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Departamento de Transportes Departamento de Transportes

André Marques Paixão

André Marques Paixão
Tel: 218 443 974

Situação Profissional

Bolseiro de Pós-Doutoramento do LNEC, a desempenhar funções no Núcleo de Infraestruturas de Transportes do Departamento de Transportes

Graus Académicos e Científicos

  • 2014 – Doutoramento em Engenharia Civil, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), subordinado ao tema "Transition zones in railway tracks: an experimental and numerical study on the structural behaviour”
  • 2006 – Licenciatura em Engenharia Civil, Perfil Estruturas (pré-Bolonha, 5 anos letivos) pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa (IST/UTL)

Funções e Cargos Públicos Relevantes

  • Desde 2015 - Bolseiro de Pós-Doutoramento - Núcleo de Infraestruturas de Transportes, DT, LNEC
  • 2011-2014 - Bolseiro de Doutoramento - DT, LNEC
  • 2007-2011 - Bolseiro de Iniciação à Investigação Científica - DT, LNEC
  • 2006-2007 – Engenheiro Civil (projetista de pontes e outras obras-de-arte) na BETAR Consultores, Lda.

Áreas de Investigação / Interesse

  • Vias-férreas - superestrutura e substrutura (da conceção à M&O)
  • Caracterização dinâmica, instrumentação e monitorização de infraestruturas de transportes
  • Modelação numérica de vias-férreas – otimização estrutural, interação via-veículo e comportamento de longo prazo de materiais e estruturas
  • Soluções e componentes inovadores para vias-férreas

Atividade Desenvolvida

  • Desde 2016 GroutRail – Reabilitação de Plataformas Ferroviárias com Tratamento de Solos, P2020, LNEC, Mota-Engil Ferrovias;
  • Desde 2016 COURSE - Continuous evaluation of railway tracks for efficient asset management, P2020, LNEC, Mota-Engil Ferrovias;
  • Desde 2015 - "Métodos de análise estrutural e modelos de comportamento da via-férrea para aumento da eficiência do transporte ferroviário”, Programa de Investigação de Pós-Doutoramento, financiado por uma Bolsa individual de Pós-Doutoramento (SFRH/BPD/107737/2015);
  • Desde 2015 TIRAMS - Gestão de Ativos de Infraestruturas de Transportes numa Ótica RAMS, inserido no projeto Europeu ISABELA no âmbito do CEDR, P2I LNEC;
  • Desde 2015 ReTRACK - Reabilitação de plataformas ferroviárias em operação. P2I LNEC;
  • Desde 2014 MODERB2 - Modelação do comportamento da camada de balastro ferroviário. P2I LNEC;
  • 2011-2013 "Avaliação do comportamento das zonas de transição na via-férrea da Variante de Alcácer”, projeto conjunto de I&D LNEC, FEUP e REFER.
  • 2008-2011 "Otimização de vias ferroviárias de alta velocidade mediante o uso de sub-balastro betuminoso” (FCT PTDC/ECM/70571/2006), projeto conjunto de I&D IST e LNEC.
  • Projetos de Investigação Programada do LNEC no âmbito das infraestruturas ferroviárias e de caracterização de geomateriais.

Orientação Científica

Orientação de 6 mestrados em Engenharia Civil em colaboração com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e com a Universidade Nova de Lisboa

Publicações Relevantes

  • Paixão, A. (2014) Transition zones in railway tracks: An experimental and numerical study on the structural behaviour; Tese de Doutoramento; Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
  • Paixão, A., Fortunato, E., Calçada, R. (2016) A contribution for integrated analysis of railway track performance at transition zones and discontinuities. Construction and Building Materials; 111, 699-709; doi: 10.1016/j.conbuildmat.2016.02.126;
  • Paixão, A., Fortunato, E., Calçada, R. (2016) A numerical study on the influence of backfill settlements in the train/track interaction at transition zones to railway bridges. Proceedings of the Institution of Mechanical Engineers, Part F: Journal of Rail and Rapid Transit, 230(3), 866-878; doi: 10.1177/0954409715573289
  • Paixão, A., Fortunato, E., Calçada, R. (2015) The effect of differential settlements on the dynamic response of the train-track system: a numerical study. Engineering Structures, 88, 216–224; doi: 10.1016/j.engstruct.2015.01.044
  • Paixão, A., Fortunato, E., Calçada, R. (2014) Transition zones to railway bridges: track measurements and numerical modelling. Engineering Structures, 80, 435–443, 2014, doi: 10.1016/j.engstruct.2014.09.024;
  • Alves Ribeiro, C., Paixão, A., Fortunato, E., Calçada, R. (2015) Under sleeper pads in transition zones at railway underpasses: numerical modelling and experimental validation. Structure and Infrastructure Engineering, 11(11), 1432-1449; doi: 10.1080/15732479.2014.970203
  • Paixão, A., Alves Ribeiro, C., Pinto, N., Fortunato, E., Calçada, R. (2015) On the use of under sleeper pads on transition zones at railway underpasses: experimental field testing. Structure and Infrastructure Engineering, 11(2), 112-128; doi: 10.1080/15732479.2013.850730
  • Paixão, A., Fortunato, E., Calçada, R. (2015) Design and construction of backfills for railway track transition zones. Proceedings of the Institution of Mechanical Engineers, Part F: Journal of Rail and Rapid Transit, 229(1), 58-70; doi: 10.1177/0954409713499016
  • Paixão, A.,Varandas, J.N., Fortunato, E. & Calçada, R. (2016) Non-linear behaviour of geomaterials in railway tracks under different loading conditions. Procedia Engineering; 143, 1128–1135; doi: 10.1016/j.proeng.2016.06.147
  • Varandas, J.N., Paixão, A., Fortunato, E. & Hölscher, P. (2016) A numerical study on the stress changes in the ballast due to train passages. Procedia Engineering; 143, 1169–1176; doi: 10.1016/j.proeng.2016.06.127;
  • Paixão, A. & Fortunato, E. (2009) Novas soluções de superstrutura de via para a Alta Velocidade Ferroviária - Comparação com a via balastrada tradicional; INCVC 5 - NIF/DT; Lisboa: Laboratório Nacional de Engenharia Civil; ISBN: 9789724921730.

Outras Atividades Científicas e Técnicas

  • Membro de comissões organizadoras de encontros científicos
  • Core Member da rede internacional "Young Transportations Geotechnics Engineers” (desde 2015)
  • Membro da Comissão Técnica "Geotecnia nos Transportes” (TC202) da Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG), em associação com a International Society for Soil Mechanics and Geotechnical Engineering (ISSMGE) (desde 2013)
  • Membro de 5 júris de provas académicas
  • Revisor de comunicações a reuniões científicas e técnicas internacionais e de artigos científicos em revistas de circulação internacional, destacando-se: Structure and Infrastructure Engineering, Construction & Building Materials, Soil Dynamics and Earthquake Engineering, Applied Sciences – Basel
  • Representação do LNEC no Cluster Plataforma Ferroviária Portuguesa

Outra Informação

"Prémio Professor Doutor Joaquim Sarmento 2014”: Tese de Doutoramento premiada no âmbito do concurso instituído na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) pela Fundação Eng. António de Almeida

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