Artigos de Revista
Info
Vibrações geradas por comboios de alta velocidade. Uma revisão
Em Portugal serão construídas, nos próximos anos, algumas centenas de quilómetros de vias férreas de alta velocidade.Em diversos países tem-se verificado que a conjugação de velocidades elevadas de circulação com determinadas características dos solos de fundação conduz a fenómenos de amplificação dinâmica das deformações resultantes da circulação dos comboios.As linhas de alta velocidade, em Portugal, terão inevitavelmente de atravessar zonas onde a velocidade de circulação se pode associar com as condições desfavoráveis das fundações criando os fenómenos dinâmicos referidos.O presente artigo apresenta a problemática da geração de vibrações devidas à circulação de comboios, uma revisão sucinta de alguns métodos existentes para a previsão e análise do fenómeno e analisa as medidas de mitigação existentes.
Ano: 2007
Número Páginas:
23pp.
Autor(es): Marcelino, J.
Info
Análise de Riscos pela FMEA: Aplicação ao Tapete Drenante de uma Barragem de Aterro
São apresentados os aspectos relevantes das análises de riscos em barragens de aterro através da metodologia qualitativa da FMEA. Procede-se à sua aplicação a uma barragem de aterro para a retenção de estéreis mineiros. Apresentam-se em detalhe, para o tapete drenante da barragem, as suas funcionalidades, os seus modos potenciais de rotura, as suas causas iniciadoras e os seus efeitos directos e nos vários elementos constituintes do sistema composto pela barragem e pela sua zona de influência. São ainda referidas as medidas disponíveis em obra para a detecção das causas ou dos modos de rotura e o controlo dos seus efeitos.
Ano: 2006
Número Páginas:
7 pp.
Autor(es): Santos, Ricardo; Caldeira, L.; Bilé Serra, J.
Keywords: Tapete drenante; Barragens de aterro; Fmea; Análise de riscos
Info
Danos em edifícios induzidos por escavações
À realização de obras subterrâneas está associada a descompressão do meio escavado, que,invariavelmente, conduz ao desenvolvimento de uma bacia de subsidência à superfície do terreno. Assim,designadamente em meio urbano, põe-se o problema de avaliar as consequências dos movimentos de superfície sobre o património edificado aí existente. No artigo apresenta-se o método de Avaliação de Risco de Dano em Edifícios desenvolvido por Burland e ilustra-se a sua utilidade. Inicialmente trata-se O problema da estimativa dos movimentos superficiais induzidos por escavações (2), e consequentes efeitos sobre estruturas existentes (3). De seguida, apresenta-se a metodologia de avaliação de risco (4), cuja utilidade é finalmente ponderada e ilustrada à custa de alguns exemplos (5).
Ano: 2006
Número Páginas:
32p.
Autor(es): Portugal, J. C.; Portugal, A.; Santo, A.
Revista: Revista da Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Editor: Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Volume:
nº 107.
Info
A modelação física com centrifugadora no âmbito da geotecnia
A primeira centrifugadora geotécnica portuguesa está instalada no Laboratório Nacional deEngenharia Civil. Dada a natureza pioneira à escala nacional da aplicação em causa, fundamenta-se atécnica de modelação física proposta. Introduzem-se os fundamentos da técnica de modelação física comcentrifugadora. Recorrendo à análise dimensional, deduzem-se as condições de semelhança com interesseno âmbito da geotecnia e analisa-se o mérito das abordagens experimentais actualmente disponíveis parao estudo de problemas geotécnicos.
Ano: 2002
Número Páginas:
26p.
Autor(es): Portugal, J. C.
Revista: Revista da Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Editor: Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Volume:
96.
Keywords: Centrifugadora; Análise dimensional; Modelação física
Info
A Modelação física com centrifugadora um problema modelo
Compara-se o mérito relativo da modelação física convencional e da modelação física comcentrifugadora através de um problema modelo - a determinação experimental da capacidaderesistente de uma sapata fundada sobre areia seca. Apresenta-se o tratamento detalhado dosrequisitos de semelhança a respeitar pelos modelos físicos de sapatas, explicitando a leis demodelação relevantes para o problema em estudo. Analisam-se as consequências da adopção decada uma das técnicas de modelação alternativas, quer em termos de condições de semelhança,quer em termos de resultados experimentais obtidos. Da comparação das duas técnicas resultaum balanço francamente favorável à modelação física com centrifugadora.
Ano: 2002
Número Páginas:
22p.
Autor(es): Portugal, J. C.
Revista: 8º CONGRESSO NACIONAL DE GEOTECNIA - A GEOTECNIA PORTUGUESA E OS DESAFIOS DO FUTURO
Editor: Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Volume:
2.
Info
Modernização e renovação de infra-estruturas ferroviárias - Aspectos geotécnicos.
A modernização da rede ferroviária portuguesa inclui, entre outros aspectos, trabalhos demelhoramento e de renovação em diversas linhas. No que se refere à plataforma ferroviária, pretende-seque esta responda adequadamente aos novos requisitos, os quais estão relacionados com o aumento davelocidade dos comboios de passageiros, com o aumento da carga máxima por eixo dos comboios demercadorias e ainda com o aumento do volume de tráfego. Neste trabalho abordam-se alguns dosaspectos relacionados com as características da plataforma, as quais são determinantes para ocomportamento global da via. Apresentam-se alguns aspectos da metodologia utilizada nos estudosrealizados, a partir de 1998, para a renovação da plataforma ferroviária da Linha do Norte, no âmbito doProjecto de Modernização.
