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Aplicação de Modelação Numérica e Física para o Estudo da Reabilitação e Proteção da Praia de Colwyn Bay, País de Gales, Reino Unido
Neste artigo descreve-se um estudo de avaliação da dinâmica costeira com vista à reabilitação e proteção da praia de Colwyn Bay, no País de Gales, Reino Unido, em avançado estado de erosão e degradação das suas funções recreativa e de proteção costeira. O estudo insere-se no âmbito de uma estratégia de gestão costeira baseada em defesa da acção do mar. Numa primeira fase, foi caracterizada a dinâmica da praia, através da avaliação da evolução morfológica tridimensional do topo e da face de praia, da composição sedimentológica recente da mesma zona, da hidrodinâmica da praia, com base em séries temporais de agitação marítima e nível do mar (incluindo as componentes de maré e sobrelevação de origem meteorológica), e da distribuição do transporte sedimentar longitudinal na zona ativa submersa. Numa segunda fase, de simulação e avaliação de soluções alternativas, baseadas numa estratégia de alimentação artificial, definiu-se e testou-se o perfil de enchimento, bem como soluções de longo prazo, algumas com estruturas de retenção/proteção (esporões, esporões em Y e quebra-mares destacados). Nestes testes foi utilizada a modelação numérica para a análise da morfodinâmica transversal da praia a curto prazo, no caso do perfil de enchimento, e da evolução da linha de costa a longo prazo, no caso da forma plana da praia com e sem estruturas. As diversas metodologias de análise aplicadas e respetivos resultados são também descritos neste artigo com detalhe. Também no âmbito do teste de soluções de reabilitação da praia, foram realizados testes em modelo físico para análise da estabilidade e dos galgamentos para várias soluções alternativas do perfil transversal da defesa longitudinal aderente de enrocamento do extremo Este de Colwyn Bay. O estudo, com base na análise comparativa de soluções alternativas, permitiu definir o volume mínimo de alimentação artificial necessário à reabilitação e proteção da praia, qual a solução com melhor desempenho na retenção do enchimento da praia, e quais as características mais eficazes do perfil da defesa longitudinal (inclinação do talude do manto exterior, geometria do muro-cortina, geometria e permeabilidade da berma do coroamento) no que diz respeito à estabilidade do manto e aos galgamentos. Apresentam-se também recomendações relativamente às necessidades de execução de uma análise custo-benefício das soluções de alimentação com melhor desempenho e de monitorização da futura praia, e recomendações sobre aspetos adicionais a considerar no projeto de execução da defesa longitudinal
Ano: 2012
Número Páginas:
323-342pp.
Autor(es): Oliveira , F.; Reis, M. T.; Freire, P.; Neves, M. G.; Sancho, F. E.; Silva, L. G.; Clímaco, M.; Vicente, C.
Revista: Revista de Gestão Costeira Integrada (Journal of Integrated Coastal Zone Management)
Volume:
12(3).
Keywords: Estruturas costeiras; Alimentação artificial; Erosão costeira
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Application to the Port of Sines of a new tool for risk assessment in port navigation
This paper describes a first approach on the riskassessment in port navigation using GUIOMAR, an integratedsystem for port and coastal engineering modelling developed atthe National Civil Engineering Laboratory (LNEC), Portugal,using a GIS software environment. A set of automatic procedureswas designed to include a new methodology based on theamplitude of the wave-induced vertical movement of a shipalong its trajectory. In this methodology, the risk in port navigationis assessed on the basis of a combination of the probabilityof exceedance of a pre-set threshold for the ship
Ano: 2012
Número Páginas:
489
Autor(es): Neves, D. R.; Rodrigues, S.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Santos, J. A.; Capitão, R.
Revista: Journal of Coastal Conservation, Planning and Management
Volume:
16.
Keywords: Marine modelling; Guiomar; Port of sines; Navigation . geographical information systems; Risk assessment
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Avaliação do galgamento de estruturas portuárias: Porto de Ponta Delgada
Neste trabalho descreve-se a aplicação de uma metodologia de avaliação de galgamentos de estruturasportuárias ao caso do porto de Ponta Delgada, Açores. Esta metodologia consiste em caraterizar a agitaçãomarítima na zona através de modelos numéricos de propagação de ondas desde o largo até ao interior do porto ecalcular os galgamentos gerados por essa agitação em frente a estruturas marítimas do porto.Nesse sentido, a agitação marítima na zona do porto, e mais concretamente em frente a estruturas em estudo, écaracterizada recorrendo a previsões de agitação marítima fornecidas pelo modelo WAVEWATCH III e aos modelosde propagação de ondas SWAN e DREAMS. Posteriormente, com base nessas características de agitação e com aajuda da ferramenta neuronal NN_OVERTOPPING2, determina-se o galgamento nas estruturas em estudo.Esta metodologia foi aplicada a duas estruturas do porto de Ponta Delgada, o molhe principal e a zona das piscinasnaturais, para o período de 21 de abril a 21 de maio de 2012 e para um conjunto de situações correspondentes atempestades. Foi efetuada uma validação do modelo SWAN com dados medidos in situ por uma boia-ondógrafo.
