Artigos de Revista
Info
Overtopping hazard on a rubble mound breakwater
A major concern of coastal engineering is not only to access the damage to coastal structures by severe wave overtopping, but also the hazard imposed to users. Local hazard is often associated to the volume of overtopping water per unit of time (called overtopping discharge). Despite two decades of intensive research, it is yet not fully clear to practitioners what is the best method to compute the discharge parameter and its application on the assessment of local hazard. This work provides insight into the overtopping characterization in rubble mound breakwaters, by distinguishing different methods to assess hazardous overtopping. Fieldwork was conducted over a tidal cycle in a breakwater located at Albufeira Harbour (South coast of Portugal) under storm conditions (Hso~ 3 m; Tp ~ 9 s). Mean overtopping discharges were calculated from field measurements of flow depths and velocities at the breakwater slope armour and at the impermeable crest. Two different velocities were calculated: overtopping leading-edge velocity and overtopping peak velocity. The two methods provided similar results, with higher velocities occurring during high-tide (between 2 and 10 m/s). Mean overtopping discharges at the beginning of the impermeable crest ranged between 0.2 and 0.8 l/s/m. Under the measured hydrodynamic conditions, the breakwater offers risk to all types of pedestrians.Additionally it is shown that field measurements compare relatively well with empirical prediction methods (for the overall analysed overtopping events), namely the corrected NN_OVERTOPPING2 neural network tool. Besides contributing to the overall database on wave overtopping in coastal structures, the presented results can also be used for calibration and validation of overtopping evaluation methods (empirical formulae, artificial neural networks and numerical and physical models).
Ano: 2014
Número Páginas:
247-252pp.
Autor(es): Carrasco, A. R.; Reis, M. T.; Neves, M. G.; Ferreira, Ó.; Matias, A.; Almeida, S.
Revista: Journal of Coastal Research
Volume:
Special Issue No. 70.
Keywords: Velocities; Discharge; Wave; Empirical prediction; Hazard
Info
REDUÇÃO DOS ESFORÇOS NUM CILINDRO CIRCULAR USANDO DOIS PEQUENOS CILINDROS DE CONTROLO NA ESTEIRA
No presente trabalho, investiga-se, usando a modelação numérica, a interacção de um escoamentouniforme laminar e bidimensional com um conjunto de três cilindros. Dois cilindros de controlo sãoposicionados simetricamente na esteira de um cilindro principal, induzindo alterações significativas natopologia do escoamento e nos respectivos coeficientes aerodinâmicos. Esta forma de controlo dos esforços éconhecida na literatura por controlo passivo da esteira. Os cilindros de controlo têm um diâmetro de D/8, sendoD o diâmetro do cilindro principal. As simulações numéricas foram realizadas para um número de Reynolds200. Dos vários resultados obtidos no estudo, destaca-se que para uma distância entre os centros dos cilindrosde controlo e o centro do cilindro principal de 0.7D na direcção do escoamento e 0.7D na direcção transversalao escoamento, o coeficiente de arrasto médio do cilindro principal é reduzido de 27% comparando com o valorde um cilindro isolado, mas, considerando a estrutura total (o conjunto dos três cilindros), a redução docoeficiente de arrasto médio é de apenas de 4%. No entanto, para esta configuração, os coeficientes root-meansquarede arrasto e de sustentação são fortemente reduzidos, 0.0001 e 0.0036, respectivamente, comparando osde um cilindro isolado, 0.035 e 0.47, respectivamente, o que corresponde a uma redução da intensidade dasflutuações que actuam no cilindro principal de três ordens de grandeza.
Ano: 2014
Número Páginas:
23-45pp.
Autor(es): Didier, E.; Parxotomo, D.
Revista: Revista Iberoamericana de Ingeniería Mecánica
Volume:
Vol. 18, N.º 1.
Keywords: Cfd; Redução dos esforços; Controlo passivo; Controlo da esteira; Cilindro circular
Info
The project RADE - Remote access to data and experiments. Application to hydraulic laboratory facilities
N/A
Ano: 2014
Número Páginas:
58-51pp.
Autor(es): Lemos, R.; Fortes, C. J. E. M.; Capitão, R.; Wellens, P.
Revista: Revista Hydrolink
Volume:
2/2014.
Info
Wave interaction with a vertical wall: SPH numerical and experimental modeling
Prediction of wave forces on caisson-type breakwaters is challenging, especially in the case of impact loads that strongly depend on wave reflection, and wave breaking which affects the wave characteristics near the structure. In recent years, numerical models have been further developed and their use is becoming increasingly attractive, such as the Smoothed Particle Hydrodynamics (SPH) numerical models which enable the simulation of complex free surface flows. The SPH numerical model developed at the National Laboratory for Civil Engineering (LNEC) is validated by comparing the numerical results of the wave interaction with a vertical wall using data obtained from physical modeling tests carried out in one of the LNEC
Ano: 2014
Número Páginas:
330
Autor(es): Didier, E.; Neves, D. R.; Martins, R.; Neves, M. G.
