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Gap inner presure in multy-storey double skin facades
double-skin façades (DSF) areused as an architectural solution to improve indoor comfort being characterized by having at least two membranes between the indoor occupied space and the exterior environment, separated by ana ir gap where the shading devices lie. The pressure within he gap plays an important role on i) the glazing structural safety; ii) te sahft ventilation, in particular if a natural ventilation scheme is implemented, but also to promote an efficient gap air change, and; iii) the safety of the maintenence satff, especially when windows may be opened to the interior.Although there are several DSF typologies only the multi-storey case, where no horizontal or vertical partitioning exists between the two skins, will be analised in this paper. Nevertheless, there are still a number of possible layouts for multi-storey DSF that might impose different pressure distributions within the gap. This paper refers to a set of wind tunnel tests made over a building model wit different multi-storey DSF layouts - from open an all edges to fully lateral closure and from naroow to wide gap depths, for an extented range of wind directions. The experimental data showed a layout dependent inner wall pressure distribution that may be considered different from the unsheltered building.
Ano: 2008
Número Páginas:
1553-1559.
Autor(es): Marques da Silva, F.; MG Gomes
Editor: Elsevier
Volume:
40.
Keywords: Double skin façades
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Load Tests of a Cable-Stayed Bridge in Coimbra, Portugal
Field load testing is an effective method to evaluate bridge performance and to calibrate structural models. This paper presents the load tests of the cable-stayed Rainha Santa Isabel Bridge which crosses the Mondego River near Coimbra, in Portugal. During these tests, several parameters were measured, like vertical displacements of the deck, horizontal displacements of the mast, rotations, strains and stay forces. Different types of equipment were used in order to get more accurate measurements. The experimental results are compared with the analytical values computed with a finite element model of the bridge.
Ano: 2007
Número Páginas:
337-341pp.
Autor(es): Oliveira Santos, L.; Xu, Min
Revista: Structural Engineering International
Editor: Taylor & Francis
Volume:
Volume 17, Number 4.
Keywords: finite element method; instrumentation; load tests; cable-stayed; bridges
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Observação e análise do comportamento dinâmico da Ponte Ferroviária de São João, sobre o rio Douro
A ponte ferroviária de S. João, sobre o rio Douro, na cidade do Porto, é uma estrutura de betão armadopré-esforçado, contínua com os viadutos de acesso, com uma extensão total de 1028,8m. Projetadapelo Prof. Edgar Cardoso, esta obra de arte foi inaugurada em 1991.A ponte foi instrumentada durante a construção tendo em vista a caracterização experimental do seucomportamento estrutural estático, com base em campanhas periódicas. Em 2007 foi efetuada amodernização do sistema instalado, visando fundamentalmente a automatização das medições, apossibilidade de acesso remoto aos dados obtidos bem como o seu processamento em tempo real.Posteriormente foi instalado o equipamento necessário à monitorização do comportamento dinâmicoda ponte, através da medição de acelerações verticais e transversais no tramo central do tabuleiro.Tendo em vista o processamento automático da informação assim recolhida, foi desenvolvido umprocedimento para extrair as características dinâmicas da estrutura a partir das acelerações medidas,com base no método de identificação estocástica em subespaços com base nas funções de correlação(SSI-COV) e na análise de clusters.Nesta comunicação será apresentada a metodologia utilizada para o processamento de dados e aidentificação de características dinâmicas da estrutura em tempo real, bem como uma análise dosresultados obtidos durante um ano e meio de observação.
Ano: 2016
Número Páginas:
12p.
Autor(es): Xu, Min; Oliveira Santos, L.; Suleyman, Naim
Editor: GPBE
Keywords: Ensaios de vibração ambiental; Análise modal operacional; Monitorização dinâmica contínua; Ponte ferroviária
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SHM of the new bridge over the River Sado in Portugal during construction
The new railway crossing over the River Sado is a 2,7 km long bridge, including two approach viaducts and a main bridge. The main bridge, with a continuous deck over 480 m, consists of three continuous bowstrings with a single plane of hangers on the bridge axis. The bridge is located in an environmentally sensitive area which conditioned the design and the construction methods used.The bridge importance, its structural complexity and the innovative constructions methods used were the main constraints and motivations for the development of the implemented structural monitoring system, which is described herein. The motivation of this paper is to present the structural monitoring system and the experimental bridge behaviour during the deck incremental launching and the hoisting of the arches.
Ano: 2016
Número Páginas:
8p.
Autor(es): Oliveira Santos, L.; Xu, Min; Santos, J.
