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Overtopping hazard on a rubble mound breakwater
A major concern of coastal engineering is not only to access the damage to coastal structures by severe wave overtopping, but also the hazard imposed to users. Local hazard is often associated to the volume of overtopping water per unit of time (called overtopping discharge). Despite two decades of intensive research, it is yet not fully clear to practitioners what is the best method to compute the discharge parameter and its application on the assessment of local hazard. This work provides insight into the overtopping characterization in rubble mound breakwaters, by distinguishing different methods to assess hazardous overtopping. Fieldwork was conducted over a tidal cycle in a breakwater located at Albufeira Harbour (South coast of Portugal) under storm conditions (Hso~ 3 m; Tp ~ 9 s). Mean overtopping discharges were calculated from field measurements of flow depths and velocities at the breakwater slope armour and at the impermeable crest. Two different velocities were calculated: overtopping leading-edge velocity and overtopping peak velocity. The two methods provided similar results, with higher velocities occurring during high-tide (between 2 and 10 m/s). Mean overtopping discharges at the beginning of the impermeable crest ranged between 0.2 and 0.8 l/s/m. Under the measured hydrodynamic conditions, the breakwater offers risk to all types of pedestrians.Additionally it is shown that field measurements compare relatively well with empirical prediction methods (for the overall analysed overtopping events), namely the corrected NN_OVERTOPPING2 neural network tool. Besides contributing to the overall database on wave overtopping in coastal structures, the presented results can also be used for calibration and validation of overtopping evaluation methods (empirical formulae, artificial neural networks and numerical and physical models).
Ano: 2014
Número Páginas:
247-252pp.
Autor(es): Carrasco, A. R.; Reis, M. T.; Neves, M. G.; Ferreira, Ó.; Matias, A.; Almeida, S.
Revista: Journal of Coastal Research
Volume:
Special Issue No. 70.
Keywords: Velocities; Discharge; Wave; Empirical prediction; Hazard
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REDUÇÃO DOS ESFORÇOS NUM CILINDRO CIRCULAR USANDO DOIS PEQUENOS CILINDROS DE CONTROLO NA ESTEIRA
No presente trabalho, investiga-se, usando a modelação numérica, a interacção de um escoamentouniforme laminar e bidimensional com um conjunto de três cilindros. Dois cilindros de controlo sãoposicionados simetricamente na esteira de um cilindro principal, induzindo alterações significativas natopologia do escoamento e nos respectivos coeficientes aerodinâmicos. Esta forma de controlo dos esforços éconhecida na literatura por controlo passivo da esteira. Os cilindros de controlo têm um diâmetro de D/8, sendoD o diâmetro do cilindro principal. As simulações numéricas foram realizadas para um número de Reynolds200. Dos vários resultados obtidos no estudo, destaca-se que para uma distância entre os centros dos cilindrosde controlo e o centro do cilindro principal de 0.7D na direcção do escoamento e 0.7D na direcção transversalao escoamento, o coeficiente de arrasto médio do cilindro principal é reduzido de 27% comparando com o valorde um cilindro isolado, mas, considerando a estrutura total (o conjunto dos três cilindros), a redução docoeficiente de arrasto médio é de apenas de 4%. No entanto, para esta configuração, os coeficientes root-meansquarede arrasto e de sustentação são fortemente reduzidos, 0.0001 e 0.0036, respectivamente, comparando osde um cilindro isolado, 0.035 e 0.47, respectivamente, o que corresponde a uma redução da intensidade dasflutuações que actuam no cilindro principal de três ordens de grandeza.
Ano: 2014
Número Páginas:
23-45pp.
Autor(es): Didier, E.; Parxotomo, D.
Revista: Revista Iberoamericana de Ingeniería Mecánica
Volume:
Vol. 18, N.º 1.
Keywords: Cfd; Redução dos esforços; Controlo passivo; Controlo da esteira; Cilindro circular
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The project RADE - Remote access to data and experiments. Application to hydraulic laboratory facilities
N/A
Ano: 2014
Número Páginas:
58-51pp.
Autor(es): Lemos, R.; Fortes, C. J. E. M.; Capitão, R.; Wellens, P.
Revista: Revista Hydrolink
Volume:
2/2014.
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Wave interaction with a vertical wall: SPH numerical and experimental modeling
Prediction of wave forces on caisson-type breakwaters is challenging, especially in the case of impact loads that strongly depend on wave reflection, and wave breaking which affects the wave characteristics near the structure. In recent years, numerical models have been further developed and their use is becoming increasingly attractive, such as the Smoothed Particle Hydrodynamics (SPH) numerical models which enable the simulation of complex free surface flows. The SPH numerical model developed at the National Laboratory for Civil Engineering (LNEC) is validated by comparing the numerical results of the wave interaction with a vertical wall using data obtained from physical modeling tests carried out in one of the LNEC
Ano: 2014
Número Páginas:
330
Autor(es): Didier, E.; Neves, D. R.; Martins, R.; Neves, M. G.
Revista: Ocean Engineering
Volume:
Vol. 88.