Revista: Ocean Engineering
Volume:
Vol. 88.
Keywords: Physicalmodeling; Impact loads; Coastal engineering; Wave-structureinteraction; Smoothed particlehydrodynamics(sph)
Info
Análise Comparativa da Agitação Obtida com o Modelo Numérico (SWAN) na Modelagem de Ondas do Litoral Setentrional do Rio Grande do Norte, Brasil e Dados de Campo
Este artigo visa apresentar as análises comparativas da agitação marítima entre as medições obtidas dos resultados da modelagemnumérica, com a aplicação do modelo SWAN, e os resultados das medições in situ durante duas campanhas realizadas no período de 20 a27 de dezembro de 2010 e de 15 a 22 de fevereiro de 2011, na costa do litoral setentrional do Rio Grande do Norte, Nordeste do Brasil.O estudo tem como principal objetivo, avaliar o desempenho do modelo SWAN quanto à previsão de agitação marítima, aferindo suaspotencialidades e limitações para a região de interesse.As medições in situ foram efetuadas em dois locais próximo da costa em profundidades de 5 e 9 m, respectivamente, onde os dadosforam processados para se obter as análises espectrais e empregado as análises estatísticas do conjunto de amostragem. Nas condiçõesde fronteira, foram considerado os estados de mar estimados (Hm0
Ano: 2013
Número Páginas:
283-299pp.
Autor(es): Matos, M. F.; Fortes, C. J. E. M.; Amaro, V. E.; Scudelari, A. C.
Revista: Revista da Gestão Costeira Integrada
Volume:
Vol 13, N 3.
Keywords: Nordeste do brasil; Ondas; Modelo swan; Modelação numérica
Info
AVALIAÇÃO COMPARATIVA DO RISCO DE GALGAMENTOS NA PRAIA DA VITÓRIA, TERCEIRA, AÇORES
Neste trabalho, descreve-se a aplicação ao porto da Praia da Vitória, na ilha Terceira,Açores, Portugal, da metodologia de avaliação do risco de galgamentos em estruturasmarítimas em desenvolvimento no LNEC. Em particular, avalia-se a influência da variaçãodo nível de maré na caracterização da agitação marítima e as consequentes implicações nadeterminação do risco de galgamentos. Esta metodologia é constituída por três etapas: acaracterização da agitação marítima, a determinação dos galgamentos sobre as estruturase a avaliação do risco de galgamentos. A caracterização da agitação é feita com recurso amodelos numéricos de propagação de ondas. Utilizando os resultados do modelo deprevisão de larga escala WAVEWATCH III como dados de entrada para os modelosregionais de propagação de ondas, modelos SWAN e DREAMS, é caracterizada a agitaçãomarítima na zona do porto da Praia da Vitória, para o período de 2009 a 2010, tendo emconta a variação do nível de maré nesse período. Mais concretamente, define-se o regimede agitação incidente para duas estruturas selecionadas no âmbito deste estudo: oquebramar sul do porto e a defesa frontal da baía. O cálculo dos galgamentos é efetuadocom o modelo neuronal NN_OVERTOPPING2 que, através da introdução dos parâmetroscaracterísticos da agitação incidente (altura significativa da onda, período e direção deagitação) e das características geométricas de cada estrutura, permite obter o caudal médiogalgado por metro linear de estrutura. A avaliação do risco baseia-se no produto do grau deprobabilidade de ocorrência de galgamentos superiores a um dado limiar pré-estabelecidopelo grau de consequências que advém desse limiar ser ultrapassado. Após a definição doslimiares associados a cada estrutura, determina-se a frequência de ocorrência de valores decaudais médios galgados superiores a esses limites e define-se o tipo de consequênciasque a excedência desses valores de caudal médio crítico acarreta. Com estes valores,associam-se graus de probabilidade de ocorrência de galgamentos e de consequências,cujo produto permite obter o grau de risco associado a cada estrutura. Os resultados assimobtidos nas estruturas selecionadas, quer em termos de alturas de onda significativas, decaudal médio galgado ou de grau de risco associado aos galgamentos, são comparadoscom os obtidos na situação em que o nível de maré foi considerado constante e igual a +1.4m (Z.H.).
Ano: 2013
Número Páginas:
104-120pp.
Autor(es): Rocha, T.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Santos, J. A.; Neves, D. R.; Portela, L. I.; Pinto, F.
Revista: VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias
Volume:
v.23, n.1.
Keywords: Porto da praia da vitória; Nível de maré; Modelo nn_overtopping2; Modelo dreams; Modelo swan; Avaliação de risco; Galgamentos
Info
Comments on
This Discussion provides comments on the applicationof grain-size trend analysis to Camposoto beach(SW Spain) reported by Poizot et al. (2013) in Geo-MarineLetters 33(4):263
Ano: 2013
Número Páginas:
4p.