Ano: 2002
Número Páginas:
11pp.
Autor(es): Fortunato, E.; Pinelo, A.; Mateus da Silva, J.
Editor: LNEC
Info
A Centrifugadora geotécnica do LNEC
O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) dispõe desde 1995 de umacentrifugadora geotécnica. A centrifugadora, uma Acutronic modelo 661, tem uma capacidade de 40g--ton e um raio de 1,80 m à plataforma giratória. O artigo descreve o desenvolvimento da instalação,incluindo as características gerais do equipamento e sistemas eléctricos, ópticos e mecânicosassociados. Perspectivam-se as possibilidades de modelação física no âmbito da geotecnia.
Ano: 1997
Número Páginas:
18p.
Autor(es): Portugal, J. C.; L. Aguilar Madeira; Santos, Carlos
Revista: Revista da Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Editor: Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Volume:
1/3.
Info
A nova centrifugadora portuguesa
O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) dispõe desde 1995 de umacentrifugadora geotécnica. A centrifugadora, uma Acutronic modelo 661, tem uma capacidade de 40gtone um raio de 1,80 m à plataforma giratória. O artigo descreve o desenvolvimento da instalação,incluindo as características gerais do equipamento e sistemas eléctricos, ópticos e mecânicos associados
Ano: 1997
Número Páginas:
14p.
Autor(es): Portugal, J. C.; L. Aguilar Madeira; Silva, M.; Santos, C.; Maranha das Neves, E.; Correia, R.
Revista: Revista da Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Editor: Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Volume:
81.
Info
Portuguese new centrifuge facility
A new centrifuge facility has recently been established at the Portuguese National Laboratory for Civil Engineering (LNEC). The centrifuge is an Acutronic model 661 and it has a capacity of 40 g-tonnes. The platform radius is 1.8 m. The paper describes the development of the facility, including general features of the housing, centrifuge test equipment and associated electrical and mechanical systems.
Ano: 1997
Número Páginas:
8p.
Autor(es): Portugal, J. C.; L. Aguilar Madeira; Silva, M.; Santos, C.; Maranha das Neves, E.; Correia, R.
Revista: FOURTEENTH INTERNATIONAL CONFERENCE ON SOIL MECHANICS AND FOUNDATION ENGINEERING
Editor: PUBLICATIONS COMMITTEE OF XIV ICSMFE
Info
Dimensionamento de estacas solicitadas lateralmente. O método das curvas P-Y
Propõe-se um método expedito (curvas p-y) para o dimensionamento de estacas sujeitas acargas laterais. Esta proposta tem por base uma análise prévia das principais vantagens e inconvenientesdos diferentes modelos e métodos de abordagem disponíveis. A validade do método é discutida a partirdos resultados de ensaios de carga em verdadeira grandeza, efectuados sobre as estacas de fundação deuma obra de arte portuguesa de construção recente.
Ano: 1994
Número Páginas:
22p.
Autor(es): Portugal, J. C.
Revista: Revista da Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Editor: Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Volume:
71.
|
Comunicações
Info
Laboratory tests for evaluation of the actions limiting the progression of internal erosion in zoned dams
Two mechanisms limiting the progression of internal erosion in zoned dams, potentiated by the presence of materials located upstream of a damaged core are investigated. These are the flow limiting and crack-filling actions. The former is related with the ability of the upstream soil limiting the flows passing through a flaw in the core. The latter involves transport of particles from the upstream zone into a flaw in the core up to a downstream granular zone. A new apparatus is developed from scratch. It allows carrying out two innovative laboratory tests: the Flow Limitation Erosion Test (FLET) and the Crack Filling Erosion Test (CFET). Following an extensive testing programme on twelve upstream materials, two cores, and two downstream filters, experimental observations and physical descriptions are presented. The potential soil behaviour patterns are described. The flow limiting action is governed by grading, plasticity and compaction characteristics of the upstream soil. Crack filling by granular soils is a rapid mechanism, being governed mainly by the compatibility of the washed in material from the upstream soil with the downstream filter. In general, the higher the sand and the lower the fines content of the upstream soil, and the lower the effective grain diameter D15F of the filter, the higher the likelihood of the crack-filling action to occur.
Ano: 2015
Número Páginas:
20p.
Autor(es): Santos, R. N. C.; Caldeira, L.; Maranha das Neves, E.
Editor: ICOLD
Keywords: Zoned dam; Upstream fill; Filter material; Laboratory test; Piping; Internal erosion; Cracking
Info
Análise e interpretação do comportamento da barragem de Montesinho durante a sua construção
Este trabalho descreve a preparação um modelo tridimensional de elementos finitos(FEM), desenvolvido em Code-Aster, utilizado para modelar a construção da barragemde Montesinho. Trata-se de uma barragem de enrocamento com membrana de betão amontante (CFRD) com uma altura de aterro de 36,5 m. Localiza-se no norte de Portugal,perto da fronteira com Espanha, e a sua construção decorreu durante odesenvolvimento deste trabalho, estando neste momento a terminar. A barragemlocaliza-se no rio Sabor e encontra-se inserida na Reserva Natural de Montesinho tendocomo principal função fornecer água à cidade de Bragança. Esta obra visa reforçar acapacidade existente na barragem de Serra Serrada, localizada a cerca de 3 km aOeste da barragem de Montesinho, que se tem mostrado como insuficiente parafornecer água à população de Bragança durante o ano. Dada a importância esensibilidade da Reserva Natural de Montesinho o dono de obra
Ano: 2014
Número Páginas:
11p.