Keywords: Physicalmodeling; Impact loads; Coastal engineering; Wave-structureinteraction; Smoothed particlehydrodynamics(sph)
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Análise Comparativa da Agitação Obtida com o Modelo Numérico (SWAN) na Modelagem de Ondas do Litoral Setentrional do Rio Grande do Norte, Brasil e Dados de Campo
Este artigo visa apresentar as análises comparativas da agitação marítima entre as medições obtidas dos resultados da modelagemnumérica, com a aplicação do modelo SWAN, e os resultados das medições in situ durante duas campanhas realizadas no período de 20 a27 de dezembro de 2010 e de 15 a 22 de fevereiro de 2011, na costa do litoral setentrional do Rio Grande do Norte, Nordeste do Brasil.O estudo tem como principal objetivo, avaliar o desempenho do modelo SWAN quanto à previsão de agitação marítima, aferindo suaspotencialidades e limitações para a região de interesse.As medições in situ foram efetuadas em dois locais próximo da costa em profundidades de 5 e 9 m, respectivamente, onde os dadosforam processados para se obter as análises espectrais e empregado as análises estatísticas do conjunto de amostragem. Nas condiçõesde fronteira, foram considerado os estados de mar estimados (Hm0
Ano: 2013
Número Páginas:
283-299pp.
Autor(es): Matos, M. F.; Fortes, C. J. E. M.; Amaro, V. E.; Scudelari, A. C.
Revista: Revista da Gestão Costeira Integrada
Volume:
Vol 13, N 3.
Keywords: Nordeste do brasil; Ondas; Modelo swan; Modelação numérica
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AVALIAÇÃO COMPARATIVA DO RISCO DE GALGAMENTOS NA PRAIA DA VITÓRIA, TERCEIRA, AÇORES
Neste trabalho, descreve-se a aplicação ao porto da Praia da Vitória, na ilha Terceira,Açores, Portugal, da metodologia de avaliação do risco de galgamentos em estruturasmarítimas em desenvolvimento no LNEC. Em particular, avalia-se a influência da variaçãodo nível de maré na caracterização da agitação marítima e as consequentes implicações nadeterminação do risco de galgamentos. Esta metodologia é constituída por três etapas: acaracterização da agitação marítima, a determinação dos galgamentos sobre as estruturase a avaliação do risco de galgamentos. A caracterização da agitação é feita com recurso amodelos numéricos de propagação de ondas. Utilizando os resultados do modelo deprevisão de larga escala WAVEWATCH III como dados de entrada para os modelosregionais de propagação de ondas, modelos SWAN e DREAMS, é caracterizada a agitaçãomarítima na zona do porto da Praia da Vitória, para o período de 2009 a 2010, tendo emconta a variação do nível de maré nesse período. Mais concretamente, define-se o regimede agitação incidente para duas estruturas selecionadas no âmbito deste estudo: oquebramar sul do porto e a defesa frontal da baía. O cálculo dos galgamentos é efetuadocom o modelo neuronal NN_OVERTOPPING2 que, através da introdução dos parâmetroscaracterísticos da agitação incidente (altura significativa da onda, período e direção deagitação) e das características geométricas de cada estrutura, permite obter o caudal médiogalgado por metro linear de estrutura. A avaliação do risco baseia-se no produto do grau deprobabilidade de ocorrência de galgamentos superiores a um dado limiar pré-estabelecidopelo grau de consequências que advém desse limiar ser ultrapassado. Após a definição doslimiares associados a cada estrutura, determina-se a frequência de ocorrência de valores decaudais médios galgados superiores a esses limites e define-se o tipo de consequênciasque a excedência desses valores de caudal médio crítico acarreta. Com estes valores,associam-se graus de probabilidade de ocorrência de galgamentos e de consequências,cujo produto permite obter o grau de risco associado a cada estrutura. Os resultados assimobtidos nas estruturas selecionadas, quer em termos de alturas de onda significativas, decaudal médio galgado ou de grau de risco associado aos galgamentos, são comparadoscom os obtidos na situação em que o nível de maré foi considerado constante e igual a +1.4m (Z.H.).
Ano: 2013
Número Páginas:
104-120pp.
Autor(es): Rocha, T.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Santos, J. A.; Neves, D. R.; Portela, L. I.; Pinto, F.
Revista: VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias
Volume:
v.23, n.1.
Keywords: Porto da praia da vitória; Nível de maré; Modelo nn_overtopping2; Modelo dreams; Modelo swan; Avaliação de risco; Galgamentos
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Comments on
This Discussion provides comments on the applicationof grain-size trend analysis to Camposoto beach(SW Spain) reported by Poizot et al. (2013) in Geo-MarineLetters 33(4):263
Ano: 2013
Número Páginas:
4p.
Autor(es): Muñoz-Perez, J.; Roman-Sierra, J.; Navarro-Pons, M.; Neves, M. G.; Campo, J.
Revista: Geo-Marine Letters
Volume:
Vol. 33.