Editor: IABSE - International Association for Bridges and Structural Engineering
Keywords: incremental launching; bridge construction; bowstring arch bridge; structural health monitoring
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The role of in-situ specimen measurements in appraising creep and shrinkage model predictions
Although the majority of shrinkage and creep models are relative recent and comprehensive, there is a lack of consensus in their utilisation due to substantial scatter in their predictions, even when comparisons are made under relatively well controlled conditions. On one hand, creep and shrinkage are complex phenomena that depend on several factors such as concrete composition and mechanical properties, shape and geometric parameters, curing and environmental conditions, etc. On the other hand, models are typically assessed on a deterministic basis without incorporating information related to input variability.In addition, the scarcity of long-term measurements has been a major impediment in validating creep and shrinkage models over substantial periods of typical design lives, i.e. over decades rather than years. It is worth noting that although most large prestressed concrete bridges are designed for a lifetime of at least 100 years, only a small fraction of the publicly available data sets cover more than a few years. This type of information is even rarer for measurements from in-situ specimens exposed to realistic environmental conditions. In this paper, a selection of creep and shrinkage models is assessed by considering measurements from concrete specimens located on actual bridges and, in view of the above remarks, a probabilistic approach is implemented. The suitability of the selected models in producing deformation-time profiles based on in-situ measurements and the influence of case-specific input variability is investigated via sensitivity analysis and Monte Carlo simulation. The work is supported by two well-documented testbeds offering extensive field data - the Lezíria Bridge and São João Bridge, for which a set of creep and shrinkage measurements at specimen level are available with a comprehensive characterization of the employed concrete and good understanding of the prevailing environment.
Ano: 2016
Número Páginas:
10p.
Autor(es): Sousa, H. M.; Oliveira Santos, L.; Chryssanthopoulos, M.
Editor: RILEM
Keywords: in-situ specimen; Monte Carlo simulation; Experimental data; Time-dependent behaviour of concrete
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Avaliação experimental da força em cabos
A crescente utilização estrutural de cabos torna relevante a avaliação experimental da força suportada por estes elementos. Nesta comunicação é apresentada uma metodologia para essa medição através do método da vibração, visando a otimização e automatização da determinação das forças instaladas. Por fim, apresentam-se três casos de estudo com diferentes características.
Ano: 2015
Número Páginas:
10p.
Autor(es): Caeiro, Bruno; Xu, Min; Oliveira Santos, Luís
Editor: Associação Portuguesa para a Segurança e Conservação de Pontes
Keywords: Pontes suspensas; Método da vibração; Força em cabos
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Ensaios de carga das pontes sobre os rios Curoca e Bentiaba, em Angola
Os ensaios das pontes sobre os rios Curoca e Bentiaba, na província do Namibe, em Angola, foram realizados por equipas dos Laboratórios de Engenharia de Angola (LEA) e de Portugal (LNEC) com o objetivo de avaliar o seu comportamento estrutural e de esclarecer algumas dúvidas suscitadas durante a construção. Neste trabalho descrevem-se os ensaios realizados e de que forma a sua realização permitiu verificar o desempenho das obras e a sua aptidão para entrada em serviço.
Ano: 2015
Número Páginas:
10p.
Autor(es): Oliveira Santos, L.; Fonseca, J.; Rosario, J.; Cabral, P.
Revista: Concepção, conservação e reabilitação de pontes
Editor: Associação Portuguesa para a Segurança e Conservação de Pontes
Volume:
1.
Keywords: Tabuleiro pré-fabricado; Ponte de betão pré-esforçado; Ensaios de carga
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Monitorização dinâmica e análise modal automáticas do viaduto de Santana do Cartaxo
O presente artigo descreve o sistema de monitorização estrutural instalado no viaduto ferroviário de Santana do Cartaxo assim como os procedimentos desenvolvidos para a extração automática de informação com caráter modal e estático ao longo do tempo. Esta monitorização tem como objetivo o controlo da segurança da estrutura em tempo real, tendo para isso sido instalados acelerómetros uniaxiais apartir dos quais é realizada análise modal operacional, para determinar as características dinâmicas da estrutura, e transdutores de deslocamentos, para estudar as variações impostas aos aparelhos de apoio. Dá-se, no presente artigo, maior importância à descrição dos procedimentos de extração automática de informação modal, com base no método de identificação estocástica em subespaços (SSI) e na análise de clusters.
Ano: 2015
Número Páginas:
11p.
Autor(es): Coelho, T.; Santos, J.; Silveira, A. P. C. da; Oliveira, P.
Keywords: Monitorização Integridade estrutural; Monitorização dinâmica
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Sistema integrado de monitorização da integridade estrutural e da durabilidade da Ponte da Ribeira D'Água na ilha da Boa Vista, em Cabo Verde
Apresenta-se o sistema integrado de monitorização da integridade estrutural e da durabilidade da nova Ponte da Ribeira D
Ano: 2015
Número Páginas:
10p.
