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Development of an oil spill hazard scenarios database for risk assessment
The occurrence of oil spills in coastal regions may have catastrophic consequences on the environment and severesocio-economic impacts. This work presents a new methodology to evaluate the risk associated with oil spills in coastalzones and estuaries, and illustrates its application in a coastal lagoon (Ria de Aveiro, Portugal). A ranked list of thehydrodynamic scenarios under which oil spills are most likely generated through the analysis of 33 years of wave andwind data, retrieved from the ERA-INTERIM project database, and from the analysis of oil spills that occurred in theAtlantic Iberian shelf. Considering six spill locations and a single oil type spill inside the Aveiro harbor, the databaseresulted in approximately 3500 simulations. Hydrodynamic simulations were made with the MORSYS2D modelingsystem, a soft coupling of the hydrodynamic model ELCIRC and the wave model SWAN. The high-accuracy,unstructured grid, oil fate model VOILS was used in 2D mode to simulate the transport and the oil weathering processesat the surface and in the intertidal areas. The hazard assessment analysis included the determination of the trajectory ofthe plumes, the shoreline retention areas affected by the oil and their oil exposure time. Time evolution of the oilproperties, such as the oil evaporation rate and emulsification processes of the mixture, are provided to support clean-upoperations, as well as robustness controls such as oil mass balance.
Ano: 2014
Número Páginas:
p6.
Autor(es): Boer, S.; Azevedo, A.; Vaz, L.; Costa, R.; Fortunato, A. B.; Oliveira, A.; Tomas, L.; Dias, J. M.; Rodrigues, M.
Revista: Journal of Coastal Research
Keywords: Risk assessment; Oil spill modeling; Climatology
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Metodologia para o traçado da Linha de Máxima Preia-Mar de Águas Vivas Equi - nociais em ambientes de transição: aplicação ao estuário do Tejo (Portugal)
Os trabalhos desenvolvidos por equipas de investigação sobre a zona costeira bem como as ferramentas de gestão e ordenamento dasregiões hidrográficas, como, por exemplo, os Planos de Gestão de Bacia Hidrográfica e os Planos de Ordenamento de Estuários, necessitamda definição de margem e de leito e, por conseguinte, do traçado da Linha de Máxima Preia-Mar de Águas Vivas Equinociais (LMPMAVE)que corresponde ao seu limite. Muito embora a definição destas áreas e respetivo limite esteja descrita na lei que estabelece a titularidadedos recursos hídricos, existe uma dificuldade prática em transpor para a realidade do terreno as conceções legais, particularmente emsistemas de transição, como os estuários. Assim, revela-se prioritário o desenvolvimento de uma metodologia abrangente e objetiva capazde responder a este desafio.No presente trabalho, apresenta-se uma abordagem metodológica interdisciplinar e integrada, baseada na recolha e análise deinformação bibliográfica, cartográfica e de campo sobre a área de estudo (estuário do Tejo), bem como a experiência adquirida notraçado deste limite noutros locais do país. Deste modo, foi possível desenvolver um conjunto de critérios para o traçado da LMPMAVEem ambientes de transição, que podem ser divididos em quatro tipologias: a)biofísica, estabelecida através da presença ou ausência devegetação halófita; b)tipo de estrutura/altimétrica, que se prende com as características intrínsecas da estrutura e sua elevação; c) de usodo solo; d) de índole legal, baseada na Lei 54/2005 de 15 de novembro.O desenvolvimento e aplicação desta metodologia ao estuário do Tejo permitiu dispor pela primeira vez do traçado deste limite nesteimportante sistema de transição e, simultaneamente, ultrapassar a dificuldade de implementar os conceitos legais de LMPMAVE noterreno, ao criar critérios objetivos de suporte à sua marcaçã
Ano: 2014
Número Páginas:
96-107pp.
Autor(es): Rilo, Ana; Freire, P.; Mendes, R.; Ceia , R.; Catalão, J.; Taborda, R.; Melo , Ricardo .; Caçador, M.; Freitas, M. C.; Fortunato, A. B.; Alves, E.
Revista: Revista da Gestão Costeira Integrada
Editor: Revista da Gestão Costeira Integrada
Keywords: Costeira; Metodologia integrada; Margem; Leito
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Morphological evolution of an ephemeral tidal inlet from opening to closure: The Albufeira inlet, Portugal
Like othersimilarcoastalsystems,theAlbufeiralagoonisartificially openedeveryyeartopromotewaterrenewalandclosesnaturallywithinafewmonths.TheevolutionoftheAlbufeiraLagoonInletfromitsopening inApril2010toitsclosure8monthslaterisqualitativelyandquantitativelyanalyzedthroughacombination ofmonthly field surveysandtheapplicationofaprocess-basedmorphodynamicmodel.Field dataalonewouldnotcoverthewholespace
Ano: 2014
Número Páginas:
49-63pp.
Autor(es): Fortunato, A. B.; Nahon, A.; Dodet, G.; Pires, A. R.; Freitas, M.Conceição; Bruneau, N.; Azevedo, A.; Bertin, X.; Benevides, P; Andrade, C.; Oliveira, A.
Revista: Continental Shelf Research, 73
Editor: Elsevier
Keywords: Tidal asymmetry; Nudging; Intermittenttidalinlet; Morphodynamic model; Parelationship
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Salinity modelling accuracy of a coastal lagoon: a comparative river flow analysis of basin model vs. traditional approaches
The main purpose of this study is to investigate the uncertainties in the modelling of salinity fields in the Ria de Aveiro lagoon associated with the estimation of river flow discharges. The prediction of fresh water inputs is necessary to properly implement forcing conditions and consequently to provide accurate forecasts of baroclinic circulation in coastal lagoons. Located in the north-western Portuguese coast, the Ria de Aveiro is a shallow vertically homogeneous mesotidal coastal lagoon with a complex geometry. Although it is tidally dominated, it receives freshwater from five rivers, the Vouga, Antuã, Cáster, Boco and Ribeira dos Moínhos, whose contributions are responsible for the salinity variation within the system. This research concerns the accurate prediction of river flow to be used in the operational forecast system of the lagoon. Given the lack of observed data for river discharges, as there are only two real time measuring stations located in the Vouga and Antuã river basins, but far from the lagoon, alternative estimation approaches are needed. In order to estimate the river discharges for all five rivers, two different approaches were considered: the first estimates the Vouga river flow, the major fresh water source, based on the nearest real time measuring station and estimates the other river flows based on river basin areas proportionality; the second establishes river flows based on the precipitation/river flow relationships for the Vouga and Antuã rivers and on the areas of the other river basins using the SWAT model. The methodology comprises the exploitation of the 3D unstructured-grid hydrodynamic model SELFE, required to adequately simulate the flow and transport of salt in very complex domains such as the Ria de Aveiro. The model is forced by water elevations at the ocean boundary and river flows at the river boundaries, and atmospheric drivers at the surface (wind stress, atmospheric pressure and heat fluxes). The salinity model predictions were compared with data from seven stations, and its accuracy was assessed through Root Mean Square Error (RMSE). The river flows estimated by the first method led to the best fit between observed and predicted salinity.
