Esta linha de investigação pretende contribuir para o desenvolvimento de uma metodologia integrada para uso na gestão patrimonial de infraestruturas de transportes. Essa metodologia contempla, nomeadamente, a criação de bases de dados com informação relevante das infraestruturas e o desenvolvimento de algoritmos e modelos de análise inteligentes, capazes de se adaptarem às especificidades dos objetos em estudo. Como resultado, será possível criar elementos técnicos de suporte à decisão, que tornem a gestão das infraestruturas de transportes mais eficiente e transparente.
As redes de infraestruturas de transporte constituem um elemento vital das sociedades de hoje. No caso de Portugal, por exemplo, e de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), nas redes de infraestruturas de transporte registou-se em 2012 um movimento superior a 160 milhões de passageiros e um movimento de mercadorias superior a 225 milhões de toneladas. No entanto, tanto no contexto nacional, como no contexto europeu, considera-se que as redes de transportes se encontram numa fase de maturidade, pelo que os desafios atuais se concentram na sua manutenção e reabilitação, de forma a que se mantenham fiáveis, acessíveis e seguras, num ambiente de equilíbrio financeiro. Nesta perspetiva, assume particular importância uma adequada gestão patrimonial dos ativos que constituem essas redes.
Por outro lado, alguns países no mundo, nomeadamente países emergentes africanos e sul-americanos, apresentam redes de infraestruturas de transportes em clara fase de desenvolvimento ou renovação, sendo que é necessário criar condições para tornar eficientes e sustentáveis essas infraestruturas.
Esta linha de investigação pretende contribuir para o desenvolvimento de uma metodologia integrada para uso na gestão patrimonial de infraestruturas de transportes. Essa metodologia contempla, nomeadamente, a criação de bases de dados com informação relevante das infraestruturas e o desenvolvimento de algoritmos e modelos de análise inteligentes, capazes de se adaptarem às especificidades dos objetos em estudo. Como resultado, será possível criar elementos técnicos de suporte à decisão, que tornem a gestão das infraestruturas de transportes mais eficiente e transparente.