Artigos de Revista
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Use of soil-rock mixtures in dam construction
The employment of non-traditional materials such as soil
Ano: 2014
Número Páginas:
11pp.
Autor(es): Caldeira, L.; Brito, A.
Revista: Journal of Construction Engineering and Management
Editor: ASCE (American Society of Civil Engineers)
Volume:
Volume 140 / Nº 8.
Keywords: Dam performance; Weathered schist; Compaction; Construction control; Soil
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Use of Soil-Rock Mixtures in Dam Construction
The employment of nontraditional materials such as soil-rock mixtures, for economic and environmental reasons, in the construction of earthworks poses some new challenges for compaction techniques and their control, and for the determination of the embankment characteristics that result from the compaction method. Those characteristics experience important changes according to the relative percentages of the existing fractions. Usually, this kind of material results from bulky rock extraction without explosives, and it can include some large-size particles (greater than 0.5 m). In addition, the measured deformations associated with these materials have been larger than expected. For the execution control of the soil-rock mixtures from the Odelouca dam borrow areas, a series of vibratory and standard compactation tests was performed to estimate reference values for the maximum dry density and optimum water content of these materials, and a new methodology was proposed. The Odelouca dam is a zoned embankment dam, 76-m high, with clayey soil in the core and weathered shist with a significant fraction of oversized particles in the shells. This paper presents the results of the compaction control in addition to the dam performance during the construction and first filling phases as a validation of implemented construction procedures. DOI: 10.1061/(ASCE)C0.1943-7862.0000864. O 2014 American Society of Civil Engineers.
Ano: 2014
Número Páginas:
04014030-1-04014030-11pp.
Autor(es): Brito, A.; Caldeira, L.
Revista: Journal of Construction Engineering and Management, ASCE
Editor: Journal of Construction Engineering and Management, ASCE
Volume:
Vol. 140, Nº 8.
Keywords: weathered schist; construction materials and methods; dam performance; compactiom; construction control; soil-rock mixtures
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FMEA of a tailings dam
The concepts, principles, assumptions and fundamental rules of Failure Modes and Effects Analysis (FMEA) are introduced. An application to Cerro do Lobo tailings dam is presented, with the description of the systemconsidered, the functionalities, the potential failure modes of each component, their corresponding root causes and the sequence of effects. Finally, the available measures in place for the detection and control of the sequence of effects are also identified. Although FMEA application in complex dam systems may constitute a time consuming process, its outcome can be extremely useful as illustrated in this article. It makes it possible to assess and manage the major risks of dams so that mitigation actions, taken at an early stage, can be optimised from an efficiency standpoint.
Ano: 2012
Número Páginas:
89-104pp.
Autor(es): Santos, R. N. C.; Caldeira, L.; Bilé Serra, J.
Revista: Georisk: Assessment and Management of Risk for Engineered Systems and Geohazards
Editor: Taylor & Francis
Volume:
6(2).
Keywords: Tailings dam; Control measures; Detection measures; Qualitative risk analysis; FMEA
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Modelação numérica de ensaios realizados nos materiais do aterro da barragem de Odelouca
A caracterização mecânica e hidráulica dos materiais da Barragem de Odelouca, efectuada no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), é utilizada para a calibração dos modelos constitutivos a utilizar na modelação numérica da barragem.Assim, tendo como ponto de partida os resultados obtidos nos ensaios realizados durante a construção da barragem, procede-se à verificação da adequação e à calibração de modelos constitutivos existentes para descrever o comportamento mecânico e hidráulico dos materiais empregues no núcleo e das misturas de solo-enrocamento utilizadas nos maciços estabilizadores.A Barragem de Odelouca localiza-se no conselho de Silves e implanta-se na Ribeira de Odelouca, principal afluente do Rio Arade. Trata-se de uma barragem de perfil zonado, com um núcleo central constituído por coluviões e por solo residual do xisto, e maciços estabilizadores constituídos por xistos e grauvaques ripáveis. O programa explícito de diferenças finitas FLAC foi utilizado nas modelações numéricas. É feita uma comparação entre os resultados obtidos com o modelo Cam-clay (já implementado no software utilizado) e os obtidos com um modelo elasto-plástico não convencional implementado para o efeito, designado por
Ano: 2012
Número Páginas:
8p.
Autor(es): Brito, A.; Maranha, J. R.; Caldeira, L.
Revista: Actas do XIII Congresso Nacional de Geotecnia
Editor: Sociedade Portuguesa de Geotecnia
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Applicability of Hilf`s Method to the Compaction Control of Soil-rock Mixtures
The employment of non traditional materials, such as soil-rock mixtures, in the construction of earthworks, for economical and environmental reasons, poses some new challenges to compaction techniques and their control. Usually, this kind of material results from the bulky rock extraction without explosives, and it can include some large size particles (greater than 0.5 m). Construction control of embankments built with soil-rock mixtures is still a subject that needs investigation, considering that it is necessary to extrapolate current test results, which have been reached by means of the truncation of the grain-size distribution curve, to the actual construction conditions. The behaviour of these materials depends of the relative fractions of theirs constituents, becoming closer to a soil, if the fine fraction is large with the coarser material scattered in it, or closer to a rockfill if the coarser particles are in contact with each other with the fines occupying the spaces between them. One of the control methods widely used in Portugal for embankments is the Hilf
Ano: 2011
Número Páginas:
253-328pp.