Ano: 2012
Número Páginas:
37-51pp.
Autor(es): Silva, D.M.F.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Antunes do Carmo, J.; Simões, A.; Rodrigues, C.
Revista: Revista Recursos Hídricos, APRH
Volume:
Vol. 33(2).
Keywords: Simulação numérica; Galgamentos de estruturas portuárias; Agitação marítima; Porto de ponda delgada
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CONVERGÊNCIA ASSIMPTÓTICA DAS QUANTIDADES FUNDAMENTAIS NA MODELAÇÃO NUMÉRICA DO ESCOAMENTO EM TORNO DE UM CILINDRO CIRCULAR
O escoamento em torno de um cilindro circular de comprimento infinito para números de Reynoldsde 10 até 300 é investigado utilizando um método de resolução totalmente acoplado, resolvendo assim simultaneamentetodas as equações discretas. O modelo numérico incorpora ainda um método de solução pouco convencionalem que a equação da continuidade é resolvida na sua forma original (i.e. não há reconstrução de umaequação de pressão). O estudo cuidadoso dos esforços de arrasto e de sustentação, da pressão de base e do númerode Strouhal é realizado em regime laminar e bidimensional em função da resolução e da extensão do domíniode cálculo. Resultados assimptóticos são obtidos aumentando a dimensão do domínio computacional de20 até 4800 diâmetros do cilindro. É assim verificado que em contraste ao número de Strouhal, os esforços e apressão de base são muito mais dependentes da resolução da malha e ainda mais da dimensão do domínio computacional.
Ano: 2012
Número Páginas:
87-99pp.
Autor(es): Didier, E.
Revista: Revista Iberoamericana de Ingeniería Mecánica
Volume:
Vol. 16, N.º 1.
Keywords: Escoamento não estacionário bidimensional e laminar; Cilíndrico circular; Método de resolução totalmente acoplado; Solução assimptótica
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Determinação de forças actuantes em quebra-mares verticais e mistos
Uma parte importante do dimensionamento de uma obra marítima é a determinação das resultantes das forças actuantes e, relacionadas com estas, as deformações, as tensões e as condições de estabilidade da estrutura.No caso de quebra-mares verticais e mistos e não se considerando assentamentos ou outro aspecto mais relacionado com ruina geotécnica, os modos de ruína da estrutura reduzem-se aos possíveis movimentos de deslizamento e derrubamento. Para analisar a estabilidade ao deslizamento e ao derrubamento, pode-se considerar o equilíbrio estático do sistema, supondo que a acção é constante, e calcular as resultantes das forças horizontais e verticais a que a estrutura está sujeita. Uma vez calculadas as resultantes das forças horizontais e de subpressão, estabelecem-se coeficientes de segurança ao deslizamento e derrubamento que relacionam as acções favoráveis e desfavoráveis à estabilidade da estrutura.Para a determinação das forças em quebra-mares verticais e mistos utilizam-se fórmulas empíricas (baseadas em ensaios em modelo físico) e semi-empíricas (baseadas em considerações teóricas e ensaios em modelo físico) e a modelação física.As fórmulas empíricas ou semi-empíricas são o método mais utilizado no projecto para o cálculo das forças. Estas fórmulas têm como grande vantagem a facilidade de utilização, o que as torna no elemento mais utilizado na fase de estudo prévio. A sua principal desvantagem deve-se a que a aplicação directa destas formulações está limitada a estruturas de geometrias simples e a condições específicas de agitação e níveis de maré para que foram desenvolvidas. Além disso, algumas destas fórmulas baseiam-se em hipóteses simplificativas que podem não ser válidas para casos concretos. Neste artigo apresentam-se as principais fórmulas disponíveis para o cálculo do diagrama de pressões e, com base, neste, das resultantes das forças actuantes em quebra-mares verticais e mistos, as suas características e os domínios de aplicação.Os modelos físicos são um método bastante fiável para o cálculo de forças em estruturas monolíticas e permitem reproduzir os fenómenos físicos sem as simplificações inerentes aos modelos numéricos ou aos métodos analíticos. No entanto são caros e morosos e podem estar afectados por efeitos de escala. Descrevem-se neste artigo os principais métodos de medição de pressões ou forças em modelo físico e descrevem-se os principais erros no que se refere à determinação das forças actuantes em quebra-mares verticais e mistos.Os dados de protótipo são raros mas extremamente importantes já que permitem verificar a qualidade das previsões obtidas pela aplicação das fórmulas. Com base em dados de campo medidos no quebra-mar vertical do Porto de Gijón entre Janeiro e Março de 2010, foi possível fazer uma apreciação das fórmulas para a determinação da resultante das forças actuantes em quebra-mares verticais e verificar as principais deficiências destas fórmulas.Com base nesses resultados, apresentam-se algumas considerações gerais e recomendações para melhor estimar a resultante das forças actuantes em quebra-mares verticais com base na aplicação de fórmulas.