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MOVIMENTOS VERTICAIS EXCESSIVOS DE UM NAVIO EM MANOBRA. AVALIAÇÃO DA PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA
Descrevem-se os procedimentos para a avaliação da distribuição dos movimentos verticais de um navio em manobranuma bacia portuária e que incluem a definição da função resposta do navio a ondas monocromáticas nele incidentes,bem como a determinação das características da agitação marítima ao longo do trajeto do navio. Ilustra-se a influênciada velocidade de avanço do navio naquela distribuição avaliando-se a probabilidade de ocorrência de movimentosverticais superiores a um limiar pré-definido na manobra de um navio no porto da Praia da Vitória, Açores.
Ano: 2013
Número Páginas:
133-145pp.
Autor(es): Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Oliveira, Ricardo Pardillo
Revista: Revista Territorium, Riscos
Volume:
Nº 20.
Keywords: Porto da praia da vitória; Distribuição de rayleigh; Função resposta; Navegação
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Numerical and Experimental Modeling of Regular Wave Interacting with Composite Breakwater
Numerical modeling of the interaction between waves and coastal structures is a challenge due to the many nonlinearphenomena involved, such as wave propagation, wave transformation with water depth, interaction between incident andreflected waves, runup/rundown and wave overtopping. For simulating such complex free-surface flows, numerical modelsbased on Lagrangian formulation, such as Smoothed Particle Hydrodynamics (SPH), are on option. Even though validationof these numerical models is essential, comparing numerical results with experimental data is not an easy task. In thepresent paper, an SPH numerical model is validated comparing numerical results of waves interacting with a compositebreakwater with data obtained from physical model tests carried out in one of the LNEC
Ano: 2013
Número Páginas:
46-54pp.
Autor(es): Didier, E.; Martins, R.; Neves, M. G.
Revista: International Journal of Offshore and Polar Engineering
Volume:
Vol. 23, No. 1.
Keywords: Physical modeling; Impact loads; Coastal engineering; Wave-structure interaction; Smoothed particle hydrodynamics (sph)
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Numerical modeling of groin impact on nearshore hydrodynamics
Groins are cross shore structures built to promote shoreline stabilization. However, the specific impact of these structures on the wave conditions and velocity field nearshore (and hence, on sediment transport) is still poorly understood. Therefore, this study wishes to extend this knowledge using a numerical model, COULWAVE, previously validated with field data. For that, a typical bar-trough profile is considered and different groin lengths and orientations are tested, under the influence of different significant incident-wave heights and sea-surface levels.The hydrodynamics factors are found to have a greater impact on the nearshore wave conditions than the groin geometry. The variation of significant incident-wave height imparts the greater changes in wave height nearshore, where the groin would be located. The typical tidal range is also important, since a 2 m change in sea surface level can cause great depth changes over bathymetric features and thus influence wave propagation. Although less important, the geometry of the groin should also be considered. The greater the length, the greater the sheltering effect expected, extending further to the lee-side of the groin. The impact will also reach a broader region. With a smaller impact verified, the best orientation of the groin is hard to unravel.
Ano: 2013
Número Páginas:
16p.
Autor(es): Rocha, M.; Coelho, C.; Fortes, C. J. E. M.
Revista: Ocean Engineering
Keywords: Groins; Coulwave; Numerical modeling; Nearshore hydrodynamics
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Comunicações
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Modelação física da propagação e rebentação de ondas num canal
Nesta comunicação, é descrito o vasto conjunto de ensaios em canal de ondas realizadono Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) cujo objectivo foi a análise dahidrodinâmica da rebentação de onda, para várias condições de agitação incidente. Nessesentido, apresentam-se as condições experimentais, os equipamentos de medição, ascondições de teste, as medições (elevação da superfície livre e velocidades) efectuadas, osdados obtidos e as observações efectuadas para a definição da zona de rebentação.Descrevem-se, também, as análises temporais, espectrais e estatísticas efectuadas com osdados recolhidos e as metodologias utilizadas para a determinação de parâmetros como aaltura de onda relativa (H/d), a celeridade da onda, a distribuição bidimensional dascomponentes da velocidade das partículas segundo os planos xy, xz e yz, a direcção da onda eos valores de dispersão.
Ano: 2011
Número Páginas:
22p.
Autor(es): Neves, D. R.; Fortes, C. J. E. M.; Endres, L.; Okamoto, T.
Keywords: Propagação de onda; Rebentação de onda; Canal de ondas; Modelação física
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Modelação numérica da agitação marítima na Praia da Vitória e no lago da barragem de Ilha Solteira, utilizando o modelo SWAN
O modelo SWAN - acrónimo de Simulating WAves Nearshore - é um modelonumérico para geração, propagação e dissipação da agitação marítima, baseado naequação para a conservação da acção de onda. O mesmo, propaga a agitação marítimadesde o largo até próximo da costa, considerando os processos físicos de refracção,difracção e empolamento devido a variações do fundo e presença de correntes,crescimento de onda por acção dos ventos, rebentação por influência do fundo e porexcesso de declividade (whitecapping), dissipação de energia devido à fricção do fundo,bloqueio e reflexão por correntes oposta, e transmissão através de obstáculos. Entre osvários resultados obtidos pelo SWAN destacam-se a altura significativa, os períodos depico e médio, as direcções de pico e média, a dispersão direccional, o parâmetro delargura de banda e nível de água em qualquer parte do domínio computacional.Nesta comunicação apresentam-se duas aplicações do modelo SWAN na simulação dapropagação de ondas, para dois locais bastantes distintos: um correspondente a umazona costeira aberta
Ano: 2011
Número Páginas:
20p.
