Unidade de Mecânica das Rochas

Ensaio de compressão uniaxial (por provete)

A Unidade de Mecânica das Rochas (UMR) está enquadrada no Núcleo de Modelação e Mecânica das Rochas (NMMR) do Departamento de Barragens de Betão (DBB). A UMR foi criada em 2006, embora a realização de ensaios laboratoriais de rochas tenha surgido na década de 50, suscitada pela necessidade de o LNEC apoiar os projetos das grandes barragens de betão que então estavam em curso. Desde aí, a UMR tem vindo a realizar ensaios de rochas e diaclases para estudos de fundações de barragens, estabilidade de taludes, túneis e cavernas.

Áreas de atividade

A UMR executa ensaios para a caraterização em laboratório das principais propriedades mecânicas de rochas, diaclases e outros materiais similares, como o jet-grout, para os quais dispõe de três prensas com capacidades entre 60 e 4000 kN, dois equipamentos para a realização de ensaios de deslizamento de diaclases, uma câmara triaxial permitindo aplicar tensões de confinamento até 70 MPa, equipamentos para aplicação e controlo de pressão, e equipamentos de leitura de forças e deslocamentos especificamente adaptados aos diversos ensaios.

Ensaios

Seguindo procedimentos adaptados de normas internacionais, a UMR realiza os seguintes ensaios:

• Ensaios de compressão simples de provetes de rocha com determinação da tensão de rotura, módulo de elasticidade e coeficiente de Poisson
• Ensaios de compressão triaxial de provetes de rocha com determinação da tensão de rotura, módulo de elasticidade e coeficiente de Poisson, e parâmetros de resistência
• Ensaios de compressão diametral (brasileiro)
• Ensaios de compressão pontual (point load)
• Ensaios de deslizamento de diaclases com determinação dos parâmetros de resistência e deformabilidade

A lista completa dos ensaios realizados por esta unidade poderá ser consultada na lista de ensaios da base de dados (com possibilidade de pesquisa).

Outros serviços

Para além destes ensaios, a UMR realiza ainda ensaios inovadores, destinados a atividades de investigação que, dada a sua especificidade, requerem o desenvolvimento de novos equipamentos ou a adaptação dos procedimentos de ensaio existentes.