Ano: 2012
Número Páginas:
159-174pp.
Autor(es): Neves, M. G.; Vílchez, M.; Clavero, M.; Losada, M. A.
Revista: Revista da Gestão Costeira Integrada/ Journal of Integrated Coastal Zone Management
Volume:
12(2).
Keywords: Medições de campo; Modelos físicos; Fórmulas semi-empíricas; Quebra-mares mistos; Quebra-mares verticais; Pressão dinâmica; Forças
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Directional Spreading Model in a Wave Channel. Wave Propagation and Wave Breaking
The presented work describes a wide range of wave channel tests performed at the National Laboratoryof Civil Engineering (LNEC) with the main objective of introducing an extensive wave analysis regardingmainly the directional spreading analysis of the wave propagation under conditions of wave breakingon complex bathymetries. Therefore, this paper shows the experimental setup, the incident waveconditions, the measurements (free surface elevation and particle velocity) along the wave channel,especially at the wave breaking zone. Based upon the time series of the wave data measurements, atime, spectral and statistical analysis was performed and presented. Analyses are presented relating to:(i) the relative wave height (H/d); (ii) the wave celerity; (iii) the two-dimensional distribution of theparticle velocities components; finally (iv) the average wave direction and spreading angle were carriedout. The directional spreading analysis was supported by all the other calculated quantities in order tohave an effective analysis on the wave breaking phenomena. The work performed contributed for abetter understanding of the wave breaking process and especially at the end part of it. Moreover, thedata obtained and the results of the performed analysis constitute an important basis for theestablishment/improvement of numerical wave breaking models and its validation.
Ano: 2012
Número Páginas:
148
Autor(es): Neves, D. R.; Endres, L.; Fortes, C. J. E. M.; Okamoto, T.
Revista: Ocean Engineering Journal, Elsevier
Volume:
55.
Keywords: Wave channel; Physical modelling; Directional spreading model; Wave breaking
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Hydrodynamics around an Artificial Surfing Reef at Leirosa, Portugal
As a new alternative countermeasure to protect the coastal zone and to increase the surfing possibilities in the Leirosa area ofPortugal, multifunctional artificial reefs were investigated numerically in this paper. The primary surfing parameters used in the design(i.e., breaker type, peel angle, wave height at breaking, and currents around the artificial reef) were analyzed. The reef functionalitywas also analyzed for coastal protection. Two reef geometries with different reef angles of 45 and 66° were tested, considering two designwave conditions (storm and common) and two tide levels (medium and low). Simulations show that both reef geometries are adequate forsurfing, although the reef angle of 66° is more suitable for standard surfers, and the 45° angle is more adequate for advanced/professionalsurfers. A morphodynamic study should be carried out to analyze the efficiency of the artificial surf reef for coastal protection. DOI: 10.1061/(ASCE)WW.1943-5460.0000128. © 2012 American Society of Civil Engineers.
Ano: 2012
Número Páginas:
226-235pp.
Autor(es): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Capitão, R.; Neves, M. G.; Antunes do Carmo, J.; Moura, T.
Revista: Journal of Waterway, Port, Coastal and Ocean Engineering, ASCE
Keywords: Numerical modeling; Reef parameters; Multifunctional artificial reefs; Coastal protection; Surfing
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Joint use of data and modeling in coastal wave transformation
In the framework of a research project entitled
Ano: 2012
Número Páginas:
461-472pp.
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Ferreira, Ó.; Silva, P. A.; Moura, T.; Capitão, R.; Amante, L.; Vousdoukas, M. I.; Bezerra, M.
Revista: Journal of Coastal Conservation
Volume:
16.
Keywords: Coulwave; Numerical modelling; Field measurements; Surf and swash area; Waves
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Joint use of data and modeling in coastal wave transformation
In the framework of a research project entitled
Ano: 2012
Número Páginas:
461
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Ferreira, Ó.; Silva, P. A.; Moura, T.; Capitão, R.; Amante, L.; Vousdoukas, M. I.; Bezerra, M.
Revista: Journal of Coastal Conservation, Planning and Management
Volume:
Vol. 16.