Autor(es): Vieira, A. S.; Fortes, C. J. E. M.; Pinheiro, L.; Simões, A.; Maciel, G.; Minussi, C.
Keywords: Praia da vitoria; Ilha solteira; Modelação numérica; Métodos numéricos; Swan
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Modelação numérica do impacto dos esporões na hidrodinâmica costeira
Esta comunicação tem por objectivo a análise do desempenho do modelo COULWAVE na simulaçãoda propagação de ondas na zona marítima da praia da Cornélia, na Costa da Caparica e a utilizaçãodeste modelo na avaliação do impacto da implantação de um esporão na hidrodinâmica costeira destazona de estudo.Assim, primeiramente aplicou-se o modelo COULWAVE para as condições de agitação incidenteverificadas durante uma campanha de campo realizada na praia da Cornélia de 11 a 15 de Maio de 2010.Os resultados numéricos foram comparados com os dados de campo de alturas significativas de onda evelocidades horizontais. O modelo demonstrou um bom desempenho, com resultados particularmentepromissores para as alturas de onda significativas medidas antes da rebentação.Posteriormente, a partir da batimetria real da praia em questão, criaram-se diversos cenáriosassociados à implantação de um esporão e às condições de agitação incidente, para avaliação dainfluência de cada um dos factores no impacto do esporão na hidrodinâmica costeira: (i) diferentescomprimentos do esporão, (ii) diferentes orientações do esporão, (iii) diferentes alturas significativas dasondas incidentes e (iv) diferentes níveis da superfície do mar. Verificou-se que a altura das ondasincidentes é o factor que adquire uma maior relevância no impacto do esporão na hidrodinâmica costeira(alturas significativas de onda e velocidade horizontal junto à costa), seguido do nível da superfície domar, comprimento do esporão e, finalmente, da orientação do esporão.
Ano: 2011
Número Páginas:
20p.
Autor(es): Rocha, M.; Coelho, C.; Fortes, C. J. E. M.; Pacheco, A.
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MOIA: an Integrated Decision Support Tool for Port Management
This paper describes MOIA, a numerical tool that evaluates sea-wave effects on port operations and broadcasts warning messages whenever the safety of such operations are deemed to be at risk. The evaluation of the sea-wave transformation from offshore - where the results of numerical models for sea-wave forecast at a regional level are available - up to the port area is described. Also, the procedures used to evaluate the sea-wave effects on sailing ships, focusing on the amplitude of the vertical movements of a selected point in the ship, are explained. Such procedures are combined and applied to an example where the average downtime for the navigation at four points along the sailing lane is evaluated for the entrance voyages into the port of Praia da Vitória (Azores) of a given ship
Ano: 2011
Número Páginas:
5p.
Autor(es): Santos, J. A.; Rodrigues, S.; Neves, D. R.; Vieira, A. S.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Simões, A.; Azevedo, E. B.
Keywords: Ships response; Warning systems; Port operations
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Movimentos de navios na entrada de um porto induzidos pela agitação marítima
No interior de um porto, a agitação marítima pode originar movimentos verticais degrande amplitude nos navios ao longo da sua trajectória de entrada no porto, levando aoencalhe ou mesmo ao naufrágio desses navios, dependendo do material do fundo do porto eda sua capacidade para danificar o casco do navio.Com base na modelação numérica da interacção de corpos flutuantes com ondas eassumindo como linear esta interacção, é possível, partindo da função resposta em frequênciado navio, definida como a amplitude do movimento vertical estacionário de um pontoseleccionado no navio sujeito a ondas monocromáticas, determinar o espectro da resposta donavio a partir do espectro da agitação incidente no navio. A mesma assumpção de linearidadepermite levar em conta a velocidade não nula do avanço do navio modificando a frequência deencontro de cada uma das componentes do espectro.Nesta comunicação, apresentam-se os resultados obtidos com a modelação numérica dainteracção da agitação incidente na entrada do porto da Praia da Vitória, na ilha Terceira,Açores, com o
Ano: 2011
Número Páginas:
14p.
Autor(es): Rodrigues, S.; Santos, J. A.; Neves, D. R.; Oliveira, R.
Keywords: Agitação marítima; Movimentos verticais; Resposta de navios
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Numerical simulation of an oscillating water column wave energy converter with and without damping
This paper presents numerical simulations that predict the action of a regular incident wave on a simplified Oscillating Water Column Ocean Wave Energy Converter (OWC-OWEC) model. This model is a vertical tube of small circular cross-section placed in the longitudinal symmetry plane of the flume. The paper presents a comparison of numerical results, obtained by a Reynolds-Average-Navier-Stokes (RANS) solver, with experimental data obtained in a wave flume. The numerical code uses a finite-volume method to solve the RANS equations and the Volume of Fluid (VOF) approach to capture the water free surface.The OWC power output is estimated by the pressure drop across the dissipative device (turbine) times the volume flow rate. In the physical model, the turbine
Ano: 2011
Número Páginas:
12p.
