Saltar para o conteúdo
Departamento de Hidráulica e Ambiente Departamento de Hidráulica e Ambiente

Rute Gomes Lemos

Rute Gomes Lemos
Tel: 218 443 602

Situação Profissional

Técnica Superior

Graus Académicos e Científicos

  • 2010 - Mestre em Engenharia Civil – Vertente de Vias de Comunicação e Transportes, Portugal
  • 1998 - Licenciatura em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa – Ramo de Vias de Comunicação e Transportes, Portugal.

Funções e Cargos Públicos Relevantes

  • 2000.05.01 até ao presente: Técnico Superior do Núcleo de Portos e Estruturas Marítimas (NPE) do Departamento de Hidráulica e Ambiente (DHA) do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), Lisboa, Portugal
  • 2000.05.01 - 1995.02.01 – Técnico do Núcleo de Portos e Estruturas Marítimas (NPE) do Departamento de Hidráulica e Ambiente (DHA) do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), Lisboa, Portugal
  • 1995.08.03 - 1989.03.01 - Técnico-adjunto do Núcleo de Portos e Estruturas Marítimas (NPE) do Departamento de Hidráulica e Ambiente (DHA) do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), Lisboa, Portugal

Áreas de Investigação / Interesse

Estabilidade e galgamentos de estruturas costeiras (Ensaios em modelo Reduzido). Bases de Dados de registo e análise dos dados provenientes da Observação Sistemática de Obras Marítimas. Fotogrametria aplicada à evolução do dano em quebra-mares de taludes em modelo.

Atividade Desenvolvida

Tem vinte e cinco anos de experiência nos domínios da hidráulica marítima, nomeadamente na área de modelação física. Participou em mais de 63 estudos em modelo reduzido de estruturas marítimas. Desenvolveu uma base de dados em MS Access de armazenamento e análise de dados de observação sistemática de obras marítimas (ANOSOM) aplicada tanto em obras marítimas de Portugal Continental, Açores e mais recentemente, Marrocos. Tem vindo a desenvolver metodologias para a aplicação da fotogrametria ao levantamento da envolvente de modelos reduzidos de quebra-mares. Participou em projetos de investigação científica, nomeadamente o projeto MEDIRES, Hydralab III e Hydralab IV e participa atualmente nos projetos Hydralab+ e PROTOCOL como membro da equipa.

Orientação Científica

Foi orientadora de três estágios de final de curso (FCT/UNL) e co-orientadora de cinco teses de mestrado integrado do ISEL, da FCT/UNL e da LUSÓFONA.

Publicações Relevantes

Tem divulgado os resultados do seu trabalho através de um vasto número de publicações: 1 tese de Mestrado, 6 artigos em revistas nacionais e internacionais, 65 artigos em atas de conferências nacionais e internacionais, 2 capítulos de livro e 75 relatórios técnicos e científicos.

Outras Atividades Científicas e Técnicas

  • Participou na apresentação de trabalhos científicos em conferências nacionais e internacionais e no acompanhamento de visitas técnicas ao Pavilhão de Hidráulica Marítima. Participou ainda como formadora em cursos sobre Modelação Física e sobre Obras Marítimas e Portuárias.
  • Integrou a Comissão Organizadora da conferência nacional MEFTE 2012 e da conferência Internacional SCACR 2013, da Reunião de Encerramento do Projeto Hydralab IV e das 9as Jornadas de Engenharia Costeira e Portuária (2017).

« voltar