Keywords: Coulwave; Numerical modelling; Field measurements; Surf and swash area; Waves
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Metodologia de avaliação do risco associado ao galgamento de estruturas marítimas. Aplicação ao porto e à baía da Praia da Vitória, Açores, Portugal
Neste trabalho, descreve-se a metodologia desenvolvida para a avaliação do risco associado à ocorrência de galgamentos de estruturas portuárias e costeiras que foi implementada no sistema integrado de apoio à decisão na gestão portuária e costeira, GUIOMAR.Componente básica desta metodologia é a caracterização da agitação marítima incidente no trecho da estrutura em estudo e a estimação dos valores correspondentes do caudal médio galgado por unidade de comprimento do coroamento daquela estrutura. A determinação da agitação marítima é efetuada recorrendo a uma metodologia de acoplamento de modelos numéricos de propagação de ondas, com base em dados de agitação marítima provenientes de bóias ou de modelos regionais de previsão da agitação. O cálculo dos galgamentos é efetuado com recurso a uma ferramenta baseada na análise de redes neuronais.A avaliação simplificada do risco dos galgamentos aqui apresentada resulta da combinação dos valores da probabilidade e das consequências associados à ocorrência de caudais médios galgados que ultrapassam um determinado limiar de caudal galgado. Embora a definição deste limiar dependa das consequências dos galgamentos para a zona em estudo, considera-se apenas um valor para as consequências da ultrapassagem do limiar fixado, sem refletir a expectável variação dos prejuízos com o valor do caudal galgado. A probabilidade de excedência do limiar é determinada calculando o quociente entre o número de estados de agitação marítima incidentes na estrutura em que tal ultrapassagem ocorreu pelo número total de estados de agitação marítima incidentes na zona em estudo.Uma vez obtido o valor do risco é possível representar graficamente o grau de risco e o grau de aceitabilidade desse mesmo risco em cada zona e estrutura estudada. Esta informação é crucial do ponto de vista de planeamento a longo prazo de intervenções em zonas portuárias ou costeiras .Testou-se a metodologia com três trechos distintos de estruturas de proteção costeira ou portuária existentes na baía da Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, onde se localiza o porto da Praia da Vitória. Os trechos estudados são: a secção do molhe sul do porto que protege diretamente o cais 12, um trecho da proteção marginal da baía diretamente em frente à entrada da baía da Praia da Vitória e o trecho corresponde ao perfil corrente do enraizamento do esporão existente na mesma zona. Em qualquer dos trechos estudados, avaliou-se o risco associado ao galgamento provocado pela agitação marítima incidente, sendo esta caraterizada pelas previsões correspondentes aos anos de 2009 e de 2010.Verificou-se que a metodologia aqui apresentada é simples e eficaz e que pode ser facilmente estendida a outros tipos de risco (navegação, inundação, etc.). Mais ainda, a metodologia agora implementada no sistema GUIOMAR constitui mais um passo e um contributo valioso no sentido de o tornar um sistema mais robusto e eficaz de apoio à gestão portuária e costeira.
Ano: 2012
Número Páginas:
291-312pp.
Autor(es): Neves, D. R.; Santos, J. A.; Reis, M. T.; Fortes, C. J. E. M.; Simões, A.; Azevedo, E. B.; Rodrigues, M. C.
Revista: Revista da Gestão Costeira Integrada/ Journal of Integrated Coastal Zone Management
Volume:
12(3).
Keywords: Modelos neuronais; Propagação de ondas; Guiomar; Avaliação de risco
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Comparison of two wave overtopping calculation tools based on neural network analysis
Two tools based on neural network analysis of wave overtopping, NN_OVERTOPPING2(Coeveld et al., 2005) and OVERTOPPING (Verhaeghe, 2005) were applied to the cross-sectionof the Sines West breakwater stretch that protects berth 2 of the liquid bulk terminal. Since thiscross-section does not fit the model of those tools, a sensitivity analysis was carried out on boththe position of a fictitious berm and the parameter used to describe the armor layerroughness/permeability. The performance of the two tools is assessed by comparing their resultswith physical model values. From such comparison it became evident that the OVERTOPPINGtool produced the best estimates of the mean overtopping discharge and the geometry that gavebest results has the fictitious berm at tide level. However, incident wave conditions that producedno overtopping in physical model tests led to non-zero overtopping discharge estimates with theOVERTOPPING tool.
Ano: 2013
Número Páginas:
11p.
Autor(es): Bravo, A.; Santos, J. A.; Reis, M. T.