Ano: 2014
Número Páginas:
pag 586-591.
Autor(es): Tomas, L.; Rodrigues, M.; Fortunato, A. B.; Azevedo, A.; Leitão, J. P.; Oliveira, A.; Rocha , A .; Lopes, N.; Dias, J. M.
Revista: Journal of Coastal Research
Keywords: Circulation forecasts; Selfe 3d; Ria de aveiro; River flow estimation; Alinity field
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Aeolian microtextures in silica spheres induced in a wind tunnel experiment: Comparison with aeolian quartz
Microtextures in quartz attributed to aeolian transport, principally bulbous edges and abrasion fatigue haveseldom been tested in the laboratory under controlled conditions. A wind tunnel experiment was conducted,using glass spheres (>70% SiO2) as a proxy for quartz, with the objective of determining the extent of mechanicaldamage to silica/glass transported in a mixture with quartz beach sand. The microspheres were microscopicallyimaged prior to transport in a wind tunnel, subjected at velocities ranging from 4 to 13 m/s insequential runs of 10 min. The range in velocity is capable of lifting grains into the air column or saltatingquartz grains and silica/glass spheres to produce mechanical impact, i.e. abrasion commonly experiencedin aeolian transport. With increasing velocity silica/glass spheres, which displayed minor imperfectionsprior to transport, began to show significant grain damage exhibiting increasing depth into the silica/glassfabric
Ano: 2013
Número Páginas:
120-129pp.
Autor(es): Costa, P.; Andrade, C.; Mahaney, W.; Marques da Silva, F.; Freire, P.; Freitas, M. C.; Janardo, C.; Oliveira, M.Alexandra; Silva, A.; Lopes, V.
Revista: Geomorphology
Editor: Elsevier
Keywords: Microtextural imprints; Aeolian transport; Sem; Quartz; Silica spheres; Wind tunnel
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Bed shear stress under skewed and asymmetric oscillatory flows
We present a new formulation to predict the bed shear stress under skewed/asymmetric oscillatory flows(with or without a co-linear mean current), extending the work of Nielsen (1992). The nonlinearity of theoscillatory flow is incorporated through the use of two parameters: the index of skewness or nonlinearity,and the waveform parameter. The new formulation is tested against the bed shear stress estimated fromthe log-fit and momentum-integral methods, using oscillatory data from oscillating water tunnel experiments.The new formulation and the momentum-integral method agree well, but differ from those withthe log-fit method, possibly because both methodologies lead to different results for the phase lead betweenthe bed shear stress and the free-stream velocity. The new bed shear stress formulation is incorporated in aquasi-steady bedload formula, and accurately reproduces net transport rates under non-linear, nonbreakingwaves with and without an opposing current.
Ano: 2013
Número Páginas:
1-10pp.
Autor(es): Abreu, T.; Michallet, H.; Silva, P. A.; Sancho, F. E.; Van der A, D. A.; Ruessink, B. G.
Revista: Coastal Engineering
Editor: Elsevier
Volume:
73.
Keywords: Sand transport; Velocity skewness; Acceleration skewness; Oscillatory flow tunnel; Mobile bed; Bed shear stress
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Defining beaches and their evolutionary states in estuaries
Projected rates of global sea level rise and human pressures have increased attention to the potential for landformchange in estuaries. This paper assesses the status of the fetch-limited beaches in the Tagus estuary, one of the largestestuaries in Europe, with a focus on distinguishing active beaches from inactive vegetated banks and identifyingconditions under which they change state. A total of 26 beaches were identified in the inner estuary and 49 in thetributary basins on 2007 aerial photographs and compared with conditions on older photographs (1944-1958). Lengths,widths and maximum fetch distances for beaches were measured and site visits were made to determine their originsand present conditions. Beaches occur at eroding uplands or marshes or on spits extending from eroding uplands.Human-created beaches occur on spoil areas, within niches formed by structures and where vegetation is eliminated orprevented from colonizing (e.g. boat launches and recreational surfaces). Basin infilling, with increase in the elevationof low tide terraces and the formation of bars, is reducing wave energies, and some beaches are reverting to vegetatedbanks. Beaches that become vegetated banks because of human actions occur where use for boating or recreation isabandoned and where spits that form off spoil deposits reduce fetch distances upwind.
Ano: 2013
Número Páginas:
482-487pp.
Autor(es): Freire, P.; Jackson , N.; Nordstrom , K.
Editor: Journal of Coastal Research
Keywords: Fetch distances; Tagus estuary; Human interventions; Sedimentation rates; Wave energy
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Effect of salinity on the settling velocity of fine sediments of a harbour basin
Salinity is known to increase the cohesion of clay minerals, and thus the flocculation of fine-grained sediments insuspension. However, the influence of salinity on the settling velocity of natural particles is often unclear, due toorganic and biological aggregation and other controlling factors. This paper examines the effect of salinity on thesettling velocity of fine sediments collected in a harbour basin in the Tagus estuary. The sediment sample consists ofsilt- and clay-sized particles (D10 = 2
Ano: 2013
Número Páginas:
1188-1193pp.
Autor(es): Portela, L. I.; Ramos, S.; Teixeira, A.