Autor(es): Oliveira Santos, L.; Varela, J.; Pereira, E. V.
Revista: Concepção, conservação e reabilitação de pontes
Editor: Associação Portuguesa para a Segurança e Conservação de Pontes
Volume:
1.
Keywords: Monitorização para a durabilidade; Monitorização da integridade estrutural; Comportamento diferido do betão; Ponte de betão pré-esforçado
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AÇÃO DO VENTO EM EDIFÍCIOS ESBELTOS NO ÂMBITO DO EUROCÓDIGO
A ação do vento é um fator importante a considerar na análise do comportamento de estruturas de esbeltas e, em particular, flexíveis.A Norma Portuguesa - NP EN 1991-1-4, EUROCÓDIGO 1: Ações em estruturas, Parte 1-4: Ações gerais
Ano: 2014
Número Páginas:
11.
Autor(es): Marques da Silva, F.
Keywords: Eurocódigo; Vento
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Ensaios da Ponte Internacional de Valença após a reabilitação dos pilares e fundações
arte metálica destinada ao tráfego rodoviário e ferroviário. Recentemente, com o intuito de prolongar a vida útil da obra e aumentar a segurança de circulação, foi efetuada uma intervenção profunda ao nível das fundações, dos pilares, dos aparelhos de apoio e do sistema resistente às forças horizontais.Na sequência desta intervenção foram realizados ensaios de carga estáticos e ensaios de frenagem, com o objetivo de aferir o sucesso da reabilitação. Para este efeito, na conceção dos ensaios e da instrumentação efetuada houve particular atenção à caracterização do comportamento dos pilares, dos aparelhos de apoio e dos dispositivos de absorção das forças horizontais.Na presente comunicação, para além de uma breve descrição da obra e dos trabalhos de reabilitação, descrevem-se os ensaios realizados e apresentam-se os principais resultados obtidos, que permitiram caracterizar o comportamento da estrutura nas novas condições de funcionamento.
Ano: 2014
Número Páginas:
14p.
Autor(es): Oliveira, P.; Xu, Min; Oliveira Santos, L.; Campos, P.
Editor: LNEC
Keywords: Dispositivos LUD; Ensaios de frenagem; Reabilitação; Ponte metálica
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Monitoramento e ensaio de pontes
O monitoramento e ensaio de pontes é uma atividade com uma forte base experimental, cuja utilidade tem vindo a suscitar o interesse crescente de projetistas e responsáveis pela gestão de parques de obras de arte. Os requisitos para esta atividade têm aumentado nas últimas décadas, alargando-se às questões associadas com a durabilidade dos materiais e das estruturas, o que tem estimulado novos desenvolvimentos.Nesta comunicação apresenta-se uma resenha histórica do monitoramento de pontes, baseada na experiência do LNEC, apontando algumas especificidades e sistematizando a evolução verificada na sua conceção e implementação. Salienta-se a capacidade atualmente existente para medição das mais diversas grandezas, bem como para o seu processamento, transmissão e disponibilização, perspetivando-se os aspetos mais promissores da evolução desta atividade. São ainda, enquadrados os diversos tipos de ensaios de pontes, tanto estáticos como dinâmicos, indicando as principais vantagens e limitações a eles associadas.
Ano: 2014
Número Páginas:
14p.
Autor(es): Oliveira Santos, L.
Editor: GBPE - Grupo Brasileiro de Pontes e Estruturas
Keywords: Pontes; Comportamento diferido do betão; Ensaio dinâmico; Ensaio estático; Monitorização da durabilidade; Monitorização da integridade estrutural
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Teses de Doutoramento
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Retracção do betão em pontes
A retracção tem uma importância significativa na concepção, dimensionamento, processoconstrutivo e comportamento em serviço de grandes estruturas de betão. No entanto, não estãoainda completamente esclarecidos os mecanismos básicos a ela inerentes e o modo comointeragem entre si, além de que os modelos de previsão não consideram de forma adequada ainfluência dos factores que a determinam.Os objectivos desta dissertação prendem-se com o estudo da retracção do betão e suasconsequências estruturais em pontes, aprofundando e desenvolvendo trabalhos anteriormenteefectuados neste domínio.Neste sentido, foi planeada uma extensa campanha de ensaios em provetes tendo em vista, aavaliação da influência da espessura das peças, a quantificação da retracção diferencial que seprocessa na espessura das peças, a avaliação da influência de diferentes condições ambientais,para além da aferição da metodologia experimental utilizada pelo Núcleo do Observação deEstruturas do LNEC.Foi também realizado um conjunto de ensaios com vista a obter um melhor esclarecimento darelação entre a retracção de provetes de betão colocados em obra e a retracção que ocorre nassecções dos tabuleiros em caixão de pontes. Para tal, foram executados e instrumentadospainéis de parede de betão que foram mantidos em condições ambientais semelhantes às dasalmas de um tabuleiro em caixão, isto é, uma das faces sujeita a ambiente interior e a outra aambiente exterior e, simultaneamente, foi também avaliada a retracção do mesmo betão emprovetes colocados nesses diferentes ambientes. Com a informação obtida foi possível, por umlado, avaliar a retracção das peças sujeitas a diferentes ambientes em duas superfícies opostase, por outro lado, esclarecer qual a relação entre a retracção medida em provetes de betão e aretracção que ocorre nos elementos estruturais cujas faces opostas estão sujeitas a essesdiferentes ambientes.Com base nos resultados obtidos nos ensaios realizados, foi proposta uma metodologia para amodelação do comportamento estrutural de pontes que considera a não uniformidade daretracção do betão na secção transversal do tabuleiro. Essa metodologia, que consiste naconsideração integrada de um modelo longitudinal global da estrutura e de modelos locais dasaduelas, tirando partido da informação experimental disponível sobre a retracção, foi aplicada àspontes S. João e Miguel Torga, cujo comportamento estrutural é observado pelo LNEC.Por último, apresentam-se as principais conclusões do trabalho e formulam-se algumasperspectivas sobre o seu desenvolvimento futuro.
