A Modernização e Valorização do LNEC, que se baseia no conceito de transformação digital, passa pela desburocratização e desmaterialização de processos, bem como pela renovação dos sistemas e infraestruturas, tendo em vista a melhoria do desempenho e da qualidade do serviço prestado em prol da sociedade. O processo teve início em 2010, com o projeto ReDeP_C – Redesenho e Desmaterialização dos Processo do LNEC, com vista a melhorar a qualidade do serviço aos Clientes. Este projeto foi cofinanciado pelo Programa QREN. Esta operação teve um impacto muito significativo na maioria dos processos de trabalho e na qualidade da resposta aos clientes. No entanto, a evolução tecnológica no domínio das TIC e a crescente exigência da sociedade sobre os Organismos da Administração Pública, em particular no caso dos Laboratórios de Estado, levam a que este processo de modernização administrativa tenha de ser continuado. Este esforço traduz-se atualmente no desenvolvimento de três linhas estratégicas de atuação: implementar um sistema geral de gestão da qualidade; melhorar a interação com clientes e parceiros; e criar instrumentos de apoio à decisão suportados em indicadores de desempenho. Os Projetos GO-LNEC - Capacitação para a Melhoria da Qualidade na Gestão Operacional do LNEC, LNEC+Perto - Aproximação do LNEC à Sociedade e BI-LNEC -Instrumentos de Gestão e de Monitorização no LNEC, em curso, são os instrumentos desta política de modernização e valorização do LNEC. Estes Projetos são cofinanciados pelo Portugal 2020, através do COMPETE 2020, com financiamento do Fundo Social Europeu (GO-LNEC e BI-LNEC) e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (LNEC+Perto). |