Editor: Journal of Coastal Research
Keywords: Settling column; Harbour siltation; Cohesive sediment
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Estuarine margins vulnerability to floods for different sea level rise and human occupation scenarios
Sea level rise (SLR) is increasing the risk of flooding in marginal low-lying estuarine areas. High water levels inestuaries are associated with the simultaneous occurrence of various phenomena ranging from high tidal levels to largefresh-water discharges. The intense and diverse human occupation of some of these marginal areas increases the floodvulnerability, endangering human lives and causing heavy economic and environmental losses. This issue becomeseven more relevant since the European Floods Directive establishes mandatory guidelines to all member statesregarding flood risk assessment, integrating flood maps with territorial characteristics. The present study aims to assessthe vulnerability to floods of a specific area in Tagus estuary, by integrating hydrodynamic modelling results with landuse cartography. Results suggest that about 16.1% of the estuarine marginal fringe could be flooded for the 2050scenario, rising up to 23.7% for the 2100 scenario. Moreover, industrial and urban areas will be the most affected sites.Considering future development scenarios planned for that site, the results point to an increasing vulnerability of urbanareas and therefore to the relevance of this knowledge in future planning and management guidelines as well asmeasures to adapt to SLR. The uncertainties and implications of the study are also discussed, and future research topicsare indicated.
Ano: 2013
Número Páginas:
820-825pp.
Autor(es): Rilo, Ana; Freire, P.; Guerreiro, M.; Fortunato, A. B.; Taborda, R.
Editor: Journal of Coastal Research
Keywords: Tagus estuary; Climate change; Land use; Future development scenarios
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Experimental and numerical study of the hydrodynamics of the western sector of Ria Formosa
The western sector of Ria Formosa, a lagoon system in the south of Portugal, represents approximately 90% of the total tidal prism of the lagoon and includes three inlets. Two sets of field campaigns to characterize the hydrodynamics of this sector in neap and spring tide conditions were conducted in the autumn of 2011 and spring 2012. The main findings related to the inlets hydrodynamics and water exchanges between the lagoon and the ocean along semi-diurnal tidal cycles are presented. To estimate the relative contribution of the three inlets to the water exchanges between Ria Formosa and the ocean, discharges were evaluated hourly along complete neap and spring semi-diurnal tidal cycles and the tidal prisms computed. In addition, two sea level time series measured in Faro-Olhão inlet and Faro commercial pier were harmonically analyzed. The results were compared with previous studies and used to validate the ELCIRC hydrodynamic model. This model provided additional information about the circulation and tidal prisms and distortion inside the western Ria Formosa. This study confirmed the Faro-Olhão inlet as the main inlet in terms of contribution for the total tidal prism. It is shown that the Ancão inlet lost hydraulic efficiency, contributing less than 6% to the total tidal prism in all situations and the Armona inlet gained efficiency in spring tide and lost efficiency in neap tide. Moreover, the Faro-Olhão inlet exhibits flood prisms higher than ebb prisms under neap and spring tides, suggesting a residual circulation towards the Ancão and Armona inlets.
Ano: 2013
Número Páginas:
2011-2016pp.
Autor(es): Jacob, J.; Cardeira, A.; Rodrigues, M.; Bruneau, N.; Azevedo, A.; Fortunato, A. B.; Rosa, M.; Cravo, A.
Revista: Journal of Coastal Research
Editor: Coastal Education Research Foundation
Volume:
SI 65.
Keywords: Hydrodynamic model; Field campaign; Residual circulation; Tidal prism; Tidal inlet; Lagoon system
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Aplicação do modelo Duner para erosão de dunas
O estudo visou melhorar a avaliação e previsão da vulnerabilidade/resiliência de sistemas dunares à acção das ondas e da sobrelevação do nível do mar em condições de tempestade marítima. O objetivo específico foi testar o modelo matemático morfodinâmico Duner, desenvolvido com base no método de convolução, para uma experiência laboratorial em canal de grande escala. Utilizaram-se três casos de geometria de perfil de equilíbrio idealizada aproximados do perfil inicial para calcular o máximo potencial de erosão do perfil praia duna. Da avaliação do desempenho do modelo, realizada através de indicadores de impacto e de erro, resultou a classificação de bom para o melhor caso de aproximação do perfil inicial e a classificação de razoável para os outros dois casos testados. Estes resultados permitiram reforçar a conclusão de que o modelo constitui um instrumento simples e eficiente para avaliação e previsão da vulnerabilidade de dunas.
Ano: 2012
Número Páginas:
315-318.
Autor(es): Oliveira, F. S. B. F.
Editor: Instituto Hidrográfico
Keywords: Sobrelevação; Tempestade; Perfil de praia; Convolução; Morfodinâmica
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Assimilação de dados num modelo morfodinâmico para embocaduras lagunares
A simulação da evolução de embocaduras lagunares forçadas pela agitação marítima e correntes de maréenvolve erros muito elevados. Com vista a melhorar o desempenho destas simulações, desenvolveram-se doismétodos de assimilação de dados batimétricos aplicados a um modelo morfodinâmico 2DH para simular aevolução de embocaduras. Este artigo descreve os métodos desenvolvidos e a sua avaliação na simulação daevolução da embocadura da lagoa de Albufeira. Os resultados mostram que o modelo sem assimilação de dadostem erros muito significativos, enquanto ambas as técnicas de assimilação de dados conduzem a excelentesresultados.
Ano: 2012
Número Páginas:
6 pp.
Autor(es): Fortunato, A. B.; Nahon, A.; Dodet, G.; Bruneau, N.; Oliveira, A.; Benevides, P; Azevedo, A.
Keywords: Lagoa de albufeira; Assimilação de dados; Embocaduras; Morfodinâmica
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Avaliação do modelo de erosão de praias e dunas xbeach: resultados preliminares
Este estudo visou melhorar a avaliação/previsão da vulnerabilidade de praias à acção de tempestadesmarítimas, através da avaliação do desempenho do modelo XBeach relativamente ao modelo Litprof(um dos mais eficazes nesta área). Esta avaliação foi feita com base na comparação da evoluçãomorfológica e de indicadores de desempenho (de impacto e de erro). Apresentam-se os parâmetros pordefeito (standard set of parameter settings) e discutem-se os parâmetros de calibração para ambos osmodelos, com os quais se reproduziu o desenvolvimento de um perfil de erosão do tipo barra-fossaobtido em canal de grande escala de laboratório. Da avaliação do desempenho dos dois modelos comos parâmetros por defeito, recomenda-se que, apesar do indicador de erro apontar para um melhordesempenho do modelo XBeach, se aplique o modelo Litprof num problema de engenharia num casosemelhante, uma vez que a geometria do perfil numérico é a que mais se aproxima do perfil observadoe a erosão da face de praia é sobrestimada, estando assim do lado da segurança. Realizaram-setestes aos parâmetros de calibração para os dois modelos e concluiu-se que os parâmetros maisinfluentes na evolução morfológica foram break, gammax, facua e lws, para o modelo XBeach, e 2 g escale a , para o modelo Litprof. Os parâmetros facua e lws do modelo XBeach foram aqueles queconferiram ao perfil final uma geometria mais próxima da configuração barra-fossa observada. Dostestes aos parâmetros de calibração concluiu-se que ambos os modelos reproduzem odesenvolvimento da barra submersa característica do perfil de erosão, mas foi o modelo Litprof queapresentou o melhor desempenho
Ano: 2012
Número Páginas:
18pp.
