Saltar para o conteúdo
Departamento de Hidráulica e Ambiente Departamento de Hidráulica e Ambiente

Rui Raposo Rodrigues

Rui Raposo Rodrigues
Tel: 218 443 786

Situação Profissional

Investigador Auxiliar do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), a exercer investigação no Núcleo de Recursos Hídricos e Estruturas Hidráulicas

Graus Académicos e Científicos

  • Doutorado em Hidráulica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil 1996
  • Licenciatura em Engenharia Civil, IST, Portugal 1982

Funções e Cargos Públicos Relevantes

  • Diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Agência Portuguesa do Ambiente (APA, I.P.), de abril de 2013 a abril de 2014.
  • Diretor do Departamento de Monitorização e Sistemas de Informação do Domínio Hídrico (INAG, I.P.) de dezembro de 2009 a abril de 2013 e, em acumulação, Diretor do Departamento de Planeamento e Gestão do Domínio Hídrico, de fevereiro de 2012 a a abril de 2013, do ex-INAG (em fusão com a APA).
  • Professor Adjunto do Instituto Superior de Educação e Ciências, colaborando como regente, desde fevereiro de 2008,  da cadeira de Recursos Hídricos na Licenciatura em Engenharia da Protecção Civil e, desde setembro de 2010, da cadeira de Fenómenos Extremos em Bacias Hidrográficas no Mestrado em Riscos e Protecção Civil.
  • Diretor dos Serviços de Recursos Hídricos do Instituto da Água (INAG), de julho de 1998 a Dezembro de 2009.
  • Chefe da Divisão de Recursos Superficiais do Instituto da Água (INAG), de julho de 1996 a Julho de 1998.
  • Investigador Auxiliar do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), a exercer investigação no Núcleo de Hidrologia e Hidráulica Fluvial de janeiro a Julho de 1996.

Áreas de Investigação / Interesse

Hidrologia, Recursos Hídricos, Fenómenos Extremos Naturais, Risco, Vulnerabilidade e Resiliência dos Sistemas Naturais, Sistemas de Vigilância e Alerta, Modelação matemática, Gestão de Informação sobre a Água, Geomorfologia e Variabilidade Climática.

Atividade Desenvolvida

  • A atividade recente tem-se concentrado no apoio ao estudo dos Recursos Hídricos em diversos ambientes geográficos (Brasil, Cabo Verde, Marrocos), no desenvolvimento de metodologias de análise hidrológica, hidráulica e geomorfológica, aplicados na investigação por contrato na análise de falência de obras de regularização.
  • Como Diretor do Departamento do Instituto da Água coordenou o estudo e implantação das redes de monitorização automáticas do INAG e os desenvolvimentos do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH) e do módulo de vigilância e Alerta de cheias (SVARH), com a respectiva estratégia de aquisição, pré- e pós-processamento de dados e com as atividades de modelação hidrológica e hidráulica.
  • Responsável, no período 1998-2014, por todo o apoio técnico à Comissão de Gestão de Albufeiras para os aspectos de fenómenos extremos (Cheias e Secas) e pelo apoio técnico à Comissão de Aplicação e Desenvolvimento da Convenção Luso-Espanhola, nomeadamente nos aspectos relacionados com a verificação do regime de caudais, de coordenação das ações de gestão de cheias com as confederações hidrográficas espanholas, e na harmonização com Espanha dos procedimentos na implementação da diretiva quadro da água (DQA) e de troca de informação.
  • Coordenou também os trabalhos da transposição da Diretiva de Gestão do risco de Inundações e a aplicação e desenvolvimento dos aspectos de monitorização da Diretiva Quadro da Água (DQA) e das demais diretivas da água. Colaborou como representante do INAG/APA em várias Comissões interministeriais, como a Comissão de preparação do Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação (PANCD) e a Comissão de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos efeitos da Seca e das Alterações Climáticas (CPMAESAC).

Orientação Científica

Orientador e co-orientador de teses de Doutoramento (2) e de mestrado (4), com presença em júris de provas de doutoramento e mestrado.

Publicações Relevantes

A atividade redatorial desenvolvida encontra-se divulgada em 150 publicações que se repartem em:
  • 1 Tese de Doutoramento
  • 16 Relatórios do LNEC
  • 3 livros ou capítulos de livros
  • 90 comunicações apresentadas em encontros científicos nacionais e internacionais
  • 15 artigos em revistas nacionais e internacionais
  • 5 posters apresentados em encontros científicos nacionais e internacionais
  • 20 outros relatórios técnicos

Outras Atividades Científicas e Técnicas

Perito Nacional designado para diversos fora Internacionais (EU, UNESCO, UN/ECE, IAHS,  OSCE) no domínio das cheias, secas desertificação, política da água e mudanças climáticas.

Outra Informação

1º Prémio Descarte 1997 do Instituto de Informática para "Disponibilização de Informação sobre Recursos Hídricos via INTERNET” – http://snirh.pt”

« voltar