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Departamento de Transportes Departamento de Transportes

André Marques Paixão

André Marques Paixão
Tel: 218 443 974

Situação Profissional

Investigador Auxiliar do LNEC, a desempenhar funções no Núcleo de Infraestruturas de Transportes do Departamento de Transportes

Graus Académicos e Científicos

  • 2014 – Doutoramento em Engenharia Civil, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), subordinado ao tema "Transition zones in railway tracks: an experimental and numerical study on the structural behaviour”
  • 2006 – Licenciatura em Engenharia Civil, Perfil Estruturas (pré-Bolonha, 5 anos letivos) pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa (IST/UTL)

Funções e Cargos Públicos Relevantes

  • Desde 2019 - Investigador Auxiliar - Núcleo de Infraestruturas de Transportes, DT, LNEC
  • Desde 2016 - Investigador Colaborador na Unidade de I&D CONSTRUCT da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
  • 2015-2019 - Bolseiro de Pós-Doutoramento - Núcleo de Infraestruturas de Transportes, DT, LNEC
  • 2011-2014 - Bolseiro de Doutoramento - DT, LNEC
  • 2007-2011 - Bolseiro de Iniciação à Investigação Científica - DT, LNEC
  • 2006-2007 – Engenheiro Civil (projetista de pontes e outras obras-de-arte) na BETAR Consultores, Lda.

Áreas de Investigação / Interesse

  • Vias-férreas - superestrutura e substrutura (da conceção à M&O)
  • Caracterização dinâmica, instrumentação e monitorização de infraestruturas de transportes
  • Modelação numérica de vias-férreas – otimização estrutural, interação via-veículo e comportamento de longo prazo de materiais e estruturas
  • Soluções e componentes inovadores para vias-férreas
  • Caracterização morfológica avançada de agregados

Atividade Desenvolvida

Atividades de desenvolvimento tecnológico no âmbito de contratos estabelecidos entre o LNEC e diversas entidades, essencialmente com a Rede Ferroviária Nacional, EP (REFER), a Infraestruturas de Portugal, SA (IP), o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, IP (IMT) e a empresa Mota-Engil.
Atividades de investigação científica enquadradas em planos de investigação programada do LNEC, em projetos financiados por diversas entidades (FCT, União Europeia, empresas públicas e empresas privadas) e em protocolos de colaboração e contratos entre o LNEC e diversas instituições:
  • Desde 2020 Ferrovia 4.0 – Projeto Mobilizador (POCI 01-0247-FEDER-024525) Cluster Plataforma Ferroviária Portuguesa
  • 2016-2019 GroutRail – Reabilitação de Plataformas Ferroviárias com Tratamento de Solos, P2020, LNEC, Mota-Engil Ferrovias;
  • 2016-2018 COURSE - Continuous evaluation of railway tracks for efficient asset management, P2020, LNEC, Mota-Engil Ferrovias;
  • 2015-2019 "Métodos de análise estrutural e modelos de comportamento da via-férrea para aumento da eficiência do transporte ferroviário”, Programa de Investigação de Pós-Doutoramento, financiado por uma Bolsa individual de Pós-Doutoramento (SFRH/BPD/107737/2015);
  • 2015-2019 TIRAMS - Gestão de Ativos de Infraestruturas de Transportes numa Ótica RAMS, inserido no projeto Europeu ISABELA no âmbito do CEDR, P2I LNEC;
  • 2015-2019 ReTRACK - Reabilitação de plataformas ferroviárias em operação. P2I LNEC;
  • Desde 2013 MODERB2 - Modelação do comportamento da camada de balastro ferroviário. P2I LNEC;
  • 2011-2013 "Avaliação do comportamento das zonas de transição na via-férrea da Variante de Alcácer”, projeto conjunto de I&D LNEC, FEUP e REFER.
  • 2008-2011 "Otimização de vias ferroviárias de alta velocidade mediante o uso de sub-balastro betuminoso” (FCT PTDC/ECM/70571/2006), projeto conjunto de I&D IST e LNEC.
  • Projetos de Investigação Programada do LNEC no âmbito das infraestruturas ferroviárias e de caracterização de geomateriais.

