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Novos desafios na monitorização da estrutura de ampliação da pista do Aeroporto da Madeira
O Aeroporto da Madeira é uma infraestrutura crítica com características estruturais únicas, o que motivou a monitorização do seu comportamento estrutural desde a construção da estrutura deampliação da pista, que decorreu entre 1995 e 2000.O conhecimento adquirido do comportamento da estrutura em serviço, bem como a significativa evolução tecnológica, tornaram natural uma atualização do sistema de monitorização, tendo em vista o incremento de informação relevante para a gestão da sua conservação. Para além de novos sistemas de aquisição e comunicação, a atualização operada compreendeu a instalação de novas funcionalidades, designadamente a monitorização do movimento das juntas de dilatação e do comportamento dinâmico, quer através de acelerómetros e extensómetros em fibra óptica, quer por via deum sistema de correlação digital de imagem.Nesta comunicação é brevemente descrito o sistema de monitorização original, bem como os novos sensores e alguns dos resultados iniciais, que se afiguram promissores.
Ano: 2022
Número Páginas:
123-130.
Autor(es): Oliveira Santos, L.; Xu, Min; Reis, J. P.; Barros, F.; Aguiar, S.; Sousa, P.; Tavares, P.; Moreira, P.; Franco, E.
Revista: Revista Portuguesa de Engenharia de Estruturas
Editor: LNEC
Volume:
Série III. n.º 18.
Keywords: Monitorização dinâmica; Monitorização da integridade estrutural; Correlação digital de imagem; Aeroporto da Madeira
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Calibration of partial safety factors using FORM
Partial safety factors present in codes are defined for the design of broad populations of structures. As a consequence, they do not always reflect correctly the uncertainties for specific existing structures. The possibility of adjusting them has therefore great interest when assessing an existing structure. The concept of design point connected to FORM offers a simple method to calibrate partial safety factors for individualvariables. This paper discusses the overall methodology and develops a set of analytical expressions for the probabilistic models more common in structural reliability.As it will be seen the partial factor for a particular variable can be adjusted once defined: (1) probabilistic model used to describe the uncertainty in that variable; (2) coefficient of variation of the variable; (3) fractileimplicit on the characteristic value used to quantify the design value; (4) importance of the variable in the limit state under consideration (measured by the respective sensitivity factor), and (5) target reliabilityindex.The choice of the probabilistic model influences significantly the partial factors and this influence rises as the coefficient of variation increases. As a consequence, more attention must be paid when choosing a probabilistic model for a variable with high coefficient of variation.
Ano: 2020
Número Páginas:
29-42.
Autor(es): Jacinto, L. A. do C.; Oliveira Santos, L.; Neves, L.
Revista: Revista Portuguesa de Engenharia de Estruturas
Editor: LNEC
Volume:
Série III, nº 14.
Keywords: Existing structures; Sensitivity factors; FORM; Partial safety factors; Structural safety
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Probabilistic structural analysis of São João Bridge based on the on-site study of the time-dependent behavior of concrete
This article aims to present a procedure to take into account the variability ofthe time-dependent behavior of concrete on its structural effects, evaluatedfrom the study of creep and shrinkage based on experimental data obtainedon-site. For this purpose, the S~ao Jo~ao Bridge, a railway bridge built in Porto,Portugal in 1991, is presented as a case study. S~ao Jo~ao Bridge is a railwaybridge crossing the river Douro. It is a prestressed concrete structure, with atotal length of 1,028 m, including the main span of 250 m, two side spans of125 m, six approaching spans on the left river bank, and three approachingspans on the right river bank (Porto). During bridge construction, a comprehensivestructural health monitoring (SHM) system was set up, as well as anon-site study of time-dependent behavior of concrete. This study was based oncreep 15 specimens and 15 shrinkage specimens, prepared simultaneously withsome segments of the deck, using the same material, and it was kept runningduring almost 20 years. The results of this study were treated statistically andused as random variables in a probabilistic analysis of the time-dependentbehavior of the bridge. After a brief description of the mentioned on-site studyand the bridge SHM system, the paper presents the procedure followed on thebridge numerical probabilistic analysis. Finally, the values computed by thenumerical model are presented and compared with the experimental valuesprovided by the SHM.
