Artigos de Revista
Info
Prótotipo do To-Sealert para o Porto da Ericeira. To-SEAlert prototype for Ericeira harbour
![]()
O projeto de investigação e desenvolvimento To-SEAlert financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e envolvendo o LNEC, a FCiências.ID, a NOVA.ID.FCT e o ISEL tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema de previsão, alerta, planeamento de emergência e gestão de risco de galgamentos e inundações em zonas costeiras e portuárias, com base no sistema HIDRALERTA. Partindo das características da agitação marítima ao largo e utilizando modelos numéricos para a propagação e deformação da agitação marítima, o sistema HIDRALERTA estima os parâmetros relevantes da agitação marítima para a avaliação do galgamento e da inundação bem como o risco associado a esses eventos. As funcionalidades que se pretendem melhorar no âmbito do projeto To-SEAlert dizem respeito às metodologias de previsão do galgamento e da delimitação da zona inundada, bem como no apoio à resposta a situações de emergência envolvendo fenómenos de galgamento. A implementação e a validação do protótipo do To-SEAlert estão a ser efetuadas para a zona costeira da Costa da Caparica e para o porto da Ericeira. Este artigo apresenta o trabalho desenvolvido até à data na construção e desenvolvimento do protótipo do To-SEAlert para o porto da Ericeira.
Ano: 2021
Número Páginas:
21-36pp.
Autor(es): Zózimo, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Pinheiro, L.; SMITHERS, N; Serrazina, V.; Reis, M. T. L. G. V.
Revista: Revista Recursos Hídricos
Editor: APRH
Volume:
Volume 41, Nº 2.
Keywords: Emergência; Previsão e alerta; HIDRALERTA; Galgamento; To-SEAlert; Ericeira
Info
Wave RUN-UP Measurements under very oblique wave incidence
![]()
Under the scope of the HYDRALAB+ transnational access project, the so-called RODBreak experiment was conducted in the multidirectional wave basin at the Marienwerden facilities of the Leibniz University Hannover (LUH). A stretch of a rubble-mound breakwater was built in the wave basin with a very gentle slope. Its armour layer was made of Antifer cubes, at the roundhead and adjoining trunk, and of rock, at the rest of the trunk.A set of tests was carried out to extend the range of wave steepness values analysed in wave run-up, vertopping and armour layer stability studies, focusing on oblique extreme wave conditions, with incident wave angles from 40º to 90º.The present study focuses on the analysis of measured wave run-up values obtained in the tests and on their on their variability as well as the influence of the wave obliquity and directional spreading.
Ano: 2021
Número Páginas:
81-90pp.
Autor(es): Lemos, R.; PINA, V.; Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T. L. G. V.; Bornschein, A.
Revista: Revista Recursos Hídricos
Editor: APRH
Volume:
Vol. 42, N.º 1.
DOI:
10.5894/rh42n1-cti9
Keywords: RODbreak; Physical modelling; Oblique waves; Run-up; Rubble-mound breakwaters
Info
3D survey modelling for damage assessment in rubble-mound breakwaters under oblique wave incidence
![]()
Several authors have proposed guidelines on how to consider the effects of oblique waves on the stability of armour layers of rubble-mound breakwaters. Especially for very oblique waves, for which the increase in stability is the largest, limited data are available. Under the scope of the HYDRALAB+ transnational access project
Ano: 2020
Número Páginas:
73-85pp.
Autor(es): Lemos, R.; Peña, E.; Santos, J. A.; Sande, J.; Figuero, A.; Alvarellos, A.; Laiño, E.; Reis, M. T. L. G. V.; Fortes, C. J. E. M.; Kerpen, N.B.; Coelho, R.
Revista: Italian Journal of Engineering Geology and Environment
Editor: Sapienza Università Editrice
Volume:
1 (2020).
Keywords: Large scale experiments; Measuring techniques; Surveying; Stability; Coastal structure
Info
A methodology for the evaluation of evolution and risk of breakwaters. Application to Portimão harbor and of Faro-Olhão inlet
![]()
This paper describes a program under the responsibility of LNEC for the systematic observation and monitoring of maritime works that has successfully been applied to a number of maritime structures on the Portuguese mainland coast. The now-called OSOM+ program comprises the following four main components for each structure: i) periodic visual inspections by an experienced technician; ii) periodic aerial inspections with a UAV/ drone; iii) a ANOSOM-WEB database, to store and/or query obtained information on the observation campaigns, as well as to diagnose present, evolution and risk conditions of the structure; iv) a mobile, portable, application, for realtime input and visualization of the database information. OSOM+ has recently been updated with a number of tools and functionalities that are illustrated in this paper with applications to two real case studies: the Portimão harbor breakwaters and Faro-Olhão inlet entrance breakwaters, both located in the south coast of Portugal.
Ano: 2020
Autor(es): Lemos, R.; Capitão, R.; Fortes, C. J. E. M.; Henriques, M. J.; Silva, L. G.; Martins, T.
