Presentemente, o galgamento é a causa mais comum da rotura das barragens recentes. Assim, este projeto pretende enquadrar ações de investigação no tema da rotura por galgamento de barragens ou diques de terra, envolvendo investigação aplicada dos fenómenos hidrodinâmicos e geotécnicos da evolução da brecha.
A rotura por galgamento de barragens e diques de terra tem sido muito estudada em laboratório, o que permitiu produzir informações úteis, nomeadamente no que respeita a caracterização de hidrogramas de rotura para validação de modelos numéricos. No entanto, estes estudos falharam na produção de informação fenomenológica detalhada do processo de rotura, especialmente, no que respeita a descrição dos episódios de rotura geotécnica durante a evolução da brecha e na interação entre a erosão hidrodinâmica e a rotura geotécnica (Wahl 2004).
Neste contexto, a capacidade atual de prever hidrogramas de rotura de aterros é, para além de limitada, cheia de incerteza, sendo evidente a necessidade de melhorar as ferramentas de previsão, para afinar as estimativas dos impactos da inundação em leitos de cheia decorrentes da rotura de barragens ou diques de terra.
Assim, este projeto incorpora a realização de um programa intensivo e sistemático de ensaios laboratoriais para caracterizar o mecanismo de rotura em aterros e calcular o respetivo hidrograma de rotura o que permitirá melhorar a capacidade atual de prever de forma fiável a formação e evolução de brechas em aterros de terra devido ao galgamento.
A metodologia está dividida em três etapas principais:
- teórica, na qual se desenvolve uma estrutura teórica para guiar o trabalho empírico;
- laboratorial, na qual se recolhem dados para a caracterização empírica dos principais fenómenos hidrodinâmicos e geotécnicos; e
- computacional, na qual estão planeados uma técnica de discretização e um procedimento de resolução.
O projeto potencia o desenvolvimento sustentável da investigação atual na área da rotura gradual de aterros e fortalece parcerias com instituições estrangeiras. Neste último âmbito, tem vindo também a servir de reforço ao projeto internacional, aprovado pela National Science Foundation dos EUA "Modeling Flood Hazards and Morphological Impacts of Levee Breach and Dam Failure”, no qual o LNEC e o IST participam, conjuntamente com a Universidade Norte-Americana de South Caroline e a Universidade Belga de Louvain, onde se prevê partilha a transferência de dados e informação referente a modelação numérica da rotura de aterros.
O presente projeto de investigação representa ainda um esforço para produzir uma ferramenta para a gestão do risco de rotura de barragens e diques de terra, sendo o objetivo fundamental o aumento da capacidade atual de prever de forma fiável a formação de brechas em aterros de terra, um objetivo académico per si, mas que é, simultaneamente, uma contribuição para o desenvolvimento sustentável da sociedade.