Relatórios
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Avaliação ambiental do plano estratégico dos transportes e infraestruturas - Relatório ambiental
Por solicitação da Secretaria de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, doMinistério da Economia do Governo de Portugal, entidade responsável pelo
Ano: 2015
Autor(es): Macedo, A. L.; Arsénio, E.; Rodrigues, M.; Patrício, J.; Campos, V.; Cabaço, A.
Keywords: Avaliação ambiental; Transportes; Infraestruturas; Planeamento estratégico
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Avaliação ambiental do plano estratégico dos transportes e infraestruturas - Relatório das consultas
Por solicitação da Secretaria de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, doMinistério da Economia do Governo de Portugal, entidade responsável pelo
Ano: 2015
Autor(es): Macedo, A. L.; Arsénio, E.; Rodrigues, M.; Patrício, J.; Campos, V.; Cabaço, A.
Keywords: Avaliação ambiental; Transportes; Infraestruturas; Planeamento estratégico
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Benchmarking Road Safety in Latin America. Methodological Approach.
The objective of this project is to develop a methodology to assess road safety performance in a selection of Latin America countries and benchmark their performance against a set of indicators and best practices. The expected outcome is to offer policy makers in Latin America a tool to assess the weaknesses and strengths of each country and identify areas deserving policy attention and where the experience of other countries may be usefully applied. The results from this benchmarking analysis shall be useful to policy makers and researchers in understanding better road safety principles and in learning from each other in order to design effective road safety policies.
Ano: 2015
Autor(es): Vieira Gomes, S.
Keywords: Data collection; Latin America; Road safety; Benchmarking
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Controlo de fumo por meios ativos e evacuação de locais de risco - Contribuição para o método de análise de risco de incêndio em edifícios existentes (MARIEE)
O LNEC iniciou no primeiro trimestre de 2013 o desenvolvimento dum Método de Análise de Risco deIncêndio em Edifícios Existentes (MARIEE). Esse método tem como objetivo constituir, no futuro, umaalternativa à aplicação da atual legislação de segurança ao incêndio nas operações de reabilitação deedifícios. Na composição do MARIEE surge um coeficiente designado de consequências, quer para os locaisde risco quer para as vias de evacuação. Essas consequências resultam de um balanço entre o perigo, representado por diversas manifestações associadas ao incêndio (aumento de temperatura, presença de gases tóxicos, fumo, etc.) e pela exposição a essas manifestações. No MARIEE as consequências são determinadas, separadamente, para os locais, para as vias horizontais e para as vias verticais de evacuação. Neste documento apresenta-se um estudo de apoio ao desenvolvimento do MARIEE no que se refere à determinação das consequências nos locais de risco dotados de meios ativos de controlo de fumo,considerando um índice de ocupação igual a 0,5 pessoas por m2.
Ano: 2015
Autor(es): Viegas, J.; Leça Coelho, A.
Keywords: Legislação; Edifícios existentes; Evacuação; Controlo de fumo; Risco
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Deliverable D3.1
This report is a deliverable of USE-iT (Users, Safety, Security and Energy in Transport Infrastructure);a Horizon 2020 Coordination and Support Action (CSA) project managed by the Forum of European Highway Research Laboratories (FEHRL). The aim of USE-iT is to better understand the common challenges facing transport modes and in conjunction with stakeholders to produce a multi-modal research roadmap to develop technologies and approaches to addressing these challenges. In addition to a work package on management (WP1) and a work package on dissemination activities (WP5), USE-iT is divided into three technical Work Packages addressing important challenges facing all modes; providing better customer information (WP2); improving safety and security (WP3) and reducing carbon emissions and energy consumption (WP4). This deliverable presents the preliminary results of WP3, in which technologies and approaches that have the potential of enhancing safety and security across all transport modes were investigated. Transport and mobility represent one of the most important elements of any economy and society. Moreover, global transport, across all modes, has a direct impact on the quality of life of people and their traveling. For this reason, not only ensuring but enhancing safe and secure transport across all modes is paramount.In WP3, a literature review was performed to identify best practice approaches that have the potential to cross over from one transport mode to another. A significant number of technologies and approaches with capabilities to improve transport safety and security were identified andcategorized in areas and concepts. A detailed description of these technologies, along with barriers and opportunities for cross modal application can be found in Appendix A. The next step in the project is to discuss the technologies with key stakeholders from all modes in order to identify potential research topics that could benefit more than one mode. This will be done through:
Ano: 2015
Autor(es): Mocanu, I.; Saleh, P.; Machado, P.; Ambros, J.; Andriejauskas, T.; Bondar, T.; Capitão, R.; Cardoso, J. L.; El-koursi, E.; Eriksson, J.; Fortes, C. J. E. M.; Vieira Gomes, S.; Iglesias, I. J.; Pereira
Keywords: security; safety; multi-modal research roadmap; Transport modes
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Dossier Pédagogique
Relatório desenvolvido no âmbito de consultoria técnica solicitada ao LNEC pela Empresa Teixeira Duarte
Ano: 2015
Autor(es): Rosa, M. J.; Campinas, M.; Silva, C.; Palma, J.