Autor(es): Marcelino, J.; Manso, J.; Caldeira, L.; Paixão, J. B.
Editor: 5as Jornadas Portuguesas de Engenharia de Estruturas
Keywords: Open Source; FEM; enrocamento; CFRD; Barragem
Info
Estudo das propriedades mecânicas de partículas de enrocamento através do ensaio de esmagamento
O comportamento dos materiais de enrocamento é fortemente condicionado pela resistência ao esmagamento das suas partículas. A resposta deformacional de um provete de ensaio resulta na rotura dos elementos derocha, quando as tensões de contacto ultrapassam a resistência ao esmagamento, ou de um rearranjo das suas partículas, até se atingir um estado de equilíbrio. É sabido que certos aspetos do comportamento deenrocamento, como a compressibilidade e resistência ao corte, dependem da tensão de confinamento e que essa dependência é em grande parte devida à quebra das partículas. Como tal, torna-se importante caracterizarmecanicamente os fragmentos rochosos com o intuito de prever o comportamento estrutural de aterros de enrocamento. Este artigo apresenta vários ensaios de esmagamento realizados sobre partículas de granitoisoladas, de várias dimensões, onde se diferenciam os mecanismos de quebra de irregularidades e quebra completa da partícula. Os resultados são depois analisados e comparados, recorrendo à função de distribuição de Weibull, com especial atenção à influência do tamanho das partículas.
Ano: 2014
Número Páginas:
13p.
Autor(es): Manso, J.; Marcelino, J.
Editor: Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Keywords: Teoria de weibull; Ensaios de esmagamento; Enrocamento
Info
Estudo das propriedades mecânicas de partículas de enrocamento através do ensaio de esmagamento.
O comportamento dos materiais de enrocamento é fortemente condicionado pela resistência ao esmagamentodas suas partículas. A resposta deformacional de um provete de ensaio resulta na rotura dos elementos derocha, quando as tensões de contacto ultrapassam a resistência ao esmagamento, ou de um rearranjo dassuas partículas, até se atingir um estado de equilíbrio. É sabido que certos aspetos do comportamento deenrocamento, como a compressibilidade e resistência ao corte, dependem da tensão de confinamento e queessa dependência é em grande parte devida à quebra das partículas. Como tal, torna-se importante caracterizarmecanicamente os fragmentos rochosos com o intuito de prever o comportamento estrutural de aterros deenrocamento. Este artigo apresenta vários ensaios de esmagamento realizados sobre partículas de granitoisoladas, de várias dimensões, onde se diferenciam os mecanismos de quebra de irregularidades e quebracompleta da partícula. Os resultados são depois analisados e comparados, recorrendo à função de distribuiçãode Weibull, com especial atenção à influência do tamanho das partículas.
Ano: 2014
Autor(es): Manso, J.; Marcelino, J.
Editor: Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Keywords: Partículas; Enrocamento; Ensaio de esmagamento
Info
Numerical analysis of the construction of Odelouca Dam using a Subloading Surface Soil Model
Odelouca dam is an embankment dam, with 76 m height, recently constructed in the south of Portugal. It is zoned with a core consisting of colluvial and residual schist soil, and with soil-rockfill mixtures making up the shells (weathered schist with a significant fraction of coarse sized particles). This paper presents a numerical analysis of Odelouca dam construction. In this analysis the explicit finite difference program FLAC is used. An unconventional elastoplastic soil model, a Subloading Surface type model, implemented into the program, is used to model the embankment materials. The main results are compared with those obtained with the Modified Cam Clay Model. The model
Ano: 2014
Número Páginas:
6pp.
Autor(es): Brito, A.; Maranha, J. R.; Caldeira, L.
Editor: CRC Press
Keywords: Anisotropy; Model tests; Soil rockfill mixtures; Embankment dams; Case history
Info
Numerical analysis of the construction of Odelouca dam using a subloading surface soil modell
Odelouca dam is an embankment dam, with 76 m height, recently constructed in the south of Portugal. It is zoned with a core consisting of colluvial and residual schist soil, and with soil-rockfill mixtures making up the shells (weathered schist with a significant fraction of coarse sized particles). This paper presents a numerical analysis of Odelouca dam construction. In this analysis the explicit finite difference program FLAC is used. An unconventional elastoplastic soil model, a Subloading Surface type model, implemented into the program, is used to model the embankment materials. The main results are compared with those obtained with the Modified Cam Clay Model. The model
Ano: 2014
Número Páginas:
6p.
Autor(es): Brito, A.; Maranha, J. R.; Caldeira, L.; Pinto Pereira, C.