Revista: Revista de Gestão Costeira Integrada
Editor: APRH
Volume:
20(2).
Keywords: Risk assessment; Harbour; Inlet; Breakwater
Info
A RANS-VoF numerical model to analyze the output power of an OWC-WEC equipped with wells and impulse turbines in a hypothetical sea-state
![]()
Wave energy is a renewable source with significant amount in relation to the global demand. A good concept of a device applied to extract this type of energy is the onshore oscillating water column wave energy converter (OWC-WEC). This study shows a numerical analysis of the diameter determination of two types of turbines, Wells and Impulse, installed in an onshore OWC device subjected to a hypothetical sea state. Commercial software FLUENT, which is based on RANS-VoF (Reynolds Averaged Navier-Stokes equations and Volume of Fluid technique), is employed. A methodology that imposes air pressure on the chamber, considering the air compressibility effect, is used. The mathematical domain consists of a 10 m deep flume with a 10 m long and 10 m wide OWC chamber at its end (geometry is similar to that of the Pico
Ano: 2020
Número Páginas:
760-771pp.
Autor(es): Teixeira, P. R. F.; Gonçalves, R.; Didier, E.
Revista: Revista China Ocean Engineering
Editor: Springer-Verlag
Volume:
Volume 34 No. 6.
Keywords: Compressible air; RANS
Info
Ensaios de agitação no porto de Leixões em cenário de alteração climática
![]()
Para caracterizar a agitação marítima no Porto de Leixões após o prolongamento do quebra-mar exterior, sob condições de alterações climáticas foi realizado um extenso grupo de ensaios em modelo físico tridimensional de agitação, num tanque do LNEC, à escala 1:80, representando-se toda a bacia portuária e o prolongamento do quebra-mar exterior do Porto de Leixões. Foram realizados ensaios com diferentes condições de agitação incidente para o rumo W e com dois níveis de maré, que correspondem ao nível médio e a preia-mar com uma sobrelevação representativa dos efeitos das alterações climáticas e da sua influência na agitação marítima. Foi medida a agitação em 30 pontos localizados na entrada do porto e no interior da bacia portuária e analisou-se o abrigo da bacia portuária com a ampliação do quebra-mar norte e as diferenças entre o abrigo para os dois níveis de maré ensaiados.As principais conclusões dos ensaios realizados foram que os maiores valores de alturas de onda ocorreram na zona exterior e de entrada do porto, diminuindo para o seu interior. Ao longo do canal de navegação, as alturas de onda vão diminuindo e no interior do porto obtiveram-se valores da altura de onda pequenos. A subida do nível do mar, para as condições ensaiadas, não afeta significativamente a agitação no interior da bacia portuária. No entanto, no exterior e zona de entrada do porto contribui para alterações da agitação que diferem consoante o período de pico e a altura de onda significativa incidente.
Ano: 2020
Número Páginas:
29-40pp.
Autor(es): Silva, M.; Fortes, C. J. E. M.; Lemos, R.; Neves, M. G.; Caeiro, C.
Revista: Revista Recursos Hidricos
Editor: APRH
Volume:
Volume 41, Nº 1.
Keywords: Alteração climática; Porto de Leixões; Agitação
Info
Experiences with SWASH on modelling wave propagation over vegetation: comparisons with lab and field data
![]()
The vegetation capacity to protect the coasts from wave action is becoming more important and attractive due to ongoing sea level rise and increasing storminess. In addition, it is a quite environmentally friendly way. Quantifying the vegetation effect in wave propagation will be relevant for coastal management. A non-hydrostatic wave model based on the nonlinear shallow water equations, SWASH, offers opportunities to quantify the wave dissipation effect in vegetation fields. However, limited applications of SWASH addressing this subject can be found in the literature and therefore it is important to enhance the existing knowledge on the model behaviour. In this research, in order to understand the characteristics of the SWASH model further, the model is applied to reproduce the significant wave height (Hs ) evolution over vegetation fields measured in flume experiments and in field campaign. Overall, SWASH performed very well in reproducing the Hs evolution measured both in the laboratory and in the field. In the case of flume data, the statistical scores MBE, RMSE and MRE, showed that the SWASH performance clearly improved when increasing the number of vertical layers assumed in the simulations. In the case of field data, considering a vegetation factor (Vf ) between 0.1 and 0.5, that represents the overall effect of scarcely known numerical vegetation parameters, led to a fairly good SWASH performance in modelling the Hs evolution over vegetation.
Ano: 2020
Número Páginas:
145-150pp.
Autor(es): Reis, R.; Pires Silva, A.; Fortes, C. J. E. M.; Suzuki , T.
Revista: Revista de Gestão Costeira Integrada
Editor: APRH
Volume:
20(2).
Keywords: Model-data comparisons; Wave dissipation; SWASH model; Vegetation; Wave propagation
Info
Experimental investigation of the flow field in the vicinity of an oscillating wave surge converter
![]()
The main objective of this paper is to characterize the flow field on the front face of an oscillating wave surge converter (OWSC) under a regular wave. For this purpose, the longitudinal and vertical velocity components were measured using an Ultrasonic velocity Profiler (UVP). In order to explain the main trends of the OWSC
Ano: 2020
Número Páginas:
18p.