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Contribuição para a caracterização da agitação marítima na Praia da Galé com base em dados de campo e modelação numérica
Esta comunicação apresenta uma análise comparativa entre os dados medidos por diferentesequipamentos, durante uma campanha realizada na Praia da Galé, Algarve, de 6 a 12 demarço de 2012 e os resultados obtidos com o modelo espectral SWAN e com o modelo do tipoBoussinesq COULWAVE. Usando os dados da boia do Instituto Hidrográfico (IH) fundeada aolargo de Faro como condições de fronteira do modelo SWAN, os resultados numéricos foramcomparados com os dados medidos por um perfilador acústico (ADP) situado a z=-6.5 m,referido ao nível médio do mar. Por outro lado, os dados do ADP foram usados comocondições de fronteira do modelo COULWAVE e os respetivos resultados numéricos, emtermos de altura significativa de onda (Hs), período de pico (Tp) e velocidade horizontal dacorrente, foram comparados com os dados medidos por transdutores de pressão ecorrentómetros eletromagnéticos colocados na zona intertidal. O objetivo final deste trabalho foiavaliar o desempenho de ambos os modelos na simulação das características de agitaçãomarítima na zona em estudo, de modo a utilizar os referidos modelos na previsão de estadosde agitação marítima para períodos de tempo maiores. Os modelos SWAN e COULWAVEforam capazes de simular os dados de agitação marítima medidos durante a campanha,tendendo o desempenho destes a piorar para locais mais próximos ca costa. O parâmetro Hsfoi melhor simulado pelos modelos, comparando com o Tp e a direção média de onda (Dir).Pela aplicação do COULWAVE, a velocidade horizontal foi satisfatoriamente simulada, tendoseobtido melhores resultados quanto à magnitude dos valores do que à sua variação ao longodo tempo.
Ano: 2013
Número Páginas:
20p.
Autor(es): Reis, R.; Gabriel. S.; Fortes, C. J. E. M.; Moura, D.
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Contribution for the assessment of the wave characteristics at Galé Beach: evaluation of two modeling approaches
This paper presents a comparative analysis between field data collected in Galé Beach,Algarve, from March 6th to 12th 2012 and numerical results obtained with the spectral wavemodel SWAN and the time-domain COULWAVE model considering the observed wave climate.Using Faro wave buoy data as boundary conditions of SWAN model, numerical results werecompared with data from an Acoustic Doppler Profiler, at z=-6.5m, below Mean SeaLevel (MSL). In other way, the ADP data was used as boundary conditions of COULWAVEmodel and numerical results in terms of significant wave heights and peak periods werecompared with data from two Pressure Transducers at z=-0.179m and z=-0.190m (MSL). Theultimate aim of this work is to evaluate the capacity and ability of both models to simulateboth the measured wave climate conditions.
Ano: 2013
Número Páginas:
12p.
Autor(es): Reis, R.; Gabriel. S.; Fortes, C. J. E. M.; Moura, D.
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Coupling of FLUINCO mesh-based and SPH mesh-free numerical codes for the modeling of wave overtopping over a porous breakwater
A numerical coupling technique between a wave propagation model, FLUINCO, and a wavestructureinteraction model, SPHyCE, is here presented and applied for modeling theinteraction between an incident regular wave and a porous coastal structure at a scale 1:30.Numerical results of the free surface elevation before and over the rock armor layer and of therun-up/run-down present a good agreement with the experimental data and show that thecoupling method is an interesting approach that allows using each model to its better domainof application and consequently to obtain an accurate 2D integrated tool for coastalapplications.
Ano: 2013
Número Páginas:
10p.
Autor(es): Didier, E.; Neves, D. R.; Teixeira, P.; Neves, M. G.; Soares, H.; Viegas, M.
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Determinação dos galgamentos utilizando o modelo numérico IH-2VOF para diferentes geometrias dos quebra-mares do Porto de Leixões
No âmbito do projeto de investigação DESTAQ (DESenvolvimento de Técnicas Avançadas demedição de velocidades para o estudo da interação entre Quebra-mares destacados e obrasportuárias), estudou-se o comportamento hidrodinâmico de um quebra-mar submerso navizinhança de uma obra portuária a defender. Este estudo contemplou quer a realização deensaios em canal na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, quer a aplicação domodelo numérico IH-2VOF pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil. O caso de estudo éo quebra-mar norte do porto de Leixões.Nesta comunicação apresenta-se um resumo dos caudais de galgamento sobre o quebra-marNorte do porto de Leixões obtidos nos ensaios em modelo físico e em modelo numéricorealizados para diferentes configurações do quebra-mar submerso proposto para mitigar algunsproblemas operacionais aí existentes.
Ano: 2013
Número Páginas:
13p.
Autor(es): Neves, M. G.; Gadelho, J.; Reis, M. T.; Lopes, H. -; Taveira-Pinto, F.; Gomes, F.; Pereira, R.
