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Overtopping hazard on a rubble mound breakwater
A major concern of coastal engineering is not only to access the damage to coastal structures by severe wave overtopping, but also the hazard imposed to users. Local hazard is often associated to the volume of overtopping water per unit of time (called overtopping discharge). Despite two decades of intensive research, it is yet not fully clear to practitioners what is the best method to compute the discharge parameter and its application on the assessment of local hazard. This work provides insight into the overtopping characterization in rubble mound breakwaters, by distinguishing different methods to assess hazardous overtopping. Fieldwork was conducted over a tidal cycle in a breakwater located at Albufeira Harbour (South coast of Portugal) under storm conditions (Hso~ 3 m; Tp ~ 9 s). Mean overtopping discharges were calculated from field measurements of flow depths and velocities at the breakwater slope armour and at the impermeable crest. Two different velocities were calculated: overtopping leading-edge velocity and overtopping peak velocity. The two methods provided similar results, with higher velocities occurring during high-tide (between 2 and 10 m/s). Mean overtopping discharges at the beginning of the impermeable crest ranged between 0.2 and 0.8 l/s/m. Under the measured hydrodynamic conditions, the breakwater offers risk to all types of pedestrians.Additionally it is shown that field measurements compare relatively well with empirical prediction methods (for the overall analysed overtopping events), namely the corrected NN_OVERTOPPING2 neural network tool. Besides contributing to the overall database on wave overtopping in coastal structures, the presented results can also be used for calibration and validation of overtopping evaluation methods (empirical formulae, artificial neural networks and numerical and physical models).
Ano: 2014
Número Páginas:
247-252pp.
Autor(es): Carrasco, A. R.; Reis, M. T.; Neves, M. G.; Ferreira, Ó.; Matias, A.; Almeida, S.
Revista: Journal of Coastal Research
Volume:
Special Issue No. 70.
Keywords: Velocities; Discharge; Wave; Empirical prediction; Hazard
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REDUÇÃO DOS ESFORÇOS NUM CILINDRO CIRCULAR USANDO DOIS PEQUENOS CILINDROS DE CONTROLO NA ESTEIRA
No presente trabalho, investiga-se, usando a modelação numérica, a interacção de um escoamentouniforme laminar e bidimensional com um conjunto de três cilindros. Dois cilindros de controlo sãoposicionados simetricamente na esteira de um cilindro principal, induzindo alterações significativas natopologia do escoamento e nos respectivos coeficientes aerodinâmicos. Esta forma de controlo dos esforços éconhecida na literatura por controlo passivo da esteira. Os cilindros de controlo têm um diâmetro de D/8, sendoD o diâmetro do cilindro principal. As simulações numéricas foram realizadas para um número de Reynolds200. Dos vários resultados obtidos no estudo, destaca-se que para uma distância entre os centros dos cilindrosde controlo e o centro do cilindro principal de 0.7D na direcção do escoamento e 0.7D na direcção transversalao escoamento, o coeficiente de arrasto médio do cilindro principal é reduzido de 27% comparando com o valorde um cilindro isolado, mas, considerando a estrutura total (o conjunto dos três cilindros), a redução docoeficiente de arrasto médio é de apenas de 4%. No entanto, para esta configuração, os coeficientes root-meansquarede arrasto e de sustentação são fortemente reduzidos, 0.0001 e 0.0036, respectivamente, comparando osde um cilindro isolado, 0.035 e 0.47, respectivamente, o que corresponde a uma redução da intensidade dasflutuações que actuam no cilindro principal de três ordens de grandeza.
Ano: 2014
Número Páginas:
23-45pp.
Autor(es): Didier, E.; Parxotomo, D.
Revista: Revista Iberoamericana de Ingeniería Mecánica
Volume:
Vol. 18, N.º 1.
Keywords: Cfd; Redução dos esforços; Controlo passivo; Controlo da esteira; Cilindro circular
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The project RADE - Remote access to data and experiments. Application to hydraulic laboratory facilities
N/A
Ano: 2014
Número Páginas:
58-51pp.
Autor(es): Lemos, R.; Fortes, C. J. E. M.; Capitão, R.; Wellens, P.
Revista: Revista Hydrolink
Volume:
2/2014.
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Wave interaction with a vertical wall: SPH numerical and experimental modeling
Prediction of wave forces on caisson-type breakwaters is challenging, especially in the case of impact loads that strongly depend on wave reflection, and wave breaking which affects the wave characteristics near the structure. In recent years, numerical models have been further developed and their use is becoming increasingly attractive, such as the Smoothed Particle Hydrodynamics (SPH) numerical models which enable the simulation of complex free surface flows. The SPH numerical model developed at the National Laboratory for Civil Engineering (LNEC) is validated by comparing the numerical results of the wave interaction with a vertical wall using data obtained from physical modeling tests carried out in one of the LNEC
Ano: 2014
Número Páginas:
330
Autor(es): Didier, E.; Neves, D. R.; Martins, R.; Neves, M. G.
Revista: Ocean Engineering
Volume:
Vol. 88.