Ano: 2020
Número Páginas:
11p.
Autor(es): Oliveira Santos, L.; Xu, Min; Virtuoso, F.
Revista: Structural Concrete
Editor: Structural Concrete - Wiley Online Library
Volume:
2020.
Keywords: structural health monitoring; experimental data; creep and shrinkage; probabilistic structural analysis; time-dependent behavior of concrete,
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Metodologias para avaliação da segurança estrutural de obras de arte existentes. Aplicação ao caso da reabilitação da Linha de Sena
Neste artigo apresentam-se metodologias destinadas à avaliação estrutural de obras de arte existentes e o caso concreto da sua aplicação à avaliação da segurança estrutural de pontes da Linha de Sena, em Moçambique, efetuada pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, no âmbito da reabilitação desta linha, trabalho que foi levado a cabo pela Mota-Engil Ferrovias.Para além do desenvolvimento das metodologias de avaliação da segurança estrutural, este estudo envolveu diversas vertentes, designadamente a inspeção e o levantamento geométrico das obras, a sua modelação e o cálculo dos esforços devidos à circulação ferroviária, considerando as características do tráfego que circula ouse prevê que venha a circular nesta linha.Nesta análise foram tidos em conta os fenómenos de fadiga, no caso das pontes metálicas.
Ano: 2017
Número Páginas:
115-126pp..
Autor(es): Silveira, A. P. C. da; Coelho, T.; Asseiceiro, F.
Revista: RPEE
Editor: Laboratório Nacional de Engenharia Civil
Volume:
Série III / n.º 3.
Keywords: Linha de Sena; Ponte ferroviária; Método do dano acumulado; Fadiga; Segurança estrutural
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Monitorização do comportamento dinâmico da Ponte de São João
A ponte ferroviária de São João, sobre o rio Douro, na cidade do Porto, é uma estrutura de betão armado pré-esforçado, com uma extensão total de 1028,8 m. Projetada pelo Prof. Edgar Cardoso, esta obra de arte foi inaugurada em 1991.A ponte foi instrumentada durante a construção tendo em vista a caracterização experimental do seu comportamento estrutural estático, com base em campanhas periódicas. Em 2007 foi efetuada a modernização do sistema instalado, visando fundamentalmente a automatização das medições. Posteriormente foi instalado um sistema de monitorização de vibração contínua. Para a identificação de características dinâmicas da estrutura em tempo real, a partir das acelerações adquiridas, foi desenvolvido um procedimento automático, com base no método de identificação estocástica em subespaços usando as funções de correlação (SSI-COV) e a análise de clusters.Nesta comunicação é apresentada a metodologia desenvolvida e os resultados obtidos durante um ano e meio de monitorização.
Ano: 2017
Número Páginas:
99-108.
Autor(es): Xu, Min; Oliveira Santos, L.; Suleyman, Naim
Revista: Revista Portuguesa de Engenharia de Estruturas
Editor: LNEC
Volume:
Série III, nº 5.
Keywords: Ensaios de vibração ambiente; Análise modal operacional; Monitorização dinâmica contínua; Ponte ferroviária
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Ensaios da Ponte Internacional de Valença após a reabilitação dos pilares e fundações
A Ponte Internacional de Valença sobre o rio Minho, construída em 1886, é uma obra de arte metálica destinada ao tráfego rodoviário e ferroviário. Recentemente, com o intuito de prolongar a vida útil da obra e aumentar a segurança de circulação, foi efetuada uma intervenção profunda ao nível das fundações, dos pilares, dos aparelhos de apoio e do sistema resistente às forças horizontais.Na sequência desta intervenção foram realizados ensaios de carga estáticos e ensaios de frenagem, com o objetivo de aferir o sucesso da reabilitação. Para esse efeito, na conceção dos ensaios e da instrumentação efetuada houve particular atenção à caracterização do comportamento dos pilares, dos aparelhos de apoio e dos dispositivos de absorção das forças horizontais.Na presente comunicação, para além de uma breve descrição da obra e dos trabalhos de reabilitação, descrevem-se os ensaios realizados e apresentam-se os principais resultados obtidos, que permitiram caracterizar o comportamento da estrutura nas novas condições de funcionamento.
Ano: 2015
Número Páginas:
49 - 57pp.