Autor(es): Muñoz-Perez, J.; Roman-Sierra, J.; Navarro-Pons, M.; Neves, M. G.; Campo, J.
Revista: Geo-Marine Letters
Volume:
Vol. 33.
Info
MOVIMENTOS VERTICAIS EXCESSIVOS DE UM NAVIO EM MANOBRA. AVALIAÇÃO DA PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA
Descrevem-se os procedimentos para a avaliação da distribuição dos movimentos verticais de um navio em manobranuma bacia portuária e que incluem a definição da função resposta do navio a ondas monocromáticas nele incidentes,bem como a determinação das características da agitação marítima ao longo do trajeto do navio. Ilustra-se a influênciada velocidade de avanço do navio naquela distribuição avaliando-se a probabilidade de ocorrência de movimentosverticais superiores a um limiar pré-definido na manobra de um navio no porto da Praia da Vitória, Açores.
Ano: 2013
Número Páginas:
133-145pp.
Autor(es): Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Oliveira, Ricardo Pardillo
Revista: Revista Territorium, Riscos
Volume:
Nº 20.
Keywords: Porto da praia da vitória; Distribuição de rayleigh; Função resposta; Navegação
Info
Numerical and Experimental Modeling of Regular Wave Interacting with Composite Breakwater
Numerical modeling of the interaction between waves and coastal structures is a challenge due to the many nonlinearphenomena involved, such as wave propagation, wave transformation with water depth, interaction between incident andreflected waves, runup/rundown and wave overtopping. For simulating such complex free-surface flows, numerical modelsbased on Lagrangian formulation, such as Smoothed Particle Hydrodynamics (SPH), are on option. Even though validationof these numerical models is essential, comparing numerical results with experimental data is not an easy task. In thepresent paper, an SPH numerical model is validated comparing numerical results of waves interacting with a compositebreakwater with data obtained from physical model tests carried out in one of the LNEC
Ano: 2013
Número Páginas:
46-54pp.
Autor(es): Didier, E.; Martins, R.; Neves, M. G.
Revista: International Journal of Offshore and Polar Engineering
Volume:
Vol. 23, No. 1.
Keywords: Physical modeling; Impact loads; Coastal engineering; Wave-structure interaction; Smoothed particle hydrodynamics (sph)
Info
Numerical modeling of groin impact on nearshore hydrodynamics
Groins are cross shore structures built to promote shoreline stabilization. However, the specific impact of these structures on the wave conditions and velocity field nearshore (and hence, on sediment transport) is still poorly understood. Therefore, this study wishes to extend this knowledge using a numerical model, COULWAVE, previously validated with field data. For that, a typical bar-trough profile is considered and different groin lengths and orientations are tested, under the influence of different significant incident-wave heights and sea-surface levels.The hydrodynamics factors are found to have a greater impact on the nearshore wave conditions than the groin geometry. The variation of significant incident-wave height imparts the greater changes in wave height nearshore, where the groin would be located. The typical tidal range is also important, since a 2 m change in sea surface level can cause great depth changes over bathymetric features and thus influence wave propagation. Although less important, the geometry of the groin should also be considered. The greater the length, the greater the sheltering effect expected, extending further to the lee-side of the groin. The impact will also reach a broader region. With a smaller impact verified, the best orientation of the groin is hard to unravel.
Ano: 2013
Número Páginas:
16p.
Autor(es): Rocha, M.; Coelho, C.; Fortes, C. J. E. M.
Revista: Ocean Engineering
Keywords: Groins; Coulwave; Numerical modeling; Nearshore hydrodynamics
|
Comunicações
Info
Aplicação da ferramenta SWAMS ao comportamento de um navio amarrado no terminal XXI do Porto de Sines
Este trabalho apresenta a aplicação da ferramenta SWAMS para caracterizar as condições deabrigo da bacia do Terminal de Contentores do Porto de Sines considerando quatroalternativas de configuração distintas daquela bacia, resultantes de diferentes valores para aextensão do molhe de protecção do porto e do cais acostável. A comparação entre osresultados obtidos para as diferentes alternativas de configuração permite avaliar qual delasconduz a uma resposta do navio amarrado mais favorável. São analisados os movimentos donavio, as forças nas amarras e nas defensas. Adicionalmente analisa-se a influência do ventono comportamento do navio amarrado assim como a introdução de pré tensionamento nasamarras.
Ano: 2013
Número Páginas:
19p.
Autor(es): Pinheiro, L.; Santos, J. A.; Jalles, B.; Fortes, C. J. E. M.