Editor: 8th European congress on numerical methods in geotechnical engineering
Info
Campanha de medição de vibrações devidas ao tráfego ferroviário realizada na Estação do Oriente
A circulação do tráfego ferroviário é uma fonte geradora de ruído e vibrações. Com a implementação daRede de Alta Velocidade é necessário avaliar os seus efeitos nas zonas circundantes às linhas de caminhode ferro. Para determinar as leis de propagação de vibrações nas zonas adjacentes às linhas existentes,onde previsivelmente irá rodar a nova geração de comboios, a pedido da Rede Ferroviária de AltaVelocidade (RAVE) foram previstas campanhas de medição de vibrações em diversos perfis. Para darinício a esse trabalho, foi levada a cabo a primeira campanha em Junho de 2009, pelo LaboratórioNacional de Engenharia Civil (LNEC), na zona da Estação do Oriente. A consideração dessa situação comoa situação de referência permite a previsão da situação futura, com a construção das linhas de AltaVelocidade. Assim, este trabalho compreende, por um lado, a caracterização do local, da metodologia deensaio e dos equipamentos de medição e, por outro, a definição da metodologia de tratamento e análisede resultados. Por fim, são apresentados os resultados obtidos e respetiva interpretação, procurando-seaferir o comportamento do solo ao longo do perfil estudado e definir as situações mais condicionantes.
Ano: 2012
Número Páginas:
8p.
Autor(es): Manso, J.; Gomes, J. P.; Marcelino, J.
Editor: Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG), o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e o Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico (DECivil-IST)
Keywords: Comboios; Vibrações
Info
Campanha de medição de vibrações devidas ao tráfego ferroviário realizada na estação do Oriente
A circulação do tráfego ferroviário é uma fonte geradora de ruído e vibrações. Com a implementação da Rede de Alta Velocidade é necessário avaliar os seus efeitos nas zonas circundantes às linhas de caminho de ferro. Para determinar as leis de propagação de vibrações nas zonas adjacentes às linhas existentes, onde previsivelmente irá rodar a nova geração de comboios, a pedido da Rede Ferroviária de Alta Velocidade (RAVE) foram previstas campanhas de medição de vibrações em diversos perfis. Para dar início a esse trabalho, foi levada a cabo a primeira campanha em Junho de 2009, pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), na zona da Estação do Oriente. A consideração dessa situação como a situação de referência permite a previsão da situação futura, com a construção das linhas de Alta Velocidade. Assim, este trabalho compreende, por um lado, a caracterização do local, da metodologia de ensaio e dos equipamentos de medição e, por outro, a definição da metodologia de tratamento e análise de resultados. Por fim, são apresentados os resultados obtidos e respetiva interpretação, procurando-se aferir o comportamento do solo ao longo do perfil estudado e definir as situações mais condicionantes.
Ano: 2012
Número Páginas:
8p.
Autor(es): Manso, J.; Gomes, J. P.; Marcelino, J.
Editor: Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Info
Caracterização mecânica e hidráulica dos materiais do aterro da barragem de Odelouca
A Barragem de Odelouca localiza-se no concelho de Silves e implanta-se na Ribeira de Odelouca, principalafluente do Rio Arade. Trata-se de uma barragem de perfil zonado com um núcleo central constituído porcoluviões e por solo residual do xisto e por maciços estabilizadores constituídos por xistos e grauvaquesripáveis. Tem cerca de 76 m de altura máxima acima da fundação e um coroamento com 11m de largurae 415m de desenvolvimento longitudinal.
Ano: 2012
Número Páginas:
10p..
Autor(es): Brito, A.; Caldeira, L.; Maranha, J. R.
Editor: Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Info
Caracterização mecânica e hidráulica dos materiais do aterro da Barragem de Odelouca
A Barragem de Odelouca localiza-se no concelho de Silves e implanta-se na Ribeira de Odelouca, principal afluente do Rio Arade. Trata-se de uma barragem de perfil zonado com um núcleo central constituído por coluviões e por solo residual do xisto e por maciços estabilizadores constituídos por xistos e grauvaques ripáveis. Tem cerca de 76 m de altura máxima acima da fundação e um coroamento com 11m de largura e 415m de desenvolvimento longitudinal.A sua construção motivou a realização de diversos ensaios de caracterização mecânica e hidráulica dos materiais utilizados no núcleo da barragem e das misturas de solo-enrocamento empregues nos maciços estabilizadores. O presente artigo apresenta os resultados obtidos em alguns dos ensaios realizados: ensaios de compressão isotrópica, ensaios edométricos, ensaios de corte em compressão triaxial não drenados e ensaios de determinação da curva de retenção dos solos. O emprego de materiais não tradicionais, como as misturas de solo-enrocamento, na construção de obras de aterro, tem trazido novos desafios ao entendimento do comportamento mecânico e hidráulico deste tipo de material, em parte devido ao facto deste material ripável poder incluir partículas de maiores dimensões (com 0,5 m de diâmetro). Assim, o presente artigo visou também contribuir para melhorar o conhecimento das características de resistência, permeabilidade e deformabilidade das misturas solo-enrocamento.
Ano: 2012
Número Páginas:
10p.
Autor(es): Brito, A.; Caldeira, L.; Maranha, J. R.
Editor: Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Keywords: Misturas de solo-enrocamento; Ensaios de caracterização; Barragem de Odelouca
|
Livros
Info
Projeto, construção e observação de pequenas barragens de aterro
Como é bem sabido, a realização de barragens, a par dos reconhecidos benefícios de váriaordem resultantes da sua exploração, pode envolver danos potenciais para as populações ebens materiais e ambientais na sua vizinhança, pelo que se torna indispensável assegurarum controlo da segurança dessas obras. Esses danos estão sobretudo associados aos efeitosda onda de cheia gerada pela rotura da estrutura. A que há que adicionar naturalmenteos custos associados à destruição da própria estrutura.