Autor(es): Brito, A.; Caldeira, L.; Maranha, J. R.
Revista: Dam Engineering
Editor: Global Trade Media
Volume:
Volume 21, Issue 4.
Keywords: Odelouca dam; Compaction control; Hilf`s method; Soil-rock mixtures
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Aplicação da FMEA/FMECA a uma barragem de retenção de rejeitados
Neste artigo apresenta-se um enquadramento geral das análises de riscos em Geotecnia, perspectivando-se os seus objectivos e os respectivos domínios de aplicação. Referem-se, em pormenor, os seguintes métodos de análise de risco: análise dos modos de rotura e seus efeitos (FMEA) e análise dos modos de rotura, seus efeitos e sua criticalidade (FMECA). Aplicam-se a FMEA e a FMECA a uma barragem de aterro convencional para retenção de rejeitados. A utilização de análises de riscos em Geotecnia permite detectar, ou controlar atempadamente, os eventuais problemas e gerir os riscos, reduzindo-os, tão cedo e tão eficientemente, em termos de custos, quanto possível. Reconhecidas as vantagens das análises de riscos, admite-se que estas possam vir a desempenhar uma função central das actividades desenvolvidas em programas de segurança modernos de obras geotécnicas importantes.
Ano: 2008
Número Páginas:
113-142.
Autor(es): Santos, R.; Caldeira, L.; Bilé Serra, J.
Editor: Revista Luso-Brasileira de Geotecnia
Volume:
114.
Keywords: Retenção de rejeitados; Barragem de aterro; Fmea/fmeca; Análise de riscos
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Processos de erosão interna em barragens de aterro e suas fundações
A erosão interna é uma das principais causas de acidentes e de roturas em barragens de aterro. Os modos de rotura deste tipo estão associados ao arrastamento de partículas de solo através da percolação no aterro da barragem ou na sua fundação. A erosão interna é uma expressão abrangente que engloba diferentes tipologias, conforme a sua iniciação fenomenológica, nomeadamente: erosão através de fuga concentrada, erosão regressiva, sofusão e erosão no contacto entre solos. Um processo de erosão interna que conduza à rotura de uma barragem de aterro desenvolve-se em quatro fases sequenciais fundamentais, designadas por: (i) iniciação da erosão, (ii) continuação da erosão ou filtração, (iii) progressão da erosão e (iv) formação de brecha. Neste documento identificam-se os principais factores que influenciam a probabilidade de ocorrência de cada fase de um processo de erosão interna.
Ano: 2008
Número Páginas:
8pp.
Autor(es): Santos, R. N. C.; Caldeira, L.
Keywords: Formação de brecha; Erosão interna; Barragens de aterro
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Controlo de compactação de misturas de solo-enrocamento da barragem de Odelouca através de ensaios de vibração
A barragem de aterro de Odelouca, em construção no Algarve e com uma altura de 76 m, é constituída por um núcleo central argiloso e por maciços estabilizadores compostos por misturas de solo enrocamento,provenientes da alteração de xistos e de grauvaques. Para o controlo da execução dos maciços estabilizadores, sobre amostras de granulometria grosseira foi realizado um conjunto de ensaios laboratoriais de compactação por vibração, de modo a permitir estimar os valores de referência do teor em água óptimo e do peso volúmico seco máximo dos materiais aplicados. No presente artigo apresentam-se os resultados obtidos nestes ensaios e efectua-se a aplicação prática de uma metodologia desenvolvida, em 1994, por Torrey e Donaghe, para a extrapolação das propriedades de controlo de granulometrias integrais, com fracção grosseira presente, com base em resultados de ensaios de Proctor comuns, realizados sobre a fracção passada no peneiro 34
Ano: 2007
Número Páginas:
34p.
Autor(es): Caldeira, L.; Brito, A.
Revista: Revista Luso-Brasileira de Geotecnia
Editor: Sociedade Portuguesa de Geotecnia, Associação Brasileira Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica e Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental
Volume:
nº 109.
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Deformation monitoring of earth dams using laser scanners and digital imagery
Monitoring earth dams plays an essential role in evaluating the structural safety conditionof this type of dams. Monitoring activities are related mainly with safety but also with thecollection of valuable data to enhance the unders tanding of the behaviour of thesestructures. These purposes are not mutually independent but rather complementary (ICOLD,1982). Monitoring a dam involves several activities, namely: design of the monitoring plan,installation of monitoring devices, reading those devices at some pre- establishedfrequencies, conversion of measurement s to meaningful engineering quantities,interpretation of these quantities, comparison with models, dam (visual) inspection andissuing a safety repor t. A monitoring plan should define which observable quantities areneeded and which devices should be installed to measure those quantities. Furthermore, theplan should establish the location of the devices, their measuring procedures andmonitoring frequencies depending on the age of the dam, extreme events, height, externalactions, conservation conditions, available know- how and technology, human and economiclosses in the case of failure, etc.. The quantities involved in dam monitoring are thoserelated both with the actions in the dam and with the dam response. Surface displacement sare impor tant quantities to be determined, especially in what concerns safety and long termbehaviour (Tedd et. al, 1997). Surface displacement can be related to internal deteriorationprocesses, such as internal erosion or slope failure or to less impor tant phenomena assecondary consolidation or creep. In order to evaluate these displacement s, surface marksshould be located at regular space intervals, usually in the dam crest, at the upstream anddownst ream sides, in the berm or berms, and less commonly in other places in thedownst ream slope. Several combined terrest rial imaging systems (CTIS) have been madecommercially available during the last decade and are now a reliable and proven technology.The laser component of these CTIS provide a dense set of instrument al spherical polarcoordinates of any unknown point that reflects the laser radiation; the CCD photo sensorscomponent provide the RGB intensities for those points. The polar coordinates can be easilytransformed into a meaningful object Cartesian reference system. Given their high samplingfrequency CTIS offer an unprecedented density of spatial information concerning an objectunder study. This technology has been widely used by the architectural and archaeologicalcommunities but there is enormous potential in monitoring applications where such densedata sets could provide great insight into the nature of structural deformations (Lichti et al,2000). This paper tries to evaluate this new technology and points to a methodology formeasuring surface deformations on earth dams.