Info
Aplicação da metodologia de avaliação do risco de inundação/galgamento na praia de São João da Caparica
Os riscos associados à inundação e galgamento de estruturas de defesa costeira são umaconstante preocupação na costa portuguesa, sendo que situações de emergência provocadaspelo mar são frequentes, pondo em causa a segurança de pessoas, bens e o própriopatrimónio natural. Para tal, é importante desenvolver uma metodologia que permita avaliar osriscos associados a inundações e galgamentos na zona costeira, evitando assim a suadegradação e perdas irreversíveis.Nesse sentido, tem sido desenvolvida no LNEC uma metodologia de avaliação de riscoassociado à ação de ondas em zonas costeiras e portuárias. Esta metodologia foi aplicada àpraia de São João da Caparica, na Costa da Caparica, especificamente em dois perfis da praia:um sem estrutura de proteção aderente e outro com uma estrutura deste tipo. A metodologiamostrou ser de fácil aplicação e forneceu informação muito útil para o planeamento e para agestão integrada e sustentada das zonas costeiras. No entanto, constatou-se que aquela éfortemente dependente dos dados de base a fornecer, tais como a agitação marítima, ascaraterísticas morfológicas da praia e as especificidades ambientais, económicas e sociais dazona em estudo.Este trabalho está inserido no projeto HIDRALERTA, que pretende desenvolver um sistema deprevisão, alerta e avaliação do risco associado a inundações e galgamentos em zonascosteiras e portuárias, em particular, para a zona da Costa da Caparica.
Ano: 2013
Número Páginas:
22p.
Autor(es): Neves, P.; Poseiro, P.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Capitão, R.; Antunes do Carmo, J.; Raposeiro, P.; Ferreira, J.
Info
Aplicação do modelo SPHyCE a estruturas porosas: Quebra-mar Oeste do porto de Albufeira
Apresentam-se neste artigo os principais desenvolvimentos realizados no modelonumérico SPHyCE, baseado no método SPH (Smoothed particle hydrodynamics), desenvolvidono Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), com vista à aplicação específica destemodelo a estudos de engenharia costeira. Este trabalho teve como objetivo o estudo evalidação do modelo na interação onda-estrutura para estruturas porosas. Para tal foramrealizados ensaios experimentais em canal de ondas para uma secção específica do quebramaroeste do porto de Albufeira, no Algarve. Foram simuladas 5 configurações diferentes dacamada porosa do quebra-mar com o modelo SPH, de forma a estudar qual o caso que seadapta melhor aos resultados dos ensaios experimentais. A comparação dos resultadosnuméricos com os experimentais possibilita a validação do modelo SPHyCE e a análise desensibilidade dos resultados com a distribuição e configuração dos blocos do manto poroso.
Ano: 2013
Número Páginas:
21p.
Autor(es): Neves, D. R.; Didier, E.; Neves, M. G.
Keywords: Quebra-mar poroso; Modelação física; Canal de ondas; Sph; Modelação numérica
Info
Aplicação do modelo SWAN na caracterização da agitação marítima com base em dados de campo: Praia da Galé
N/A
Ano: 2013
Número Páginas:
1p.
Autor(es): Reis, R.; Fortes, C. J. E. M.; Gabriel. S.; Moura, D.
Info
Aplicação do processo de análise hierárquica (AHP) à análise das consequências de ocorrência de galgamentos. O caso da baía da Praia da Vitória
A avaliação do risco de ocorrência de galgamentos/inundações de zonas costeiras e portuáriastem grande relevância para a segurança e gestão destas zonas. Com efeito, taisgalgamentos/inundações podem provocar distúrbios graves nas operações de carga edescarga, assim como danos avultados nas infraestruturas, impactos ambientais severos, ouaté perda de vidas humanas.Esta comunicação tem como objetivo contribuir para a análise das consequências daocorrência de galgamentos/inundações no contorno da baía da Praia da Vitória, localizada naIlha Terceira, Açores. Este contorno inclui a proteção marginal da baía em frente à cidade daPraia da Vitória e os terminais do porto. A análise a efetuar apoia-se no sistema integrado demodelação numérica em engenharia portuária e costeira HIDRALERTA (Zózimo et al., 2008,Neves et al., 2009). Trata-se de um sistema implementado em ambiente SIG (Sistema deInformação Geográfica), que tem vindo a ser desenvolvido no LNEC no âmbito de um projetohomónimo de investigação científica e do qual resultará uma ferramenta de alerta daocorrência de galgamentos/inundações em zonas costeiras e portuárias. Para analisar asconsequências na zona de estudo, consideraram-se vários indicadores espaciais a que sefizeram corresponder diferentes níveis de informação (layers) num SIG. Atribuíram-sediferentes pesos a cada um dos indicadores com base no Processo de Análise Hierárquica(AHP), que mostrou ser um método multicritério simples de aplicar. As propriedades de cadaindicador também exigiram a atribuição de diferentes pesos, pelo que se realizou areclassificação dessas propriedades a partir de uma escala de importância relativa (de 1 a 9),segundo aquele método. O mapa de consequências obteve-se pela combinação dos diferentesindicadores e das suas propriedades com os pesos definidos, através da ferramenta, WeightedOverlay, disponível no ArcGIS.
Ano: 2013
Número Páginas:
22p.
Autor(es): Poseiro, P.; Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Craveiro, J.
Info
Aplicação do sistema Delft3D na modelação de correntes longitudinais
N/A
Ano: 2013
Número Páginas:
2p.