Autor(es): Brito, M.; Ferreira, R. L.; Teixeira, L; Neves, M. G.; GIL, L.
Revista: Journal of Marine Science and Engineering
Editor: MDPI
Volume:
8(12), 976.
Keywords: Wave-structure interaction; Velocity field; Oscillating wave surge converter (OWSC); Experimental investigation; Wave energy
Info
Extensão do molhe norte do Porto de Leixões: modelação física de um navio amarrado no posto A
![]()
O Porto de Leixões, localizado na costa norte de Portugal, é um dos maiores do país, recebendo diariamentevários navios de grandes dimensões. Um dos principais postos de acostagem situa-se à entrada do porto e encontra-se sujeito à agitação marítima que é difratada pelo olhe principal de proteção do porto. Para avaliar dos movimentos induzidos no navio estacionado nesse posto de acostagem e as forças exercidas nas suas amarras e defensas pela agitação incidente, utilizou-se o modelo físico de Leixões, construído num dos tanques do LNEC. Neste modelo físico, encontra-se representada a envolvente do porto de Leixões, assim como a sua batimetria. O modelo do navio
Ano: 2020
Número Páginas:
17-28pp.
Autor(es): Pinheiro, L.; Pedro, F.; Abdelwahab, H.S.; Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.; Capitão, R.
Revista: Revista Recursos Hidricos
Editor: APRH
Volume:
Volume 41, Nº 1.
Keywords: Motions measurement; Constitutive relations; Moored ship; Scale model
Info
Numerical analysis of an onshore oscillating water column wave energy converter for different wall slopes
![]()
An alternative to the energy matrix expansion, due to the increase of global electricity demand, is the renewable sea wave energy source, which has high energy potential. The Oscillating Water Column (OWC) converter is one of the most studied, although it is not yet used at commercial scale. Therefore, searching the optimal geometric configuration is fundamental to turn this device viable. This study proposes a numerical analysis of an onshore OWC for different slopes of chamber walls (from 40o to 90o) and equipped with a Wells turbine. Simulations of incompressible 2D flows are performed by means of the FLUENT® software, which is based on Reynolds-averaged Navier-Stokes (RANS) equations. The k-
Ano: 2020
Número Páginas:
10-22pp.
Autor(es): Güths, A.K.; Teixeira, P. R. F.; Didier, E.
Revista: Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia
Editor: RIPE
Volume:
Volume 6 No. 2.
Keywords: Numerical simulation; Renewable energy; Wave energy; Oscillating water column
|
Comunicações
Info
Rebentação das ondas e o transporte de sedimentos. O projecto BRISA
![]()
Nesta comunicação descreve-se o projecto BRISA (Interacção entre a rebentação das ondas e otransporte de sedimentos) que tem como objectivo contribuir para a compreensão e modelaçãonumérica dos fenómenos de rebentação das ondas e do transporte de sedimentos em zonascosteiras. Para este efeito, o projecto envolve a modelação numérica e experimental e a recolhade dados de campo relativos à hidrodinâmica da rebentação das ondas e ao transporte desedimentos.Neste trabalho são descritas as várias tarefas efectuadas ao longo do projecto. Apresentam-seos ensaios experimentais em modelo físico num canal de ondas, considerando diferentesbatimetrias de fundo, e as campanhas de campo realizadas na Praia de Faro e na Praia daCornélia (Costa da Caparica). Descrevem-se novas formulações associadas à rebentação, àstensões de atrito no fundo e ao transporte sedimentar, bem como a sua implementação evalidação em modelos numéricos. Apresenta-se a aplicação de modelos numéricos na simulaçãodos casos estudados em modelo físico e das condições de agitação verificadas nas campanhasde campo, que permitem validar e analisar o seu desempenho.
Ano: 2011
Número Páginas:
26p.
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Ferreira, Ó.; Silva, P. A.; Neves, D. R.; Rocha, M.; Santos, J. A.; Pinheiro, L.; Didier, E.; Endres, L.; Bezerra, M.; Abreu, T.; Zózimo, A. C.; Sancho, F. E.; Moura, T.; Okamoto,
Keywords: Campanhas de aquisição de dados; Modelação física; Modelação numérica; Zonas costeiras; Transporte de sedimentos; Rebentação das ondas; Projecto brisa
Info
Separação de agitação incidente e reflectida: testes comparativos
![]()
Neste artigo descrevem-se alguns dos métodos de separação de ondas incidentes e reflectidasmais utilizados em canais de ondas irregulares de laboratórios de hidráulica marítima. Osmétodos de Mansard e Funke (situações de fundo horizontal e de fundo variável) e de Frigaarde Brorsen (com cálculo da separação em tempo diferido), são apresentados e implementadosmediante programação em MATLAB. Estes métodos foram aplicados a séries temporais daelevação da superfície livre provenientes de simulações numéricas e de simulações físicas, emtanque, como forma de verificação da sua exactidão teórica e da sua adequada implementaçãocomputacional. Estas verificações permitiram constatar a exactidão dos métodos, para ossinais simulados numericamente, e a sua boa adequabilidade aos modelos físicos, para ossinais obtidos em tanque.