Keywords: Águas residuais; Saneamento; Dossier pedagógico; Formação
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E2I - Estratégia de Investigação e Inovação 2013-2020 parte III
Tendo em vista enquadrar e orientar a atividade de Investigação e Inovação do LNEC foi desenvolvida uma agenda estratégica abrangendo um período alargado, compreendido entre 2013 e 2020, consubstanciada num documento designado Estratégia de Investigação e Inovação (E2I) 2013-2020. Nas Partes I e II do documento apresenta-se uma breve análise do contexto em que se irá desenvolver a atividade de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (I&D&I) (Parte I) e estabelece-se o conceito estratégico, a visão e os princípios, os eixos estruturantes e as temáticas prioritárias que irão orientar essa atividade (Parte II).O presente Plano de Ação reúne e sistematiza as principais ações necessárias à implementação da agenda estratégica do LNEC, constituindo a Parte III.
Ano: 2015
Autor(es): Pina, C.; Antunes, M. L.; Santos, M. A.
Keywords: Plano de ação; Inovação; Investigação; Estratégia
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Estação meteorológica do LNEC - Compilação de dados Ano de 2014 Edifício Principal Terraço da Ala Nascente
No presente relatório apresentam-se os dados meteorológicos do ano de 2014 recolhidos na estação meteorológica existente no Núcleo de Materiais Orgânicos dom Departamento de Materiais do LNEC, em Lisboa
Ano: 2015
Autor(es): Cabral-Fonseca, S.
Keywords: Ano 2014; LNEC; Dados meteorológicos
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Estratégia de I&D&I 2013-2020 do Departamento de Estruturas do LNEC
Este relatório apresenta a estratégia de I&D&I adotada pela Comissão Científica Departamental (CCD) do Departamento de Estruturas do LNEC (DE), em coerência com a estratégia de investigação e inovação (E2I) estabelecida pelo LNEC para o período 2013-2020 e respondendo ao Plano de Ação da E2I sobre o aprofundamento da E2I nas unidades departamentais do LNEC. Esta estratégia do DE enquadra nove linhas prioritárias de investigação, caracterizando-as em termos de conteúdos e de previsões de projetos, de participação de investigadores do DE, de outras unidades departamentais do LNEC e de parceiros externos.
Ano: 2015
Autor(es): Catarino, J. M.; Cruz, H.; Mun, M.; Baptista, A. M.; Pipa, M.; Silveira, A. P. C. da; Oliveira Santos, L.; Campos Costa, A.; Coelho, E.; Bairrão, R.; Saporiti Machado, J.; Lina Nunes; Oliveira Santos,
Keywords: Investigação e desenvolvimento; Inovação; Infraestruturas; Estruturas
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Estratégia e programa de ID&I 2013-2020 do Departamento de Transportes do LNEC
No presente relatório apresenta-se o programa de ID&I, adotado pela Comissão Científica Departamental do Departamento de Transportes do LNEC, que dá corpo à estratégia de investigação estabelecida para o período 2013-2020 nas áreas de atividade desta unidade departamental. O referido programa enquadra, através da identificação de grandes temas a abordar e de linhas prioritárias de investigação a prosseguir no respetivo âmbito, o conjunto de projetos a desenvolver sob a responsabilidade dos investigadores do DT, inseridos no Plano de Investigação e Inovação do LNEC.
Ano: 2015
Autor(es): Macedo, A. L.
Keywords: Programa; Inovação; Investigação e desenvolvimento; Infraestruturas; Transportes
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