Autor(es): Oliveira, P.; Xu, Min; Oliveira Santos, L.; Campos, P.
Revista: Revista Portuguesa de Engenharia de Estruturas
Editor: rpee
Volume:
Série II, nº15.
Keywords: Dispositivos LUD; Ensaios de frenagem; Reabilitação; Ponte metálica
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Aeolian Microtextures in Silica Spheres Induced in Wind Tunnel Experiment: Comparison with Aeolian Quartz
Microtextures in quartz attributed to aeolian transport, principally bulbous edges and abrasion fatigue haveseldom been tested in the laboratory under controlled conditions. A wind tunnel experiment was conducted,using glass spheres (>70% SiO2) as a proxy for quartz, with the objective of determining the extent of mechanicaldamage to silica/glass transported in a mixture with quartz beach sand.
Ano: 2012
Número Páginas:
10pp.
Autor(es): Costa, P.; Andrade, C.; Mahaney, W.; Marques da Silva, F.; Freire, P.; Freitas, M. Conceição; Janardo, C.; Oliveira, M. Alexandra; Silva, T.; Lopes, V.
Revista: Geomorphology
Editor: Elsevier
Keywords: Aeolian transport; Silica spheres; Wind tunnel
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Ensaios de carga de pontes
N/A
Ano: 2011
Número Páginas:
14-18.
Autor(es): Oliveira Santos, L.
Revista: Construção Magazine
Editor: Engenho e Média, Lda
Volume:
43.
Keywords: Ensaios ambiente; Ensaios de carga
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Ensaios estáticos e dinâmicos da ponte sobre o rio Mondego na auto-estrada A17
A ponte sobre o rio Mondego na auto-estrada A17 foi sujeita a ensaios estáticos e dinâmicos realizados no final da sua construção. Para além de uma descrição geral da estrutura e dos procedimentos adoptados durante os ensaios estáticos e dinâmicos, são apresentados alguns dos principais resultados, estabelecendo-se a comparação entre valores medidos e calculados.
Ano: 2009
Número Páginas:
29-36pp.
Autor(es): Xu, Min; Oliveira Santos, L.
Revista: Revista Portuguesa de Engenharia Estrutura
Editor: rpee
Volume:
Série II, nº5.
Keywords: Ponte de betão pré-esforçado; Linhas de influência; Identificação modal; Ensaios dinâmicos; Nivelamento hidrostático; Ensaios de carga
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Simulation of ventilated facades in hot and humid climates
The Hong Kong climate is sub-tropical with a hot and humid weather from May to September and temperate climate for the rfemaining 7 month period. A mechanical ventilation and air-conditioning (MVAC) system is ususally operated to avoid the high temperatures resulting in high peak cooling loads. The facade design has a significant influence on the energy performance of office buildings. This work evaluates different ventilated facade designs in respect to energy savings.Thermal building simulations(TRNSYS)were linked to nodal airflow network simulations (COMIS)for detailed ventilated double-skin facade performance. In prder to validate the model, simulations were carried out for an office building in Lisboa; the results were compared with measured data from the same building. The simulation results of surface and air temperatures show good agreement with the measurements. The results of the study can be used to reduce surface emperatures by using different materials for the roller blind that is positioned in the cavity od the double-skin facade. The results can further be used to reduce the high peak cooling loads during the summer period. This may result in significat energy savings and a reduction in the system's cooling capacity. It prooved that a careful facade design can play an important role in highly glazed buildings and provides potential for energy efficiency.
Ano: 2009
Número Páginas:
361-373.
Autor(es): Haase, M.; Marques da Silva, F.; Amato, A.
Editor: Elsevier
Volume:
41.
Keywords: Double skin faã§ades
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Comunicações
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Bridge Reliability Analysis Based on a Global Safety Methodology
Many reinforced concrete existing structures need to be re-evaluated due to the loss of its structural capacity, new design requirements or new loads to be considered. For this, new probabilistic analysis tools have been developed. Some of these methods intend to consider more realistic situations near to collapse than the ones defined in the current design following the Ultimate Limit States. In this paper, a methodology based on the concepts of the Global Resistance Format, as defined in fib Model Code 2010, with a step-by-step evaluation of the reliability coefficients is presented. The proposed methodology is applied in the re-evaluation of an existing bridge. Bayesian updating of the material properties is also applied in the analyses. With the proposed method it is possible to evaluate the need for rehabilitation or not, from the point of view of structural safety, directly depending on the reliability of the structure in view of new regulatory requirements.
