Na sequência dos estragos ocorridos no porto das Lajes das Flores durante a passagem do furacão Lorenzo, foi sentida a necessidade de proteger pelo menos o enraizamento do molhe-cais do porto, a fim de proporcionar ao porto alguma operacionalidade que garantisse à população da Ilha das Flores poder continuar a ser servida por via marítima. Os ensaios em modelo reduzido da solução proposta foram realizados no LNEC em 2020.
Com o início dos trabalhos de construção, constatou-se que as condições encontradas no terreno eram diversas daquelas que haviam sido consideradas no projeto, o que conduziu à sua reformulação e a uma reavaliação com ensaios em modelo reduzido bidimensional (2.ª série de ensaios, realizada em 2021).
O objetivo destes ensaios foi a avaliação das condições de galgamento da nova solução definida pelo projetista, bem como as pressões exercidas pela agitação marítima nas estruturas verticais do conjunto de obras. Foram ensaiados 4 perfis, correspondentes a duas localizações distintas.
Instituições e Equipas de trabalho:
LNEC – Departamento de Hidráulica e Ambiente