Ano: 2015
Número Páginas:
333-366pp.
Autor(es): Portugal, J. C.
Revista: Projeto, construção e observação de pequenas barragens de aterro
Editor: IST Press
|
Capítulos de Livros
Info
Fundações
N/A
Ano: 2005
Número Páginas:
92p.
Autor(es): Lopes, M. G.; Portugal, J. C.
Revista: Construção de empreendimentos na práctica. Manual dirigido à aplicação e desenvolvimento de processos e métodos de uma construção
Editor: Verlag Dashôfer
|
Teses de Doutoramento
Info
Experimental investigation on limitation of the progression of internal erosion in zoned dams
Two mechanisms limiting the progression of internal erosion in zoned dams, potentiated by the presence of materials located upstream of a damaged core are investigated. These are the flow restriction and crack filling actions. The former is related with the ability of the upstream soil restricting the flows passing through a flaw in the core. The latter involves transport of particles from the upstream zone into a flaw in the core, up to a downstream granular zone. A new apparatus is developed from scratch. It allows carrying out two innovative laboratory tests: the Flow Limitation Erosion Test (FLET) and the Crack Filling Erosion Test (CFET). Following an extensive testing programme on thirteen upstream materials, two cores, and two downstream filters, experimental observations and physical descriptions are presented. The potential soil behaviour patterns are described. The apparatus can assess whether erosion in the core stops, slows down, or progresses. The flow restriction action is governed by grading, plasticity and compaction characteristics of the upstream soil. In gap-graded with 5% of fines, the hydraulic loading and type of fines are critical. Crack filling by granular soils occurs rapidly, being governed by the sand and fines content of the upstream soil, and an effective grain diameter (D15F) of the filter. Rules for preliminary estimation of the likelihood of occurrence of the studied actions are also proposed.
Ano: 2014
Autor(es): Santos, R. N. C.
Keywords: Crack filling; Flow restriction; Upstream zone; Test apparatus; Concentrated leak; Internal erosion; Zoned dams
Info
Propagação e mitigação de vibrações de baixa frequência geradas por comboios de alta velocidade
Em Portugal serão construídas, nos próximos anos, algumas centenas de quilómetros de vias férreas de alta velocidade. As exigências associadas a estas linhas, em particular no que concerne a tolerâncias de fabrico, são, naturalmente, mais restritivas que as das linhas férreas tradicionais, onde circulam comboios de carga e de passageiros a velocidades mais reduzidas.Em diversos países tem-se verificado que a conjugação de velocidades elevadas de circulação com determinadas características dos solos de fundação conduz a fenómenos de amplificação dinâmica das deformações resultantes da circulação dos comboios.As linhas de alta velocidade, em Portugal, terão inevitavelmente de atravessar zonas onde a velocidade de circulação se pode associar com as condições desfavoráveis das fundações criando os fenómenos dinâmicos referidos.O presente Programa de Investigação situa o problema da circulação dos comboios de alta velocidade sobre solos moles, faz uma revisão dos métodos existentes para a previsão e análise do fenómeno, e analisa as medidas de mitigação existentes.Em resultado da análise do problema são perspectivadas diversas linhas de investigação que têm como objectivo: a identificação dos factores que contribuem e condicionam a geração e propagação das vibrações; o desenvolvimento de ferramentas de análise e previsão; a identificação e estudo das zonas que, estando no traçado das linhas de alta velocidade em Portugal, possuem as características que potenciam o desenvolvimento do fenómeno e, finalmente, conjugando o conhecimento resultante dos tópicos anteriores, a análise das medidas de mitigação mais adequadas para os casos identificados. Por último, é apresentado um Programa de Pós-Graduação, onde são concretizadas as linhas de investigação propostas, sob a forma de planos de enquadramento de recém licenciados, de teses de mestrado e de doutoramento.
Ano: 2005
Autor(es): Marcelino, J.
Keywords: Mitigação; Vibrações; Alta velocidade ferroviária
Info
Modelação física com centrifugadora
A primeira centrifugadora geotécnica portuguesa foi recentemente instalada (1994) noLaboratório Nacional de Engenharia Civil. Para tanto estabeleceu-se um plano de acçãovisando três objectivos principais. Por um lado, e dada a natureza pioneira à escala nacional daaplicação em causa fundamentar a técnica de modelação física proposta. Por outro,materializar os meios necessários à exploração do novo recurso. Finalmente, aplicar a técnicade modelação física, no âmbito de um plano de investigação que permitisse ilustrar as suaspotencialidades. Esta dissertação constitui o corolário desse programa de acção, reflectindo ostrês objectivos programáticos estabelecidos.
Ano: 1999
Autor(es): Portugal, J. C.