Keywords: Physicalmodeling; Impact loads; Coastal engineering; Wave-structureinteraction; Smoothed particlehydrodynamics(sph)
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Análise Comparativa da Agitação Obtida com o Modelo Numérico (SWAN) na Modelagem de Ondas do Litoral Setentrional do Rio Grande do Norte, Brasil e Dados de Campo
Este artigo visa apresentar as análises comparativas da agitação marítima entre as medições obtidas dos resultados da modelagemnumérica, com a aplicação do modelo SWAN, e os resultados das medições in situ durante duas campanhas realizadas no período de 20 a27 de dezembro de 2010 e de 15 a 22 de fevereiro de 2011, na costa do litoral setentrional do Rio Grande do Norte, Nordeste do Brasil.O estudo tem como principal objetivo, avaliar o desempenho do modelo SWAN quanto à previsão de agitação marítima, aferindo suaspotencialidades e limitações para a região de interesse.As medições in situ foram efetuadas em dois locais próximo da costa em profundidades de 5 e 9 m, respectivamente, onde os dadosforam processados para se obter as análises espectrais e empregado as análises estatísticas do conjunto de amostragem. Nas condiçõesde fronteira, foram considerado os estados de mar estimados (Hm0
Ano: 2013
Número Páginas:
283-299pp.
Autor(es): Matos, M. F.; Fortes, C. J. E. M.; Amaro, V. E.; Scudelari, A. C.
Revista: Revista da Gestão Costeira Integrada
Volume:
Vol 13, N 3.
Keywords: Nordeste do brasil; Ondas; Modelo swan; Modelação numérica
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AVALIAÇÃO COMPARATIVA DO RISCO DE GALGAMENTOS NA PRAIA DA VITÓRIA, TERCEIRA, AÇORES
Neste trabalho, descreve-se a aplicação ao porto da Praia da Vitória, na ilha Terceira,Açores, Portugal, da metodologia de avaliação do risco de galgamentos em estruturasmarítimas em desenvolvimento no LNEC. Em particular, avalia-se a influência da variaçãodo nível de maré na caracterização da agitação marítima e as consequentes implicações nadeterminação do risco de galgamentos. Esta metodologia é constituída por três etapas: acaracterização da agitação marítima, a determinação dos galgamentos sobre as estruturase a avaliação do risco de galgamentos. A caracterização da agitação é feita com recurso amodelos numéricos de propagação de ondas. Utilizando os resultados do modelo deprevisão de larga escala WAVEWATCH III como dados de entrada para os modelosregionais de propagação de ondas, modelos SWAN e DREAMS, é caracterizada a agitaçãomarítima na zona do porto da Praia da Vitória, para o período de 2009 a 2010, tendo emconta a variação do nível de maré nesse período. Mais concretamente, define-se o regimede agitação incidente para duas estruturas selecionadas no âmbito deste estudo: oquebramar sul do porto e a defesa frontal da baía. O cálculo dos galgamentos é efetuadocom o modelo neuronal NN_OVERTOPPING2 que, através da introdução dos parâmetroscaracterísticos da agitação incidente (altura significativa da onda, período e direção deagitação) e das características geométricas de cada estrutura, permite obter o caudal médiogalgado por metro linear de estrutura. A avaliação do risco baseia-se no produto do grau deprobabilidade de ocorrência de galgamentos superiores a um dado limiar pré-estabelecidopelo grau de consequências que advém desse limiar ser ultrapassado. Após a definição doslimiares associados a cada estrutura, determina-se a frequência de ocorrência de valores decaudais médios galgados superiores a esses limites e define-se o tipo de consequênciasque a excedência desses valores de caudal médio crítico acarreta. Com estes valores,associam-se graus de probabilidade de ocorrência de galgamentos e de consequências,cujo produto permite obter o grau de risco associado a cada estrutura. Os resultados assimobtidos nas estruturas selecionadas, quer em termos de alturas de onda significativas, decaudal médio galgado ou de grau de risco associado aos galgamentos, são comparadoscom os obtidos na situação em que o nível de maré foi considerado constante e igual a +1.4m (Z.H.).
Ano: 2013
Número Páginas:
104-120pp.
Autor(es): Rocha, T.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Santos, J. A.; Neves, D. R.; Portela, L. I.; Pinto, F.
Revista: VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias
Volume:
v.23, n.1.
Keywords: Porto da praia da vitória; Nível de maré; Modelo nn_overtopping2; Modelo dreams; Modelo swan; Avaliação de risco; Galgamentos
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Comments on
This Discussion provides comments on the applicationof grain-size trend analysis to Camposoto beach(SW Spain) reported by Poizot et al. (2013) in Geo-MarineLetters 33(4):263
Ano: 2013
Número Páginas:
4p.
Autor(es): Muñoz-Perez, J.; Roman-Sierra, J.; Navarro-Pons, M.; Neves, M. G.; Campo, J.
Revista: Geo-Marine Letters
Volume:
Vol. 33.
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MOVIMENTOS VERTICAIS EXCESSIVOS DE UM NAVIO EM MANOBRA. AVALIAÇÃO DA PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA
Descrevem-se os procedimentos para a avaliação da distribuição dos movimentos verticais de um navio em manobranuma bacia portuária e que incluem a definição da função resposta do navio a ondas monocromáticas nele incidentes,bem como a determinação das características da agitação marítima ao longo do trajeto do navio. Ilustra-se a influênciada velocidade de avanço do navio naquela distribuição avaliando-se a probabilidade de ocorrência de movimentosverticais superiores a um limiar pré-definido na manobra de um navio no porto da Praia da Vitória, Açores.