Ano: 2021
Número Páginas:
2294-2304.
Autor(es): Interlandi, C.; Oliveira Santos, L.
Editor: FIB
Keywords: Global safety approach; reinforced concrete; reliability
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Computational Aspects in the Evaluation an Existing Structure by the Global Safety Method
The re-evaluation requirement for existing reinforced concrete structures, considering new regulatory design requirements is an unquestionable reality. For this, computational analysis tools with an emphasis on probabilistic input data have been developed and improved over time. In order to be able to consider more realistic situations, where the structure is collapsed instead of those defined in the original project, following the Ultimate Limit States, refined and complex computer programs are increasingly needed. In this article, a methodology based on the concepts of the Global Resistance Format is presented, as defined in the fib Model Code 2010. The proposed methodology is applied in the re-evaluation of an existing bridge. Bayesian updating of material properties is also applied in computational analysis. Structural analysis programs and reliability analysis are considered in these studies. With the proposed method it is possible to evaluate the need for rehabilitation or not, from the point of view of structural safety, directly depending on the reliability of the structure in view of new regulatory requirements. The gain in computational terms, is to generate the input data update in a more refined way, generating more realistic results
Ano: 2021
Número Páginas:
9 p.
Autor(es): Interlandi, C.; Martha, L.; Santos, S.; Oliveira Santos, L.
Editor: CILAMCE-PANACM-2021
Keywords: global safety approach; computational analysis; reinforced concrete; reliability
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Displacement monitoring of crossbeams in an airport runway extension using digital image correlation
The structure of the Madeira Airport runway extension was built above the sea and is composed by a slab supported by frames at heights above 60 m. When landing in the E-W direction, aircraft touch this structure, which results in bending of the support beams.A vision system was installed under the runway in order to evaluate the deflection of the two support beams more directly involved with impact loads upon landing, but otherwise also involved in take-off or taxiing operations. Each system consists of a camera mounted on a beam, directed at the midspan of the following beam, whose displacement is set to be measured. The section captured by the camera has been prepared with a 2 m by 1 m speckle pattern target for displacement tracking using digital image correlation (DIC). A trigger mechanism was developed in order to save only the images obtained upon clear operational events. The camera acquires images continuously onto a circular buffer and compares them with a reference using DIC. When a displacement is detected, the images on the buffer, along with the frames taken in the next few seconds, are saved for posterior image processing.This system was successful at obtaining measurements for the monitored areas
Ano: 2021
Número Páginas:
pp. 159-166.
Autor(es): Barros, F.; Aguiar, S.; Sousa, P.; Tavares, P.; Moreira, P.; Xu, Min; Oliveira Santos, L.; Franco, E.
Revista: Procedia Structural Integrity 37 (2022) 159
Editor: Elsevier
Keywords: Structural health monitoring; digital image correlation; Madeira Airport
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Identificação dos efeitos das reações expansivas do betão em pilares através de nivelamentos geométricos
A ponte antiga da Foz do rio Dão é uma obra de arte inserida no IP3, cujas relevantes deficiências estruturais, principalmente decorrentes da existência de reações expansivas internas do betão, de que resulta uma fendilhação visível nos seus pilares, motivaram a sua substituição, em agosto de 2015, permanecendo, desde então, interdita ao tráfego rodoviário e pedonal.Desde 2009, esta obra de arte tem sido objeto de diversas inspeções, incluindo subaquáticas, de estudos envolvendo ensaios laboratoriais, bem como de diversas campanhas de observação do seu comportamento estrutural, fundamentalmente baseadas na realização de nivelamentos geométricos do tabuleiro e de ensaios de caracterização dinâmica. Para além da caracterização da condição da estrutura, estas ações visaram a deteção precoce de uma eventual degradação da ponte que pusesse em causa a sua segurança, necessária numa primeira fase para manter a estrutura em serviço e, desde agosto de 2015, de forma a prevenir um colapso que poderia afetar a nova ponte.Na presente comunicação apresenta-se o procedimento seguido no tratamento da informação recolhida pelas 19 campanhas de nivelamento geométrico realizadas deste 2009, incluindo duas campanhas realizadas após a desativação da ponte, tendo em vista determinar a evolução dos efeitos das reações expansivas do betão nos pilares desta obra de arte ao longo do período em causa. Por fim, a evolução dos resultados assim obtidos é comparada com a tendência manifestada nos 7 ensaios dinâmicos ambientais realizados no mesmo período
Ano: 2021
Número Páginas:
767-777pp.