Autor(es): Oliveira, F. S. B. F.
Keywords: Litprof; Xbeach; Modelação morfodinâmica; Erosão costeira
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Coastal dunes vulnerability indexes: a new proposal and aplication to Ria Formosa Coast (Portugal)
In the present work it is proposed a new coastal dune vulnerability index based on its exposure (and resistance) tooverwashing and erosion under storm events, focusing solely on the short-term events. The methodology is appliedand validated against the available data for the Ria Formosa (Algarve, Portugal) coastal beaches. The overwash indexis determined as a function of the dune crest height in relation with the maxima water levels for different returnperiods, and the storm-erosion index is computed as function of the remaining beach/dune volume after the impact ofthe 10-year return period extreme-wave conditions in relation to the pre-storm volume. It is discussed the results ofthis application, enhancing the necessity of further validation.
Ano: 2012
Número Páginas:
1-12pp.
Autor(es): Sancho, F. E.; Freire, P.; Oliveira, F. S. B. F.
Keywords: Ancão spit; Overwashing; Dune-erosion; Short-term; Maritime-storm; Barrier island
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Consequências da subida do nível médio do mar na hidrodinâmica do estuário do Tejo
A hidrodinâmica estuarina tem implicações significativas na dinâmica morfológica esedimentar, qualidade da água, navegabilidade e inundação das margens. A subida do nível médio domar, associada às alterações climáticas, assim como as tendências atuais e futuras de acreção, terãonecessariamente consequências nesta hidrodinâmica que é conveniente antecipar. O presente estudoavalia os efeitos da subida do nível médio do mar e do assoreamento na propagação da maré noestuário do Tejo, através do desenvolvimento, validação e exploração de um modelo hidrodinâmico dealta resolução. Os resultados mostram que a subida do nível médio do mar afetará significativamente operíodo de ressonância deste estuário, o que conduzirá ao aumento da amplitude das constituintessemidiurnasem 270%e aumentará a dominância de enchente no estuário. Pelo contrário, os ajustesmorfológicos decorrentes da sedimentação atual não conduzem a alterações significativas nahidrodinâmica do estuário do Tejo.
Ano: 2012
Número Páginas:
143-146pp.
Autor(es): Guerreiro, M.; Fortunato, A. B.; Freire, P.; Rilo, Ana; Taborda, R.; Freitas, M. Conceição; Andrade, C.; Silva, T.
Keywords: Ressonância; Nível médio do mar; Alterações climáticas; Hidrodinâmica; Estuário do tejo
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Contribuição para o estudo da propagação da maré no setor oeste da Ria Formosa
O projeto COALA tem como objetivo compreender a dinâmica dos nutrientes, clorofilaaematéria em suspensão no setor oeste da Ria Formosa. Para isso é importante estudar e caracterizar ahidrodinâmica bastante complexa da Ria Formosa.As primeiras campanhas do projeto COALA foram realizadas no Outono de 2011. Incluiram acolocação de dois sensores de pressão, um na barra de FaroOlhãoe o outro no cais comercial de Faro,durante um período de 2 meses, para estudar a variação do nível do mar em função da maré e outrosfenómenos de baixa frequência. A análise dos dados de nível do mar permitiu caracterizar dois ciclosmensais de maré completos, proporcionando informação acerca da propagação e distorção da maré aolongo do canal de Faro. Estes dados permitiram validar o modelo hidrodinâmico ELCIRC, cujautilização vai ajudar a caracterizar as correntes, o prisma e a distorção da maré na ria Formosa.
Ano: 2012
Número Páginas:
185-188pp.
Autor(es): Jacob, J.; Cardeira, S.; Rodrigues, M.; Bruneau, N.; Azevedo, A.; Fortunato, A. B.; Cravo, A.; Rosa, M.
Editor: Instituto Hidrográfico
Keywords: Propagação da maré; Barra de maré; Projeto coala; Ria formosa; Modelo hidrodinâmico; Prisma de maré
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Detecção Remota e Cartografia do Intertidal. O contributo do Projeto MorFeed
A produção de cartografia da área intertidal de zonas costeiras ou estuarinas é geralmentepouco pormenorizada nas cartas náuticas e militares. Este facto é compreensível face aos objectivosdestes instrumentos e aos elevados custos de produção de cartografia detalhada. No entanto, aimportância ecológica e económica do intertidal, sobretudo em zonas estuarinas, exige cada vez maisatenção e detalhe. No sentido de ultrapassar estas limitações o projeto MorFeed, com recurso atécnicas de detecção remota, várias fontes de imagens e sensores e tecnologias SIG, tem desenvolvidodiversos produtos cartográficos que no seu conjunto fornecem novos dados e usam metodologiascapazes de melhorar significativamente o detalhe e rigor da cartografia destas áreas. As utilizaçõesdestes produtos são múltiplas, na gestão, fiscalização e monitorização ambiental de atividades que vãoda pesca, à aplicação da DQA, ou modelação de efeitos de alterações climáticas o que demonstra aimportância do tema.
Ano: 2012
Número Páginas:
341-344pp.
Autor(es): Mendes, R.; Ceia, R.; Silva, T.; Rilo, Ana; Guerreiro, M.; Catalão, J.; Taborda, R.; Freitas, M. C.; Andrade, C.; Melo, Ricardo; Fortunato, A. B.; Freire, P.
Keywords: Gestão e planeamento ambiental; Modelação; Leito; Sistemas de informação geográfica; Cartografia
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Dragagens portuárias: práticas e desafios
N/A
Ano: 2012
Número Páginas:
6p.
