Departamento de Hidráulica e Ambiente Departamento de Hidráulica e Ambiente
Núcleo de Engenharia Sanitária
Núcleo de Engenharia Sanitária
Maria João Rosa
Maria João Rosa
Chefe de Núcleo / Investigadora Principal

Apresentação

O Núcleo de Engenharia Sanitária (NES) é uma unidade do Departamento de Hidráulica e Ambiente do LNEC que desenvolve I&D&I no domínio dos sistemas e serviços urbanos de água (abastecimento de água, águas residuais e pluviais). Produz e promove a transferência de conhecimento, métodos e tecnologia para o setor da água, visando aumentar a eficácia, eficiência e sustentabilidade dos serviços.


Criado em 1975, o NES aposta há várias décadas numa intensa colaboração com uma rede alargada de centros de I&D&I nacionais e internacionais, bem como com as principais organizações profissionais e estruturantes do setor, de que se destacam a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e a International Water Association (IWA). Tem tido igualmente uma importante atividade de apoio à regulamentação e normalização técnica do setor, tanto a nível nacional, presidindo à CT90 – Comissão Técnica para os Sistemas Urbanos de Água e a várias das suas subcomissões, como a nível internacional, integrando vários comités técnicos CEN e ISO.


Fruto deste trabalho em rede, a atividade do NES é maioritariamente suportada por projetos I&D&I com financiamento nacional (em especial, da Fundação para a Ciência e Tecnologia) e europeu (FP7, H2020, LIFE, entre outros), ganhos em concursos competitivos, e também pela indústria da água, através de serviços de consultadoria avançada (respondendo a solicitações diretas para resolução de problemas específicos) e, principalmente, de projetos colaborativos com entidades gestoras dos serviços urbanos de água, num modelo desenvolvido e aperfeiçoado na última década no NES – as iniciativas nacionais. Esta abordagem permite ao NES trabalhar em colaboração estreita com as entidades gestoras dos serviços e, desta forma, catalisar efetiva inovação nos sistemas urbanos de água.


A necessidade de assegurar às gerações vindouras serviços de qualidade a preços comportáveis e de promover a economia circular e, o uso eficiente dos recursos, em especial água e energia, a capacidade de adaptação e resiliência dos sistemas a variações rápidas e severas da quantidade e qualidade da água a tratar, agravadas pelas alterações climáticas e o controlo dos contaminantes emergentes são exemplos de desafios que exigem frequentemente soluções de compromisso inovadoras.


Contando com uma equipa experiente, motivada e multidisciplinar, em resposta a estes desafios, o NES desenvolve soluções inovadoras ao nível da abordagem, necessariamente integradora e holística do ciclo urbano da água, e ao nível das ferramentas de gestão dos sistemas e de apoio à decisão, que envolvem competências laboratoriais, de monitorização e de modelação.


A transição sustentável para as cidades do futuro e a inovação nos serviços urbanos de água que lhe está associada constituem o mote da investigação estratégica do NES para o período 2015-2020 "Água e cidade”, que se enquadra em quatro linhas de ação:

  1. Água e energia
  2. Gestão patrimonial de infraestruturas
  3. Qualidade, tratamento e reutilização de água e de águas residuais
  4. Fiabilidade, segurança e resiliência dos sistemas urbanos de água.