Ano: 2011
Número Páginas:
14p.
Autor(es): Sousa Gil, A.; Neves, M. G.; Capitão, R.
Keywords: Tanque; Canal; Separação; Ondas reflectidas; Ondas incidentes; Agitação marítima
Info
Simulação numérica de um dispositivo de aproveitamento da energia das ondas do tipo coluna de água oscilante posicionado ao largo
![]()
O sistema de coluna de água oscilante (CAO) é considerado um dos tipos de dispositivo deaproveitamento da energia das ondas (DAEO) do oceano tecnicamente mais conhecido, emvirtude do grande esforço de investigação de que foi objecto nos últimos anos. Já foramconstruídas diversas instalações junto a costa, em diferentes partes do mundo. A médio prazoprevê-se a instalação de parques de DAEO-CAO ao largo.No presente trabalho são aplicados dois códigos de cálculo que resolvem as equações deNavier-Stokes-Reynolds para simular os fenómenos resultantes da interacção das ondas comum DAEO-CAO. Um dos códigos (FLUINCO) é baseado na técnica dos elementos finitos e ooutro (FLUENT) na técnica dos volumes finitos.O objectivo do trabalho consiste na aplicação destes códigos, já validados para resultadoslaboratoriais para um modelo de DAEO-CAO com e sem os efeitos dissipativos de umequipamento de extracção de energia, numa situação de águas profundas e sem interferênciadas paredes laterais do canal físico. São comparados os resultados em águas profundas comos numéricos e laboratoriais, em profundidade intermédia.
Ano: 2011
Número Páginas:
14p.
Autor(es): Conde, J. M.; Didier, E.; Teixeira, P.
Keywords: Fluinco; Fluent; Simulação numérica; Coluna de água oscilante; Energia das ondas
Info
Soluções para as alterações da configuração da área das praias do Mexilhoeiro e Alburrica (Portugal)
![]()
A área das praias do Mexilhoeiro e Alburrica, localizada no estuário do Tejo, Portugal, sofreu nos últimos anos alterações acentuadas da sua morfologia, com ocorrência de erosões e assoreamentos que se atribuíram à movimentação aluvionar provocada pela acção das ondas geradas pela passagem de catamarans em frente às praias. As erosões puseram em risco instalações e património existentes na proximidade das praias e os assoreamentos, associados ao crescimento das restingas onde as praias se inserem, ameaçaram fechar as bacias de maré que essas formações delimitam.Em 2007, a WW - Consultores de Hidráulica e Obras Marítimas, S.A. levou a cabo, a pedido da Administração do Porto de Lisboa, S.A. (APL), um estudo para caracterização das alterações verificadas, análise das suas causas e proposta de soluções para a resolução dos problemas.Na sequência deste estudo, a APL realizou em 2009 uma alimentação artificial, com areias provenientes de zonas adjacentes às zonas afectadas, e posteriormente a monitorização da área, mediante a realização de levantamentos periódicos de perfis transversais.Este trabalho tem como objectivo a apresentação do estudo das alterações na área das praias do Mexilhoeiro e de Alburrica, da solução para a resolução imediata dos problemas que foi implementada pela APL, bem como dos resultados da monitorização que se tem vindo a executar com vista a melhorar a interpretação dos problemas existentes
Ano: 2011
Número Páginas:
24p.
Autor(es): Tito, T.; Reis, M. T.; Rocha, J.; Vicente, C.
Keywords: Monitorização; Mexilhoeiro e alburrica (portugal); Alimentação artificial; Erosão e assoreamento; Praia estuarial
Info
Validação e aplicação de um modelo numérico SPH para o cálculo de forças num quebra-mar misto
![]()
Quantificar a força (ou a pressão) devida às ondas incidentes torna-se essencial para analisaros esforços exercidos sobre uma estrutura e assim poder definir a sua estabilidade. Para tal, énecessário compreender todos os fenómenos envolvidos na interacção onda-estrutura, taiscomo a rebentação, o galgamento, etc... Estes fenómenos são fortemente não lineares, o quetorna a sua modelação numérica um dos maiores desafios em CFD (Computational FluidDynamics).No presente trabalho pretende-se aplicar o modelo numérico SPH
Ano: 2011
Número Páginas:
18p.
Autor(es): Didier, E.; Martins, R.; Neves, M. G.