Ano: 2013
Número Páginas:
133-145pp.
Autor(es): Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Oliveira, Ricardo Pardillo
Revista: Revista Territorium, Riscos
Volume:
Nº 20.
Keywords: Porto da praia da vitória; Distribuição de rayleigh; Função resposta; Navegação
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Numerical and Experimental Modeling of Regular Wave Interacting with Composite Breakwater
Numerical modeling of the interaction between waves and coastal structures is a challenge due to the many nonlinearphenomena involved, such as wave propagation, wave transformation with water depth, interaction between incident andreflected waves, runup/rundown and wave overtopping. For simulating such complex free-surface flows, numerical modelsbased on Lagrangian formulation, such as Smoothed Particle Hydrodynamics (SPH), are on option. Even though validationof these numerical models is essential, comparing numerical results with experimental data is not an easy task. In thepresent paper, an SPH numerical model is validated comparing numerical results of waves interacting with a compositebreakwater with data obtained from physical model tests carried out in one of the LNEC
Ano: 2013
Número Páginas:
46-54pp.
Autor(es): Didier, E.; Martins, R.; Neves, M. G.
Revista: International Journal of Offshore and Polar Engineering
Volume:
Vol. 23, No. 1.
Keywords: Physical modeling; Impact loads; Coastal engineering; Wave-structure interaction; Smoothed particle hydrodynamics (sph)
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Numerical modeling of groin impact on nearshore hydrodynamics
Groins are cross shore structures built to promote shoreline stabilization. However, the specific impact of these structures on the wave conditions and velocity field nearshore (and hence, on sediment transport) is still poorly understood. Therefore, this study wishes to extend this knowledge using a numerical model, COULWAVE, previously validated with field data. For that, a typical bar-trough profile is considered and different groin lengths and orientations are tested, under the influence of different significant incident-wave heights and sea-surface levels.The hydrodynamics factors are found to have a greater impact on the nearshore wave conditions than the groin geometry. The variation of significant incident-wave height imparts the greater changes in wave height nearshore, where the groin would be located. The typical tidal range is also important, since a 2 m change in sea surface level can cause great depth changes over bathymetric features and thus influence wave propagation. Although less important, the geometry of the groin should also be considered. The greater the length, the greater the sheltering effect expected, extending further to the lee-side of the groin. The impact will also reach a broader region. With a smaller impact verified, the best orientation of the groin is hard to unravel.
Ano: 2013
Número Páginas:
16p.
Autor(es): Rocha, M.; Coelho, C.; Fortes, C. J. E. M.
Revista: Ocean Engineering
Keywords: Groins; Coulwave; Numerical modeling; Nearshore hydrodynamics
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Comunicações
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Propagação de ondas ao longo de um canal inclinado sem rebentação: Estudo numérico e experimental
Este trabalho analisa o desempenho de dois códigos numéricos (COULWAVE e FLUENT) na simulação das características das ondas (alturas e componentes espectrais) ao longo da sua propagação num canal com um fundo de batimetria variável, para o qual existem resultados de ensaios experimentais. Um dos modelos resolve as equações de Boussinesq (COULWAVE) e o outro resolve as equações RANS (FLUENT). É efectuada uma análise comparativa dos resultados experimentais e numéricos em termos das séries temporais de elevação de superfície livre e das correspondentes componentes espectrais em certos pontos ao longo do canal. A análise espectral permite caracterizar o desempenho dos modelos e a sua capacidade na simulação dos efeitos não lineares.
Ano: 2012
Número Páginas:
10p.
Autor(es): Conde, J. M.; Fortes, C. J. E. M.; Didier, E.; Neves, D. R.
Keywords: Fluent; Coulwave; Equações rans; Equações de boussinesq; Propagação de ondas
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Simulação do comportamento de navios em portos sujeitos à acção das ondas
Nesta comunicação descreve-se um procedimento para avaliação das forças exercidas pelaagitação marítima incidente num navio colocado no interior de uma bacia abrigada. Esta é uma dascomponentes fundamentais na determinação do comportamento de um navio amarrado no interiorde um porto.O procedimento referido baseia-se nas chamadas relações de Haskind que permitem calcular aforça de excitação devida a ondas incidentes num corpo flutuante imobilizado, o chamado problemade difracção, com base no potencial do problema de radiação e no potencial da onda incidente naposição do navio quando ele lá não está. Trata-se de uma abordagem promissora pois evita adiscretização da totalidade da fronteira da bacia portuária.Os resultados apresentados nesta comunicação foram obtidos utilizando o potencial da ondaincidente na posição ocupada pelo navio fornecido pelo modelo DREAMS, um modelo baseado naversão elíptica da equação de declive suave, e o potencial do problema de radiação fornecido pelomodelo WAMIT, um modelo para resolução no domínio da frequência dos problemas de radiação ede difracção de corpos flutuantes isolados. Estes resultados são bastante promissores e ilustram aspotencialidades da abordagem proposta.
Ano: 2012
Número Páginas:
13p.