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Ensaios experimentais de ondas bicromáticas com e sem rebentação
O conhecimento das características de propagação, transformação e rebentação das ondas próximo da costa é fundamental para estudos de hidrodinâmica e para o projeto de estruturas costeiras e portuárias. Nesta comunicação, é descrito o vasto conjunto de ensaios em canal de ondas realizado no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) cujo objetivo foi a análise da hidrodinâmica da propagação de onda sobre um fundo de batimetria variável, para várias condições de agitação incidente. Nesse sentido, descrevem-se as condições experimentais, os equipamentos de medição, as características das ondas, os tipos de medições (elevação da superfície livre e velocidade) efetuadas e os dados obtidos. Descrevem-se, também, as análises temporais e espectrais realizadas com os dados recolhidos. Em particular, são apresentados e comentados os resultados obtidos pelas diferentes análises efetuadas para três situações: a) situação sem rebentação, considerando uma onda bicromática resultante da sobreposição de duas ondas regulares de altura 5 cm e períodos de 1,5 s e 1,1 s; b) 2 situações com rebentação com uma onda bicromática resultante da sobreposição de duas ondas regulares de altura 8 cm e períodos de 1,5 s e 1,1 s. No primeiro caso a profundidade à saída do gerador é de 1,15 m, enquanto que para o segundo caso se considerou 0,95 m e 1,15m.
Ano: 2013
Número Páginas:
20p.
Autor(es): Conde, J. M.; Fortes, C. J. E. M.; Didier, E.; Lemos, R.; Reis, R.
Keywords: Análise temporal; Análise espetral; Onda bicromática; Propagação de onda; Canal de ondas; Modelação física
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Ensaios experimentais de ondas irregulares com rebentação
O conhecimento das características de propagação, transformação e rebentação das ondaspróximo da costa é fundamental para estudos de hidrodinâmica e dinâmica sedimentar e, emparticular, para o projeto de estruturas costeiras e portuárias.Neste artigo é descrito o vasto conjunto de ensaios realizados em canal de ondas noLaboratório Nacional de Engenharia Civil, cujo objetivo foi a análise da hidrodinâmica dapropagação e rebentação das ondas sobre um fundo de batimetria variável, para váriascondições de agitação incidente. Neste artigo são estudadas, em particular, ondas irregulares(espectro JONSWAP): com Tp=1,5 s e quatro diferentes alturas de onda (Hs=0,12 m; 0,14 m,0,16 m e 0,18 m); Tp=2,0 s e Hs=0,14 m; e Tp=2,5 s e Hs=0,14 m.Apresentam-se as seguintes análises dos dados experimentais: análise temporal e espectral(espectro de amplitude e wavelets) dos valores de elevação da superfície livre ao longo docanal; análise temporal da velocidade das partículas ao longo do canal, no centro da coluna deágua; e análise temporal dos perfis de velocidade das partículas, em posições selecionadas aolongo do canal.
Ano: 2013
Número Páginas:
14p.
Autor(es): Conde, J. M.; Fortes, C. J. E. M.; Lemos, R.; Reis, M. T.
Keywords: Rebentação; Análise temporal; Análise espectral; Propagação de onda; Ondas irregulares; Canal de ondas; Modelação física
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Estudo de galgamentos utilizando redes neurais artificiais do tipo ARTMAP com lógica fuzzy
Esta comunicação analisa a aplicabilidade de uma rede neural artificial do tipo ARTMAP comlógica Fuzzy ao estudo do galgamento num trecho do molhe Oeste do Porto de Sines. Osresultados produzidos pela ferramenta foram comparados com dados de galgamento obtidos emensaios em modelo físico bidimensional realizados no LNEC (2008), para o perfil em estudo. Osresultados da nova ferramenta foram ainda comparados com os provenientes de duasferramentas neuronais do tipo multi-layer feed-forward: NN_OVERTOPPING2 (Coeveld et al.,2005) e OVERTOPPING (Verhaeghe, 2005). Verifica-se que a rede ARTMAP-Fuzzy é capaz deestimar valores de galgamento próximos dos valores observados no modelo físico, emboraconsistentemente superiores, apesar de, em geral, apresentar resultados menos satisfatórios quea ferramenta OVERTOPPING. Estes resultados foram obtidos utilizando para parâmetros detreino da nova rede valores ainda não otimizados, pelo que será necessário realizar uma análisede sensibilidade a estes parâmetros para garantir que a rede ARTMAP-Fuzzy gere os melhoresresultados possíveis.
Ano: 2013
Número Páginas:
16p.
Autor(es): Santos, F.; Reis, M. T.; Fortes, C. J. E. M.; Lotufo, A.; Maciel, G.
Info
Estudo experimental de forças sobre um emissário submarino: influência da direcção da agitação incidente, da presença dos anéis de estabilização e da distância da conduta ao fundo
Na presente comunicação descreve-se e apresentam-se os principais resultados de um estudo de modelação do decaimento do cloro residual realizado em parte do sistema adutor da Águas do Algarve, S.A.. O estudo compreendeu a realização de ensaios laboratoriais, medições de campo e modelação matemática em EPANET. Foram testados três modelos da cinética do decaimento do cloro no seio do escoamento, tendo-se concluído que qualquer um deles descreve com exactidão o decaimento desde que o coeficiente de parede seja devidamente calibrado. Contudo o coeficiente de parede toma valores diferentes consoante o modelo da cinética considerado.Neste estudo foram ainda identificados alguns factores que influenciam decisivamente o rigor do modelo de decaimento de cloro residual. Destes salientam-se a fiabilidade das medições online de cloro, a variação da taxa de decaimento com a temperatura da água e a calibração do coeficiente de parede.Foi ainda testado o novo EPANET Java, uma aplicação que incorpora as capacidades de modelação hidráulica e de qualidade da água do EPANET num ambiente gráfico e interactivo. A sua utilização facilitou a execução e visualidação dos resultados das simulações.