Autor(es): Gil, J.; Pires Silva, A.; Fortes, C. J. E. M.
Info
AREDIS - Adaptações para reforçar a estabilidade de emissários submarinos em terrenos lodosos
A experiência de estruturas marítimas do tipo Quebra-mares e Emissários Submarinosconstruídas sobre terrenos lodosos apresenta ainda uma grande incerteza na resolução dosproblemas de assentamentos, erosão e liquefação. O projeto de investigação AREDIS(Adaptações para Reforçar a Estabilidade de Emissários Submarinos em Terrenos Lodosos)tem como objetivo central o desenvolvimento de soluções para melhorar a construção destasestruturas fundadas em solos sujeitos a liquefação, tendo por base trabalho experimental. Napresente comunicação descreve-se o desenvolvimento do estudo no que diz respeito aosemissários submarinos. O programa de ensaios bidimensionais para o estudo do emissário,simulado através de um tubo circular, consiste em ensaios com diferentes condições deagitação, alturas e períodos da onda, e com duas situações de colocação da estrutura:emissário apoiado no solo e enterrado no mesmo.Nesta comunicação faz-se algumas considerações sobre o estado de arte, descreve-se oprograma de ensaios proposto e as principais conclusões obtidas sobre a definição do materialque constitui o solo a colocar no fundo do canal de ensaios. Na presente data estão a decorreros ensaios preliminares do solo com diferentes misturas de caulinite e de areia e só areia paradeterminar o seu comportamento e definir as características do solo que será utilizado nomodelo.
Ano: 2013
Número Páginas:
10p.
Autor(es): Afonso, C.; Neves, M. G.; Reis, M. T.; Oliveira, J.
Info
ARTMAP artificial neural networks with fuzzy logic. Their application to study the wave conditions at Sines port, Portugal
The forecast of sea waves has been analyzed, in the literature, using various methodologies.Currently, there are a number of techniques that have shown satisfactory results, which arebased on empirical formulations, numerical and physical modeling. However, there is still alarge gap for research in the use of numerical modeling, especially when the models employedbecome very complex or with a large amount of variables. Thus, the scope of this work is topresent a neural network system of the ART (Adaptive Resonance Theory) type with FuzzyLogic techniques to determine wave conditions at the Portuguese coast (Sines Port).
Ano: 2013
Número Páginas:
7p.
Autor(es): Santos, F.; Reis, M. T.; Fortes, C. J. E. M.; Lotufo, A.; Maciel, G.
Info
Comparação de duas ferramentas de cálculo do galgamento baseadas na análise de redes neuronais
Nesta comunicação são apresentados os resultados obtidos no estudo dos galgamentos dotrecho do molhe Oeste do Porto de Sines em frente ao posto 2 do terminal de granéis líquidosdo porto, utilizando duas ferramentas de cálculo do galgamento baseadas na análise de redesneuronais: NN_OVERTOPPING2 (Coeveld et al., 2005) e OVERTOPPING (Verhaeghe, 2005).Tanto uma ferramenta como outra calculam o valor médio do caudal médio galgado sobre ocoroamento das estruturas marítimas, usando para o efeito uma amostra de estimativasproduzidas por redes neuronais.Para a aplicação das ferramentas é necessário conhecer alguns parâmetros de entrada ligadosà agitação marítima e à geometria do perfil das estruturas. Embora os parâmetrosconsiderados já permitam analisar um conjunto de estruturas mais variado do que o usual nosmodelos empíricos de avaliação de galgamentos, aqueles parâmetros são ainda insuficientespara a correta descrição do perfil do trecho considerado do molhe Oeste do Porto de Sines,dada a complexidade da geometria. O talude tem quatro troços inclinados ao longo da zonaativa do manto, onde também estão colocados cubos Antifer de 900 kN, em duas camadas,com diferente arrumação acima e abaixo do zero hidrográfico. Esta diferença na arrumação doscubos Antifer implica diferenças na rugosidade e permeabilidade entre os trechos do mantoacima e abaixo do zero hidrográfico. Nos dados de entrada das ferramentas em apreciação, oefeito destas características é tido em conta apenas no parâmetro de entrada,
Ano: 2013
Número Páginas:
14p.
Autor(es): Bravo, A.; Reis, M. T.; Santos, J. A.
Info
Comparative analysis of the SWAN numerical model predictions and of the pressure sensor measurements at the ilha Solteira lake
The Ilha Solteira dam reservoir, which has an extension of 100 km, is located in the northwestof São Paulo state, Brazil. Due to its huge dimension, wind generated waves can causeproblems to the navigation security, to the stability of the river banks, to the infrastructuresaround the reservoir or even to public safety. In 2010/2011, a field data campaign wasundertaken in order to measure the wave height and wind velocity. The bottom profile andwind velocity were used on the SWAN (Simulating Waves Nearshore) to predict the waveheight. From the obtained results it can be said that the prediction from the numerical modelpresents similarities with the experimental ones.