Autor(es): Pinheiro, L.; Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.; Fernandes, J. L. M.
Keywords: Relações de haskind; Portos; Agitação marítima; Navio amarrado
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Simulação do comportamento dum navio sob a acção da agitação marítima utilizando os modelos DREAMS e HASKD
Descreve-se o desenvolvimento de um método para caracterizar a resposta de um navio numa zona abrigadasujeito à acção da agitação marítima. Para este efeito são propagadas ondas com um modelo numérico baseadona equação de mild-slope, DREAMS, Fortes (2002). As interacções entre ondas e estruturas flutuantes sãomodeladas com recurso ao modelo HASKD que resulta de modificar o procedimento do modelo WAMIT,(Korsemeyer et al., 1988) para cálculo das forças de difracção com base nas relações apresentadas em Haskind(1957) por forma a considerar o potencial de velocidades obtido com o modelo DREAMS (Fortes, 2002) e quejá leva em conta a refracção, difracção ou reflexão que podem ocorrer na propagação de ondasmonocromáticas para o interior de uma bacia abrigada. Efectua-se a validação deste novo método com ondasmonocromáticas unidireccionais e com um campo de ondas que encontra um obstáculo fixo.
Ano: 2012
Número Páginas:
12p.
Autor(es): Pinheiro, L.; Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.; Fernandes, J. L. M.
Keywords: Relações de haskind; Comportamento de navios; Propagação de ondas
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Simulação numérica 3D de um dispositivo de aproveitamento da energia das ondas de tipo coluna de água oscilante localizado na costa
Neste trabalho é analisado um dispositivo de aproveitamento de energia das ondas do tipo coluna de água oscilante (CAO), sob a acção de ondas regulares de diferentes períodos, localizado na extremidade de um canal numérico tridimensional de onda. O dispositivo é constituído por uma câmara-de-ar e por uma conduta onde é modelada uma turbina (ou mais especificamente o efeito dissipativo induzido por uma turbina). São utilizados dois modelos numéricos, FLUENT e FLUINCO, que permitem resolver as equações totalmente não lineares de Navier-Stokes-Reynolds em valor médio - RANS - com superfície livre. Um dos códigos (FLUINCO) é baseado na técnica dos elementos finitos e o outro (FLUENT) na de volumes finitos. O FLUENT usa a metodologia VoF (Volume of Fluid) para a modelação do escoamento da água e do ar simultanemente. A perda de carga, devido à presença de uma turbina com curva característica linear (tipo turbina de Wells) é considerada através de uma função linear dependente do caudal de ar na saída da conduta. O FLUINCO usa uma descrição Arbitrária Lagrangeana Euleriana (ALE) para modelar o escoamento da água, onde a superfície livre é definida pela solução da equação da elevação da superfície a cada passo de tempo. Neste programa, a pressão sobre a superfície da água dentro da câmara é imposta através de um modelo aerodinâmico baseado na equação de conservação de energia, considerando a compressibilidade do ar, uma transformação iso-entrópica e uma relação linear entre o caudal de ar e a perda de carga causada pela turbina Wells. O desempenho do dispositivo é analisado para várias configurações geométricas e características de onda incidente através do factor de amplificação, do ângulo de fase e da potência pneumática.
Ano: 2012
Número Páginas:
10p.
Autor(es): Didier, E.; Gil, L.; Teixeira, P.; Davyt D.P.; Ramalhais R.
Keywords: Fluinco; Fluent; Simulação numérica; Coluna de água oscilante; Energia das ondas
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Simulação numérica 3D de um modelo de dispositivo de aproveitamento da energia das ondas (tipo coluna de água oscilante) em grande profundidade
O sistema de coluna de água oscilante (CAO) é considerado um dos tipos de dispositivo de aproveitamento da energia das ondas (DAEO) do oceano tecnicamente mais conhecido, em virtude do grande esforço de investigação nos últimos anos. Já foram construídas diversas instalações junto a costa e a médio prazo prevê-se a instalação de parques de DAEO-CAO ao largo. No presente trabalho são aplicados dois códigos de cálculo que resolvem as equações de Navier-Stokes em valor médio (RANS) para simular os fenómenos resultantes da interacção das ondas com um DAEO-CAO. Um dos códigos, FLUINCO, é baseado na técnica dos elementos finitos e o outro, FLUENT, na técnica dos volumes finitos. O objectivo do trabalho consiste na aplicação destes códigos, já validados para resultados laboratoriais para um modelo de DAEO-CAO com e sem os efeitos dissipativos de um equipamento de extracção de energia, numa situação de águas profundas.
Ano: 2012
Número Páginas:
10p.
Autor(es): Didier, E.; Conde, J. M.; Teixeira, P.