Info
A comparison of time and spectral analyses on physical simulations of wave records in flumes
![]()
The analysis of wave records originated by physical simulation experiments in wave flumes or tanks may be done considering suitablewave parameters, either using spectral or time analysis methods. The first type of analysis was made available in the SAM application,Capitão (2002), an integrated software package that has been in use at LNEC for some years now. However, a time analysis method waslacking in this software package. This paper describes the implementation of this time analysis method (direct method) into the existingSAM software, and the testing procedures to verify that it performs as intended. In order to test this type of analysis and to compare itwith the spectral analysis, a number of numerical and physical tests were performed using SAM and a wave flume. A comparisonbetween time-domain and frequency-domain methods was the main result obtained with this work. The comparisons made use of theparameters wave height, mean wave period and significant wave period, obtained with both methods
Ano: 2010
Número Páginas:
9p.
Autor(es): Endres, L.; Capitão, R.
Keywords: Flume simulation; Wave records; Time and spectral analyses
Info
A Lagrangian smoothed particle hydrodynamics
![]()
Wave-structure interaction generates very complex phenomena involving nonlinear processes, like wave propagation and transformation, run-up, wave breaking, and overtopping. Additionally, complex coastal structures are constructed, with impermeable or porous structures, composed by blocs or arc crown wall structures, etc. Consequently, in practical engineering projects, there are a large number of cases for which there is no appropriated empirical formula. For those cases, physical modeling is currently employed due to the accuracy of this approach and the possibility to model large areas. However, its accurate simulation on physical models strongly depends on the model scale used and needs an understanding of model and scale effects for the correct representation of the phenomenon.For studies of interaction between waves and complex structures as coastal structures, numerical modeling presents a very attractive complement to physical modeling. However, only some numerical models allow simulating wave breaking and wave overtopping correctly. The SPH (Smoothed Particle Hydrodynamics) method is a relatively new method that computes trajectories of fluid particles which interact according to the Navier-Stokes equations. The recent advances on SPH models show that Lagrangian method is a very promising alternative approach to simulate wave-structure interaction due to its completely mesh-free technique. This paper presents an application of a free surface modeling by means of the SPHysics numerical model based on Lagrangian approach [1, 2]. SPHysics was used with success in previous studies [3], where numerical results of seawall overtopping agree well with experimental data. A typical impermeable coastal structure of the Portuguese Atlantic coast is considered in the present study and features of free surface elevation and overtopping are analyzed for two different geometric configurations, differing in the crest level. These two cases represent a range of overtopping conditions varying from small discharges, more difficult to model numerically, to a considerable amount of overtopping. The SPH model provides information about the free surface and the overtopping discharge, through maximum height and water velocity, and pressure. In the final paper, the results will be presented and discussed.
Ano: 2010
Autor(es): Didier, E.; Neves, M. G.
Keywords: Lagrangian smoothed; Structure interaction
Info
Análise de cotas de inundação na praia de Vale do Lobo
![]()
N/A
Ano: 2010
Número Páginas:
15p.
Autor(es): Raposeiro, P.; Reis, M. T.; Fortes, C. J. E. M.; Ferreira, J.
Editor: Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos
Info
Análise numérica e in-situ da evolução das ondas na praia de Faro
![]()
Nesta comunicação, é efectuada uma análise comparativa entre medições in situ e resultados numéricos da aplicação do modelo não linear COULWAVE para as condições de agitação verificadas na Praia de Faro durante os dias 26 a 28 de Março de 2009. O objectivo é avaliar o desempenho do modelo na simulação da hidrodinâmica da rebentação em condições reais. Este trabalho insere-se no âmbito do projecto BRISA.
Ano: 2010
Número Páginas:
269-272pp.
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Moura, T.; Ferreira, Ó.; Capitão, R.
Keywords: Coulwave; Campanhas de campo; Modelação numérica; Rebentação
Info
Análise temporal, espectral e de erros no pacote SOPRO.Aplicações
![]()
Nesta comunicação, descreve-se a análise temporal, espectral e estatística de registos deelevação da superfície livre obtidos quer em ensaios em modelo físico quer utilizando modelosnuméricos. Mais ainda, efectua-se uma análise comparativa entre resultados numéricos eexperimentais, que inclui uma análise de erros (através do cálculo de viés, erro médio quadrático,índice de concordância, etc.) avaliando assim o desempenho dos modelos numéricos em estudo.Os casos em estudo correspondem aos ensaios em canal físico da simulação da propagação deondas sobre uma rampa de declive constante que termina numa estrutura de protecção costeira, paraos quais se efectuou um conjunto significativo de medições da elevação da superfície livre em váriospontos ao longo do perfil de estudo. O outro corresponde aos testes numéricos efectuados com osmodelos numéricos BOUSSiiw e COULWAVE na simulação da propagação de ondas sobre um baixioesférico para os quais existem medições efectuadas em modelo físico. Trata-se pois de um excelentecaso para validação dos modelos numéricos.A aplicação dos modelos numéricos (introdução de dados, execução dos modelos e obtenção deresultados) e principalmente as análises de dados efectuadas quer aos registos obtidos em modelofísico quer aos obtidos com os modelos numéricos foram efectuadas com a aplicação informáticaSOPRO e, mais concretamente, com a nova funcionalidade desenvolvida neste trabalho, o móduloANALISES.
