Saltar para o conteúdo
Departamento de Hidráulica e Ambiente Departamento de Hidráulica e Ambiente
Núcleo de Engenharia Sanitária
Núcleo de Engenharia Sanitária

Unidades Operativas

UQTA – Unidade de Qualidade e Tratamento de Água

Maria João Rosa
Maria João Rosa
Chefe de Núcleo


Tel: 218 443 625
Ver Curriculum

A UQTA – Unidade de Qualidade e Tratamento de Água – é uma unidade operativa do LNEC EM - Ensaios e Metrologia, enquadrada no NES, que se dedica ao estudo e resolução dos problemas atuais e emergentes de qualidade e segurança da água para consumo humano e de águas residuais, na descarga e reutilização de água (folheto).

A UQTA é multidisciplinar nas suas competências e, além de I&D&I para a resolução de problemas específicos, desenvolve a sua atividade em integração com as restantes valências do NES, designadamente a modelação hidráulica e de qualidade da água de sistemas, a avaliação de desempenho de sistemas de águas e de águas residuais, e a gestão patrimonial de infraestruturas.
Esta abordagem transversal e o facto da maior parte da I&D&I ser desenvolvida conjuntamente e em parceria com entidades gestoras de sistemas urbanos de água refletem-se na natureza e conteúdo dos projetos em que o NES e a UQTA participam neste domínio de atividade, como por exemplo, os projetos LIFE IMPETUS LIFE Hymemb, LIFE aWARE, TRUST, PREPARED e PASt21 (ver Atividade).

Na UQTA realizam-se estudos de otimização dos tratamentos convencionais e desenvolvem-se/implementam-se tratamentos avançados de água, com particular ênfase em processos híbridos de membrana, adsorção, biofiltração, coagulação/floculação, sedimentação e flotação. O benchmarking de soluções de tratamento (convencionais e não convencionais), a definição de estratégias para controlo da qualidade da água/água residual em contaminantes emergentes (cianobactérias, fármacos, etc.), matéria orgânica e subprodutos da oxidação, a consultoria em ETA/ETAR (projeto de construção ou reabilitação e arranque) e a formaçãode quadros técnicos são exemplos de serviços prestados pela UQTA.








A UQTA conta atualmente com uma equipa de 7 doutorados e 1 técnico de laboratório, respetivamente, Maria João Rosa, Rui Viegas, Ana Poças, Catarina Silva, Elsa Mesquita, Margarida Campinas, Rita Ribeiro e Vítor Napier.