Info
Modelação do colapso e da fluência em aterros
RESUMOO presente trabalho visa fundamentalmente apresentar novas propostas na modelação dedeterminados efeitos característicos de aterros, especialmente quando se trata de aterros deenrocamento. Os efeitos visados, o colapso e a fluência manifestam-se pelo aumento dasdeformações dos aterros nomeadamente de barragens. No primeiro caso, as deformações sãoprovocadas pela molhagem do material e ocorrem de forma súbita, podendo implicarimportantes perdas de folga das barragens. No segundo, as deformações ocorrem de formadiferida no tempo e, por vezes, representam uma parcela significativa da deformação total.Passa-se em revisão os modelos de comportamento mecânico habitualmente utilizados nadescrição do comportamento dos materiais geotécnicos em modelos matemáticos, bem comoas técnicas e métodos numéricos, indispensáveis para a abordagem dos problemas específicosdas barragens.Propõe-se uma nova abordagem para modelar o colapso baseada na variação progressiva dosparâmetros das leis constitutivas. Apresenta-se ensaios de determinação das características decomportamento de materiais de enrocamento permitindo simultaneamente o estudo dadeformação de colapso. Desenvolvem-se técnicas ensaio que possibilitam nomeadamente, oestudo do comportamento do material à repetição de ciclos de molhagem-secagem e asimplicações que estes ciclos podem ter na deformação de colapso.Considera-se que a fluência pode ser tratada de forma análoga ao colapso excluindo a escalade tempo do fenómeno. Realizam-se ensaios que, à luz do modelo adoptado, permitem aferiros parâmetros que controlam a deformação de fluência no tempo.Os modelos desenvolvidos são aplicados ao estudo de dois casos reais de grandes aterros deenrocamento. No primeiro caso, apresenta-se uma retroanálise do comportamento dabarragem de Beliche, concluindo-se haver uma boa concordância entre os valores resultantesda observação da barragem e os resultados dos modelos propostos. O segundo caso, refere-sea um aterro de estrada com altura máxima de 40 m que está compreendido na empreitada deconstrução da barragem de Odeleite. Neste caso não se dispõe ainda dos resultados daobservação dos deslocamentos e, por esse motivo, os valores apresentados constituem umaprevisão de comportamento.
Ano: 1996
Autor(es): Marcelino, J.
|
|
Relatórios
Info
Relatório de atividades: Programa de Capacitação de Laboratórios de Engenharia da CPLP 2015/2016
Neste relatório apresentam-se as atividades realizadas no ano de 2015/2016 no âmbito do Programa deCapacitação de Laboratórios de Engenharia da CPLP, implementadas com recursos do Fundo Especial daCPLP, com a coordenação do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), na qualidade de instituiçãoProponente. Tem-se assim em vista fornecer ao Secretariado Executivo da CPLP elementos que permitam arealização do acompanhamento e monitorização das atividades e a avaliação do cumprimento da metodologia e procedimentos propostos, bem como o alcance dos resultados e objetivos previstos
Ano: 2017
Autor(es): Antunes, M. L.; Portugal, J. C.; França Martins, M.
Info
Proposta de projeto: Programa de Capacitação de Laboratórios de Engenharia da CPLP 2016/2017
O presente projeto, designado por Programa de Capacitação de Laboratórios de Engenharia da CPLP, dásequência à cooperação que existe entre o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) de Portugal, osLaboratórios de Engenharia Civil dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (LABPALOP) e aAdministração Pública de Timor-Leste e foi definido durante a XXIX Reunião de Coordenação dos Convénios de Cooperação, em Díli, entre 2 e 6 de maio de 2016.
Ano: 2016
Autor(es): Antunes, M. L.; Portugal, J. C.; França Martins, M.
Info
Relatório de atividades intermédio: Programa de Capacitação dos Laboratórios de Engenharia dos PALOP e Administração Pública de Timor-Leste 2015-2016
Apresenta-se o Relatório intermédio das ações de cooperação realizadas no âmbito do
Ano: 2016
Autor(es): Portugal, J. C.; França Martins, M.
Info
Proposta de projeto: Programa de Capacitação dos Laboratórios de Engenharia dos PALOP e de Timor-Leste 2015
O presente projeto, designado por Programa de Capacitação dos Laboratórios de Engenharia dos PALOPe de Timor-Leste 2015, dá sequência à cooperação que existe entre o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) de Portugal, os Laboratórios de Engenharia Civil dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (LABPALOP) e a Administração Pública de Timor-Leste e foi definido durante a XXVII Reunião de Coordenação dos Convénios de Cooperação, na cidade de Luanda, nas instalações do Laboratório de Engenharia de Angola (LEA), entre 10 e 14 de março de 2014.
Ano: 2015
Autor(es): Antunes, M. L.; Portugal, J. C.; França Martins, M.
Info
Proposta de projeto:Programa de Capacitação de Laboratórios de Engenharia da CPLP 2015/2016
O presente projeto, designado por Programa de Capacitação de Laboratórios de Engenharia da CPLP, dásequência à cooperação que existe entre o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) de Portugal, osLaboratórios de Engenharia Civil dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (LABPALOP) e aAdministração Pública de Timor-Leste e foi definido durante a XXVIII Reunião de Coordenação dos Convénios de Cooperação, na cidade da Praia, nas instalações do Laboratório de Engenharia de Civil de Cabo Verde (LEC), entre 13 e 17 de abril de 2015
Ano: 2015
Autor(es): Antunes, M. L.; Portugal, J. C.; França Martins, M.