Autor(es): Portela, L. I.
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Efeito das alterações climáticas no regime de agitação marítima no Atlântico Norte e costa portuguesa
As alterações climáticas constituem uma das maiores ameaças ambientais, sociais eeconómicas que enfrentamos, pelo que é fundamental prever os seus efeitos. Este trabalho analisa osefeitos destas alterações no regime de agitação no Atlântico Norte, com ênfase na região de Aveiro.Efetuaramsesimulações com o modelo de ondas WW3, devidamente validado, para o clima atual(19712000)e para um cenário climático futuro (20712100).Os campos de vento provêm do modeloECHAM5 e considerouseo cenário A2 SRES do IPCC. Analisasea evolução das características dasondas entre os dois conjuntos de 30 anos. Os resultados mostram por exemplo que neste cenário, paraa maior parte do Atlântico Norte, a média da altura significativa da onda irá diminuir. Na região deAveiro, prevêse,no inverno, uma rotação da direção média no sentido antihoráriode cerca de 3º euma diminuição da altura significativa média na ordem dos 4%.
Ano: 2012
Número Páginas:
163-166pp.
Autor(es): Ribeiro, N. A.; Fortunato, A. B.; Rocha , A .
Keywords: Atlântico norte; Alterações climáticas; Ondas; Echam; Ww3; Modelação climática
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Efeitos de escala em modelação numérica da erosão de um perfil de praia
Scale effects in a numerical process-based beach profile model, applied to simulate beach profile evolution under erosive wave conditions, were investigated. The numerical model was applied at laboratory and prototype scales, first with the default settings and then calibrated. Its performance was evaluated using the Brier Skill Score. The numerical results of the profile evolution in both scales were compared after reducing the results from the prototype scale to the laboratory scale. The profile erosion prediction was overestimated in the laboratory scale and underestimated in the prototype scale. Despite the calibration parameter that causes the largest modifications of the beach profile being the same in both scales, the most efficient parameter was different. For most of the calibration parameters, the value for the best case was not coincident in both scales. It was concluded that there are scale effects using the Litprof model.
Ano: 2012
Número Páginas:
177-182.
Autor(es): Contente , J.; Oliveira, F. S. B. F.
Editor: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Keywords: Efeitos de escala; Litprof; Curto-prazo; Modelação morfodinâmica; Erosão costeira
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Livros
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MEC2011 - Conferência sobre Morfodinâmica Estuarina e Costeira
N/A
Ano: 2011
Autor(es): Fortunato, A. B.; Freire, P.; Oliveira, A.
Editor: Laboratório Nacional de Engenharia Civil
Volume:
CD Room.
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Capítulos de Livros
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Evaluating the geomorphologic stability of an estuarine sandy beach. Integrated Coastal Zone Management
The hydrodynamics and sediment dynamics of a low energy estuarine beach was analysed. The beach is subjected to local wind waves generated in an area of restricted fetch, wake waves generated by catamarans and a semi diurnal meso-tidal regime. Only storm events of short duration modify the beach profile, which, once the normal hydrodynamic conditions are restored, naturally recovers its initial shape. The beach is characterised by having a steep upper slope until mean sea level, followed, seaward, by a low gradient terrace, and a bimodal sediment distribution. To investigate the hydro sedimentologic beach behaviour, wind, topo-hydrographic and sedimentologic data were used as input and validation of process based numerical modelling. Wave generation and transformation in an area of restricted fetch, nearshore circulation, sediment transport and morphological evolution were simulated for average annual conditions and storm conditions. The statistical analysis of a six-year wind data series allowed to derive the average wind regime, based on which, the average annual wave regime and the average annual longshore sediment budget, 14.5x103 m3year-1, were calculated. The contribution of the individual components of the representative wave regime, discretised by directional sector and height class of incidence, was evaluated as well as the spatial distribution of the longshore sediment transport in the active part of the beach profile. The characteristics of the wave groups generated by the passage of catamarans at different speeds were estimated and their action on the beach morphology was simulated. Although when the catamarans travel at 20 knots speed the average annual wake wave energy dissipated at the beach is 2.5 times higher than the average annual wind wave energy, the erosion effect on the beach profile is still not relevant for the present traffic. In opposition, short duration storm events generate the formation of an erosion scarp at the upper part of the beach face. The numerical modelling of this phenomenon allowed to acknowledge on the protective effect that the low gradient terrace has on the beach face.
Ano: 2009
Número Páginas:
pp. 35-49.
Autor(es): Oliveira, F. S. B. F.; Vargas, C.
Editor: Wiley-Blackwell Publishing
Volume:
Integrated Coastal Zone Management.
