Saltar para o conteúdo

Estratégia


A atividade de investigação e inovação desenvolvida no LNEC tem sido enquadrada por planos de natureza estratégica, desenvolvidos em linhas de investigação consideradas prioritárias pelo seu interesse para o país. A definição das várias linhas de investigação e dos projetos que as substanciam foi sempre efetuada no LNEC em estreita ligação com as necessidades detetadas na prática da engenharia civil e, de modo crescente, em parceria com outras entidades do sistema de ciência e tecnologia ou de natureza empresarial, nacionais e internacionais.

Esta atividade, tradicionalmente programada em ciclos quadrienais, passou, no último ciclo (2013-2020), a ser enquadrada por uma Estratégia de Investigação e de Inovação para sete anos, em estreito alinhamento com os ciclos de financiamento, nomeadamente o programa de financiamento comunitário Horizonte Europa. O LNEC tem procurado promover a atividade de investigação em projetos interdisciplinares, em colaboração com parceiros externos e recorrendo às várias fontes de financiamento disponíveis.

O enquadramento jurídico do LNEC, a sua missão e o historial da sua ação em todos os domínios de atividade, com a perceção que daí resulta do potencial de contribuição do LNEC para a resposta a necessidades de investigação e inovação (I&I) para a sociedade, constituem uma base essencial para a definição da Estratégia de Investigação e Inovação.

É igualmente importante a análise do contexto em que se desenvolvem as atividades de investigação e inovação nos domínios relacionados com a missão do LNEC. Esta análise é feita nos quadros nacional, europeu, internacional   e do próprio LNEC e constitui a Parte I da E2I (E2I 21-27).
A definição estratégica, apresentada na Parte II, compreende:

‒ Um breve enquadramento da atividade do LNEC;
‒ A explicitação das grandes linhas orientadoras da atividade de I&I;
‒ O conceito estratégico, estruturado com base num ciclo de investigação e inovação;
‒ O estabelecimento de objetivos, indicadores e metas.

A Parte III deste documento apresenta o Plano de Ação para a implementação da definição estratégica de I&I.


Matriz programática

A complexidade dos desafios de I&D&I identificados no contexto em que atua o LNEC requer respostas inovadoras e integradas.

A organização da investigação deve assentar numa articulação que se pretende dinâmica e virtuosa entre competências existentes ou a desenvolver pelo LNEC e respostas à procura institucional e aos desafios da sociedade.

Esta articulação é traduzida na matriz programática, que combina 5 eixos programáticos e 9 temáticas prioritárias

Estes eixos dividem-se em três eixos estruturantes, enquadradores de projetos que respondam a necessidades da sociedade nos domínios do património construído (E1), cidades e territórios (E2) e recursos naturais (E3), e dois eixos transversais, um no domínio do risco e segurança (E4) e outro que enquadra projetos que contribuem para o desenvolvimento de instrumentos para a inovação aplicáveis em todos os outros domínios (E5).