Saltar para o conteúdo

Unidade de Metrologia Aplicada


A Unidade de Metrologia Aplicada (UMA) do LNEC-EM encontra-se inserida no Núcleo de Qualidade Metrológica (NQM) do Centro de Instrumentação Científica (CIC) do LNEC.

A necessidade de dotar o LNEC de uma infraestrutura metrológica de suporte à atividade laboratorial desenvolvida no seu campus – particularmente vocacionada para apoiar a acreditação dos laboratórios que o integram – determinou a criação da UMA, em 1992. Esta Unidade (então denominada LCAM) foi a primeira entidade do LNEC a ser acreditada pelo IPQ (1995).

Esta Unidade realizada ensaios metrológicos e calibrações acreditadas pelo Organismo Nacional de Acreditação, atualmente o Instituto Português de Acreditação (IPAC), sendo detentora dos Anexos Técnicos n.os M0025 e L0257.

Outra informação pode ser obtida no folheto desta Unidade Operativa.

Áreas de atividade

A UMA desenvolve atividade em três vertentes distintas:
  • Rastreabilidade metrológica de sistemas de medição, equipamentos e padrões;
  • Caraterização metrológica de sistemas de medição, equipamentos e padrões;
  • Suporte a atividades de I&D&I no âmbito da Metrologia Aplicada.
A rastreabilidade metrológica consiste em estabelecer cadeias de medição referenciáveis a padrões internacionais do Sistema Internacional (SI).

A caraterização metrológica consiste no estudo, análise e avaliação de características que determinam o desempenho e a qualidade da medição do sistema ou equipamento.

A atividade de suporte a I&D&I consiste na realização de atividades experimentais de natureza metrológica associadas a projetos de investigação programada e por contrato no âmbito da Engenharia Civil e da Metrologia Aplicada e Fundamental.

Ensaios

No âmbito da sua acreditação a UMA realiza a calibração e ensaios metrológicos de sistemas de medição, equipamentos e padrões, destacando-se:
  • Grandezas dimensionais e geométricas – Micrómetros, comparadores e transdutores de deslocamento, peneiros, paquímetros, moldes, extensómetros, escalas, fitas métricas e geometria de componentes.
  • Grandezas massa, força e pressão – Instrumentos de pesagem, pesos, máquinas de ensaios de força de tração, compressão e flexão, transdutores de força, dinamómetros e anéis dinamométricos, manómetros e transdutores de pressão.
  • Grandezas temperatura e humidade – Termómetros de dilatação de líquido em vidro, termómetros digitais, termómetros de resistência de platina, termopares, termístores, estufas, câmaras climáticas, fornos e muflas, termoanemómetros, termo-higrómetros e termo-higrógrafos.
  • Outras grandezas combinadas – Máquinas de ensaios de choque Charpy, medidores de fricção (pêndulos britânicos), caudalímetros ultrassónicos.

Outros serviços

A Unidade de Metrologia Aplicada presta ainda outros serviços de que se destacam, pela sua complexidade e inovação, os estudos de caraterização metrológica de equipamentos e sistemas de medição usados em Engenharia Civil.

A infraestrutura metrológica da UMA serve de suporte a atividades de I&D&I, no âmbito da Metrologia Aplicada a problemas estudados no contexto da Engenharia Civil. Realçam-se:
  • Estudos de investigação visando o desenvolvimento de padrões, métodos de medição e modelos matemáticos e computacionais de sistemas de medição;
  • Participação em equipas multidisciplinares, tendo por objetivo a conceção e desenvolvimento de novos equipamentos e métodos de medição;
  • Atividades de assessoria a projetos de investigação;
  • Atividades de apoio ao setor da construção, nomeadamente, realizando ensaios de caraterização metrológica de componentes e de montagens experimentais.