Ano: 2013
Número Páginas:
15p.
Autor(es): Neves, M. G.; Figueira, P.; Afonso, C.; Mendonça, A. C.; Solis, M.; Didier, E.; Reis, M. T.; Clavero, M.; Ortega-Sánchez, M.; Losada, M. A.
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Estudos de ressonância na bacia do terminal XXI do Porto de Sines
Nos últimos anos, têm sido realizados no LNEC estudos de ressonância na bacia portuária doTerminal XXI do porto de Sines. Estes estudos incluem a análise das ondas de longo período eestudos em modelo numérico.Para o estudo das ondas de longo período, analisaram-se as séries temporais de registos deum marégrafo colocado na bacia do Terminal XXI e os dados recolhidos pela boia-ondógrafodirecional do largo de Sines. O estudo em modelo numérico, realizado com o modeloDREAMS, envolveu a caracterização da forma de oscilação ressonante da bacia portuária, aatual e as de diferentes soluções para a extensão do cais do Terminal XXI, e a comparaçãodos resultados com dados medidos in situ, para situações em que houve registo deressonância no interior do porto.No artigo são apresentados o ponto de situação do estudo de análise das ondas de longoperíodo na bacia portuária do Terminal XXI e os resultados da análise das características deressonância dessa bacia para a geometria portuária correspondente à situação em que foramefetuadas as medições no marégrafo, e são discutidos esses resultados, quando confrontadoscom os problemas de ressonância ora identificados.
Ano: 2013
Número Páginas:
15p.
Autor(es): Capitão, R.; Neves, M. G.; Fortes, C. J. E. M.; Pinheiro, L.
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Capítulos de Livros
Info
Multi-functional artificial reefs for coastal protection
N/A
Ano: 2009
Número Páginas:
153-210 pp.
Autor(es): Voorde, M.; Antunes do Carmo, J.; Neves, M. G.
Editor: Ch. A. Hudspeth, T. E. Reeve
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Teses de Doutoramento
Info
Trapped-mode propagation along irregular coasts
N/A
Ano: 1999
Número Páginas:
159 p.
Autor(es): Santos, J. A.
Editor: ******
Info
Probabilistic Assessment of the Safety of Coastal Structures
N/A
Ano: 1998
Número Páginas:
594 p.
Autor(es): Reis, M. T.
Editor: ******
Info
Unsteady Nearshore Currents on Longshore Varying Topographies
N/A
Ano: 1998
Número Páginas:
346 p.
Autor(es): Sancho, F. E.
Editor: ******
Info
Simulação da agitação irregular. Técnicas matemáticas
N/A
Ano: 1973
Autor(es): Carvalho, M. M.
Editor: ******
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Relatórios
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D1.1: Analysis of past extreme events, lessons learned ans SoA models V1
C2IMPRESS is a multi-disciplinary project which aims to enhance understanding and public awareness on multi-hazard risk, based on innovative models, methods, frameworks, tools and technologies to develop decision-making platforms with a fine-grained spatio-temporal data to better assess impacts, vulnerability and resilience on natural hazards. This Report is the Deliverable 1.1 and belongs to Work Package 1, which is mainly addressed to identify the past climate and physical processes that underlie natural disaster events and their consequences
Ano: 2023
Autor(es): Moragues, A.; Estrany, J.; Alves, E.; Zózimo, A. C.; Leitão, T. E.; Ruiz, M.; Oliveira, M. M.; Sfetsos, A.; Fernandes, T. F.
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Demonstration and technical tours plan
A major objective of TRA LISBON 2022 Conference is to boost research and innovation capacity for the transport sector, throughout a full innovation cycle, from idea to market. Having this in view, the project
Ano: 2022
Autor(es): Batista, F. A.; Marecos, V.; Antunes, M. L.; Macedo, A. L.; Freire, A. C.; Capitão, R.; Arsénio, E.; Maia, L.
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Demonstration submission and selection guidelines
The demonstration area will be one of the main focus points of TRA LISBON 2022, presenting multifunctional spaces and being prepared to receive a large number of different types of on-site demonstrations (indoor and outdoor). On-line demonstrations will also be an option, allowing for the widest possible coverage of access for all the participants.The dedicated areas will allow for interactive demonstrations of technological innovations to be carried out by and for industry partners, researchers, and other stakeholders. Demonstrations are an excellent opportunity to introduce conference attendees in an engaging way, as well as to promote new contacts and promising business.