Autor(es): Didier, E.; Conde, J. M.; Teixeira, P.
Keywords: Numerical simulation; Oscillating water column; Wave energy converter
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Numerical Simulation of an Oscillating Water Column Wave Energy Converter: Comparison of two Numerical Codes
This paper presents the results from the application of two numerical codes in the simulation of an oscillating water column wave energy converter. One of the codes (FLUINCO) is based on the finite elements technique, while the other (FLUENT) is based on the finite volume technique. The objective of this work is the validation of these codes for this type of flow, aiming the systematic application to wave energy converters design. The simulated case, corresponding to a simplified model tested experimentally, allows us to conclude that the numerical results have good quality, showing good correspondence between experimental and numerical results
Ano: 2011
Número Páginas:
668-674.
Autor(es): Conde, J. M.; Teixeira, P.; Didier, E.
Keywords: Fluent; Fluinco; Numerical simulation; Oscillating water column; Wave energy; Rans
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Physical modelling of wave propagation and wave breaking in a wave channel
The presented work describes a wide range of wave channel tests performed at the NationalLaboratory of Civil Engineering (LNEC), considering different incident wave conditions, with theobjective of studying the wave breaking hydrodynamics. Special attention was made to the endof the wave breaking process. The experimental setup, the incident wave conditions, theequipment and the performed measurements (free surface elevation and particle velocity) areherein described. Time, spectral and statistical analysis based upon the measured data are alsoperformed and presented. Moreover, a more deepen analysis related: (i) the relative waveheight (H/d); (ii) the wave celerity; (iii) the two-dimensional distribution of the particle velocitiescomponents in the xy, xz and yz planes and; (iv) the average wave direction and spreadingangle is carried out and presented. Vertical velocity profiles are also presented.
Ano: 2011
Número Páginas:
526-535pp.
Autor(es): Neves, D. R.; Endres, L.; Fortes, C. J. E. M.; Okamoto, T.
Keywords: Wave channel; Physical modelling; Wave propagation; Wave breaking
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Porto da Praia da Vitória. Estimativa dos galgamentos da protecção marginal da baía.
O objectivo principal do presente trabalho é o estudo dos galgamentos de estruturasmarítimas tendo em vista a modelação do fenómeno na análise de risco e em sistemas dealerta.Sendo o cálculo dos galgamentos a operação fundamental para a análise que sepretende efectuar, utilizaram-se formulações empíricas e uma ferramenta desenvolvida combase em redes neuronais para determinar os caudais médios de galgamento.Compararam-se os resultados das várias ferramentas no cálculo dos galgamentos emdois pontos da protecção marginal da baía da Praia da Vitória (Ilha Terceira, Açores). Ascaracterísticas da agitação marítima incidente foram obtidas da propagação dos estados deagitação fornecidos por modelos de escala regional para a agitação marítima gerada pelovento.Relativamente aos resultados obtidos com as diferentes ferramentas de cálculoconfirma-se que o estudo dos caudais médios de galgamento não deve ser efectuado comrecurso a uma única ferramenta de cálculo, pois a disparidade das estimativas resultantes dasmesmas alerta-nos para a existência de situações imprevistas. Todas as ferramentasapresentam limitações, pelo que a sua utilização se deve restringir à fase de estudo prévio deum projecto. Em fase de projecto de execução, é muito importante a realização de ensaios emmodelo físico reduzido.
Ano: 2011
Número Páginas:
20p.
Autor(es): Silva, E.; Santos, J. A.; Reis, M. T.
Keywords: Redes neuronais; Fórmulas empíricas; Galgamentos
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Previsão dos galgamentos na baía da Praia da Vitória para avaliação de risco e alerta
Neste trabalho, descrevem-se as metodologias desenvolvidas no LNEC para a avaliação dorisco associado à ocorrência de galgamentos inadmissíveis de estruturas portuárias e costeiras epara a previsão e alerta das entidades responsáveis nesses casos. Estas metodologias foramimplementadas nos sistemas integrados de apoio à decisão na gestão portuária e costeira,GUIOMAR e MOIA.Em ambos os casos, as metodologias baseiam-se primeiramente na determinação da agitaçãomarítima e no cálculo dos valores correspondentes do galgamento da estrutura marítima. Adeterminação da agitação marítima é efectuada em ambos os sistemas recorrendo a uma metodologiade acoplamento de modelos numéricos de propagação de ondas. O cálculo dos galgamentos éefectuado com recurso à ferramenta NN_OVERTOPPING2, baseada na análise de redes neuronais.Para teste das metodologias, utilizou-se o caso de estudo da estrutura de protecção costeirada baía da Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, onde se insere o porto da Praia da Vitória.Relativamente ao cálculo do galgamento através da ferramenta NN_OVERTOPPING2,concluiu-se que não é a ferramenta mais adequada para estudos em que o galgamento é calculadoem série e/ou em tempo real, pois exige a intervenção do utilizador para optimização da análise deresultados. Relativamente às metodologias, confirmou-se a capacidade dos sistemas GUIOMAR eMOIA em realizarem, de forma interactiva e amigável, a determinação do grau de probabilidade deocorrência de galgamentos inadmissíveis e o envio de alertas nesses casos, respectivamente. Estasmetodologias, agora implementadas nos sistemas, constituem mais um passo no sentido de os tornarsistemas mais robustos e eficazes de apoio à gestão portuária e costeira
Ano: 2011
Número Páginas:
21p.
