Saltar para o conteúdo
Centro de Instrumentação Cientifica e Tecnologias da Informação Centro de Instrumentação Cientifica e Tecnologias da Informação

Apresentação

O Centro de Instrumentação Científica e Tecnologias da Informação (CICTI) foi formalmente constituído em janeiro de 2003 e reestruturado em março de 2024, integrando um novo setor de tecnologias da informação e mantendo as anteriores unidades orgânicas existentes. O Departamento conta agora com a combinação de competências na área da instrumentação cientifica, fundamental para a caracterização das propriedades de materiais, estudo do comportamento de modelos físicos e de protótipos e monitorização do património natural e construído, com valências na área da investigação em tecnologias de informação. A vertente de instrumentação cientifica permite analisar o desempenho e segurança de estruturas e infraestruturas assim como contribuir para a validação de modelos matemáticos. A atividade do LNEC passa também pela existência de infraestruturas informáticas e dos respetivos meios humanos com competências para as explorar e potenciar ao serviço da investigação científica.

Para a prossecução destas atividades, o CIC recorre aos conhecimentos provenientes de áreas científicas tradicionalmente inseridas nos domínios das Engenharias Eletrotécnica e Mecânica, e nas áreas da Metrologia, da Engenharia de Sistemas e das Tecnologias de Informação, integrando-os no sentido do cumprimento da sua missão.

Organicamente, o CICTI encontra-se estruturado em:

Núcleo de Qualidade Metrológica (NQM)
Núcleo de Sistemas Eletrótecnicos e Mecânicos (NSEM)
Núcleo de Tecnologias de Informação e Infraestruturas Informáticas

Atividade

O Centro de Instrumentação Científica e Tecnologias da Informação desenvolve atividades de ciência e tecnologia - compreendendo quer atividades de investigação e desenvolvimento (I&D) quer outras atividades científicas e técnicas (OAC&T) - nas áreas da Instrumentação Científica, da Metrologia e das Tecnologias da Informação, traduzindo-se na conceção e desenvolvimento de instrumentos de medição, de equipamentos de ensaio, e de outros sistemas eletromecânicos vocacionados para aplicações no domínio alargado da Engenharia Civil, assim como na conceção e desenvolvimento de sistemas de informação, redes de sensores confiáveis, modelos de inteligência artificial e tecnologias para a gestão do ciclo completo dos dados.

Atua também no sentido de assegurar a qualidade metrológica dos instrumentos de medição, participa em equipas multidisciplinares envolvidas na realização de estudos e ensaios e desenvolve ainda atividade de construção de protótipos e de modelos reduzidos, . Desenvolve também atividades de caracterização de sistemas de controlo de fumo (em situação de incêndio) em edificações.

Num segundo nível de atuação, o CIC desenvolve atividade que se traduz na realização de trabalhos de colaboração a diversos tipos de ensaios, bem como de trabalhos de manutenção corretiva de variados tipos de equipamento ou instrumentação, e na gestão das infraestruturas informáticas do LNEC.