Ano: 2007
Número Páginas:
12pp.
Autor(es): Berberan, A. L.; Marcelino, J.; Boavida, J.; OLIVEIRA, A.
Editor: Alan Manchester, Contribiting Editor, Hydropower & Dams
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Risk Analysis of Embankment Dams: Application to a Tailings Dam
This paper addresses the relevant aspects of risk analysis of embankment dams, through the qualitative method of Failure Mode and Effects Analysis (FMEA). In particular the concepts, principles, assumptions and fundamental rules of FMEA are introduced. It proceeds to its application to a particular tailings dam (the Cerro do Lobo dam). The dam
Ano: 2007
Número Páginas:
8 pp.
Autor(es): Santos, R.; Caldeira, L.; Bilé Serra, J.
Editor: LNEC
Keywords: Control/detection measures; Fmea; Risk analysis; Tailings dam; Embankment dam
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Comunicações
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Avaliação da operacionalidade de um sistema de varrimento laser no levantamento de uma barragem de aterro
As características dos Sistemas de Varrimento Laser (SVL), baseados na emissão de radiaçãolaser e aptos a obter, em segundos, dezenas de milhares de pontos coordenados na superfícieexterior - ou interior desde que acessível - de um objecto, colocam o património construídocomo um beneficiário preferencial da tecnologia em causa. A resolução espacial com que seobtêm os pontos coordenados na superfície do objecto em estudo é tão elevada que se podeconsiderar que o modelo numérico assim adquirido é contínuo, em termos práticos. O referidomodelo pode ser posteriormente processado, em diferentes aplicações informáticas e de acordocom os objectivos do estudo em questão, de forma a dar-lhe uma apresentação mais útil ecompacta.Foi julgado oportuno avaliar, operacionalmente, as qualidades desta tecnologia emergente peloque o LNEC promoveu e planeou o levantamento de um objecto, nomeadamente uma barragemde aterro. No processo estiveram envolvidos, além do LNEC, a Direcção Regional deAgricultura da Beira Litoral, dona da obra que autorizou e apoiou a experiência, a empresaArtescan que adquiriu o SVL e executou o levantamento bem como a empresa Riegl que operouo referido SVL. Nesta comunicação dá-se conta das fases de recolha, processamento e pósprocessametoda informação, avaliando-se as potencialidades da metodologia.
Ano: 2004
Número Páginas:
12pp.
Autor(es): Berberan, A. L.; Marcelino, J.; Vaz, David
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Danos em edifícios induzidos por escavações
À realização de obras subterrâneas está associada a descompressão do meio escavado, que,invariavelmente, conduz ao desenvolvimento de uma bacia de subsidência à superfície doterreno. Assim, designadamente em meio urbano, põe-se o problema de avaliar asconsequências dos movimentos de superfície sobre o património edificado aí existente. Noartigo apresenta-se o método de Avaliação de Risco de Dano em Edifícios desenvolvido porBurland e ilustra-se a sua utilidade. Inicialmente trata-se o problema da estimativa dosmovimentos superficiais induzidos por escavações (1), e consequentes efeitos sobre estruturasexistentes (2). De seguida, apresenta-se a metodologia de avaliação de risco (3), cuja utilidade éfinalmente ponderada (4).
Ano: 2004
Número Páginas:
123-132pp..
Autor(es): Portugal, J. C.; Santo, A.; Portugal, A.
Editor: Universidade de Aveiro
Volume:
vol. II.
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Modelação em centrifugadora de sistemas de solo reforçado com geogrelhas
Neste trabalho estuda-se o comportamento de um muro e de um talude reforçados comgeogrelhas através de modelação física com centrifugadora. O equipamento de ensaio e ossistemas de reforço modelados são descritos. As características físicas e mecânicas dosmateriais (solo e reforços) são mencionadas, bem como os procedimentos de construção dosmodelos e as técnicas de controlo adoptadas. Os procedimentos de ensaio e de instrumentaçãosão referidos e os resultados obtidos são analisados. As deformações medidas nos ensaios demodelação física em centrifugadora são comparados com os observados em obra e com osobtidos através de modelação numérica.
Ano: 2004
Número Páginas:
26p.
Autor(es): Mendonça, A.; Lopes, M. L.; Portugal, J. C.
Editor: Universidade de Aveiro
Volume:
Vol. II.
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Observação da barragem do Lapão. Sua importância na detecção do acidente de Janeiro de 2003
A barragem do Lapão situada no concelho de Mortágua, esteve no início de 2003 numa situaçãode emergência relativamente inédita em Portugal. Em resultado de um enchimento súbito nasequência de pluviosidade intensa, agravaram-se subitamente diversos indícios previamenteexistentes de comportamento anómalo da obra. A presente comunicação descreve o papelfundamental do sistema de observação da barragem na detecção do comportamento anormal dabarragem.
