Saltar para o conteúdo

Notícias

Conferência Projeto UP2030 Conferência Projeto UP2030
2023-10-13


Para assinalar o Dia Mundial da Saúde Ambiental, realizou-se no LNEC, no passado dia 26 de setembro a Conferência "Ambientes urbanos e saúde humana em Lisboa". Esta Conferência teve o apoio do projeto europeu "UP2030 – Urban Planning and design ready for 2030", no qual o LNEC participa.    

Nunca tantas pessoas viveram de forma tão concentrada, em contextos urbanos. Mais de metade da população mundial vive em cidades e, de acordo com algumas estimativas, em 2050 este contingente será de dois terços. Sinal de coesão social, de otimização de recursos, de interconectividade facilitada. Por outro lado, aumentam de forma progressiva os desafios nas áreas da promoção de comportamentos saudáveis e de espaços promotores de bem-estar e saúde. Assim sendo, nunca como agora foi tão relevante estudar bem-estar e saúde em contexto urbano.

Assim, foram apresentados ideias, iniciativas em curso na cidade de Lisboa e resultados de estudos que relacionam determinantes ambientais e saúde humana, realizados em parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa, a Lisboa E-Nova - Agência de Energia e Ambiente de Lisboa, o Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, e o LNEC.

https://up2030-he.eu/
https://www.linkedin.com/company/up2030-he
https://twitter.com/UP2030_HE
« voltar