O estudo inclui um programa intensivo e sistemático de ensaios laboratoriais que permitam caracterizar a profundidade máxima de erosão localizada junto de pilares complexos e uma campanha de medição de velocidades para determinar o campo do escoamento no interior da cavidade de erosão formada, caracterização que irá permitir a modelação deste escoamento complexo utilizando um modelo Computacional Fluid Dynamics, CFD. Os ensaios do LNEC são conduzidos no Canal de Inclinação Variável, CIV, do Pavilhão de Marítima.
As erosões localizadas junto de pilares de pontes construídas em leitos aluvionares são uma causa frequente de danos estruturais ou de colapso destas obras de arte. O custo de reabilitação de pontes danificadas ou destruídas devido a fenómenos de infraescavação pode ascender a centenas de milhares de Euros. Acima de tudo, impõe-se evitar as perdas humanas que ocasionalmente ocorrem nestes acidentes. O direito à segurança implica medidas de prevenção de falhas, as quais por sua vez requerem a previsão rigorosa das profundidades das cavidades de erosão localizada ou a conceção e instalação de medidas estruturais de mitigação do processo erosivo. Em face do elevado número de variáveis envolvidas no referido processo e a inerente complexidade das suas interações, a previsão da profundidade das cavidades de erosão continua a ser um problema sem resolução cabal, apesar dos progressos registados nas últimas décadas.
O estudo inclui um programa intensivo e sistemático de ensaios laboratoriais que permitirão caracterizar a profundidade máxima de erosão localizada junto de pilares complexos e o campo de velocidades no escoamento uniforme ao longo do canal e na envolvente a pilares cilíndricos.
A realização dos primeiros ensaios irá permitir estabelecer uma relação entre a profundidade de erosão e a largura da coluna, a espessura do maciço de encabeçamento, a posição relativa do maciço em relação ao nível inicial do leito de areia, bem como do ângulo de alinhamento do pilar com a direção principal do escoamento.
A medição dos campos de velocidade, quer no escoamento uniforme ao longo do canal, quer junto a pilares cilíndricos vai permitir, numa primeira fase, caracterizar o campo de escoamento. Em seguida vai fornecer dados de velocidades para a calibração/comparação com um modelo numérico CFD. Deste modo, na segunda fase serão medidas velocidades em redor de um pilar cilíndrico para diferentes fases do ensaio e em diferentes localizações em redor do pilar.
Os ensaios são conduzidos no Canal de Inclinação Variável do Pavilhão de Marítima. Este canal tem um comprimento de 40 m, uma largura aproximada de 2 m, estando o fundo móvel preenchido com areia de granulometria uniforme e diâmetro mediano D50 = 0,86 mm. Os ensaios de medição da profundidade de equilíbrio têm duração de 15 a 25 dias (cada). Os ensaios de medição de velocidades têm uma duração durante 1 a 25 dias (cada).
A realização deste estudo potenciará a publicação dos resultados mais consolidados em eventos e revistas científicas.
Data de Início: 01/04/2014
Responsável: Lúcia T. Couto
Coordenador(es):
Doctoral Program at LNEC – Dr. Rafaela Matos - LNEC, Doctoral Program – Prof. A. Heleno Cardoso - IST
Parceiro(s):
Instituto Superior Técnico, Faculdade de Engenharia - Universidade de Lisboa, Técnico Lisboa