Orientação Científica

Orientação de 1 tese de doutoramento (em curso) e de mais de 10 teses de mestrado em Engenharia Civil em colaboração com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e com a Universidade Nova de Lisboa

Publicações Relevantes

  • Paixão, A. & Fortunato, E. (2020) Abrasion evolution of steel furnace slag aggregate for railway ballast: 3D morphology analysis of scanned particles by close-range photogrammetry. Construction and Building Materials; 266; doi:10.1016/j.conbuildmat.2020.121225
  • Varandas, J., Paixão, A., Fortunato, E., Coelho, B. & Hölscher, P. (2020) Long-term deformation of railway tracks considering train-track interaction and non-linear resilient behaviour of aggregates – a 3D FEM implementation. Computers and Geotechnics; 126; doi:10.1016/j.compgeo.2020.103712
  • Paixão, A., Fortunato, E. & Calçada, R. (2019) Smartphone’s Sensing Capabilities for On-Board Railway Track Monitoring: Structural Performance and Geometrical Degradation Assessment. Advances in Civil Engineering; 2019, Article ID 1729153, 13 pp.; doi:10.1155/2018/1011729153 
  • Paixão, A., Resende, R. & Fortunato, E. (2018) Photogrammetry for digital reconstruction of railway ballast particles – a cost-efficient method. Construction and Building Materials; 191C, 963-976; doi:10.1016/j.conbuildmat.2018.10.048
  • Paixão, A., Varandas, J.N., Fortunato, E. & Calçada, R. (2018) Numerical simulations to improve the use of under sleeper pads at transition zones to railway bridges. Engineering Structures; 164, 168-182; doi:10.1016/j.engstruct.2018.03.005
  • Francisco, A., Paixão, A., Fortunato, E. & Varandas, J.N. (2018) Short soil–binder columns in railway track reinforcement: three–dimensional numerical studies considering the train–track interaction. Computers and Geotechnics; 98, 8-16; doi:10.1016/j.compgeo.2018.02.001
  • Varandas, J.N., Paixão, A. & Fortunato, E. (2017) A study on the dynamic train-track interaction over cut-fill transitions on buried culverts. Computers and Structures; 189, 49-61; doi:10.1016/j.compstruc.2017.04.017
  • Paixão, A., Fortunato, E., Calçada, R. (2016) A contribution for integrated analysis of railway track performance at transition zones and discontinuities. Construction and Building Materials; 111, 699-709; doi: 10.1016/j.conbuildmat.2016.02.126;
  • Paixão, A., Fortunato, E., Calçada, R. (2015) Design and construction of backfills for railway track transition zones. Proceedings of the Institution of Mechanical Engineers, Part F: Journal of Rail and Rapid Transit, 229(1), 58-70; doi: 10.1177/0954409713499016
  • Paixão, A., Fortunato, E., Calçada, R. (2014) Transition zones to railway bridges: track measurements and numerical modelling. Engineering Structures, 80, 435–443, 2014, doi: 10.1016/j.engstruct.2014.09.024;
  • Paixão, A. (2014) Transition zones in railway tracks: An experimental and numerical study on the structural behaviour; Tese de Doutoramento; Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
  • Paixão, A. & Fortunato, E. (2009) Novas soluções de superstrutura de via para a Alta Velocidade Ferroviária - Comparação com a via balastrada tradicional; INCVC 5 - NIF/DT; Lisboa: Laboratório Nacional de Engenharia Civil; ISBN: 9789724921730.

Outras Atividades Científicas e Técnicas

  • Membro de comissões organizadoras de encontros científicos
  • Core Member da rede internacional "Young Transportations Geotechnics Engineers” (2015-2017)
  • Membro da Comissão Técnica "Geotecnia nos Transportes” (TC202) da Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG), em associação com a International Society for Soil Mechanics and Geotechnical Engineering (ISSMGE) (desde 2013)
  • Membro de júris de provas académicas: 1 PhD, >8 MSc
  • Revisor de comunicações a reuniões científicas e técnicas internacionais e de artigos científicos em revistas de circulação internacional, destacando-se: Transportation Geotechnics, Transportation Research Record: Journal of the Transportation Research Board, Journal of Rail and Rapid Transit, Engineering Structures, Structure and Infrastructure Engineering, Construction & Building Materials, Soil Dynamics and Earthquake Engineering
  • Representação do LNEC no Cluster Plataforma Ferroviária Portuguesa (representante substituto)

Outra Informação

"Prémio Professor Doutor Joaquim Sarmento 2014”: Tese de Doutoramento premiada no âmbito do concurso instituído na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) pela Fundação Eng. António de Almeida

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