Autor(es): Xu, Min; Lima, J. N.; Oliveira Santos, L.
Editor: Luís Oliveira Santos, Eduardo Júlio, José Sena Cruz
Keywords: Regressão linear múltipla; Reações expansivas do betão; Nivelamento geométrico; Ponte de betão
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Monitoring of ASR/ISR structural effects in Aguieira bridges
The São João das Areias and Criz II bridges were affected by internal swelling reactions of concrete, which particularly affected their piers and foundations. Laboratory tests diagnosed both Alkali-Aggregate Reaction and Internal Sulphate Reaction as the causes of those expansions. This situation motivated important rehabilitation works on these bridges. In the course of these works, a structural health monitoring system was installed in each of these bridges in order to characterize the structural effects of the swelling reactions, both in the loss of rigidity and the temporal evolution of this degradation. The aim of this paper is to describe the instrumentation performed in these bridges and present thepreliminary results achieved.
Ano: 2021
Número Páginas:
1105-1115.
Autor(es): Oliveira Santos, L.; Xu, Min; Santos Silva, A.
Editor: LNEC
Volume:
Volume I.
Keywords: structural monitoring; concrete bridges; ASR/ISR structural effects
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Monitorização avançada da estrutura de ampliação do Aeroporto da Madeira
O Aeroporto da Madeira é uma infraestrutura crítica da Região Autónoma da Madeira, com umas características estruturais únicas, o que motivou a monitorização do seu comportamento estrutural desde a construção da estrutura de ampliação da pista, que decorreu entre 1995 e 2000.A notável evolução tecnológica ocorrida desde então, bem como o conhecimento do comportamento da estrutura, tornaram natural uma atualização do sistema de monitorização que permitisse beneficiar da aplicação de recentes tecnologias a esta estrutura, tendo em vista a obtenção de informação relevante para a gestão da sua conservação.Para além da instalação de um novo sistema de aquisição que permite tirar partido dos sensores originais que se encontram operacionais, foram adicionadas novas vertentes, designadamente a monitorização do movimento das juntas de dilatação e, principalmente, do comportamento dinâmico, através de um conjunto de acelerómetros e extensómetros em fibra ótica, bem como por via da instalação de um sistema de correlação digital de imagem digital.Nesta comunicação é brevemente descrito o sistema de monitorização original, bem como os novos sensores e alguns dos resultados iniciais, que se afiguram promissores.
Ano: 2021
Número Páginas:
839-848.
Autor(es): Oliveira Santos, L.; Xu, Min; Barros, F.; Aguiar, S.; Sousa, P.; Tavares, P.; Moreira, P.; Franco, E.
Editor: APEE / GPBE
Keywords: Aeroporto da Madeira; Monitorização da integridade estrutural; Correlação digital de imagem
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Monitorização da integridade estrutural da ponte ferroviária das Pirâmides
N/A
Ano: 2021
Autor(es): Oliveira, P.; Santos, J.; Silveira, A. P. C. da; Pipa, M.; Freire, L.
Editor: Congresso Nacional Reabilitar & Betão Estrutural 2020
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Calibração de coeficientes parciais de segurança
A possibilidade de ajustar coeficientes parciais de segurança tem manifesto interesse no âmbito dasegurança de estruturas existentes. Os coeficientes de segurança especificados na regulamentação paraestruturas novas aplicam-se a populações relativamente vastas de estruturas, podendo não refletircorretamente os níveis de incerteza reais numa estrutura particular existente. Se, durante a avaliação deuma estrutura existente, estiver disponível informação relevante a respeito de uma dada variável básicado problema de segurança, deve-se ponderar a possibilidade de ajustar o coeficiente de segurança dessavariável concreta.O Eurocódigo 0 refere na Cláusula C.3 que a maioria dos coeficientes propostos nos Eurocódigos foramestabelecidos
Ano: 2018
Número Páginas:
8p.