Keywords: Fluinco; Fluent; Simulação numérica; Coluna de água oscilante; Energia das ondas
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Simulação numérica do comportamento de navios amarrados em bacias abrigadas
Nesta comunicação descreve-se uma ferramenta numérica SWAMS destinada á caracterização da resposta dumnavio amarrado no interior dum porto sujeito à acção da agitação marítima. O SWAMS é baseado em modelosnuméricos: DREAMS, BOUSS-WMH e MOORNAV.Os dois primeiros modelos simulam a propagação de ondas lineares e não lineares em zonas abrigadas deprofundidade variável, tendo em conta os fenómenos da refracção, difracção, reflexão parcial, dissipação deenergia devida ao atrito de fundo e rebentação das ondas. Enquanto o modelo DREAMS é um modelo linearbaseado na equação de declive suave enquanto o modelo não linear BOUSS-WMH é baseado nas equações deBoussinesq deduzidas por Nwogu (1993).O comportamento do navio amarrado é simulado com o pacote numérico MOORNAV que engloba um modelonumérico para resolver, no domínio da frequência, os problemas de radiação e de difração da interacção decorpos flutuantes com ondas e um modelo que converte os resultados daqueles problemas do domínio do tempopara o domínio da frequência e que monta e resolve as equações do movimento do navio amarrado, BAS(Mynett et al. 1985).Apresentam-se as modificações introduzidas no modelo WAMIT (Korsemeyer et al. 1988) para calcular asforças de difracção com base nas relações apresentadas em Haskind (1957). Tais relações, porque utilizam opotencial de velocidades obtido com o modelo DREAMS ou com o modelo BOUSS-WMH, permitem levar emconta a refracção, difracção ou reflexão que podem ocorrer na propagação das ondas para o interior de umabacia abrigada. Para além da descrição dos modelos numéricos na ferramenta SWAMS, apresenta-se a formacomo os resultados são transferidos entre eles bem como aplicações da mesma para ilustrar as suascapacidades.
Ano: 2012
Número Páginas:
11p.
Autor(es): Pinheiro, L.; Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.
Keywords: Swams; Portos; Modelos numéricos; Agitação marítima; Navio amarrado
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Simulação numérica do escoamento sobre um cilindro com oscilação transversal a baixos números de Reynolds
Neste artigo, é apresentada uma análise da interação entre escoamentos a baixos números de Reynolds (95 a140) e um cilindro circular sob apoio elástico (mola e amortecedor). A simulação é realizada através de ummodelo que usa o método de Taylor-Galerkin de dois passos semi-implícito para discretizar as equações deNavier-Stokes e a formulação arbitrária lagrangeana-euleriana para acompanhar os movimentos do cilindro. Omovimento de corpo rígido é calculado pelo uso do Método de Newmark. São estudados o processo de geraçãode vórtices, as forças de arrasto e de sustentação, o deslocamento do cilindro e as frequências de vibração.
Ano: 2012
Número Páginas:
10p.
Autor(es): Teixeira, P.; Gonçalves, R.; Didier, E.
Keywords: Interação fluido-estrutura; Cilindro circular oscilante; Método dos elementos finitos
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Sistema Hidralerta: avaliação do risco de inundação na praia de São João da Caparica, Portugal
N/A
Ano: 2012
Número Páginas:
1p.
Autor(es): Raposeiro, P.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Ferreira, J.; Capitão, R.; Santos, J. A.; Pinheiro, L.; Silva, C. J. R.; Rodrigues, A.; Sabino, A.; Azevedo, E. B.; Simões, A.
Keywords: Costa da caparica; Modelos numéricos; Sistema de informação geográfica; Gestão e planeamento costeiro; Vulnerabilidade e risco
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A Fotogrametria Aplicada à Verificação da Evolução da Erosão em Taludes de Quebra-mares em Ensaios em Modelo Reduzido
O dimensionamento prévio do manto resistente de um quebra-mar carece deconfirmação da sua eficácia através de ensaios em modelo físico reduzido, onde é feita aanálise do comportamento hidráulico e/ou estrutural dos seus elementos constituintes.Para avaliar o nível de dano ocorrido ao longo dos ensaios em modelo reduzido,recorre-se por vezes ao levantamento de perfis transversais do perfil ensaiado.O perfilador mecânico tem sido até agora o método tradicionalmente utilizado. Noentanto, a sua utilização nem sempre é fácil, dependendo da granulometria e tipo de blocos(naturais ou artificiais) do manto resistente.Recentemente tem vindo a testar-se no LNEC, a utilização de um método delevantamento da envolvente de taludes de quebra-mares, baseado em estereofotogrametria -técnica de extrair de fotografias, a forma, as dimensões e a posição dos objectos nelascontidos.Este método faz uso de um software (Ferreira, 2006) que permite corrigir a refracçãoda luz na interface ar água, permitindo realizar os levantamentos sem que seja necessárioesvaziar o canal).Apesar desta técnica ter sido já testada de um modo intensivo em ensaios de quebramares cujo manto era constituído por enrocamento (Lemos, 2010), tendo sido obtidosresultados positivos, pretende-se agora dar continuidade a estes testes, avaliando a fiabilidadedesta técnica em modelos de quebra-mares, cujo manto protector incorpore elementosartificiais como cubos ou tetrápodos.
Ano: 2011
Número Páginas:
15p.
Autor(es): Lemos, R.; Santos, J. A.
