Número Páginas:
13p.
Autor(es): Rodrigues, M.; David, L. M.; Oliveira, A.; Fortunato, A. B.; Menaia, J.; Costa, J.; Mota, T.; Rogeiro, J.; Jesus, G.; Morais, P.; Palma, J.; Matos, R. S.
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Análise granulométrica por difração laser em ensaios em canal anular - Sedimento do Esteiro dos Frades, Ria de Aveiro
A granulometria das partículas em suspensão foi analisada por difracção laser em ensaiosem canal anular com sedimento do Esteiro dos Frades, Ria de Aveiro. Para velocidadesdecrescentes, verifica-se uma diminuição do diâmetro mediano (D50), a par de umadiminuição da concentração de sedimento em suspensão. Para velocidades crescentes,verifica-se, pelo contrário, um aumento de D50, a par de um aumento da concentração.Conclui-se que, embora o sedimento seja predominantemente silto-argiloso, o efeito dagranulometria nos processos de transporte é relevante.
Ano: 2013
Número Páginas:
28pp.
Autor(es): Portela, L. I.; Freire, P.; Brito, F.
Editor: LNEC
Keywords: Sedimentos coesivos
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Estudo da Lagoa de Albufeira Estudo da dinâmica da barra de maré e das suas relações com a agitação marítima incidente e as marés (Batimetria de todo o sistema lagunar)
A descrição topo-hidrográfica dos sistemas lagunares constitui informação fundamental para acompreensão da dinâmica hidrológica, morfológica e sedimentar aí operante, bem como paraa respetiva modelação, numérica ou física. No queconhecidos levantamentos topoQuintino (1988) apresente uma figura de localização das estações de amostragem que incluialgumas linhas de contorno batimétrico (profundidade, estimadas em relação ao plano de água existente no momento de realizaçãodas campanhas de campo.Figura 1. Esboço da batimetria da Lagoa de Albufeira (adaptado de Quintino, 1988,Em comparação com estruturas similares do litoral nacional, a laguna de Albufeira éinvulgarmente profunda: a profundidade máximaLagoa Grande e 2 m na zona central da Lagoa Pequena, tendo o canal de ligação entre ambasmenos de 2 m. No entanto, a espessura da coluna de águapelo que, com a barra fechada e em anos de pluviosidade elevada,excepcionalmente, como no inverno de 1990Grande e 6 m na Lagoa Pequena.bem como na zona terminal (interna) dos depósitos interiores,lagunar.zOcano Atlântico3 1013BocaVelhaBico D.FernandoRibªCRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE MONITORIZAÇÃO NO LITORAL ABRANGIDO PELADE JURISDIÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DA REGIÃO HIDROGRÁFICA DOrespeita à Lagoa de Albufeira, não sãotopo-batimétricos da totalidade do espaço lagunar, emboraFigura 1), obtidas por interpolação de sondas dein Freitas e Ferreira,2004).em 1988 rondava 13 m no corpo oeste davaria consideravelmenteesta pode exceder (embora
Ano: 2013
Número Páginas:
11pp.
Autor(es): Freitas, M. Conceição; Pires, A. R.; Pacheco, A.; Andrade, C.; Taborda, R.; Nahon, A.; Fortunato, A. B.
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MORFEED
O presente documento constitui o relatório final do projeto MorFeed, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Listam-se abaixo os principais elementos identificadores do projeto:Referência do Projeto: PTDC/AAC-AMB/100092/2008Área Científica: Ambiente e Alterações ClimáticasInvestigadora Responsável: Paula Maria de Santos FreireInstituição Proponente: Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC)Parceiro: Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FFCUL)Data de Início: 01-04-2010Data de Fim: 30-09-2013Financiamento Concedido:
Ano: 2013
Número Páginas:
41pp.
Autor(es): Freire, P.; Fortunato, A. B.; Oliveira, F. S. B. F.; Portela, L. I.; Rilo, Ana; Guerreiro, M.; Alves, E.; Rocha, J. S.; Freitas, M. C.; Andrade, C.; Silva,T.; Pinto, L.; Silva, A.; Taborda, R.; Catalã
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Outros
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Estuarine and coastal morphodynamics
N/A
Ano: 2015
Autor(es): Fortunato, A. B.; Bertin, X.; Coco , G.; Concejo, A.; Dias, J. M.; Fernandes, E.; Larson, M.; Matias, A.; Oliveira, A.; Silva, P. A.; Dias, J. A.; Azeiteiro, U.; Costa , M.; Boski, T.
Keywords: coastal; Estuarine
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