Autor(es): Reis, M. T.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, D. R.; Rodrigues, S.; Santos, J. A.; Vieira, A. S.; Simões, A.; Azevedo, E. B.
Keywords: Baía da praia da vitória; Guiomar e moia; Avaliação de risco; Galgamentos
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Capítulos de Livros
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Multi-functional artificial reefs for coastal protection
N/A
Ano: 2009
Número Páginas:
153-210 pp.
Autor(es): Voorde, M.; Antunes do Carmo, J.; Neves, M. G.
Editor: Ch. A. Hudspeth, T. E. Reeve
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Teses de Doutoramento
Info
Trapped-mode propagation along irregular coasts
N/A
Ano: 1999
Número Páginas:
159 p.
Autor(es): Santos, J. A.
Editor: ******
Info
Probabilistic Assessment of the Safety of Coastal Structures
N/A
Ano: 1998
Número Páginas:
594 p.
Autor(es): Reis, M. T.
Editor: ******
Info
Unsteady Nearshore Currents on Longshore Varying Topographies
N/A
Ano: 1998
Número Páginas:
346 p.
Autor(es): Sancho, F. E.
Editor: ******
Info
Simulação da agitação irregular. Técnicas matemáticas
N/A
Ano: 1973
Autor(es): Carvalho, M. M.
Editor: ******
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Relatórios
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D1.1: Analysis of past extreme events, lessons learned ans SoA models V1
C2IMPRESS is a multi-disciplinary project which aims to enhance understanding and public awareness on multi-hazard risk, based on innovative models, methods, frameworks, tools and technologies to develop decision-making platforms with a fine-grained spatio-temporal data to better assess impacts, vulnerability and resilience on natural hazards. This Report is the Deliverable 1.1 and belongs to Work Package 1, which is mainly addressed to identify the past climate and physical processes that underlie natural disaster events and their consequences
Ano: 2023
Autor(es): Moragues, A.; Estrany, J.; Alves, E.; Zózimo, A. C.; Leitão, T. E.; Ruiz, M.; Oliveira, M. M.; Sfetsos, A.; Fernandes, T. F.
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Demonstration and technical tours plan
A major objective of TRA LISBON 2022 Conference is to boost research and innovation capacity for the transport sector, throughout a full innovation cycle, from idea to market. Having this in view, the project
Ano: 2022
Autor(es): Batista, F. A.; Marecos, V.; Antunes, M. L.; Macedo, A. L.; Freire, A. C.; Capitão, R.; Arsénio, E.; Maia, L.
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Demonstration submission and selection guidelines
The demonstration area will be one of the main focus points of TRA LISBON 2022, presenting multifunctional spaces and being prepared to receive a large number of different types of on-site demonstrations (indoor and outdoor). On-line demonstrations will also be an option, allowing for the widest possible coverage of access for all the participants.The dedicated areas will allow for interactive demonstrations of technological innovations to be carried out by and for industry partners, researchers, and other stakeholders. Demonstrations are an excellent opportunity to introduce conference attendees in an engaging way, as well as to promote new contacts and promising business.
Ano: 2022
Autor(es): Freire, A. C.; Arsénio, E.; Macedo, A. L.; Antunes, M. L.; Capitão, R.; Belinha, M.
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Technical tours organization criteria and procedures report
According to the CSA project plan, WP5.2 task objective is to organize technical tours that feature attractive and interactive showcases aiming at engaging participants into novel technologies for all transport modes and enabling stakeholders and their companies to disseminate and even sell their products and applications to all interested parties.
Ano: 2022
Autor(es): Capitão, R.; Macedo, A. L.; Arsénio, E.; Antunes, M. L.; Freire, A. C.
Editor: TRA LISBON 2022
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Data Repository Rules. Deliverable 10.4
This report is part of HYDRALAB+ Work Package 10, which seeks to strengthen the coherence of experimental hydraulic and hydrodynamic research undertaken by the HYDRALAB+ partner organisations. It outlines the work carried out by Samui Design & Management Ltd, supported by HR Wallingford, in relation to the development of a data repository structure that can be adopted by participants of the HYDRALAB+ project.
Ano: 2018
Autor(es): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Capitão, R.; Lemos, R.; Reis, M. T. L. G. V.
