Saltar para o conteúdo
Departamento de Transportes Departamento de Transportes

Mobilidade sustentável, transportes e novos serviços de mobilidade urbana de baixo carbono


De acordo com o recente Livro Branco dos Transportes da Comissão Europeia, espera-se que no horizonte até 2050 apenas circulem veículos elétricos nas cidades onde se prevê que residam cerca de 85% da população europeia. Até 2030, pretende-se que as emissões de gases com efeito de estufa com origem no setor dos transportes sejam reduzidas em cerca de 20%, comparativamente aos níveis registados em 2008. Esta visão de longo prazo está em linha com os objetivos definidos de transição para uma economia europeia hipocarbónica competitiva na "corrida planetária” para uma mobilidade sustentável.


Em conformidade, esperam-se que as cidades possam desenvolver soluções integradas de mobilidade, aliando a inovação à participação de "stakeholders”, visando a criação de novos serviços de mobilidade sem descontinuidades e socialmente responsáveis, adaptados às necessidades da procura atual e futura de transportes.


Esta linha de investigação pretende integrar o estudo de soluções de transporte urbano custo-eficazes, com a avaliação da sua possível aplicação em cidades portuguesas. Inclui a análise de viabilidade técnica das soluções de engenharia de transportes, os estudos de procura (mercado), testes e demonstrações in situ, estudos de análise custo-benefício e os respetivos modelos de negócio. Pretende-se otimizar os requisitos dos sistemas de engenharia de transportes à escala urbana com as necessidades atuais e futuras (evolução da procura) e a viabilidade económica e financeira das opções de transporte. Estas opções incluem, designadamente o transporte público (combinado com os modos suaves ou outros serviços de mobilidade), bicicletas elétricas, automóveis elétricos e serviços (exemplo: car-sharing eléctrico), TIC e serviços de transporte multimodais e os planos de mobilidade urbana sustentável.