Info
Relatório de atividades intermédio: Programa de Capacitação dos Laboratórios de Engenharia dos PALOP e Administração Pública de Timor-Leste 2014-2015
Apresenta-se o Relatório intermédio das ações de cooperação realizadas no âmbito do
Ano: 2015
Autor(es): Portugal, J. C.; França Martins, M.
Info
Relatório de atividades: Programa de Capacitação dos Laboratórios de Engenharia dos PALOP e Administração Pública de Timor-Leste 2014-2015
Neste relatório apresentam-se as atividades realizadas no ano de 2014/2015 no âmbito do Programa deCapacitação dos Laboratórios de Engenharia dos PALOP e Administração Pública de Timor-Leste,implementadas com recursos do Fundo Especial da CPLP, com a coordenação do Laboratório Nacional deEngenharia Civil (LNEC), na qualidade de instituição Proponente. Tem-se assim em vista fornecer aoSecretariado Executivo da CPLP elementos que permitam a realização do acompanhamento e monitorizaçãodas Atividades e a avaliação do cumprimento da metodologia e procedimentos propostos bem como o alcance dos resultados e objetivos previstos
Ano: 2015
Autor(es): Antunes, M. L.; Portugal, J. C.; França Martins, M.
Info
Relatório de atividades: Programa de Capacitação dos Laboratórios de Engenharia dos PALOP e Administração Pública de Timor-Leste 2013
Neste relatório apresentam-se as atividades realizadas no ano de 2013 no âmbito do Programa de Capacitação dos Laboratórios de Engenharia dos PALOP e Administração Pública de Timor-Leste, implementadas com recursos do Fundo Especial da CPLP, com a coordenação do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), na qualidade de instituição Proponente. Tem-se assim em vista fornecer ao Secretariado Executivo da CPLP elementos que permitam a realização do acompanhamento e monitorização das Atividades e a avaliação do cumprimento da metodologia e procedimentos propostos bem como o alcance dos resultados e objetivos previstos.
Ano: 2014
Autor(es): Portugal, J. C.; França Martins, M.
Info
Proposta de projeto: Programa de Capacitação dos Laboratórios de Engenharia dos PALOP e de Timor-Leste 2014
O presente projeto, designado por Programa de Capacitação dos Laboratórios de Engenharia dos PALOPe de Timor-Leste 2014, dá sequência à cooperação que existe entre o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) de Portugal e os Laboratórios de Engenharia Civil dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (LABPALOP) e foi definido durante a XXVI Reunião de Coordenação dos Convénios de Cooperação, na cidade de S. Tomé, nas instalações do Laboratório de Engenharia Civil de São Tomé e Príncipe (LECSTP), entre 15 e 18 de outubro de 2012.
Ano: 2013
Autor(es): Portugal, J. C.; França Martins, M.
Info
Relatório de atividades intermédio: Programa de Capacitação dos Laboratórios de Engenharia dos PALOP e Administração Pública de Timor-Leste 2013
Apresenta-se o Relatório intermédio das ações de cooperação realizadas no âmbito do
Ano: 2013
Autor(es): Portugal, J. C.; França Martins, M.
|
|
|
Outros
Info
Acompanhamento das obras de expansão da Rede de Metro do Porto - Linha Rubi - Relato da visita do LNEC realizada em 2025.02.27 | 5ª visita mensal
A visita permitiu observar, em geral, o progresso dos trabalhos nas diversas frentes, nãotendo nenhum objetivo de análise de problemas específicos. Nos locais acima referidos, oEng.º Pedro Araújo fez uma apresentação sucinta dos principais condicionamentos e dafase de desenvolvimento dos trabalhos, tendo havido uma troca generalizada de impressõesentre todos os intervenientes sobre as obras em causa (nomeadamente, sobreparticularidades de projeto, métodos construtivos e sistemas de monitorização decomportamento de contenções e edifícios na vizinhança de escavações). À data desta visita,a zona que suscita mais atenção é a do Poço P1-EV, devido aos movimentos observadosnos edifícios E05A e E04A.
Ano: 2025
Autor(es): Portugal, J. C.; Marcelino, J.; Manso, J.
Keywords: Linha Rubi; Obras de Expansão da Rede de Metro do Porto
Info
Acompanhamento das obras de expansão da Rede de Metro do Porto - Linha Rubi - Relato da visita do LNEC realizada em 2025.03.20 | 6ª visita mensal
A visita permitiu observar, em geral, o progresso dos trabalhos nas diversas frentes, não tendo nenhum objetivo de análise de problemas específicos. Nos locais acima referidos, o Eng.º Pedro Araújo fez uma apresentação sucinta dos principais condicionamentos e da fase de desenvolvimento dos trabalhos, tendo havido uma troca generalizada de impressões entre todos os intervenientes sobre as obras em causa (nomeadamente, sobre particularidades de projeto, métodos construtivos e sistemas de monitorização de comportamento de contenções e edifícios na vizinhança de escavações).
Ano: 2025
Autor(es): Portugal, J. C.; Manso, J.; Marcelino, J.