Keywords: Ensaios em modelo reduzido; Quebra-mares de talude; Fotogrametria; Evolução da erosão
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A variabilidade das extrapolações do regime de extremos com a natureza das amostras - O caso de estudo do porto de Vila do Conde
Os valores, quer em número quer em qualidade, que constituem uma amostra de extremos sãodeterminantes para o correcto estabelecimento do regime de extremos de agitação marítima.Um número muito limitado de valores ou a consideração de valores incorrectos na amostra,resultado, por exemplo, da existência de falhas de medição dos equipamentos de aquisição,determinam estimativas de extrapolações incorrectas, com consequências directas sobre odimensionamento das estruturas marítimas.Nesta comunicação efectua-se uma análise de sensibilidade à natureza das amostras deextremos, nomeadamente ao seu tamanho, e à possibilidade de, nessa amostra, haver valoresque se afastam significativamente da média dos valores máximos observados.Para esta análise, escolheu-se como caso de estudo o porto de Vila do Conde, onde seprocedeu recentemente à determinação do regime de extremos, considerando um conjunto decerca de 14 anos de dados provenientes da bóia de Leixões, os quais foram transferidos para olargo, e do largo para um ponto junto ao porto. Assim, com base nestes valores transferidos, édefinida uma amostra de valores extremos e estabelecido o regime de extremos nesse ponto. Aseguir, fazendo variar os critérios de selecção de amostras, obtêm-se amostras alternativas,com as quais são avaliadas as implicações nas estimativas do regime de extremos.
Ano: 2011
Número Páginas:
16p.
Autor(es): Capitão, R.; Fortes, C. J. E. M.
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Capítulos de Livros
Info
Multi-functional artificial reefs for coastal protection
N/A
Ano: 2009
Número Páginas:
153-210 pp.
Autor(es): Voorde, M.; Antunes do Carmo, J.; Neves, M. G.
Editor: Ch. A. Hudspeth, T. E. Reeve
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Teses de Doutoramento
Info
Trapped-mode propagation along irregular coasts
N/A
Ano: 1999
Número Páginas:
159 p.
Autor(es): Santos, J. A.
Editor: ******
Info
Probabilistic Assessment of the Safety of Coastal Structures
N/A
Ano: 1998
Número Páginas:
594 p.
Autor(es): Reis, M. T.
Editor: ******
Info
Unsteady Nearshore Currents on Longshore Varying Topographies
N/A
Ano: 1998
Número Páginas:
346 p.
Autor(es): Sancho, F. E.
Editor: ******
Info
Simulação da agitação irregular. Técnicas matemáticas
N/A
Ano: 1973
Autor(es): Carvalho, M. M.
Editor: ******
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Relatórios
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D1.1: Analysis of past extreme events, lessons learned ans SoA models V1
C2IMPRESS is a multi-disciplinary project which aims to enhance understanding and public awareness on multi-hazard risk, based on innovative models, methods, frameworks, tools and technologies to develop decision-making platforms with a fine-grained spatio-temporal data to better assess impacts, vulnerability and resilience on natural hazards. This Report is the Deliverable 1.1 and belongs to Work Package 1, which is mainly addressed to identify the past climate and physical processes that underlie natural disaster events and their consequences
Ano: 2023
Autor(es): Moragues, A.; Estrany, J.; Alves, E.; Zózimo, A. C.; Leitão, T. E.; Ruiz, M.; Oliveira, M. M.; Sfetsos, A.; Fernandes, T. F.
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Demonstration and technical tours plan
A major objective of TRA LISBON 2022 Conference is to boost research and innovation capacity for the transport sector, throughout a full innovation cycle, from idea to market. Having this in view, the project
Ano: 2022
Autor(es): Batista, F. A.; Marecos, V.; Antunes, M. L.; Macedo, A. L.; Freire, A. C.; Capitão, R.; Arsénio, E.; Maia, L.
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Demonstration submission and selection guidelines
The demonstration area will be one of the main focus points of TRA LISBON 2022, presenting multifunctional spaces and being prepared to receive a large number of different types of on-site demonstrations (indoor and outdoor). On-line demonstrations will also be an option, allowing for the widest possible coverage of access for all the participants.The dedicated areas will allow for interactive demonstrations of technological innovations to be carried out by and for industry partners, researchers, and other stakeholders. Demonstrations are an excellent opportunity to introduce conference attendees in an engaging way, as well as to promote new contacts and promising business.
Ano: 2022
Autor(es): Freire, A. C.; Arsénio, E.; Macedo, A. L.; Antunes, M. L.; Capitão, R.; Belinha, M.
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Technical tours organization criteria and procedures report
According to the CSA project plan, WP5.2 task objective is to organize technical tours that feature attractive and interactive showcases aiming at engaging participants into novel technologies for all transport modes and enabling stakeholders and their companies to disseminate and even sell their products and applications to all interested parties.
Ano: 2022
Autor(es): Capitão, R.; Macedo, A. L.; Arsénio, E.; Antunes, M. L.; Freire, A. C.
Editor: TRA LISBON 2022
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Data Repository Rules. Deliverable 10.4
This report is part of HYDRALAB+ Work Package 10, which seeks to strengthen the coherence of experimental hydraulic and hydrodynamic research undertaken by the HYDRALAB+ partner organisations. It outlines the work carried out by Samui Design & Management Ltd, supported by HR Wallingford, in relation to the development of a data repository structure that can be adopted by participants of the HYDRALAB+ project.
Ano: 2018
Autor(es): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Capitão, R.; Lemos, R.; Reis, M. T. L. G. V.