Ano: 2013
Número Páginas:
7p.
Autor(es): Vieira, A.; Maciel, G.; Fortes, C. J. E. M.; Minussi, C.; Sobrinho, M.
Keywords: Nearshore and estuarine forecasting systems; Shelf
|
|
Capítulos de Livros
Info
Multi-functional artificial reefs for coastal protection
N/A
Ano: 2009
Número Páginas:
153-210 pp.
Autor(es): Voorde, M.; Antunes do Carmo, J.; Neves, M. G.
Editor: Ch. A. Hudspeth, T. E. Reeve
|
Teses de Doutoramento
Info
Trapped-mode propagation along irregular coasts
N/A
Ano: 1999
Número Páginas:
159 p.
Autor(es): Santos, J. A.
Editor: ******
Info
Probabilistic Assessment of the Safety of Coastal Structures
N/A
Ano: 1998
Número Páginas:
594 p.
Autor(es): Reis, M. T.
Editor: ******
Info
Unsteady Nearshore Currents on Longshore Varying Topographies
N/A
Ano: 1998
Número Páginas:
346 p.
Autor(es): Sancho, F. E.
Editor: ******
Info
Simulação da agitação irregular. Técnicas matemáticas
N/A
Ano: 1973
Autor(es): Carvalho, M. M.
Editor: ******
|
|
Relatórios
Info
D1.1: Analysis of past extreme events, lessons learned ans SoA models V1
C2IMPRESS is a multi-disciplinary project which aims to enhance understanding and public awareness on multi-hazard risk, based on innovative models, methods, frameworks, tools and technologies to develop decision-making platforms with a fine-grained spatio-temporal data to better assess impacts, vulnerability and resilience on natural hazards. This Report is the Deliverable 1.1 and belongs to Work Package 1, which is mainly addressed to identify the past climate and physical processes that underlie natural disaster events and their consequences
Ano: 2023
Autor(es): Moragues, A.; Estrany, J.; Alves, E.; Zózimo, A. C.; Leitão, T. E.; Ruiz, M.; Oliveira, M. M.; Sfetsos, A.; Fernandes, T. F.
Info
Demonstration and technical tours plan
A major objective of TRA LISBON 2022 Conference is to boost research and innovation capacity for the transport sector, throughout a full innovation cycle, from idea to market. Having this in view, the project
Ano: 2022
Autor(es): Batista, F. A.; Marecos, V.; Antunes, M. L.; Macedo, A. L.; Freire, A. C.; Capitão, R.; Arsénio, E.; Maia, L.
Info
Demonstration submission and selection guidelines
The demonstration area will be one of the main focus points of TRA LISBON 2022, presenting multifunctional spaces and being prepared to receive a large number of different types of on-site demonstrations (indoor and outdoor). On-line demonstrations will also be an option, allowing for the widest possible coverage of access for all the participants.The dedicated areas will allow for interactive demonstrations of technological innovations to be carried out by and for industry partners, researchers, and other stakeholders. Demonstrations are an excellent opportunity to introduce conference attendees in an engaging way, as well as to promote new contacts and promising business.
Ano: 2022
Autor(es): Freire, A. C.; Arsénio, E.; Macedo, A. L.; Antunes, M. L.; Capitão, R.; Belinha, M.
Info
Technical tours organization criteria and procedures report
According to the CSA project plan, WP5.2 task objective is to organize technical tours that feature attractive and interactive showcases aiming at engaging participants into novel technologies for all transport modes and enabling stakeholders and their companies to disseminate and even sell their products and applications to all interested parties.
Ano: 2022
Autor(es): Capitão, R.; Macedo, A. L.; Arsénio, E.; Antunes, M. L.; Freire, A. C.
Editor: TRA LISBON 2022
Info
Data Repository Rules. Deliverable 10.4
This report is part of HYDRALAB+ Work Package 10, which seeks to strengthen the coherence of experimental hydraulic and hydrodynamic research undertaken by the HYDRALAB+ partner organisations. It outlines the work carried out by Samui Design & Management Ltd, supported by HR Wallingford, in relation to the development of a data repository structure that can be adopted by participants of the HYDRALAB+ project.
Ano: 2018
Autor(es): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Capitão, R.; Lemos, R.; Reis, M. T. L. G. V.
