ObjetivoOs principais objetivos do Projeto são:
- O desenvolvimento de um protótipo de um sistema integrado que tenha a capacidade de apoiar os processos de tomada de decisão em estudos de engenharia costeira, utilizando as enormes potencialidades dos sistemas de informação geográfica. O Sistema deverá ser modular, de forma a facilitar a sua futura expansão, deverá ser construído como uma única aplicação e deverá ser capaz de coordenar as tarefas relacionadas com a utilização dos modelos matemáticos seus constituintes (incluindo procedimentos automáticos para a visualização e análise de dados e resultados que são mais relevantes para o processo de tomada de decisão);
- Avaliação dos erros associados à utilização do sistema e a influência dos mesmos nos processos de tomada de decisão. Estes erros estão associados, nomeadamente, a interpolações batimétricas, a transferência de dados entre malhas com diferentes resoluções, a acoplamento de modelos numéricos, ou a simplificações das fronteiras físicas pelos modelos numéricos;
- Desenvolvimento de uma extensão do sistema para o Porto de Sines, para o apoio à decisão em situações de emergência, incluindo a simulação de diversos cenários de forma a construir mapas de risco;
- Definição de linhas de orientação para estudos de engenharia costeira que envolvam a utilização de modelos numéricos.
MetodologiaDesenvolver um sistema de simples aplicação, flexível e expansível, e cujas funcionalidades sejam acedidas através de uma única aplicação. Flexível, para permitir a sua adaptação a diferentes utilizações, e expansível para que se possa alargar a sua aplicação a outras temáticas relevantes para a zona costeira. O Sistema será desenvolvido num software comercial de informação geográfica, com programação em VBA. Na implementação do funcionamento acoplado de modelos serão tidas em conta as recomendações da iniciativa OPEN-MI. Para garantir a robustez e fiabilidade do sistema como auxiliador em processos de tomada de decisão, serão avaliados os erros passíveis de existir a diversos níveis, tais como os associados: aos algoritmos utilizados, ao funcionamento acoplado de modelos (na informação a utilizar, na sua transferência e compatibilidade), à discretização de uma área através de uma malha computacional e à interpolação de dados entre malhas de diferentes resoluções.
Para a extensão da aplicabilidade do sistema a toda a costa portuguesa, potenciando-o como um sistema de gestão, serão incluídas no seu protótipo as batimetrias de toda a zona costeira de Portugal e as linhas de costa correspondentes aos principais níveis de maré.
Após a finalização do protótipo, será desenvolvida uma extensão para o apoio à emergência do Porto de Sines (carta anexa), escolhido pelo seu reconhecido apoio à investigação científica, à sua dimensão, diversidade de usos das suas instalações e importância económica e estratégica para o país. Para a avaliação integrada do risco associado ao porto, serão integrados os dados existentes (definição da situação atual do porto em termos de fronteiras físicas, infraestruturas existentes e futuras) e avaliação de riscos (risco potenciais e respetivos níveis de alerta, ao nível de navios amarrados, infraestruturas petrolíferas, carga/descarga de materiais, etc). Serão simulados vários cenários, para a elaboração de cartas de risco. Será também avaliada a extensão do sistema para aplicações em tempo real.
ResultadosAs principais contribuições e resultados previstos do projeto são:
- Desenvolvimento de um sistema integrado de modelação da agitação marítima na costa portuguesa, baseado em SIG;
- Extensão para o apoio a situações de emergência no porto de Sines;
- Avaliação dos erros associados à utilização deste tipo de sistemas e qual a sua influência na tomada de decisão, assim como a implementação das respetivas medidas mitigadoras;
- Formação avançada de jovens investigadores;
- Colaboração entre instituições com diferentes vocações.
Publicações- 2003. Matos, J., Goncalves. A. "Measurements and analysis of position accuracy", Geodesy and Cartography, 29.
- 2005. Charneca, N. "The contibution of free and open-source software to the geographic information technologies, Report 457/05-NTI, LNEC (in Portuguese).
- 2005. Favreau, M.; Zozimo, C. Fortes, C. "A Gis tool for wave propagation", Report 357/05-NPE, LNEC
- 2006. Zózimo, A. C., Fortes, C., Neves, M. G., Fernandes, J. L. M., Ferreira, Ó. "An irregular wave propagation model application to an open coastal
- area”, Journal of Coastal Research, in press.
- 2004. Santos, M.A., Goncalves, A., Silva, S. Charneca, N., Gamboa, M. " Dam break emergency response information system", in proceedings of 1st International Workshop on Information Systems for Crisis Response and Management (ISCRAM2004), Brussels, Belgium.
Equipa- Conceição Juana Espinosa Morais Fortes (Investigadora Responsável): LNEC-DHA/NPE;
- Ana Catarina Coelho Rosa Zózimo: LNEC-DHA/NPE;
- Maria da Graça Neves: LNEC-DHA/NPE;
- Alexandre Braga Coli: LNEC-DHA/NPE;
- Maria Teresa Reis:
LNEC-DHA/NPE;
- Nuno Miguel Piteira Charneca: LNEC-DHA/NTI;
- Maria Alzira Santos: LNEC-DHA/NTI;
- João Luís Gustavo de Matos: UTL-IST;
- Alexandre Bacelar Gonçalves: UTL-IST;
- Luís Alexandre Duque Moreira de Sousa:UTL-IST.