Ano: 2004
Número Páginas:
25pp.
Autor(es): Marcelino, J.
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Acompanhamento e observação da estação Quinta das Mouras - Metropolitano de Lisboa
O prolongamento da Linha Amarela entre o Campo Grande e Odivelas tem uma extensão de cercade 5km, incluindo cinco novas estações. A estação Quinta das Mouras situa-se sob o alargamento correspondente à Rua Luís Pastor de Macedo. É materializada por dois poços, sendo escavada ao abrigo de contenção de estacas, com uma extensão do cais de cerca de 25m de comprimento e abertura máxima igual a 16m. A escavação efectuada compreendeu incialmente a execução de um túnel por uma tuneladora Lovat. Refere-se, na comunicação, o Plano de observação, em que se procurou optimizar e compatibilizar as estruturas dos edifícios existentes e os espaços disponíveis, de modo a garantir condições de segurança da obra e das infraestruturas vizinhas existentes, bem como as diferentes formações geotécnicas que ocorrem. Apresentam-se alguns resultados mais relevantes da monitoração da estação, bem como resultados obtidos por modelos numéricos.
Ano: 2003
Número Páginas:
16p.
Autor(es): Marcelino, J.; Portugal, J. C.; Sousa, L.; Barreto, J.; Igreja, A.; Lopes, A.; Afonso, C.
Editor: Jornadas Luso Espanholas de Obras Subterrâneas
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Collapse deformation. Some developments
Low-grade rockfill materials suffer appreciable deformations when wetted. Laboratorytests permit a reasonable approach to the phenomena allowing material parameters to be obtained.This paper describes testing procedures that helped the modelling of the collapse. Schist samples fromBeliche dam in southern Portugal where subjected to collapse tests and a good agreement wasobtained using the proposed method.
Ano: 2003
Número Páginas:
6pp.
Autor(es): Marcelino, J.
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Análise numérica do comportamento de estruturas na estação do Lumiar do Metropolitano de Lisboa
Para a construção da estação do Lumiar da Linha Amarela do Metropolitano de Lisboa foiexecutada uma escavação com cerca de 24m de profundidade, ao abrigo de uma paredemoldada, ancorada em diversos níveis. Nesta zona o túnel em escudo foi executado antes daestação, sendo assim necessário proceder à demolição das aduelas de betão que constituem osuporte. Num dos extremos da estação, localiza-se um edifício de vários andares, estrutura quepodia ser afectada tanto pela execução do túnel, como das escavações para a estação. Paraanálise dos problemas de interacção - túnel, estrutura de contenção, edifício e terrenoenvolvente - foram concebidos dois modelos numéricos, um bidimensional e um tridimensional,apresentando-se no presente trabalho alguns resultados obtidos, bem como a sua apreciação econfronto com os dados recolhidos no decorrer das actividades de observação.
Ano: 2002
Número Páginas:
16pp.
Autor(es): Vieira, Ana; Marcelino, J.; Barreto, Joaquim; Ribeiro e Sousa, Luís
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Aplicação das redes neuronais na caracterização estrutural de pavimentos
No contexto dos projectos de Investigação Programada em curso no LNEC, têm-se vindo aefectuar estudos com vista ao aperfeiçoamento das técnicas de ensaio e metodologias deanálise para a caracterização estrutural de pavimentos. Um dos aspectos que se tem vindo aestudar é o da optimização da utilização do deflectómetro de impacto conjuntamente com oradar, tendo em vista dispor de novas metodologias mais expeditas para a caracterizaçãoestrutural de pavimentos. Neste contexto, está-se a desenvolver um método para interpretaçãodos resultados dos ensaios, baseado na utilização de redes neuronais.Na presente comunicação descreve-se o método de cálculo desenvolvido, apresentam-sealguns exemplos de resultados obtidos, e referem-se algumas linhas de desenvolvimentofuturo, com vista ao aperfeiçoamento das metodologias adoptadas.
Ano: 2002
Número Páginas:
11pp.
Autor(es): Fontul, S.; Antunes, M. L.; Marcelino, J.
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Caracterização de camadas de reforço de plataformas ferroviárias
A avaliação da capacidade de carga de plataformas e o controlo de qualidade na execução deterraplenagens, no âmbito da construção de subestruturas de vias de comunicação, podebasear-se no estabelecimento de valores mínimos a obter para o módulo de deformabilidade amedir no topo das camadas. As dificuldades associadas à execução de ensaios de carga estáticacom placa têm conduzido ao desenvolvimento de equipamentos ligeiros de carga dinâmica, paradeterminação do módulo de deformabilidade
Ano: 2002
Número Páginas:
12pp.
Autor(es): Fortunato, E.; Mateus da Silva, João; Pinelo, A.
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The strengthening and up grade of railway infrastructures. Geotechnical aspects
The modernisation of the portuguese Railway Network includes, among other aspects, improvement and renewal worksin various railway lines. As regards the platform, the main purpose is to fulfil the new requirements, which are related to the increasein maximum load per axis, to the increase in traffic and to permit high-speed circulation. In this work, reference is made to thecharacteristics of the railway platform and to its importance in the overall behaviour of the track. Some aspects are presented referringto the methodology used in the renewal study of the portuguese North Line (Lisbon-Oporto) railway platform. A commentedpresentation is made of the studies that have been performed since 1998, as refers to the modernisation project.