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Teses de Doutoramento
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Modelos Matemáticos para Estudo da Propagação e Deformação das Ondas de Gravidade. O Cálculo Automático de Diagramas de Refracção
O objectivo do presente trabalho foi o estabelecimento de um modelo matemático do fenómeno da refracção das ondas de gravidade, apoiado num pro¬grama cálculo automático bastante aperfeiçoado e enquadrado por uma técnica de utilização prática que permitisse a resolução rápida dos problemasinerentes ao cálculo de um conjunto de diagramas de refracção, independentemente do número de ondas monocromáticas a analisar.Numa primeira parte, apresentam-se algumas considerações sumárias so¬bre o método de estabelecimento do programa de cálculo e sobre a necessidade de se dispor de um modelo matemático de refracção. A segunda parte é dedicada ao estudo do fenómeno da refracção das on¬das de gravidade e seu tratamento numérico. No Cap.3 indicam-se, de forma Muito sintética, os fundamentos da teoria das ondas de pequena amplitude sendo deduzidas as principais expressões utilizadas no estudo da refracção. É apresentada a teoria da refracção de uma onda sinusoidal, sendo abordado um vasto leque de problemas tais como os aspectos energético e geométrico da refracção, as soluções analíticas para fundos algébricos, as zonas de convergência e cáusticas, a refracção por efeito de correntes, e as aproximações da teoria da refracção. Por último criticam-se os métodos gráficos habituais de cálculo de planos de ondulação. No Cap. 4 são deduzidas as equações de base do tratamento numérico da refracção das ondas sinusoidais como um problema de valores iniciais. No Cap. 5 são apresentadas as dife¬rentes técnicas de cálculo e de interpolação das principais grandezas di¬rectamente ligadas a obtenção de uma ortogonal e dos sucessivos valores da amplitude relativa da onda. São indicados os métodos numéricos de integração das equações diferenciais do raio de onda e do coeficiente de afasta¬mento de ortogonais. E feita referencia a técnicas de alisamento da batimetria. Em todos os casos são apresentados os métodos utilizados no LNEC as¬sim como outros referidos na bibliografia. No Cap. 6 são indicadas, para os vários programas preparados no LNEC, as técnicas de cálculo e de inter¬polação e os métodos numéricos de integração usados. São apresentadas, de uma forma exaustiva, todas as verificações dos programas levadas a cabo após o seu estabelecimento, designadamente a verificação analítica e a comparação dos resultados obtidos com os métodos numéricos e gráficos para fundos ir¬regulares. No âmbito da verificação dos programas é ainda feita referência a resultados obtidos por outros autores e a ensaios em modelo reduzido. Por último tiram-se conclusões sobre a escolha dos programas a lançar em exploração.A terceira e última parte é consagrada à análise do actual programa de cálculo de diagramas de refracção. Assim, no Cap. 7 indicam-se, em li¬nhas muito gerais, o tipo de dados a fornecer, as hipóteses de exploração do programa e o seu modo de funcionamento; é ainda feita uma análise da estrutura do programa, relativamente pormenorizada. 0 Cap. 8 é consagrado à discrição da forma de utilização prática do programa, sendo discutidas as perspectivas de custo da sua utilização cobrindo todas as hipóteses de exploração do programa, ilustrados com os dados e resultados respectivos. No Cap. 9 apresentam-se as conclusões do trabalho e indicam-se as linhas de orientação a seguir no que respeita ao aperfeiçoamento do modelo matemático da refracção e ao estabelecimento de outros modelos matemáticos dependentes ou não daquele.0 texto principal de dissertação encerra-se com 96 referencias bibliográficas, correspondentes aos principais trabalhos consultados pelo autor, na realização do presente estudo; esta bibliografia refere-se a Abril de 1975. Em Anexo no Apêndice I, apresentam-se os elementos referentes aos programas inicialmente estabelecidos no LNEC e cujo aperfeiçoamento posterior conduziu ao programa actualmente em exploração. São indicados, em linhas gerais, as formas possíveis de exploração daqueles programas, o seu modo de funcionamento e os dados a fornecer. É feita uma análise de pormenor da es¬trutura dos programas, sendo descrita a sua forma de utilização prática, e apresentados vários exemplos de aplicação ilustrados com os dados e resul¬tados respectivos. São indicadas algumas verificações efectuadas a estes programas.
Ano: 1976
Autor(es): Covas, J. A.
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Transporte Sólido Litoral
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Transporte Sólido Litoral
0 caminhamento das areias ao longo das costas marítimas é regulado por leis ainda incompletamente apreendidas, mas cujo conhecimento cada vez mais perfeito se torna indispensável no projecto e ensaio em modelo reduzido de grande parte das obras destinadas a solucionar problemas de hidráulica marítima.Começa-se neste trabalho por caracterizar, sob os pontos de vista hidrodinâmico e de movimentação aluvionar, a orla costeira, zona em que o transporte litoral se processa, abordando-se a seguir o aspecto prático mais importante do fenómeno, ou seja, a previsão dos caudais sólidos a partir das características das ondas e do material móvel que forma a praia.Com este último objectivo analisa-se o conjunto dos dados experimentais disponíveis, segundo uma perspectiva baseada na análise dimensional do fenómeno, para a seguir se proceder a um estudo experimental focado sobre a influência do peso específico e do diâmetro do material móvel.Apresentam-se ainda, em anexo, os conceitos básicos respeitantes às correntes longitudinais, fenómeno que teve também de ser objecto de um estudo aprofundado, por estar intimamente relacionado com o transporte sólido litoral.
Ano: 1972
Autor(es): Vicente, C.
Editor: ******
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Características e Evolução do Perfil Transversal das Praias
Este trabalho constitui um estudo em extensão sobre as característi¬cas mais importantes dos perfis transversais das praias e sobre a evolução resultante da actuação da ondulação. Pretendeu-se assim obter um conhecimento geral sobre este assunto, de modo a permitir, por um lado, o melhor planeamento dos trabalhos marítimos e, por outro, uma melhor interpretação dos modelos reduzidos de fundo móvel.Utiliza-se neste trabalho uma nomenclatura original em língua portuguesa, na tentativa de estabelecer uma equivalência com os termos consagrados na literatura siglo-saxónica.Dentro do esquema geral acima enunciado, são estudadas com maior atenção: o mecanismo da movimentação dos materiais nos fundos; a evolução so¬frida pelos perfis em resultado da actuação das ondas e destas em conjugação com as marés; as características da faixa de rebentação das praias; e as variações da granulometria do material móvel.Quanto à movimentação dos materiais em fundos de maior profundidade, apresenta-se uma interpretação sobre as profundidades a que se inicia o transporte dos sedimentos e o sentido desse transporte.Em relação à evolução dos perfis descrevem-se as suas fases mais significativas, quer para o caso de ondas de período e altura crescentes como decrescentes. Introduzem-se os conceitos de perfis de máxima erosão e máximo enchimento.
Ano: 1968
Autor(es): Elias, N.
Editor: ******
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Esporões Marítimos
O presente trabalho baseia-se num estudo experimental sobre o funcionamento hidráulico de esporões marítimos no caso em que estes limitam troços de praia que se comportam, na sua evolução, como unidades fisiográficamente independentes. Pretende-se, com este estudo, contribuir para o conhecimento do mecanismo de evolução de praias em que são construídos campos de esporões, com vista ao projecto de dispositivos funcionais deste tipo de defesa costeira. Acessoriamente, tirando partido dos esporões como meio de medição do caudal sólido litoral, fa¬zem-se algumas considerações sobre as relações existentes entre o transporte litoral e as características da onda actuante.O relatório é constituído pelas seguintes partes : a Introdução, em que se define o objectivo do estudo e as suas características; o capítulo I, em que se apresentam noções gerais sobre esporões; o Capi¬tulo II, em que se dá conhecimento do estudo experimental realizado, definindo o seu planeamento, a tecnologia experimental, as características dos ensaios realizados, a interpretarão dos resultados obtidos e as conclusões; o Capitulo III, que diz respeito a casos reais de emprego de esporões, em que, após umas generalidades, se apresentam as principais características das obras de defesa da Cova do Vapor - Costa da Caparica, do campo de esporões da praia de Espinho e do esporão da praia do Estoril, finalizando com algumas conclusões; o Capítulo IV em que se apresentam considerações sumárias sobre caudal sólido litoral, as quais compreendem algumas generalidades, considerações teóricas, resultados experimen¬tais, observações na natureza e conclusões; finalmente, as Conclusões Finais, onde se agrupam todas as considerações do estudo que se julgam de primordial interesse.