Ano: 2007
Autor(es): Santos, T.
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Relatórios
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Relatório de atividades do Núcleo de Observação de Estruturas no ano de 2023
O presente documento visa apresentar de forma sucinta as atividades desenvolvidas pelo Núcleo deObservação de Estruturas do Departamento de Estruturas durante o ano de 2023. A atividade desenvolvida está apresentada de acordo com as vertentes habitualmente consideradas no LNEC, isto é, i) Investigação e Inovação; ii) Estudos e pareceres; iii) Outras atividades científicas e técnicas. Este relatório inclui também uma caracterização dos recursos humanos afetos ao núcleo, bem como da faturação externa obtida.
Ano: 2024
Autor(es): Oliveira Santos, L.
Keywords: Núcleo de Observação de Estruturas; Relatório de atividade
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Software DT500COM - Controlo dos Geologgers da Série DT500, da Datataker
Neste relatório apresenta-se o software desenvolvido para controlo das subunidades de aquisição Geologger série 500, da Datataker. Para além de se fornecerem indicações para trabalhar com o software referido, é feita uma apresentação do projeto desenvolvido na linguagem de programação C#.
Ano: 2016
Autor(es): Silveira, A. P. C. da; Barateiro, J.
Keywords: C#; Data logger; Porta série
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OPÇÕES E PARÂMETROS ADOPTADOS NO ANEXO NACIONAL DA EN-1991-1-5
Em 1975 a Comunidade Económica Europeia adoptou um programa de acção tendente aharmonizar as especificações técnicas e a eliminar entraves técnicos, na área daconstrução.Neste sentido foram criadas regras técnicas para o projecto de estruturas, que numaprimeira fase coexistiriam com as regras preconizadas na regulamentação nacional, masque posteriormente as deveriam substituir.Deste modo encontra-se em fase final de desenvolvimento um conjunto de EurocódigosEstruturais, dos quais faz parte o Eurocódigo 1
Ano: 2008
Número Páginas:
40pp.
Autor(es): Silveira, A. P. C. da
Keywords: Parâmetros adoptados; Opções; En-1991-1-5; No anexo nacional
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Materiais metálicos. Arames. Ensaio de dobragem alternada. Projecto de revisão da NP 851 (1971)
O presente trabalho apresenta um projecto de revisão da Norma Portuguesa NP 851 (1971)
Ano: 1991
Autor(es): Baptista, A. M.
Keywords: Normalização; Ensaio de Dobragem Alternada; Arames; Materiais metálicos
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Materiais metálicos. Ensaio de dureza. Ensaio Vickers. 1ª Parte: HV5 a HV100. Projecto de Norma Portuguesa.
O presente trabalho apresenta um projecto de Norma Portuguesa relativo ao ensaio de dureza Vickers (HV5 a HV100) de materiais metálicos, e insere-se numa série de estudos programados pelo autor, enquanto coordenador da normalização nacional no domínio dos ensaios mecânicos, físicos e não-destrutivos de materiais metálicos, a fim de actualizar as Normas Portuguesas existentes neste domínio.O texto apresentado consiste na versão final de uma proposta redigida pelo autor, na sequência dos estudos efectuados ao nível da Comissão Técnica de Normalização competente.
Ano: 1990
Autor(es): Baptista, A. M.
Keywords: Normalização; Ensaio Vickers; Ensaio de dureza; Materiais metálicos
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