Ano: 2001
Número Páginas:
6pp.
Autor(es): Fortunato, E.; Pinelo, A.; Mateus da Silva, J.
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Livros
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Projeto, construção e observação de pequenas barragens de aterro
Como é bem sabido, a realização de barragens, a par dos reconhecidos benefícios de váriaordem resultantes da sua exploração, pode envolver danos potenciais para as populações ebens materiais e ambientais na sua vizinhança, pelo que se torna indispensável assegurarum controlo da segurança dessas obras. Esses danos estão sobretudo associados aos efeitosda onda de cheia gerada pela rotura da estrutura. A que há que adicionar naturalmenteos custos associados à destruição da própria estrutura.
Ano: 2015
Número Páginas:
333-366pp.
Autor(es): Portugal, J. C.
Revista: Projeto, construção e observação de pequenas barragens de aterro
Editor: IST Press
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Capítulos de Livros
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Fundações
N/A
Ano: 2005
Número Páginas:
92p.
Autor(es): Lopes, M. G.; Portugal, J. C.
Revista: Construção de empreendimentos na práctica. Manual dirigido à aplicação e desenvolvimento de processos e métodos de uma construção
Editor: Verlag Dashôfer
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Teses de Doutoramento
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Experimental investigation on limitation of the progression of internal erosion in zoned dams
Two mechanisms limiting the progression of internal erosion in zoned dams, potentiated by the presence of materials located upstream of a damaged core are investigated. These are the flow restriction and crack filling actions. The former is related with the ability of the upstream soil restricting the flows passing through a flaw in the core. The latter involves transport of particles from the upstream zone into a flaw in the core, up to a downstream granular zone. A new apparatus is developed from scratch. It allows carrying out two innovative laboratory tests: the Flow Limitation Erosion Test (FLET) and the Crack Filling Erosion Test (CFET). Following an extensive testing programme on thirteen upstream materials, two cores, and two downstream filters, experimental observations and physical descriptions are presented. The potential soil behaviour patterns are described. The apparatus can assess whether erosion in the core stops, slows down, or progresses. The flow restriction action is governed by grading, plasticity and compaction characteristics of the upstream soil. In gap-graded with 5% of fines, the hydraulic loading and type of fines are critical. Crack filling by granular soils occurs rapidly, being governed by the sand and fines content of the upstream soil, and an effective grain diameter (D15F) of the filter. Rules for preliminary estimation of the likelihood of occurrence of the studied actions are also proposed.
Ano: 2014
Autor(es): Santos, R. N. C.
Keywords: Crack filling; Flow restriction; Upstream zone; Test apparatus; Concentrated leak; Internal erosion; Zoned dams
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Propagação e mitigação de vibrações de baixa frequência geradas por comboios de alta velocidade
Em Portugal serão construídas, nos próximos anos, algumas centenas de quilómetros de vias férreas de alta velocidade. As exigências associadas a estas linhas, em particular no que concerne a tolerâncias de fabrico, são, naturalmente, mais restritivas que as das linhas férreas tradicionais, onde circulam comboios de carga e de passageiros a velocidades mais reduzidas.Em diversos países tem-se verificado que a conjugação de velocidades elevadas de circulação com determinadas características dos solos de fundação conduz a fenómenos de amplificação dinâmica das deformações resultantes da circulação dos comboios.As linhas de alta velocidade, em Portugal, terão inevitavelmente de atravessar zonas onde a velocidade de circulação se pode associar com as condições desfavoráveis das fundações criando os fenómenos dinâmicos referidos.O presente Programa de Investigação situa o problema da circulação dos comboios de alta velocidade sobre solos moles, faz uma revisão dos métodos existentes para a previsão e análise do fenómeno, e analisa as medidas de mitigação existentes.Em resultado da análise do problema são perspectivadas diversas linhas de investigação que têm como objectivo: a identificação dos factores que contribuem e condicionam a geração e propagação das vibrações; o desenvolvimento de ferramentas de análise e previsão; a identificação e estudo das zonas que, estando no traçado das linhas de alta velocidade em Portugal, possuem as características que potenciam o desenvolvimento do fenómeno e, finalmente, conjugando o conhecimento resultante dos tópicos anteriores, a análise das medidas de mitigação mais adequadas para os casos identificados. Por último, é apresentado um Programa de Pós-Graduação, onde são concretizadas as linhas de investigação propostas, sob a forma de planos de enquadramento de recém licenciados, de teses de mestrado e de doutoramento.
Ano: 2005
Autor(es): Marcelino, J.
Keywords: Mitigação; Vibrações; Alta velocidade ferroviária
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Modelação física com centrifugadora
A primeira centrifugadora geotécnica portuguesa foi recentemente instalada (1994) noLaboratório Nacional de Engenharia Civil. Para tanto estabeleceu-se um plano de acçãovisando três objectivos principais. Por um lado, e dada a natureza pioneira à escala nacional daaplicação em causa fundamentar a técnica de modelação física proposta. Por outro,materializar os meios necessários à exploração do novo recurso. Finalmente, aplicar a técnicade modelação física, no âmbito de um plano de investigação que permitisse ilustrar as suaspotencialidades. Esta dissertação constitui o corolário desse programa de acção, reflectindo ostrês objectivos programáticos estabelecidos.