Ano: 1966
Autor(es): Barceló, J. P.
Editor: ******
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Relatórios
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Soft coastal protection measures for Langue de Barbarie and Saint Louis, Senegal - Dynamics and potential long-term evolution of the proposed solutions
This report presents the methodology and results of a study of the sediment dynamics and potential medium-term coastline evolution induced by hybrid-type coastal protection solutions for the Langue de Barbarie and the city of Saint-Louis, Senegal. The analysed solutions considered four designs of an artificial island, or a peninsula/spit connected to the mainland. The study includes gathering of study site data, preparation of model inputs, set-up and calibration of the shoreline evolution model ShorelineS, simulations of the potential coastal evolution for the proposed interventions, and critical and comparative analysis. The model succeeded in reproducing the main coastline modifications observed during the calibration period (2015 to 2019). It was found that any of the proposed hybrid solutions are likely to trigger substantial instabilities in the delicate sediment dynamics of Langue de Barbarie, eventually breaching this spit not far from the city of Saint-Louis. The analysis of alternative soft solutions led to similar conclusions.
Ano: 2024
Autor(es): Sancho, F. E.; Nahon, A.; Oliveira, F. S. B. F.
Keywords: Erosion; breaching; Shoreline evolution; Spit; Sand barrier; ShorelineS model
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Programa de monitorização da hidrodinâmica das dragagens da zona superior da Lagoa de Óbidos - Relatório 3
O Programa de Monitorização das Dragagens da Zona Superior da Lagoa de Óbidos, promovidas pelaAgência Portuguesa do Ambiente, destina-se a acompanhar a evolução das condições hidrodinâmicas e da morfologia da lagoa. Apresentam-se neste relatório os resultados relativos à fase de pós-obra. Na zona inferior da lagoa, entre abril de 2022 e outubro de 2023, o canal da embocadura manteve uma posição relativamente estável no terço central do cordão litoral, sem situações de fecho da embocadura. Na zona superior da lagoa, a comparação dos levantamentos hidrográficos de pós-dragagem (março de 2022) e de monitorização após 20 meses (novembro de 2023) indicam que a zona intervencionada de canais (braço da Barrosa, foz do rio Real e braço do Bom Sucesso) e bacias (braço da Barrosa e foz do rio Real) apresentou uma taxa de assoreamento moderada (0,23 m ano-1). Assim, estima-se que os efeitos da intervenção de dragagem na redução da acumulação sedimentar na zona superior da lagoa sejam relativamente duradouros.
Ano: 2023
Autor(es): Portela, L. I.; Freire, P.; Fortunato, A. B.; Azevedo, A.
Keywords: Lagoa costeira; Assoreamento; Hidrodinâmica; Evolução morfológica
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Project Mosaic.PT
The final technical report of the project Mosaic.pt
Ano: 2023
Autor(es): Freire, P.; Fortunato, A. B.; Oliveira, F. S. B. F.; Azevedo, A.; Nahon, A.; Rilo, Ana; Oliveira, A.; Jesus, G.; Martins, R.; Fortes, C. J. E. M.; Henriques, M. J.; Tavares, A.; Santos, P.; Barros, J.
Keywords: WebGIS platform for multi-source data; Territorial vulnerability; Coastal flooding; Real-time prediction and monitoring; Critical typologies
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Estudo de caracterização e viabilidade de um quebra-mar destacado multifuncional em frente à Praia da Vagueira - (T2) Estudos em modelo físico reduzido: Resultados do modelo Relatório 13
Apresenta-se neste relatório os principais resultados dos ensaios em modelo físico reduzido referentes ao Estudo de caracterização e viabilidade de um quebra-mar destacado multifuncional em frente à Praia da Vagueira. Os ensaios, realizados à escala 1:65 com fundo móvel, permitiram analisar o efeito do quebra-mar destacado (QMD) na dinâmica sedimentar próxima e na geração de ondas para o surf. No que se refere à dinâmica sedimentar, verificou-se a reprodução de fenómenos de evolução morfológica no modelo físico, com predominância de movimentos sedimentares transversais na ausência do QMD e quase inexistência de transporte longilitoral. A implantação de um QMD paralelo à praia induziu a formação de células de circulação na zona abrigada que conduziram à formação de um saliente de pequenas dimensões, centrado com o eixo transversal do QMD. A implantação de um QMD 45º oblíquo à costa provocou a formação de dois salientes, de dimensões semelhantes aos da configuração anterior. No que se refere à geração de ondas para surf comparam-se os resultados obtidos sem QMD, com QMD paralelo e com QMD oblíquo à costa. Analisam-se os índices de agitação, localização, comprimento e tipo de rebentação para cada situação. Para todas as condições de agitação ensaiadas, a rebentação na situação atual (sem QMD) ocorre a sotamar da posição de implantação prevista para o QMD, próxima da linha de costa. O QMD provoca alteração das condições de rebentação, levando a que esta ocorra na zona próxima ou sobre o QMD. Da observação da posição e comprimento da linha de rebentação, assim como do tipo e forma de rebentação pode concluir-se que, dos casos ensaiados, no caso sem QMD e no caso com QMD oblíquo se obtiveram condições de rebentação adequadas à prática de surf. Apresenta-se a calibração realizada com o modelo numérico COULWAVE para o caso do QMD oblíquo, para uma condição de agitação regular. O modelo numérico permite calcular alguns parâmetros importantes para a verificação das condições de rebentação e da sua adequabilidade para a prática do surf, tais como o comprimento da linha de rebentação, a direção da onda no ponto de rebentação, o ângulo de rebentação e o número de Iribarren. Com base nos resultados obtidos é possível concluir que o QMD oblíquo gera uma onda de boa qualidade para o surf, já que se obtém uma rebentação mergulhante e um ângulo de rebentação adequado para surfistas standard/profissionais. Realizaram-se ensaios de galgamento e, para as condições de agitação ensaiadas, não se verificou galgamento da estrutura de defesa longitudinal aderente nem no caso dos ensaios sem QMD nem com QMD, quer paralelo à costa quer oblíquo.