Keywords: Linha Rubi; Obras de Expansão da Rede de Metro do Porto
Info
Acompanhamento das obras de expansão da rede de Metro do Porto Linha Rubi: Relato da visita do LNEC realizada em 2025.01.28 | 4ª Visita mensal
A visita permitiu observar, em geral, o progresso dos trabalhos nas diversas frentes, não tendo nenhum objetivo de análise de problemas específicos. Nos locais acima referidos, o Eng.º Pedro Araújo fez uma apresentação sucinta dos principais condicionamentos e da fase de desenvolvimento dos trabalhos, tendo havido uma troca generalizada de impressões entre todos os intervenientes sobre as obras em causa (nomeadamente, sobre particularidades de projeto, métodos construtivos e sistemas de monitorização de comportamento de contenções e edifícios na vizinhança de escavações).
Ano: 2025
Autor(es): Portugal, A.; Marcelino, J.
Keywords: Obras de Expanção da Rede de Metro do Porto
Info
Barragem de Gebelim - Análise preliminar do projeto de execução
Neste documento apresenta-se a análise preliminar do projeto da barragem de Gebelim conforme solicitado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) em reunião havida no Laboratório Nacional de Engenharia Civil em 27 de julho de 2023, complementada pelo envio de diversas peças do projeto de execução.Nesta análise preliminar, foram analisados os seguintes documentos:VOLUME I
Ano: 2025
Autor(es): Marcelino, J.; Bilé Serra, J.
Keywords: Barragem de Gebelim
Info
Acompanhamento das obras de expansão da rede de Metro do Porto Linha Rubi. Relato da visita do LNEC realizada em 19.12.2024 | 3ª visita mensal
1. Poço P1-EV, em que se iniciaram os primeiros 3 m de escavação, com registo de pequenos movimentos; 2. Estação Campo Alegre, onde o inclinómetro 3504-INC1 continua a registar leituras anómalas, mas em que outros inclinómetros já registam pequenos movimentos (como expectável) e em que ainda não se registaram vibrações acima dos limites toleráveis; 3. Em geral, contenções tipo
Ano: 2024
Autor(es): Portugal, J. C.; Manso, J.
Keywords: Obras de Expanção da Rede de Metro do Porto
Info
Acompanhamento das obras de expansão da rede de Metro do Porto. Linha Rubi. Relato da visita do LNEC realizada em 2024.10.18
Sendo a 1ª vez que a equipa do LNEC se deslocou à Linha Rubi, esta visita permitiu observar, em geral, o progresso dos trabalhos nas diversas frentes, não tendo nenhum objetivo de análise de problemas específicos.
Ano: 2024
Autor(es): Portugal, J. C.; Lamas, L.; Gomes, J. P.
Keywords: Linha Robi; Obras de Expanção da Rede de Metro do Porto
Info
Acompanhamento das obras de expansão da rede de Metro do Porto. Linha Rubi. Relato da visita do LNEC realizada em 2024.11.27
Como se referiu, a visita foi realizada em 2024.11.27, decorreu entre as 10:00 e cerca das 13:45, tendo nela participado: Pedro Araújo e Rui Lebreiro do MP, João Marcelino e João Portugal do LNEC, Dídio Castro, Flávio Lobo Monteiro e Wendy Malvar da ATE/AYESA e, Frederico Cunha da AFAPLAN. A visita foi feita de sul para norte, tendo sido visitados os seguintes locais/frentes de trabalho: Estação Santo Ovídio, Estação Soares dos Reis, Estação Devesas, Passagem Inferior sobre o Pátio de Devesas, Estação Rotunda, Viaduto da Arrábida, Estação Arrábida, Pilares P7 e P6 da nova ponte sobre o Douro e Estação Campo Alegre.
Ano: 2024
Autor(es): Portugal, J. C.; Marcelino, J.
Keywords: Linha Robi; Obras de Expanção da Rede de Metro do Porto
Info
Memorando da visita a um talude junto da Rua da Estação em Montemor-o-Novo, a 8 de outubro de 2024
Memorando da visita a um talude junto da Rua da Estação em Montemor-o-Novo, a 8 de outubro de 2024
Ano: 2024
Autor(es): Brito, A.; Roque, M.
Keywords: Montemor-o-Novo; Talude
Info
Parecer relativo à inspeção ao edifício principal do Palacete de São Bento e muro circundante
A Secretaria-Geral da Presidência do Concelho de Ministros solicitou ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) a realização de uma visita de inspeção ao edifício principal do Palacete de São Bento e muro circundante (e-mail de 2 de outubro de 2024). De acordo com esse e-mail, o pedido foi suscitado pela deteção recente de fissuras nas paredes exteriores, numa das escadas de acesso e num dos muros da residência oficial do Senhor Primeiro-Ministro. Em resposta ao solicitado, no dia 7 de outubro de 2024 foi realizada, por dois técnicos do LNEC, uma visita ao local, restringida aos muros dos jardins do Palacete e uma arrecadação localizada sob o terraço e as escadarias da fachada norte do edifício. Nessa visita, além dos autores deste documento, estiveram presentes os Senhores Carlos Monteiro, Sandro Cruz e Ana Sofia Silva do Gabinete do Primeiro-Ministro.
Ano: 2024
Autor(es): Marcelino, J.; Oliveira Santos, T.
Keywords: Palacete de São Bento e muro circundante
Info
Relato da visita de 22 de janeiro de 2024 à Linha do Oeste
Relato da visita de 22 de janeiro de 2024 à Linha do Oeste por parte do Departamento de Geotecnia
Ano: 2024
Autor(es): Pereira, C.; Brito, A.
Keywords: Terraplenagens
|