Ano: 1999
Autor(es): Portugal, J. C.
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Modelação do colapso e da fluência em aterros
RESUMOO presente trabalho visa fundamentalmente apresentar novas propostas na modelação dedeterminados efeitos característicos de aterros, especialmente quando se trata de aterros deenrocamento. Os efeitos visados, o colapso e a fluência manifestam-se pelo aumento dasdeformações dos aterros nomeadamente de barragens. No primeiro caso, as deformações sãoprovocadas pela molhagem do material e ocorrem de forma súbita, podendo implicarimportantes perdas de folga das barragens. No segundo, as deformações ocorrem de formadiferida no tempo e, por vezes, representam uma parcela significativa da deformação total.Passa-se em revisão os modelos de comportamento mecânico habitualmente utilizados nadescrição do comportamento dos materiais geotécnicos em modelos matemáticos, bem comoas técnicas e métodos numéricos, indispensáveis para a abordagem dos problemas específicosdas barragens.Propõe-se uma nova abordagem para modelar o colapso baseada na variação progressiva dosparâmetros das leis constitutivas. Apresenta-se ensaios de determinação das características decomportamento de materiais de enrocamento permitindo simultaneamente o estudo dadeformação de colapso. Desenvolvem-se técnicas ensaio que possibilitam nomeadamente, oestudo do comportamento do material à repetição de ciclos de molhagem-secagem e asimplicações que estes ciclos podem ter na deformação de colapso.Considera-se que a fluência pode ser tratada de forma análoga ao colapso excluindo a escalade tempo do fenómeno. Realizam-se ensaios que, à luz do modelo adoptado, permitem aferiros parâmetros que controlam a deformação de fluência no tempo.Os modelos desenvolvidos são aplicados ao estudo de dois casos reais de grandes aterros deenrocamento. No primeiro caso, apresenta-se uma retroanálise do comportamento dabarragem de Beliche, concluindo-se haver uma boa concordância entre os valores resultantesda observação da barragem e os resultados dos modelos propostos. O segundo caso, refere-sea um aterro de estrada com altura máxima de 40 m que está compreendido na empreitada deconstrução da barragem de Odeleite. Neste caso não se dispõe ainda dos resultados daobservação dos deslocamentos e, por esse motivo, os valores apresentados constituem umaprevisão de comportamento.
Ano: 1996
Autor(es): Marcelino, J.
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Relatórios
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Relatório de atividades: Programa de Capacitação de Laboratórios de Engenharia da CPLP 2015/2016
Neste relatório apresentam-se as atividades realizadas no ano de 2015/2016 no âmbito do Programa deCapacitação de Laboratórios de Engenharia da CPLP, implementadas com recursos do Fundo Especial daCPLP, com a coordenação do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), na qualidade de instituiçãoProponente. Tem-se assim em vista fornecer ao Secretariado Executivo da CPLP elementos que permitam arealização do acompanhamento e monitorização das atividades e a avaliação do cumprimento da metodologia e procedimentos propostos, bem como o alcance dos resultados e objetivos previstos
Ano: 2017
Autor(es): Antunes, M. L.; Portugal, J. C.; França Martins, M.
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Proposta de projeto: Programa de Capacitação de Laboratórios de Engenharia da CPLP 2016/2017
O presente projeto, designado por Programa de Capacitação de Laboratórios de Engenharia da CPLP, dásequência à cooperação que existe entre o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) de Portugal, osLaboratórios de Engenharia Civil dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (LABPALOP) e aAdministração Pública de Timor-Leste e foi definido durante a XXIX Reunião de Coordenação dos Convénios de Cooperação, em Díli, entre 2 e 6 de maio de 2016.
Ano: 2016
Autor(es): Antunes, M. L.; Portugal, J. C.; França Martins, M.
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Relatório de atividades intermédio: Programa de Capacitação dos Laboratórios de Engenharia dos PALOP e Administração Pública de Timor-Leste 2015-2016
Apresenta-se o Relatório intermédio das ações de cooperação realizadas no âmbito do
Ano: 2016
Autor(es): Portugal, J. C.; França Martins, M.
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Proposta de projeto: Programa de Capacitação dos Laboratórios de Engenharia dos PALOP e de Timor-Leste 2015
O presente projeto, designado por Programa de Capacitação dos Laboratórios de Engenharia dos PALOPe de Timor-Leste 2015, dá sequência à cooperação que existe entre o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) de Portugal, os Laboratórios de Engenharia Civil dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (LABPALOP) e a Administração Pública de Timor-Leste e foi definido durante a XXVII Reunião de Coordenação dos Convénios de Cooperação, na cidade de Luanda, nas instalações do Laboratório de Engenharia de Angola (LEA), entre 10 e 14 de março de 2014.
Ano: 2015
Autor(es): Antunes, M. L.; Portugal, J. C.; França Martins, M.
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Proposta de projeto:Programa de Capacitação de Laboratórios de Engenharia da CPLP 2015/2016
O presente projeto, designado por Programa de Capacitação de Laboratórios de Engenharia da CPLP, dásequência à cooperação que existe entre o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) de Portugal, osLaboratórios de Engenharia Civil dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (LABPALOP) e aAdministração Pública de Timor-Leste e foi definido durante a XXVIII Reunião de Coordenação dos Convénios de Cooperação, na cidade da Praia, nas instalações do Laboratório de Engenharia de Civil de Cabo Verde (LEC), entre 13 e 17 de abril de 2015
Ano: 2015
Autor(es): Antunes, M. L.; Portugal, J. C.; França Martins, M.
