Vista geral do modelo físico
Neste contexto, e para que pudessem ser atingidos os objetivos pretendidos, foram reproduzidas em modelo físico duas condições de layout portuário: uma correspondente à Situação Atual, e uma outra proposta pelo projetista que prevê o prolongamento do molhe da Pontinha em cerca de 400 m e alterações a operar na atual Marina do Funchal, nomeadamente em termos da relocalização da sua entrada.
Para cada uma das condições de layout reproduzidas foram avaliados:
- a) as condições de tranquilidade portuária;
- b) as subpressões instaladas em pontos notáveis do cais 8;
- c) as condições de galgamento das atuais e futuras infraestruturas da envolvente da bacia, especialmente dos diversos cais de acostagem;
- d) o comportamento hidráulico da resposta da bacia portuária ao escoamento fluvial nas fozes das ribeiras em situação de "alerta vermelho”, identificando, de modo qualitativo, o leque aluvionar instalado no interior da bacia;
O modelo físico foi construído nas instalações experimentais do Departamento de Hidráulica e Ambiente (DHA) do LNEC, num tanque de ondas do Pavilhão de Hidráulica Marítima com as dimensões de 44.0 x 23.0 m2, equipado com 2 geradores móveis de ondas irregulares. A construção do modelo reduzido foi realizada de acordo com a lei de semelhança de Froude, tendo sido utilizada a escala geométrica de 1:60.
Deposição de sedimentos a jusante da Ribeira de São João
Exemplo de resultado para índices de agitação
Exemplo de resultado das subpressões num dos caixotões do cais 8 no sensor SP2 para a situação atual
Instituições e Equipas de trabalho:
LNEC - Departamento de Hidráulica e Ambiente
- Conceição Juana Fortes
- Rute Lemos
- Luís Gabriel Silva
- Maria da Graça Neves
- João Nuno Fernandes
- Liliana Pinheiro
- Francisco Sancho