Ano: 2010
Número Páginas:
15.
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Pinheiro, L.; Santos, J. A.
Keywords: Erros; Análise temporal e espectral; Modelos físicos; Sopro; Modelos numéricos
|
Capítulos de Livros
Info
Multi-functional artificial reefs for coastal protection
N/A
Ano: 2009
Número Páginas:
153-210 pp.
Autor(es): Voorde, M.; Antunes do Carmo, J.; Neves, M. G.
Editor: Ch. A. Hudspeth, T. E. Reeve
|
Teses de Doutoramento
Info
Trapped-mode propagation along irregular coasts
![]()
N/A
Ano: 1999
Número Páginas:
159 p.
Autor(es): Santos, J. A.
Editor: ******
Info
Probabilistic Assessment of the Safety of Coastal Structures
![]()
N/A
Ano: 1998
Número Páginas:
594 p.
Autor(es): Reis, M. T.
Editor: ******
Info
Unsteady Nearshore Currents on Longshore Varying Topographies
![]()
N/A
Ano: 1998
Número Páginas:
346 p.
Autor(es): Sancho, F. E.
Editor: ******
Info
Simulação da agitação irregular. Técnicas matemáticas
![]()
N/A
Ano: 1973
Autor(es): Carvalho, M. M.
Editor: ******
|
Relatórios
Info
D1.1: Analysis of past extreme events, lessons learned ans SoA models V1
![]()
C2IMPRESS is a multi-disciplinary project which aims to enhance understanding and public awareness on multi-hazard risk, based on innovative models, methods, frameworks, tools and technologies to develop decision-making platforms with a fine-grained spatio-temporal data to better assess impacts, vulnerability and resilience on natural hazards. This Report is the Deliverable 1.1 and belongs to Work Package 1, which is mainly addressed to identify the past climate and physical processes that underlie natural disaster events and their consequences
Ano: 2023
Autor(es): Moragues, A.; Estrany, J.; Alves, E.; Zózimo, A. C.; Leitão, T. E.; Ruiz, M.; Oliveira, M. M.; Sfetsos, A.; Fernandes, T. F.
Info
Demonstration and technical tours plan
![]()
A major objective of TRA LISBON 2022 Conference is to boost research and innovation capacity for the transport sector, throughout a full innovation cycle, from idea to market. Having this in view, the project
Ano: 2022
Autor(es): Batista, F. A.; Marecos, V.; Antunes, M. L.; Macedo, A. L.; Freire, A. C.; Capitão, R.; Arsénio, E.; Maia, L.
Info
Demonstration submission and selection guidelines
![]()
The demonstration area will be one of the main focus points of TRA LISBON 2022, presenting multifunctional spaces and being prepared to receive a large number of different types of on-site demonstrations (indoor and outdoor). On-line demonstrations will also be an option, allowing for the widest possible coverage of access for all the participants.The dedicated areas will allow for interactive demonstrations of technological innovations to be carried out by and for industry partners, researchers, and other stakeholders. Demonstrations are an excellent opportunity to introduce conference attendees in an engaging way, as well as to promote new contacts and promising business.
Ano: 2022
Autor(es): Freire, A. C.; Arsénio, E.; Macedo, A. L.; Antunes, M. L.; Capitão, R.; Belinha, M.
Info
Technical tours organization criteria and procedures report
![]()
According to the CSA project plan, WP5.2 task objective is to organize technical tours that feature attractive and interactive showcases aiming at engaging participants into novel technologies for all transport modes and enabling stakeholders and their companies to disseminate and even sell their products and applications to all interested parties.
Ano: 2022
Autor(es): Capitão, R.; Macedo, A. L.; Arsénio, E.; Antunes, M. L.; Freire, A. C.
Editor: TRA LISBON 2022
Info
Data Repository Rules. Deliverable 10.4
![]()
This report is part of HYDRALAB+ Work Package 10, which seeks to strengthen the coherence of experimental hydraulic and hydrodynamic research undertaken by the HYDRALAB+ partner organisations. It outlines the work carried out by Samui Design & Management Ltd, supported by HR Wallingford, in relation to the development of a data repository structure that can be adopted by participants of the HYDRALAB+ project.
Ano: 2018
Autor(es): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Capitão, R.; Lemos, R.; Reis, M. T. L. G. V.