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Relatório de atividades intermédio: Programa de Capacitação dos Laboratórios de Engenharia dos PALOP e Administração Pública de Timor-Leste 2014-2015
Apresenta-se o Relatório intermédio das ações de cooperação realizadas no âmbito do
Ano: 2015
Autor(es): Portugal, J. C.; França Martins, M.
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Relatório de atividades: Programa de Capacitação dos Laboratórios de Engenharia dos PALOP e Administração Pública de Timor-Leste 2014-2015
Neste relatório apresentam-se as atividades realizadas no ano de 2014/2015 no âmbito do Programa deCapacitação dos Laboratórios de Engenharia dos PALOP e Administração Pública de Timor-Leste,implementadas com recursos do Fundo Especial da CPLP, com a coordenação do Laboratório Nacional deEngenharia Civil (LNEC), na qualidade de instituição Proponente. Tem-se assim em vista fornecer aoSecretariado Executivo da CPLP elementos que permitam a realização do acompanhamento e monitorizaçãodas Atividades e a avaliação do cumprimento da metodologia e procedimentos propostos bem como o alcance dos resultados e objetivos previstos
Ano: 2015
Autor(es): Antunes, M. L.; Portugal, J. C.; França Martins, M.
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Relatório de atividades: Programa de Capacitação dos Laboratórios de Engenharia dos PALOP e Administração Pública de Timor-Leste 2013
Neste relatório apresentam-se as atividades realizadas no ano de 2013 no âmbito do Programa de Capacitação dos Laboratórios de Engenharia dos PALOP e Administração Pública de Timor-Leste, implementadas com recursos do Fundo Especial da CPLP, com a coordenação do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), na qualidade de instituição Proponente. Tem-se assim em vista fornecer ao Secretariado Executivo da CPLP elementos que permitam a realização do acompanhamento e monitorização das Atividades e a avaliação do cumprimento da metodologia e procedimentos propostos bem como o alcance dos resultados e objetivos previstos.
Ano: 2014
Autor(es): Portugal, J. C.; França Martins, M.
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Proposta de projeto: Programa de Capacitação dos Laboratórios de Engenharia dos PALOP e de Timor-Leste 2014
O presente projeto, designado por Programa de Capacitação dos Laboratórios de Engenharia dos PALOPe de Timor-Leste 2014, dá sequência à cooperação que existe entre o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) de Portugal e os Laboratórios de Engenharia Civil dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (LABPALOP) e foi definido durante a XXVI Reunião de Coordenação dos Convénios de Cooperação, na cidade de S. Tomé, nas instalações do Laboratório de Engenharia Civil de São Tomé e Príncipe (LECSTP), entre 15 e 18 de outubro de 2012.
Ano: 2013
Autor(es): Portugal, J. C.; França Martins, M.
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Relatório de atividades intermédio: Programa de Capacitação dos Laboratórios de Engenharia dos PALOP e Administração Pública de Timor-Leste 2013
Apresenta-se o Relatório intermédio das ações de cooperação realizadas no âmbito do
Ano: 2013
Autor(es): Portugal, J. C.; França Martins, M.
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Outros
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Acompanhamento das obras de expansão da Rede de Metro do Porto - Linha Rubi - Relato da visita do LNEC realizada em 2025.02.27 | 5ª visita mensal
A visita permitiu observar, em geral, o progresso dos trabalhos nas diversas frentes, nãotendo nenhum objetivo de análise de problemas específicos. Nos locais acima referidos, oEng.º Pedro Araújo fez uma apresentação sucinta dos principais condicionamentos e dafase de desenvolvimento dos trabalhos, tendo havido uma troca generalizada de impressõesentre todos os intervenientes sobre as obras em causa (nomeadamente, sobreparticularidades de projeto, métodos construtivos e sistemas de monitorização decomportamento de contenções e edifícios na vizinhança de escavações). À data desta visita,a zona que suscita mais atenção é a do Poço P1-EV, devido aos movimentos observadosnos edifícios E05A e E04A.
Ano: 2025
Autor(es): Portugal, J. C.; Marcelino, J.; Manso, J.
Keywords: Linha Rubi; Obras de Expansão da Rede de Metro do Porto
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Acompanhamento das obras de expansão da Rede de Metro do Porto - Linha Rubi - Relato da visita do LNEC realizada em 2025.03.20 | 6ª visita mensal
A visita permitiu observar, em geral, o progresso dos trabalhos nas diversas frentes, não tendo nenhum objetivo de análise de problemas específicos. Nos locais acima referidos, o Eng.º Pedro Araújo fez uma apresentação sucinta dos principais condicionamentos e da fase de desenvolvimento dos trabalhos, tendo havido uma troca generalizada de impressões entre todos os intervenientes sobre as obras em causa (nomeadamente, sobre particularidades de projeto, métodos construtivos e sistemas de monitorização de comportamento de contenções e edifícios na vizinhança de escavações).
Ano: 2025
Autor(es): Portugal, J. C.; Manso, J.; Marcelino, J.