Autor(es): Jacinto, L. A. do C.; Oliveira Santos, L.; Neves, L.
Editor: GPBE
Keywords: Segurança estrutural; FORM; Calibração; Estruturas existentes; Coeficientes parciais de segurança
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Ensaios dinâmicos ambiente para avaliação dos danos na Ponte Antiga da Foz do Dão
As características dinâmicas de uma estrutura refletem o seu comportamento global, pelo que alterações dos parâmetros modais podem indicar eventuais alterações da rigidez da estrutura e das suas condições de fronteira. Neste sentido tem-se vindo a desenvolver a técnica de deteção de dano através de ensaios de caracterização dinâmica ambientais, realizados in situ sem restrições ao funcionamento das obras. Nesta comunicação apresenta-se a aplicação dessa técnica de ensaios na ponte antiga de Foz do Dão, atualmente desativada. A ponte apresenta danos evidentes nos seus elementos estruturais, em parte resultantes de reações expansivas no betão. Foram efetuados ensaios de caracterização dinâmica durante os últimos anos, permitindo um acompanhamento da evolução do seu estado de conservação geral e dos efeitos desses danos no comportamento estrutural global. Na análise da evolução das características dinâmicas tiveram-se em consideração os efeitos das condições ambientais e operacionais.
Ano: 2018
Número Páginas:
10p.
Autor(es): Xu, Min; Oliveira Santos, L.; Pipa, M.
Editor: BE2018
Keywords: Efeitos ambientais; Reações expansivas do betão; Avaliação de danos; Caracterização dinâmica
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Monitorização dos efeitos estruturais das reações expansivas do betão nas pontes do Criz II e de São João das Areias
As pontes de São João das Areias e de Criz II foram afetadas pelo desenvolvimento de reações expansivas do betão, que afetaram particularmente os seus pilares e fundações, motivando importantes trabalhos de reabilitação destes elementos estruturais. No decurso destes trabalhos, as duas obras de arte foram instrumentadas visando proceder à caracterização dos efeitos estruturais das referidas reações expansivas, tanto em termos da perda de rigidez como da evolução temporal dessa degradação.
Ano: 2018
Número Páginas:
8p.
Autor(es): Oliveira Santos, L.; Xu, Min; Freire, L.
Editor: BE2018
Keywords: Reações expansivas do betão; Monitorização estrutural; Ponte betão armado
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Teses de Doutoramento
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Retracção do betão em pontes
A retracção tem uma importância significativa na concepção, dimensionamento, processoconstrutivo e comportamento em serviço de grandes estruturas de betão. No entanto, não estãoainda completamente esclarecidos os mecanismos básicos a ela inerentes e o modo comointeragem entre si, além de que os modelos de previsão não consideram de forma adequada ainfluência dos factores que a determinam.Os objectivos desta dissertação prendem-se com o estudo da retracção do betão e suasconsequências estruturais em pontes, aprofundando e desenvolvendo trabalhos anteriormenteefectuados neste domínio.Neste sentido, foi planeada uma extensa campanha de ensaios em provetes tendo em vista, aavaliação da influência da espessura das peças, a quantificação da retracção diferencial que seprocessa na espessura das peças, a avaliação da influência de diferentes condições ambientais,para além da aferição da metodologia experimental utilizada pelo Núcleo do Observação deEstruturas do LNEC.Foi também realizado um conjunto de ensaios com vista a obter um melhor esclarecimento darelação entre a retracção de provetes de betão colocados em obra e a retracção que ocorre nassecções dos tabuleiros em caixão de pontes. Para tal, foram executados e instrumentadospainéis de parede de betão que foram mantidos em condições ambientais semelhantes às dasalmas de um tabuleiro em caixão, isto é, uma das faces sujeita a ambiente interior e a outra aambiente exterior e, simultaneamente, foi também avaliada a retracção do mesmo betão emprovetes colocados nesses diferentes ambientes. Com a informação obtida foi possível, por umlado, avaliar a retracção das peças sujeitas a diferentes ambientes em duas superfícies opostase, por outro lado, esclarecer qual a relação entre a retracção medida em provetes de betão e aretracção que ocorre nos elementos estruturais cujas faces opostas estão sujeitas a essesdiferentes ambientes.Com base nos resultados obtidos nos ensaios realizados, foi proposta uma metodologia para amodelação do comportamento estrutural de pontes que considera a não uniformidade daretracção do betão na secção transversal do tabuleiro. Essa metodologia, que consiste naconsideração integrada de um modelo longitudinal global da estrutura e de modelos locais dasaduelas, tirando partido da informação experimental disponível sobre a retracção, foi aplicada àspontes S. João e Miguel Torga, cujo comportamento estrutural é observado pelo LNEC.Por último, apresentam-se as principais conclusões do trabalho e formulam-se algumasperspectivas sobre o seu desenvolvimento futuro.