Keywords: Data from physical modeling; Zenodo; Data repository structure
Info
Data Storage Report. RECIPE Task 8.2: Overtopping events in breakwaters under climate change scenarios
![]()
Reliable prediction of wave run-up/overtopping and structure damage is a key task in the design and safety assessment of coastal and harbor structures. Run-up/overtopping and damage must be below acceptable limits, both in extreme and in normal operating conditions, to guarantee the stability of the structure and the safety of people and assets on and behind the structure. The mean-sea-level rise caused by climate change and its effects on wave climate may increase the number and intensity of run-up/overtopping events and make the existing coastal/harbor structures more vulnerable to damage.Accurate estimates, through physical modelling, of the statistics of overtopping waves for a set of climate change conditions, are needed. The research project HYDRALAB+ (H2020-INFRAIA-2014-2015) gathers an advanced network of environmental hydraulic institutes in Europe, which provides access to a suite of environmental hydraulic facilities. They play a vital role in the development of climate change adaptation strategies, by allowing the direct testing of adaptation measures and by providing data for numerical model calibration and validation. The use of physical (scale) models allows the simulation of extreme events as they are now, and as they are projected to be under different climate change scenarios.The enclosed dataset refers to the experimental work developed at LNEC within HYDRALAB+ and considers 2D damage and overtopping tests for a rock armor slope, with four different approaches to represent storms. Data of free surface elevation, overtopping and damage is presented.
Ano: 2018
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Mendonça, A. C.; Lemos, R.; Neves, M. G.; Reis, M. T. L. G. V.; Capitão, R.
Keywords: Climate change; Overtopping; Data repository
Info
Facilitating the re-use and exchange of experimental data. Task 10.1 Critical review. D10.2 Critical Review of data flux between laboratory models, numerical models and field case studies
![]()
The HYDRALAB+ project is aimed at strengthening the coherence of experimental hydraulic and hydrodynamic research undertaken across its partner organisations. This report is D10.2 of the HYDRALAB+ project, entitled
Ano: 2018
Autor(es): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Capitão, R.; Lemos, R.; Reis, M. T. L. G. V.
Keywords: Field data; Numerical modeling data; Physical modeling data; Data flux
Info
Facilitating the re-use and exchange of experimental data. Task 10.2 Data Standards and Licenses. D 10.3 Data Standards Report
![]()
The HYDRALAB+ project is aimed at strengthening the coherence of experimental hydraulic and hydrodynamic research undertaken across its partner organisations. This report is D10.3 of the HYDRALAB+ project, entitled
Ano: 2018
Autor(es): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Capitão, R.; Lemos, R.; Reis, M. T. L. G. V.
Keywords: Data management options; Experimental data; Data formats
Info
Protocols for representing variability and unsteadiness in flume facilities. Deliverable Number 8.2
![]()
This deliverable is related to task 8.2
Ano: 2018
Autor(es): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Lemos, R.; Capitão, R.; Neves, M. G.; Reis, M. T. L. G. V.
Keywords: Extreme events; Climate change; Variability in flume facilities
Info
Sistema de previsão, alerta e gestão de riscos causados pela agitação marítima - Relatório inicial Arquitetura e características gerais do sistema para os portos de Madalena do Pico, São Roque do Pi
![]()
Neste relatório inicial são apresentadas a arquitetura e as caraterísticas gerais dos protótipos do sistema de previsão, alerta e gestão de riscos causados pela agitação marítima para os portos de Madalena do Pico, São Roque do Pico e Praia da Vitória. Os três protótipos em desenvolvimento têm por base uma arquitetura semelhante, com características distintas, nomeadamente no que respeita à localização dos dados de base, às malhas computacionais utilizadas e às características físicas das fronteiras, tanto no plano horizontal (interface terra-mar), como no vertical (batimetria dos fundos). Caracteriza-se o layout geral dos portos, bem como a sua morfologia e operabilidade.
Ano: 2018
Autor(es): Pinheiro, L.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Poseiro, P.
Keywords: Porto de Praia da Vitória; Porto de São Roque do Pico; Porto de Madalena do Pico; Agitação marítima; Alerta e gestão de riscos; Sistema de previsão
|
Outros
Info
Risk Perception of Coastal Flooding in Praia da Vitória, Azores
The project LIFEGARACHICO (LIFE20 CCA/ES/001641) proposes the creation of an effective flexible adaptation framework for the coastal unicipalities of Macaronesia, making specific local interventions to increase their resilience against extreme coastal events resulting from climate change. Social surveys were applied in Praia da Vitória, Terceira, Azores, to understand the civilians perception of coastal flooding events.
Ano: 2024
Autor(es): Lima, L.; Fortes, C. J. E. M.; Zózimo, A. C.; Pinheiro, L.
Info
Social Surveys Indicating the Resilience of Urban Coastal Localities in Macaronesia to Coastal Flooding
The project LIFE-GARACHICO (LIFE20 CCA/ES/001641) proposes the creation of an effective flexible adaptation framework for the coastal municipalities of Macaronesia, making specific local interventions to increase their resilience against extreme coastal events resulting from climate change. Social surveys were applied in both localities in order to understand the civilians perception of coastal flooding events
Ano: 2024
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Lima, L.; Zózimo, A. C.; Pinheiro, L.; Modino, R.; Barroso, J. G.; Cruz, C. G.; Comes, L.
Info
Avaliação da Estabilidade do Quebra-Mar Destacado do Porto Inglês (Ilha do Maio
Realização de ensaios em modelo físico reduzido 3D para a avaliação da estabilidade do quebra-mar destacado do Porto Inlgês, Maio, Cabo-Verde
Ano: 2023
Autor(es): Soares, R. E.; Fortes, C. J. E. M.; Lemos, R.; Costa, C.E.B.C.; Silva, L. G.; Pinheiro, L.; Neves, M. G.