Keywords: Linha Rubi; Obras de Expansão da Rede de Metro do Porto
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Acompanhamento das obras de expansão da rede de Metro do Porto Linha Rubi: Relato da visita do LNEC realizada em 2025.01.28 | 4ª Visita mensal
A visita permitiu observar, em geral, o progresso dos trabalhos nas diversas frentes, não tendo nenhum objetivo de análise de problemas específicos. Nos locais acima referidos, o Eng.º Pedro Araújo fez uma apresentação sucinta dos principais condicionamentos e da fase de desenvolvimento dos trabalhos, tendo havido uma troca generalizada de impressões entre todos os intervenientes sobre as obras em causa (nomeadamente, sobre particularidades de projeto, métodos construtivos e sistemas de monitorização de comportamento de contenções e edifícios na vizinhança de escavações).
Ano: 2025
Autor(es): Portugal, A.; Marcelino, J.
Keywords: Obras de Expanção da Rede de Metro do Porto
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Barragem de Gebelim - Análise preliminar do projeto de execução
Neste documento apresenta-se a análise preliminar do projeto da barragem de Gebelim conforme solicitado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) em reunião havida no Laboratório Nacional de Engenharia Civil em 27 de julho de 2023, complementada pelo envio de diversas peças do projeto de execução.Nesta análise preliminar, foram analisados os seguintes documentos:VOLUME I
Ano: 2025
Autor(es): Marcelino, J.; Bilé Serra, J.
Keywords: Barragem de Gebelim
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Acompanhamento das obras de expansão da rede de Metro do Porto Linha Rubi. Relato da visita do LNEC realizada em 19.12.2024 | 3ª visita mensal
1. Poço P1-EV, em que se iniciaram os primeiros 3 m de escavação, com registo de pequenos movimentos; 2. Estação Campo Alegre, onde o inclinómetro 3504-INC1 continua a registar leituras anómalas, mas em que outros inclinómetros já registam pequenos movimentos (como expectável) e em que ainda não se registaram vibrações acima dos limites toleráveis; 3. Em geral, contenções tipo
Ano: 2024
Autor(es): Portugal, J. C.; Manso, J.
Keywords: Obras de Expanção da Rede de Metro do Porto
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Acompanhamento das obras de expansão da rede de Metro do Porto. Linha Rubi. Relato da visita do LNEC realizada em 2024.10.18
Sendo a 1ª vez que a equipa do LNEC se deslocou à Linha Rubi, esta visita permitiu observar, em geral, o progresso dos trabalhos nas diversas frentes, não tendo nenhum objetivo de análise de problemas específicos.
Ano: 2024
Autor(es): Portugal, J. C.; Lamas, L.; Gomes, J. P.
Keywords: Linha Robi; Obras de Expanção da Rede de Metro do Porto
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Acompanhamento das obras de expansão da rede de Metro do Porto. Linha Rubi. Relato da visita do LNEC realizada em 2024.11.27
Como se referiu, a visita foi realizada em 2024.11.27, decorreu entre as 10:00 e cerca das 13:45, tendo nela participado: Pedro Araújo e Rui Lebreiro do MP, João Marcelino e João Portugal do LNEC, Dídio Castro, Flávio Lobo Monteiro e Wendy Malvar da ATE/AYESA e, Frederico Cunha da AFAPLAN. A visita foi feita de sul para norte, tendo sido visitados os seguintes locais/frentes de trabalho: Estação Santo Ovídio, Estação Soares dos Reis, Estação Devesas, Passagem Inferior sobre o Pátio de Devesas, Estação Rotunda, Viaduto da Arrábida, Estação Arrábida, Pilares P7 e P6 da nova ponte sobre o Douro e Estação Campo Alegre.
Ano: 2024
Autor(es): Portugal, J. C.; Marcelino, J.
Keywords: Linha Robi; Obras de Expanção da Rede de Metro do Porto
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Memorando da visita a um talude junto da Rua da Estação em Montemor-o-Novo, a 8 de outubro de 2024
Memorando da visita a um talude junto da Rua da Estação em Montemor-o-Novo, a 8 de outubro de 2024
Ano: 2024
Autor(es): Brito, A.; Roque, M.
Keywords: Montemor-o-Novo; Talude
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Parecer relativo à inspeção ao edifício principal do Palacete de São Bento e muro circundante
A Secretaria-Geral da Presidência do Concelho de Ministros solicitou ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) a realização de uma visita de inspeção ao edifício principal do Palacete de São Bento e muro circundante (e-mail de 2 de outubro de 2024). De acordo com esse e-mail, o pedido foi suscitado pela deteção recente de fissuras nas paredes exteriores, numa das escadas de acesso e num dos muros da residência oficial do Senhor Primeiro-Ministro. Em resposta ao solicitado, no dia 7 de outubro de 2024 foi realizada, por dois técnicos do LNEC, uma visita ao local, restringida aos muros dos jardins do Palacete e uma arrecadação localizada sob o terraço e as escadarias da fachada norte do edifício. Nessa visita, além dos autores deste documento, estiveram presentes os Senhores Carlos Monteiro, Sandro Cruz e Ana Sofia Silva do Gabinete do Primeiro-Ministro.
Ano: 2024
Autor(es): Marcelino, J.; Oliveira Santos, T.
Keywords: Palacete de São Bento e muro circundante
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Relato da visita de 22 de janeiro de 2024 à Linha do Oeste
Relato da visita de 22 de janeiro de 2024 à Linha do Oeste por parte do Departamento de Geotecnia
Ano: 2024
Autor(es): Pereira, C.; Brito, A.
Keywords: Terraplenagens
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