Doutorada em Engenharia Civil, pelo Instituto Superior Técnico (IST/UTL), em 2004, com dissertação sobre o tema: "Argamassas Cimentícias Modificadas com Polímeros – Composição e Características”.
Mestrado em Construção, pelo IST (IST/UTL), em Dezembro de 1995, com dissertação sobre o tema: "Materiais de Reparação de Betão. Modelação Experimental de uma Argamassa à Base de Ligante Inorgânico”.
Licenciatura em Engenharia Civil, ramo Estruturas, pelo Instituto Superior Técnico (IST/UTL), em 1990.
Áreas de Investigação / Interesse
Caracterização, comportamento, desenvolvimento e aplicação de materiais de construção, nomeadamente betões e seus constituintes, argamassas cimentícias e cimentícias modificadas com polímeros e caldas de cimento.
Desenvolvimento e implementação de técnicas de inspeção do betão nas estruturas e de sistemas e materiais de reparação.
Diagnóstico da degradação em estruturas de betão armado e durabilidade do betão e argamassas.
Fluência em tração no betão.
Atuação dos polímeros nos materiais cimentícios.
Amostragem para perfil do teor de cloretos no betão e metodologia para a modelação e previsão da progressão do perfil do teor de cloretos no betão.
Nova geração de normas aplicáveis a materiais e estruturas de matriz cimentícia durante o tempo de serviço.
Atividade Desenvolvida
Coordenação do projeto PTDC/ECM/101810/2008 "Argamassas Cimentícias Modificadas com Polímeros para Reparação de Estruturas de Betão Armado”, cofinanciado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), de 15-02-2010 a 15-02-2013, com parceiros: IST / UTL, Biu Internacional e EJR, Lda.
Avaliação da degradação do betão armado das paliçadas na encosta das portas do sol. Recomendações para a sua recuperação.
Avaliação da degradação do betão armado do troço final do adutor de Castelo de Bode. Recomendações para a sua recuperação.
Avaliação da degradação do betão armado dos viadutos entre os postos de acostagem 4/5 e 9/10 da APS.
Parecer sobre anomalias no "Parque de estacionamento da frente Ribeirinha”, em Lagos.
Avaliação do desempenho do revestimento epoxídico aplicado na câmara de ozonização n.º 1, da linha 1 da ETA da Asseiceira. Estudo de soluções compatíveis com as condições de serviço na Câmara de Ozonização.
Publicações Relevantes
Prescrição de sistemas de reparação de estruturas de betão. PROELIUM – Revista Científica da Academia militar, Série VII, Nº5, pp 245-260.
Polymer action on alkali-silica reaction in cement mortar. Cement and Concrete Research, 44, 97-105.
Review and discussion of polymer action on alkali-silica reaction. Materials and Structures, DOI 10.1617/s 11527-012-9983-2, Springer.
The use of polymer cement mortar in the rehabilitation of service stairs in Lisbon, Portugal. 2nd Int. Symposium on Service Life Design for Infrastructures, Delft.
Resistance of concrete to carbonation. Predicted and measured values in natural exposure. 2ndInternational RILEM Workshop ConcreteLife´90, Israel.
Styrene-Butadiene Polymer Action on Compressive and Tensile Strengths of Cement Mortars. Materials and Structures Vol.41 nº7 pp1263-73.
Expansive cement blend for use in shrinkage-compensating mortars. Materials and Structures, Vol. 31, July, pp 400-404.
Ligante Expansivo: Composição e aplicações. Magazine da Associação Técnica da Indústria do Cimento (ATIC), nº 20, Maio, Lisboa.