Keywords: Data from physical modeling; Zenodo; Data repository structure
Info
Data Storage Report. RECIPE Task 8.2: Overtopping events in breakwaters under climate change scenarios
Reliable prediction of wave run-up/overtopping and structure damage is a key task in the design and safety assessment of coastal and harbor structures. Run-up/overtopping and damage must be below acceptable limits, both in extreme and in normal operating conditions, to guarantee the stability of the structure and the safety of people and assets on and behind the structure. The mean-sea-level rise caused by climate change and its effects on wave climate may increase the number and intensity of run-up/overtopping events and make the existing coastal/harbor structures more vulnerable to damage.Accurate estimates, through physical modelling, of the statistics of overtopping waves for a set of climate change conditions, are needed. The research project HYDRALAB+ (H2020-INFRAIA-2014-2015) gathers an advanced network of environmental hydraulic institutes in Europe, which provides access to a suite of environmental hydraulic facilities. They play a vital role in the development of climate change adaptation strategies, by allowing the direct testing of adaptation measures and by providing data for numerical model calibration and validation. The use of physical (scale) models allows the simulation of extreme events as they are now, and as they are projected to be under different climate change scenarios.The enclosed dataset refers to the experimental work developed at LNEC within HYDRALAB+ and considers 2D damage and overtopping tests for a rock armor slope, with four different approaches to represent storms. Data of free surface elevation, overtopping and damage is presented.
Ano: 2018
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Mendonça, A. C.; Lemos, R.; Neves, M. G.; Reis, M. T. L. G. V.; Capitão, R.
Keywords: Climate change; Overtopping; Data repository
Info
Facilitating the re-use and exchange of experimental data. Task 10.1 Critical review. D10.2 Critical Review of data flux between laboratory models, numerical models and field case studies
The HYDRALAB+ project is aimed at strengthening the coherence of experimental hydraulic and hydrodynamic research undertaken across its partner organisations. This report is D10.2 of the HYDRALAB+ project, entitled
Ano: 2018
Autor(es): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Capitão, R.; Lemos, R.; Reis, M. T. L. G. V.
Keywords: Field data; Numerical modeling data; Physical modeling data; Data flux
Info
Facilitating the re-use and exchange of experimental data. Task 10.2 Data Standards and Licenses. D 10.3 Data Standards Report
The HYDRALAB+ project is aimed at strengthening the coherence of experimental hydraulic and hydrodynamic research undertaken across its partner organisations. This report is D10.3 of the HYDRALAB+ project, entitled
Ano: 2018
Autor(es): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Capitão, R.; Lemos, R.; Reis, M. T. L. G. V.
Keywords: Data management options; Experimental data; Data formats
Info
Protocols for representing variability and unsteadiness in flume facilities. Deliverable Number 8.2
This deliverable is related to task 8.2
Ano: 2018
Autor(es): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Lemos, R.; Capitão, R.; Neves, M. G.; Reis, M. T. L. G. V.
Keywords: Extreme events; Climate change; Variability in flume facilities
Info
Sistema de previsão, alerta e gestão de riscos causados pela agitação marítima - Relatório inicial Arquitetura e características gerais do sistema para os portos de Madalena do Pico, São Roque do Pi
Neste relatório inicial são apresentadas a arquitetura e as caraterísticas gerais dos protótipos do sistema de previsão, alerta e gestão de riscos causados pela agitação marítima para os portos de Madalena do Pico, São Roque do Pico e Praia da Vitória. Os três protótipos em desenvolvimento têm por base uma arquitetura semelhante, com características distintas, nomeadamente no que respeita à localização dos dados de base, às malhas computacionais utilizadas e às características físicas das fronteiras, tanto no plano horizontal (interface terra-mar), como no vertical (batimetria dos fundos). Caracteriza-se o layout geral dos portos, bem como a sua morfologia e operabilidade.
Ano: 2018
Autor(es): Pinheiro, L.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Poseiro, P.
Keywords: Porto de Praia da Vitória; Porto de São Roque do Pico; Porto de Madalena do Pico; Agitação marítima; Alerta e gestão de riscos; Sistema de previsão
|
|
|
Outros
Info
Risk Perception of Coastal Flooding in Praia da Vitória, Azores
The project LIFEGARACHICO (LIFE20 CCA/ES/001641) proposes the creation of an effective flexible adaptation framework for the coastal unicipalities of Macaronesia, making specific local interventions to increase their resilience against extreme coastal events resulting from climate change. Social surveys were applied in Praia da Vitória, Terceira, Azores, to understand the civilians perception of coastal flooding events.
Ano: 2024
Autor(es): Lima, L.; Fortes, C. J. E. M.; Zózimo, A. C.; Pinheiro, L.
Info
Social Surveys Indicating the Resilience of Urban Coastal Localities in Macaronesia to Coastal Flooding
The project LIFE-GARACHICO (LIFE20 CCA/ES/001641) proposes the creation of an effective flexible adaptation framework for the coastal municipalities of Macaronesia, making specific local interventions to increase their resilience against extreme coastal events resulting from climate change. Social surveys were applied in both localities in order to understand the civilians perception of coastal flooding events
Ano: 2024
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Lima, L.; Zózimo, A. C.; Pinheiro, L.; Modino, R.; Barroso, J. G.; Cruz, C. G.; Comes, L.
Info
Avaliação da Estabilidade do Quebra-Mar Destacado do Porto Inglês (Ilha do Maio
Realização de ensaios em modelo físico reduzido 3D para a avaliação da estabilidade do quebra-mar destacado do Porto Inlgês, Maio, Cabo-Verde
Ano: 2023
Autor(es): Soares, R. E.; Fortes, C. J. E. M.; Lemos, R.; Costa, C.E.B.C.; Silva, L. G.; Pinheiro, L.; Neves, M. G.