Keywords: Data from physical modeling; Zenodo; Data repository structure
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Data Storage Report. RECIPE Task 8.2: Overtopping events in breakwaters under climate change scenarios
Reliable prediction of wave run-up/overtopping and structure damage is a key task in the design and safety assessment of coastal and harbor structures. Run-up/overtopping and damage must be below acceptable limits, both in extreme and in normal operating conditions, to guarantee the stability of the structure and the safety of people and assets on and behind the structure. The mean-sea-level rise caused by climate change and its effects on wave climate may increase the number and intensity of run-up/overtopping events and make the existing coastal/harbor structures more vulnerable to damage.Accurate estimates, through physical modelling, of the statistics of overtopping waves for a set of climate change conditions, are needed. The research project HYDRALAB+ (H2020-INFRAIA-2014-2015) gathers an advanced network of environmental hydraulic institutes in Europe, which provides access to a suite of environmental hydraulic facilities. They play a vital role in the development of climate change adaptation strategies, by allowing the direct testing of adaptation measures and by providing data for numerical model calibration and validation. The use of physical (scale) models allows the simulation of extreme events as they are now, and as they are projected to be under different climate change scenarios.The enclosed dataset refers to the experimental work developed at LNEC within HYDRALAB+ and considers 2D damage and overtopping tests for a rock armor slope, with four different approaches to represent storms. Data of free surface elevation, overtopping and damage is presented.
Ano: 2018
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Mendonça, A. C.; Lemos, R.; Neves, M. G.; Reis, M. T. L. G. V.; Capitão, R.
Keywords: Climate change; Overtopping; Data repository
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Facilitating the re-use and exchange of experimental data. Task 10.1 Critical review. D10.2 Critical Review of data flux between laboratory models, numerical models and field case studies
The HYDRALAB+ project is aimed at strengthening the coherence of experimental hydraulic and hydrodynamic research undertaken across its partner organisations. This report is D10.2 of the HYDRALAB+ project, entitled
Ano: 2018
Autor(es): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Capitão, R.; Lemos, R.; Reis, M. T. L. G. V.
Keywords: Field data; Numerical modeling data; Physical modeling data; Data flux
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Facilitating the re-use and exchange of experimental data. Task 10.2 Data Standards and Licenses. D 10.3 Data Standards Report
The HYDRALAB+ project is aimed at strengthening the coherence of experimental hydraulic and hydrodynamic research undertaken across its partner organisations. This report is D10.3 of the HYDRALAB+ project, entitled
Ano: 2018
Autor(es): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Capitão, R.; Lemos, R.; Reis, M. T. L. G. V.
Keywords: Data management options; Experimental data; Data formats
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Protocols for representing variability and unsteadiness in flume facilities. Deliverable Number 8.2
This deliverable is related to task 8.2
Ano: 2018
Autor(es): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Lemos, R.; Capitão, R.; Neves, M. G.; Reis, M. T. L. G. V.
Keywords: Extreme events; Climate change; Variability in flume facilities
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Sistema de previsão, alerta e gestão de riscos causados pela agitação marítima - Relatório inicial Arquitetura e características gerais do sistema para os portos de Madalena do Pico, São Roque do Pi
Neste relatório inicial são apresentadas a arquitetura e as caraterísticas gerais dos protótipos do sistema de previsão, alerta e gestão de riscos causados pela agitação marítima para os portos de Madalena do Pico, São Roque do Pico e Praia da Vitória. Os três protótipos em desenvolvimento têm por base uma arquitetura semelhante, com características distintas, nomeadamente no que respeita à localização dos dados de base, às malhas computacionais utilizadas e às características físicas das fronteiras, tanto no plano horizontal (interface terra-mar), como no vertical (batimetria dos fundos). Caracteriza-se o layout geral dos portos, bem como a sua morfologia e operabilidade.
Ano: 2018
Autor(es): Pinheiro, L.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Poseiro, P.
Keywords: Porto de Praia da Vitória; Porto de São Roque do Pico; Porto de Madalena do Pico; Agitação marítima; Alerta e gestão de riscos; Sistema de previsão
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Outros
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Risk Perception of Coastal Flooding in Praia da Vitória, Azores
The project LIFEGARACHICO (LIFE20 CCA/ES/001641) proposes the creation of an effective flexible adaptation framework for the coastal unicipalities of Macaronesia, making specific local interventions to increase their resilience against extreme coastal events resulting from climate change. Social surveys were applied in Praia da Vitória, Terceira, Azores, to understand the civilians perception of coastal flooding events.
Ano: 2024
Autor(es): Lima, L.; Fortes, C. J. E. M.; Zózimo, A. C.; Pinheiro, L.
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Social Surveys Indicating the Resilience of Urban Coastal Localities in Macaronesia to Coastal Flooding
The project LIFE-GARACHICO (LIFE20 CCA/ES/001641) proposes the creation of an effective flexible adaptation framework for the coastal municipalities of Macaronesia, making specific local interventions to increase their resilience against extreme coastal events resulting from climate change. Social surveys were applied in both localities in order to understand the civilians perception of coastal flooding events
Ano: 2024
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Lima, L.; Zózimo, A. C.; Pinheiro, L.; Modino, R.; Barroso, J. G.; Cruz, C. G.; Comes, L.