Ano: 2007
Autor(es): Santos, T.
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Relatórios
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Relatório de atividades do Núcleo de Observação de Estruturas no ano de 2023
O presente documento visa apresentar de forma sucinta as atividades desenvolvidas pelo Núcleo deObservação de Estruturas do Departamento de Estruturas durante o ano de 2023. A atividade desenvolvida está apresentada de acordo com as vertentes habitualmente consideradas no LNEC, isto é, i) Investigação e Inovação; ii) Estudos e pareceres; iii) Outras atividades científicas e técnicas. Este relatório inclui também uma caracterização dos recursos humanos afetos ao núcleo, bem como da faturação externa obtida.
Ano: 2024
Autor(es): Oliveira Santos, L.
Keywords: Núcleo de Observação de Estruturas; Relatório de atividade
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Software DT500COM - Controlo dos Geologgers da Série DT500, da Datataker
Neste relatório apresenta-se o software desenvolvido para controlo das subunidades de aquisição Geologger série 500, da Datataker. Para além de se fornecerem indicações para trabalhar com o software referido, é feita uma apresentação do projeto desenvolvido na linguagem de programação C#.
Ano: 2016
Autor(es): Silveira, A. P. C. da; Barateiro, J.
Keywords: C#; Data logger; Porta série
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OPÇÕES E PARÂMETROS ADOPTADOS NO ANEXO NACIONAL DA EN-1991-1-5
Em 1975 a Comunidade Económica Europeia adoptou um programa de acção tendente aharmonizar as especificações técnicas e a eliminar entraves técnicos, na área daconstrução.Neste sentido foram criadas regras técnicas para o projecto de estruturas, que numaprimeira fase coexistiriam com as regras preconizadas na regulamentação nacional, masque posteriormente as deveriam substituir.Deste modo encontra-se em fase final de desenvolvimento um conjunto de EurocódigosEstruturais, dos quais faz parte o Eurocódigo 1
Ano: 2008
Número Páginas:
40pp.
Autor(es): Silveira, A. P. C. da
Keywords: Parâmetros adoptados; Opções; En-1991-1-5; No anexo nacional
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Materiais metálicos. Arames. Ensaio de dobragem alternada. Projecto de revisão da NP 851 (1971)
O presente trabalho apresenta um projecto de revisão da Norma Portuguesa NP 851 (1971)
Ano: 1991
Autor(es): Baptista, A. M.
Keywords: Normalização; Ensaio de Dobragem Alternada; Arames; Materiais metálicos
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Materiais metálicos. Ensaio de dureza. Ensaio Vickers. 1ª Parte: HV5 a HV100. Projecto de Norma Portuguesa.
O presente trabalho apresenta um projecto de Norma Portuguesa relativo ao ensaio de dureza Vickers (HV5 a HV100) de materiais metálicos, e insere-se numa série de estudos programados pelo autor, enquanto coordenador da normalização nacional no domínio dos ensaios mecânicos, físicos e não-destrutivos de materiais metálicos, a fim de actualizar as Normas Portuguesas existentes neste domínio.O texto apresentado consiste na versão final de uma proposta redigida pelo autor, na sequência dos estudos efectuados ao nível da Comissão Técnica de Normalização competente.
Ano: 1990
Autor(es): Baptista, A. M.
Keywords: Normalização; Ensaio Vickers; Ensaio de dureza; Materiais metálicos
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