Info
Physical modelling of wave-induced plant drag coefficient
N/A
Ano: 2019
Autor(es): Reis, R.; Suzuki , T.; LUBBERS, B.; Fortes, C. J. E. M.; Pires Silva, A.
Keywords: Flume experiments; Wave propagation; Plant flexibility; Vegetation
Info
Evaluation of wave overtopping consequences for risk assessment using ANP methodology
Adverse sea conditions can cause emergency situations associated to wave overtopping, which endanger the safety of people and goods, with negative impacts for society, the economy and the environment. Therefore, a methodology to assess the overtopping risk in port and coastal areas is essential for a proper planning and management of these areas.The Portuguese National Laboratory for Civil Engineering (LNEC) has been developing the HIDRALERTA system, an integrated decision-support tool for port and coastal management, which focus in preventing and supporting the management of emergency situations and the long-term planning of interventions in the study areas. It enables the user to calculate the risk for various port and coastal activities, starting with the characterization of sea-waves, wind field and tide levels at the study regions.HIDRALERTA was already tested at different places in Portugal: Costa da Caparica beach, in Almada, and port of Praia da Vitória, in the Azores. However, in both cases, the evaluation of wave overtopping / flooding consequences was carried out using a quite simple approach. In fact, such consequences were assessed only at a global and qualitative level, based on information provided by the responsible authorities.This paper aims at testing a quantitative methodology to evaluate overtopping consequences: the Analytic Network Process (ANP). This methodology was proposed to solve complex decision-making problems and its objective is to calculate the priorities among decision elements which will define their final weights on the consequences. The ANP approach can produce interdependencies between criteria and compute the respective weight of each criterion. Such a network model with dependence and feedback improves the priorities derived from judgements and makes prediction more accurate. So, the ANP allows comparison among clusters of elements. Furthermore, in this methodology we take into account the impacts of alternatives on the importance of criteria, by normalizing the comparison matrix. Thus, the given alternatives can influence the ranking of criteria.Application of the ANP methodology to the case study of Praia da Vitória port is presented and a consequences level map is obtained.
Ano: 2016
Autor(es): Lourenço, I.; Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T. L. G. V.; Poseiro, P.; Craveiro, J.
Keywords: Praia da Vitória port; Analytic Network Process (ANP); Risk; Wave overtopping
Info
Sistema de alerta para a navegação em portos
Apresenta-se um novo sistema de alerta para navios amarrados em portos que se encontra em desenvolvimento no Laboratório Nacional de Engenharia Civil. O sistema SWAMS_ALERTA é um sistema de previsão e alerta baseado na avaliação do risco associado ao comportamento de navios amarrados em zonas portuárias.Os riscos associados a navios amarrados decorrem de movimentos excessivos, quer no plano horizontal, quer no plano vertical. Estes movimentos podem condicionar as atividades portuárias, nomeadamente cargas e descargas, mas em casos extremos podem levar à ocorrência de situações de emergência, tais como rotura de cabos, rotura de cabeços de amarração ou até colisões com o cais. As consequências deste tipo de situações envolvem sempre grandes prejuízos materiais e por vezes humanos.O sistema SWAMS_ALERTA utiliza as medições e previsões de agitação marítima para a determinação dos seus efeitos em termos de movimentos nos seis graus de liberdade e forças nas amarras e defensas quando o navio se encontra estacionado no cais. Para tal, o sistema recorre a uma série de modelos numéricos, interligados entre si. A comparação destes valores com valores máximos admissíveis pré-estabelecidos permite a avaliação, em tempo real, de situações de emergência e a emissão de alertas dirigidos às entidades portuárias.O sistema é constituído por 4 módulos:I
Ano: 2016
Autor(es): Pinheiro, L.; Lopes, P.; Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.
Keywords: Navios amarrados; Riscos; Sistema de previsão e alerta
CONSTRUÇÃO DA EXPANSÃO DO PORTO DE SAL-REI 1ª FASE (ILHA DA BOAVISTA CABO VERDE) Ensaios bidimensionais em modelo reduzido Parecer Técnico
Info
Definição da Geometria para um Recife Artificial Multifuncional em Leirosa (Poster)
N/A
Ano: 2010
Número Páginas:
1.
Autor(es): Neves, M. G.; Antunes do Carmo, J.
Editor: Gestão Costeira: Vulnerabilidades e Riscos na Região Centro
Info
Probabilistic Assessment of Hazards from Overtopping of Seawalls in Urban Environments: Annual Report of pOST-dOCTORAL rESEARCH
N/A
Ano: 2005
Autor(es): Reis, M. T. L. G. V.
Editor: ******
Info
Guidelines and Recommendations for River Information Services - PIANC
N/A
Ano: 2004
Autor(es): J.A Covas
Editor: ******
|