Ano: 2022
Autor(es): Mendonça, A. C.; Sancho, F. E.; Neves, M. G.; Fortes, C. J. E. M.; Freire, P.
Keywords: Dinâmica sedimentar; Fundo móvel; Surf; Ensaios em modelo físico
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Estudo de caracterização e viabilidade de um quebra-mar destacado multifuncional em frente à Praia da Vagueira - Relatório final síntese
Apresenta-se neste documento um texto integrador e conclusivo dos trabalhos executados no
Ano: 2022
Autor(es): Sancho, F. E.; Freire, P.; Neves, M. G.; Oliveira, F. S. B. F.; Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Roebeling, P.; Baptista, R. P.
Keywords: Alimentação artificial; Surf; Quebramar destacado submerso; Proteção costeira; Galgamento; Viabilidade técnica e económica
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Estudo de caracterização e viabilidade de um quebra-mar destacado multifuncional em frente à praia da Vagueira - (T1) Estudos em modelo matemático: Efeito do quebra-mar destacado nas correntes e morfo
O presente estudo é constituído por duas componentes. Na primeira analisa-se, com recurso a modelação numérica, o efeito da morfologia da praia da Vagueira na resposta de um quebra-mar destacado submerso implementado na frente marítima. Para isso, utilizam-se dois levantamentos topo-batimétricos recentes, de verão marítimo, que evidenciam grandes diferenças de elevação do fundo. Concluiu-se que a implementação do quebra-mar favorece a geração de elevados gradientes de fundo, incluindo a geração de novos canais, devidos às correntes divergentes, cuja mobilidade constrange a formação de um saliente estável que permita um aumento permanente da largura de praia. Na segunda componente do estudo, desenvolvida para apoiar o estudo em modelo físico, testou-se em modelo numérico o efeito do quebra-mar destacado submerso nas correntes e morfologia adjacentes, em condições hidro-morfológicas representativas. Concluiu-se que os padrões de erosão-acumulação gerados pelo quebra-mar (canais de erosão divergentes, enraizados nos extremos do quebra-mar, que geram a fuga de sedimentos locais e crescimento de um saliente não simétrico relativamente ao eixo transversal do quebra-mar) são mais regulares do que os previstos em condições de topo-batimetria real, pelo facto da batimetria inicial ser mais uniforme e, por isso, permitir um efeito mais destacado (menos difuso) dos mecanismos de resposta do fundo ao forçamento hidrodinâmico.
Ano: 2021
Autor(es): Oliveira, F. S. B. F.
Keywords: Morfodinâmica; Saliente; Proteção costeira
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Estudo de caracterização e viabilidade de um quebra-mar destacado multifuncional em frente à praia da Vagueira - (T2) Estudos em modelo físico reduzido: Estabelecimento do modelo físico
Apresenta-se neste relatório o estabelecimento do modelo físico reduzido e as condições de ensaio referentes ao
Ano: 2021
Autor(es): Sancho, F. E.; Neves, M. G.; Fortes, C. J. E. M.; Oliveira, F. S. B. F.; Silva, L. G.
Keywords: Fundo móvel; Escala do modelo reduzido; Surf; Condições de agitação
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Estudo de caracterização e viabilidade de um quebra-mar destacado multifuncional em frente à praia da Vagueira - (T4) Análise custo-benefício da melhor solução técnica e conjunto de soluções alternati
No âmbito do contrato de prestação de serviços para o
Ano: 2021
Autor(es): Pombo, R.; Roebeling, P.; Coelho, C.; Sancho, F. E.
Keywords: Viabilidade económica; Valor do território; Uso do solo; Proteção costeira
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Modelação para apoio às intervenções nas praias da Costa da Caparica
Procede-se à comparação de levantamentos topo-hidrográficos a escalas espaciais e temporais alargadas (desde 1980-1982) com o objetivo de apoiar a interpretação da evolução morfológica do sistema Bugio-Caparica e, em particular, contribuir para: (a) a identificação do destino das areias utilizadas na alimentação das praias da Costa da Caparica; (b) a avaliação da importância dos fluxos sedimentares entre as praias da Caparica e o banco do Bugio; e (c) a apreciação dos efeitos das intervenções estruturais e não-estruturais. Identifica-se uma área de acumulação sedimentar parcialmente no exterior da célula de monitorização, com cotas da ordem de -4 a -2 m ZH, no bordo meridional do banco do Bugio, que poderá estar associada quer às alimentações artificiais realizadas na Caparica, quer a alterações morfológicas ocorridas na envolvente da Cova do Vapor.
Ano: 2020
Autor(es): Portela, L. I.
Keywords: Embocadura; Dinâmica sedimentar; Levantamentos topo-hidrográficos; Costa da Caparica
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MOSAIC.pt field campaigns - Cova-Gala beach, March 2020
The present report describes a fieldwork campaign that took place within the scope of the project MOSAIC.pt. The campaign was performed in March 2020 at Cova-Gala beach. Cova-Gala beach is located south of the entrance to Figueira da Foz harbour, along central Portugal western coast. The campaign aimed to acquire hydrodynamic and topographic data on the subaerial beach cells between the groynes in front of Cova ur anization
Ano: 2020
Autor(es): Nahon, A.; Fortunato, A. B.; Freire, P.; Oliveira, F. S. B. F.; Oliveira, J. N.; Pedro, L.; Rogeiro, J.; Jesus, G.; Oliveira, A.; Azevedo, A.; Henriques, M. J.; Silva, P. A.; Baptista, R. P.; Oliveira
Keywords: Hydrodynamic measurements; Photogrammetric survey; Topographic survey
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Outros
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Estuarine and coastal morphodynamics
N/A
Ano: 2015
Autor(es): Fortunato, A. B.; Bertin, X.; Coco , G.; Concejo, A.; Dias, J. M.; Fernandes, E.; Larson, M.; Matias, A.; Oliveira, A.; Silva, P. A.; Dias, J. A.; Azeiteiro, U.; Costa , M.; Boski, T.
Keywords: coastal; Estuarine
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