Keywords: Data from physical modeling; Zenodo; Data repository structure
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Data Storage Report. RECIPE Task 8.2: Overtopping events in breakwaters under climate change scenarios
Reliable prediction of wave run-up/overtopping and structure damage is a key task in the design and safety assessment of coastal and harbor structures. Run-up/overtopping and damage must be below acceptable limits, both in extreme and in normal operating conditions, to guarantee the stability of the structure and the safety of people and assets on and behind the structure. The mean-sea-level rise caused by climate change and its effects on wave climate may increase the number and intensity of run-up/overtopping events and make the existing coastal/harbor structures more vulnerable to damage.Accurate estimates, through physical modelling, of the statistics of overtopping waves for a set of climate change conditions, are needed. The research project HYDRALAB+ (H2020-INFRAIA-2014-2015) gathers an advanced network of environmental hydraulic institutes in Europe, which provides access to a suite of environmental hydraulic facilities. They play a vital role in the development of climate change adaptation strategies, by allowing the direct testing of adaptation measures and by providing data for numerical model calibration and validation. The use of physical (scale) models allows the simulation of extreme events as they are now, and as they are projected to be under different climate change scenarios.The enclosed dataset refers to the experimental work developed at LNEC within HYDRALAB+ and considers 2D damage and overtopping tests for a rock armor slope, with four different approaches to represent storms. Data of free surface elevation, overtopping and damage is presented.
Ano: 2018
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Mendonça, A. C.; Lemos, R.; Neves, M. G.; Reis, M. T. L. G. V.; Capitão, R.
Keywords: Climate change; Overtopping; Data repository
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Facilitating the re-use and exchange of experimental data. Task 10.1 Critical review. D10.2 Critical Review of data flux between laboratory models, numerical models and field case studies
The HYDRALAB+ project is aimed at strengthening the coherence of experimental hydraulic and hydrodynamic research undertaken across its partner organisations. This report is D10.2 of the HYDRALAB+ project, entitled
Ano: 2018
Autor(es): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Capitão, R.; Lemos, R.; Reis, M. T. L. G. V.
Keywords: Field data; Numerical modeling data; Physical modeling data; Data flux
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Facilitating the re-use and exchange of experimental data. Task 10.2 Data Standards and Licenses. D 10.3 Data Standards Report
The HYDRALAB+ project is aimed at strengthening the coherence of experimental hydraulic and hydrodynamic research undertaken across its partner organisations. This report is D10.3 of the HYDRALAB+ project, entitled
Ano: 2018
Autor(es): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Capitão, R.; Lemos, R.; Reis, M. T. L. G. V.
Keywords: Data management options; Experimental data; Data formats
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Protocols for representing variability and unsteadiness in flume facilities. Deliverable Number 8.2
This deliverable is related to task 8.2
Ano: 2018
Autor(es): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Lemos, R.; Capitão, R.; Neves, M. G.; Reis, M. T. L. G. V.
Keywords: Extreme events; Climate change; Variability in flume facilities
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Sistema de previsão, alerta e gestão de riscos causados pela agitação marítima - Relatório inicial Arquitetura e características gerais do sistema para os portos de Madalena do Pico, São Roque do Pi
Neste relatório inicial são apresentadas a arquitetura e as caraterísticas gerais dos protótipos do sistema de previsão, alerta e gestão de riscos causados pela agitação marítima para os portos de Madalena do Pico, São Roque do Pico e Praia da Vitória. Os três protótipos em desenvolvimento têm por base uma arquitetura semelhante, com características distintas, nomeadamente no que respeita à localização dos dados de base, às malhas computacionais utilizadas e às características físicas das fronteiras, tanto no plano horizontal (interface terra-mar), como no vertical (batimetria dos fundos). Caracteriza-se o layout geral dos portos, bem como a sua morfologia e operabilidade.
Ano: 2018
Autor(es): Pinheiro, L.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Poseiro, P.
Keywords: Porto de Praia da Vitória; Porto de São Roque do Pico; Porto de Madalena do Pico; Agitação marítima; Alerta e gestão de riscos; Sistema de previsão
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Outros
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Risk Perception of Coastal Flooding in Praia da Vitória, Azores
The project LIFEGARACHICO (LIFE20 CCA/ES/001641) proposes the creation of an effective flexible adaptation framework for the coastal unicipalities of Macaronesia, making specific local interventions to increase their resilience against extreme coastal events resulting from climate change. Social surveys were applied in Praia da Vitória, Terceira, Azores, to understand the civilians perception of coastal flooding events.
Ano: 2024
Autor(es): Lima, L.; Fortes, C. J. E. M.; Zózimo, A. C.; Pinheiro, L.
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Social Surveys Indicating the Resilience of Urban Coastal Localities in Macaronesia to Coastal Flooding
The project LIFE-GARACHICO (LIFE20 CCA/ES/001641) proposes the creation of an effective flexible adaptation framework for the coastal municipalities of Macaronesia, making specific local interventions to increase their resilience against extreme coastal events resulting from climate change. Social surveys were applied in both localities in order to understand the civilians perception of coastal flooding events
Ano: 2024
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Lima, L.; Zózimo, A. C.; Pinheiro, L.; Modino, R.; Barroso, J. G.; Cruz, C. G.; Comes, L.