Info
Physical modelling of wave-induced plant drag coefficient
![]()
N/A
Ano: 2019
Autor(es): Reis, R.; Suzuki , T.; LUBBERS, B.; Fortes, C. J. E. M.; Pires Silva, A.
Keywords: Flume experiments; Wave propagation; Plant flexibility; Vegetation
Info
Evaluation of wave overtopping consequences for risk assessment using ANP methodology
Adverse sea conditions can cause emergency situations associated to wave overtopping, which endanger the safety of people and goods, with negative impacts for society, the economy and the environment. Therefore, a methodology to assess the overtopping risk in port and coastal areas is essential for a proper planning and management of these areas.The Portuguese National Laboratory for Civil Engineering (LNEC) has been developing the HIDRALERTA system, an integrated decision-support tool for port and coastal management, which focus in preventing and supporting the management of emergency situations and the long-term planning of interventions in the study areas. It enables the user to calculate the risk for various port and coastal activities, starting with the characterization of sea-waves, wind field and tide levels at the study regions.HIDRALERTA was already tested at different places in Portugal: Costa da Caparica beach, in Almada, and port of Praia da Vitória, in the Azores. However, in both cases, the evaluation of wave overtopping / flooding consequences was carried out using a quite simple approach. In fact, such consequences were assessed only at a global and qualitative level, based on information provided by the responsible authorities.This paper aims at testing a quantitative methodology to evaluate overtopping consequences: the Analytic Network Process (ANP). This methodology was proposed to solve complex decision-making problems and its objective is to calculate the priorities among decision elements which will define their final weights on the consequences. The ANP approach can produce interdependencies between criteria and compute the respective weight of each criterion. Such a network model with dependence and feedback improves the priorities derived from judgements and makes prediction more accurate. So, the ANP allows comparison among clusters of elements. Furthermore, in this methodology we take into account the impacts of alternatives on the importance of criteria, by normalizing the comparison matrix. Thus, the given alternatives can influence the ranking of criteria.Application of the ANP methodology to the case study of Praia da Vitória port is presented and a consequences level map is obtained.
Ano: 2016
Autor(es): Lourenço, I.; Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T. L. G. V.; Poseiro, P.; Craveiro, J.
Keywords: Praia da Vitória port; Analytic Network Process (ANP); Risk; Wave overtopping
Info
Sistema de alerta para a navegação em portos
Apresenta-se um novo sistema de alerta para navios amarrados em portos que se encontra em desenvolvimento no Laboratório Nacional de Engenharia Civil. O sistema SWAMS_ALERTA é um sistema de previsão e alerta baseado na avaliação do risco associado ao comportamento de navios amarrados em zonas portuárias.Os riscos associados a navios amarrados decorrem de movimentos excessivos, quer no plano horizontal, quer no plano vertical. Estes movimentos podem condicionar as atividades portuárias, nomeadamente cargas e descargas, mas em casos extremos podem levar à ocorrência de situações de emergência, tais como rotura de cabos, rotura de cabeços de amarração ou até colisões com o cais. As consequências deste tipo de situações envolvem sempre grandes prejuízos materiais e por vezes humanos.O sistema SWAMS_ALERTA utiliza as medições e previsões de agitação marítima para a determinação dos seus efeitos em termos de movimentos nos seis graus de liberdade e forças nas amarras e defensas quando o navio se encontra estacionado no cais. Para tal, o sistema recorre a uma série de modelos numéricos, interligados entre si. A comparação destes valores com valores máximos admissíveis pré-estabelecidos permite a avaliação, em tempo real, de situações de emergência e a emissão de alertas dirigidos às entidades portuárias.O sistema é constituído por 4 módulos:I
Ano: 2016
Autor(es): Pinheiro, L.; Lopes, P.; Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.
Keywords: Navios amarrados; Riscos; Sistema de previsão e alerta
CONSTRUÇÃO DA EXPANSÃO DO PORTO DE SAL-REI 1ª FASE (ILHA DA BOAVISTA CABO VERDE) Ensaios bidimensionais em modelo reduzido Parecer Técnico
Info
Definição da Geometria para um Recife Artificial Multifuncional em Leirosa (Poster)
![]()
N/A
Ano: 2010
Número Páginas:
1.
Autor(es): Neves, M. G.; Antunes do Carmo, J.
Editor: Gestão Costeira: Vulnerabilidades e Riscos na Região Centro
Info
Probabilistic Assessment of Hazards from Overtopping of Seawalls in Urban Environments: Annual Report of pOST-dOCTORAL rESEARCH
N/A
Ano: 2005
Autor(es): Reis, M. T. L. G. V.
Editor: ******
Info
Guidelines and Recommendations for River Information Services - PIANC
N/A
Ano: 2004
Autor(es): J.A Covas
Editor: ******
|