Saltar para o conteúdo

Unidade de Qualidade e Tratamento de Águas


A Unidade de Qualidade e Tratamento de Águas (UQTA) é uma Unidade Operativa enquadrada no Núcleo de Engenharia Sanitária (NES) do Departamento de Hidráulica e Ambiente (DHA) do LNEC.

Esta Unidade está orientada para estudo e resolução dos problemas atuais e emergentes de qualidade e segurança da água para consumo humano e de águas residuais, na descarga e reutilização de água.

A UQTA é multidisciplinar nas suas competências e, além de I& D& I para a resolução de problemas específicos, desenvolve a sua atividade em integração com as restantes valências do NES, designadamente a modelação hidráulica e de qualidade da água de sistemas, a avaliação de desempenho de sistemas de águas e de águas residuais, e a gestão patrimonial de infraestruturas.

Informação complementar pode ser obtida no folheto desta Unidade Operativa.

Áreas de atividade

Na UQTA realizam-se estudos de otimização dos tratamentos convencionais, desenvolvem-se e implementam-se tratamentos avançados de água para consumo humano e águas residuais para descarga e reutilização.

Destaca-se o desenvolvimento de estratégias para remoção de contaminantes resistentes ao tratamento convencional: matéria orgânica natural e antropogénica, substâncias prioritárias (desreguladores endócrinos, fármacos, cianotoxinas), subprodutos da oxidação química e formas biológicas resistentes à oxidação química (vírus e (oo)cistos de protozoários).

As opções tecnológicas são essencialmente baseadas em separações físicas e/ou biodegradação e integram adsorção a carvão ativado em pó ou biofiltração em carvão ativado, coagulação, flotação, processos de membranas e processos híbridos.

Desenvolvem-se ainda estudos para:
  • Desenvolvimento de soluções "à medida”;
  • Benchmarking de tecnologias de tratamento (convencionais e não convencionais);
  • Definição de estratégias para controlo da qualidade da água / água residual em contaminantes emergentes (e.g., cianobactérias, fármacos), matéria orgânica e subprodutos da oxidação;
  • Consultoria em ETA/ETAR (projeto de construção ou reabilitação e arranque);
  • Formação de quadros técnicos.
  • Esta abordagem transversal e o facto da maior parte da I& D& I ser desenvolvida conjuntamente e em parceria com entidades gestoras de sistemas urbanos de água refletem-se na natureza e conteúdo dos projetos em que o NES e a UQTA participam neste domínio de atividade.

Ensaios

Entre os diferentes trabalhos realizados na UQTA, destacam-se os seguintes:
  • Estudos de caraterização e monitorização da qualidade da água em matéria orgânica;
  • Estudos de avaliação e melhoria de desempenho de estações de tratamento de água (ETA) e de águas residuais (ETAR), incluindo eficiência energética e gestão de afluências pluviais;
  • Consultoria em fase de projeto (construção ou reabilitação) e arranque de ETA e ETAR;
  • Ensaios laboratoriais e piloto de tecnologias convencionais: coagulação, floculação e sedimentação ou flotação;
  • Estratégias de controlo do potencial de formação de subprodutos e formas biológicas resistentes à oxidação química;
  • Estudos de qualidade da água nos sistemas de distribuição (decaimento de desinfetante residual, potencial de formação de biofilme);
  • Ensaios laboratoriais e piloto de tecnologias avançadas: sistemas de membranas, adsorção, biofiltros e processos híbridos.

Outros serviços

A UQTA presta ainda serviço ao nível da formação de recursos humanos (teses de mestrado e doutoramento) e da transferência de tecnologia para a comunidade (indústria, regulador) através de ações de formação e de seminários.