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Avaliação da Estabilidade do Quebra-Mar Destacado do Porto Inglês (Ilha do Maio
Realização de ensaios em modelo físico reduzido 3D para a avaliação da estabilidade do quebra-mar destacado do Porto Inlgês, Maio, Cabo-Verde
Ano: 2023
Autor(es): Soares, R. E.; Fortes, C. J. E. M.; Lemos, R.; Costa, C.E.B.C.; Silva, L. G.; Pinheiro, L.; Neves, M. G.
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Physical modelling of wave-induced plant drag coefficient
N/A
Ano: 2019
Autor(es): Reis, R.; Suzuki , T.; LUBBERS, B.; Fortes, C. J. E. M.; Pires Silva, A.
Keywords: Flume experiments; Wave propagation; Plant flexibility; Vegetation
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Evaluation of wave overtopping consequences for risk assessment using ANP methodology
Adverse sea conditions can cause emergency situations associated to wave overtopping, which endanger the safety of people and goods, with negative impacts for society, the economy and the environment. Therefore, a methodology to assess the overtopping risk in port and coastal areas is essential for a proper planning and management of these areas.The Portuguese National Laboratory for Civil Engineering (LNEC) has been developing the HIDRALERTA system, an integrated decision-support tool for port and coastal management, which focus in preventing and supporting the management of emergency situations and the long-term planning of interventions in the study areas. It enables the user to calculate the risk for various port and coastal activities, starting with the characterization of sea-waves, wind field and tide levels at the study regions.HIDRALERTA was already tested at different places in Portugal: Costa da Caparica beach, in Almada, and port of Praia da Vitória, in the Azores. However, in both cases, the evaluation of wave overtopping / flooding consequences was carried out using a quite simple approach. In fact, such consequences were assessed only at a global and qualitative level, based on information provided by the responsible authorities.This paper aims at testing a quantitative methodology to evaluate overtopping consequences: the Analytic Network Process (ANP). This methodology was proposed to solve complex decision-making problems and its objective is to calculate the priorities among decision elements which will define their final weights on the consequences. The ANP approach can produce interdependencies between criteria and compute the respective weight of each criterion. Such a network model with dependence and feedback improves the priorities derived from judgements and makes prediction more accurate. So, the ANP allows comparison among clusters of elements. Furthermore, in this methodology we take into account the impacts of alternatives on the importance of criteria, by normalizing the comparison matrix. Thus, the given alternatives can influence the ranking of criteria.Application of the ANP methodology to the case study of Praia da Vitória port is presented and a consequences level map is obtained.
Ano: 2016
Autor(es): Lourenço, I.; Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T. L. G. V.; Poseiro, P.; Craveiro, J.
Keywords: Praia da Vitória port; Analytic Network Process (ANP); Risk; Wave overtopping
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Sistema de alerta para a navegação em portos
Apresenta-se um novo sistema de alerta para navios amarrados em portos que se encontra em desenvolvimento no Laboratório Nacional de Engenharia Civil. O sistema SWAMS_ALERTA é um sistema de previsão e alerta baseado na avaliação do risco associado ao comportamento de navios amarrados em zonas portuárias.Os riscos associados a navios amarrados decorrem de movimentos excessivos, quer no plano horizontal, quer no plano vertical. Estes movimentos podem condicionar as atividades portuárias, nomeadamente cargas e descargas, mas em casos extremos podem levar à ocorrência de situações de emergência, tais como rotura de cabos, rotura de cabeços de amarração ou até colisões com o cais. As consequências deste tipo de situações envolvem sempre grandes prejuízos materiais e por vezes humanos.O sistema SWAMS_ALERTA utiliza as medições e previsões de agitação marítima para a determinação dos seus efeitos em termos de movimentos nos seis graus de liberdade e forças nas amarras e defensas quando o navio se encontra estacionado no cais. Para tal, o sistema recorre a uma série de modelos numéricos, interligados entre si. A comparação destes valores com valores máximos admissíveis pré-estabelecidos permite a avaliação, em tempo real, de situações de emergência e a emissão de alertas dirigidos às entidades portuárias.O sistema é constituído por 4 módulos:I
Ano: 2016
Autor(es): Pinheiro, L.; Lopes, P.; Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.
Keywords: Navios amarrados; Riscos; Sistema de previsão e alerta
CONSTRUÇÃO DA EXPANSÃO DO PORTO DE SAL-REI 1ª FASE (ILHA DA BOAVISTA CABO VERDE) Ensaios bidimensionais em modelo reduzido Parecer Técnico
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Definição da Geometria para um Recife Artificial Multifuncional em Leirosa (Poster)
N/A
Ano: 2010
Número Páginas:
1.
Autor(es): Neves, M. G.; Antunes do Carmo, J.
Editor: Gestão Costeira: Vulnerabilidades e Riscos na Região Centro
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Probabilistic Assessment of Hazards from Overtopping of Seawalls in Urban Environments: Annual Report of pOST-dOCTORAL rESEARCH
N/A
Ano: 2005
Autor(es): Reis, M. T. L. G. V.
Editor: ******
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Guidelines and Recommendations for River Information Services - PIANC
N/A
Ano: 2004
Autor(es): J.A Covas
Editor: ******
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