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Avaliação da Estabilidade do Quebra-Mar Destacado do Porto Inglês (Ilha do Maio
Realização de ensaios em modelo físico reduzido 3D para a avaliação da estabilidade do quebra-mar destacado do Porto Inlgês, Maio, Cabo-Verde
Ano: 2023
Autor(es): Soares, R. E.; Fortes, C. J. E. M.; Lemos, R.; Costa, C.E.B.C.; Silva, L. G.; Pinheiro, L.; Neves, M. G.
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Physical modelling of wave-induced plant drag coefficient
N/A
Ano: 2019
Autor(es): Reis, R.; Suzuki , T.; LUBBERS, B.; Fortes, C. J. E. M.; Pires Silva, A.
Keywords: Flume experiments; Wave propagation; Plant flexibility; Vegetation
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Evaluation of wave overtopping consequences for risk assessment using ANP methodology
Adverse sea conditions can cause emergency situations associated to wave overtopping, which endanger the safety of people and goods, with negative impacts for society, the economy and the environment. Therefore, a methodology to assess the overtopping risk in port and coastal areas is essential for a proper planning and management of these areas.The Portuguese National Laboratory for Civil Engineering (LNEC) has been developing the HIDRALERTA system, an integrated decision-support tool for port and coastal management, which focus in preventing and supporting the management of emergency situations and the long-term planning of interventions in the study areas. It enables the user to calculate the risk for various port and coastal activities, starting with the characterization of sea-waves, wind field and tide levels at the study regions.HIDRALERTA was already tested at different places in Portugal: Costa da Caparica beach, in Almada, and port of Praia da Vitória, in the Azores. However, in both cases, the evaluation of wave overtopping / flooding consequences was carried out using a quite simple approach. In fact, such consequences were assessed only at a global and qualitative level, based on information provided by the responsible authorities.This paper aims at testing a quantitative methodology to evaluate overtopping consequences: the Analytic Network Process (ANP). This methodology was proposed to solve complex decision-making problems and its objective is to calculate the priorities among decision elements which will define their final weights on the consequences. The ANP approach can produce interdependencies between criteria and compute the respective weight of each criterion. Such a network model with dependence and feedback improves the priorities derived from judgements and makes prediction more accurate. So, the ANP allows comparison among clusters of elements. Furthermore, in this methodology we take into account the impacts of alternatives on the importance of criteria, by normalizing the comparison matrix. Thus, the given alternatives can influence the ranking of criteria.Application of the ANP methodology to the case study of Praia da Vitória port is presented and a consequences level map is obtained.
Ano: 2016
Autor(es): Lourenço, I.; Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T. L. G. V.; Poseiro, P.; Craveiro, J.
Keywords: Praia da Vitória port; Analytic Network Process (ANP); Risk; Wave overtopping
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Sistema de alerta para a navegação em portos
Apresenta-se um novo sistema de alerta para navios amarrados em portos que se encontra em desenvolvimento no Laboratório Nacional de Engenharia Civil. O sistema SWAMS_ALERTA é um sistema de previsão e alerta baseado na avaliação do risco associado ao comportamento de navios amarrados em zonas portuárias.Os riscos associados a navios amarrados decorrem de movimentos excessivos, quer no plano horizontal, quer no plano vertical. Estes movimentos podem condicionar as atividades portuárias, nomeadamente cargas e descargas, mas em casos extremos podem levar à ocorrência de situações de emergência, tais como rotura de cabos, rotura de cabeços de amarração ou até colisões com o cais. As consequências deste tipo de situações envolvem sempre grandes prejuízos materiais e por vezes humanos.O sistema SWAMS_ALERTA utiliza as medições e previsões de agitação marítima para a determinação dos seus efeitos em termos de movimentos nos seis graus de liberdade e forças nas amarras e defensas quando o navio se encontra estacionado no cais. Para tal, o sistema recorre a uma série de modelos numéricos, interligados entre si. A comparação destes valores com valores máximos admissíveis pré-estabelecidos permite a avaliação, em tempo real, de situações de emergência e a emissão de alertas dirigidos às entidades portuárias.O sistema é constituído por 4 módulos:I
Ano: 2016
Autor(es): Pinheiro, L.; Lopes, P.; Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.
Keywords: Navios amarrados; Riscos; Sistema de previsão e alerta
CONSTRUÇÃO DA EXPANSÃO DO PORTO DE SAL-REI 1ª FASE (ILHA DA BOAVISTA CABO VERDE) Ensaios bidimensionais em modelo reduzido Parecer Técnico
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Definição da Geometria para um Recife Artificial Multifuncional em Leirosa (Poster)
N/A
Ano: 2010
Número Páginas:
1.
Autor(es): Neves, M. G.; Antunes do Carmo, J.
Editor: Gestão Costeira: Vulnerabilidades e Riscos na Região Centro
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Probabilistic Assessment of Hazards from Overtopping of Seawalls in Urban Environments: Annual Report of pOST-dOCTORAL rESEARCH
N/A
Ano: 2005
Autor(es): Reis, M. T. L. G. V.
Editor: ******
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Guidelines and Recommendations for River Information Services - PIANC
N/A
Ano: 2004
Autor(es): J.A Covas
Editor: ******
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