Ano: 2022
Autor(es): Freire, A. C.; Arsénio, E.; Macedo, A. L.; Antunes, M. L.; Capitão, R.; Belinha, M.
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Technical tours organization criteria and procedures report
According to the CSA project plan, WP5.2 task objective is to organize technical tours that feature attractive and interactive showcases aiming at engaging participants into novel technologies for all transport modes and enabling stakeholders and their companies to disseminate and even sell their products and applications to all interested parties.
Ano: 2022
Autor(es): Capitão, R.; Macedo, A. L.; Arsénio, E.; Antunes, M. L.; Freire, A. C.
Editor: TRA LISBON 2022
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Data Repository Rules. Deliverable 10.4
This report is part of HYDRALAB+ Work Package 10, which seeks to strengthen the coherence of experimental hydraulic and hydrodynamic research undertaken by the HYDRALAB+ partner organisations. It outlines the work carried out by Samui Design & Management Ltd, supported by HR Wallingford, in relation to the development of a data repository structure that can be adopted by participants of the HYDRALAB+ project.
Ano: 2018
Autor(es): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Capitão, R.; Lemos, R.; Reis, M. T. L. G. V.
Keywords: Data from physical modeling; Zenodo; Data repository structure
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Data Storage Report. RECIPE Task 8.2: Overtopping events in breakwaters under climate change scenarios
Reliable prediction of wave run-up/overtopping and structure damage is a key task in the design and safety assessment of coastal and harbor structures. Run-up/overtopping and damage must be below acceptable limits, both in extreme and in normal operating conditions, to guarantee the stability of the structure and the safety of people and assets on and behind the structure. The mean-sea-level rise caused by climate change and its effects on wave climate may increase the number and intensity of run-up/overtopping events and make the existing coastal/harbor structures more vulnerable to damage.Accurate estimates, through physical modelling, of the statistics of overtopping waves for a set of climate change conditions, are needed. The research project HYDRALAB+ (H2020-INFRAIA-2014-2015) gathers an advanced network of environmental hydraulic institutes in Europe, which provides access to a suite of environmental hydraulic facilities. They play a vital role in the development of climate change adaptation strategies, by allowing the direct testing of adaptation measures and by providing data for numerical model calibration and validation. The use of physical (scale) models allows the simulation of extreme events as they are now, and as they are projected to be under different climate change scenarios.The enclosed dataset refers to the experimental work developed at LNEC within HYDRALAB+ and considers 2D damage and overtopping tests for a rock armor slope, with four different approaches to represent storms. Data of free surface elevation, overtopping and damage is presented.
Ano: 2018
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Mendonça, A. C.; Lemos, R.; Neves, M. G.; Reis, M. T. L. G. V.; Capitão, R.
Keywords: Climate change; Overtopping; Data repository
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Facilitating the re-use and exchange of experimental data. Task 10.1 Critical review. D10.2 Critical Review of data flux between laboratory models, numerical models and field case studies
The HYDRALAB+ project is aimed at strengthening the coherence of experimental hydraulic and hydrodynamic research undertaken across its partner organisations. This report is D10.2 of the HYDRALAB+ project, entitled
Ano: 2018
Autor(es): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Capitão, R.; Lemos, R.; Reis, M. T. L. G. V.
Keywords: Field data; Numerical modeling data; Physical modeling data; Data flux
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Facilitating the re-use and exchange of experimental data. Task 10.2 Data Standards and Licenses. D 10.3 Data Standards Report
The HYDRALAB+ project is aimed at strengthening the coherence of experimental hydraulic and hydrodynamic research undertaken across its partner organisations. This report is D10.3 of the HYDRALAB+ project, entitled
Ano: 2018
Autor(es): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Capitão, R.; Lemos, R.; Reis, M. T. L. G. V.
Keywords: Data management options; Experimental data; Data formats
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Protocols for representing variability and unsteadiness in flume facilities. Deliverable Number 8.2
This deliverable is related to task 8.2
Ano: 2018
Autor(es): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Lemos, R.; Capitão, R.; Neves, M. G.; Reis, M. T. L. G. V.
Keywords: Extreme events; Climate change; Variability in flume facilities
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Sistema de previsão, alerta e gestão de riscos causados pela agitação marítima - Relatório inicial Arquitetura e características gerais do sistema para os portos de Madalena do Pico, São Roque do Pi
Neste relatório inicial são apresentadas a arquitetura e as caraterísticas gerais dos protótipos do sistema de previsão, alerta e gestão de riscos causados pela agitação marítima para os portos de Madalena do Pico, São Roque do Pico e Praia da Vitória. Os três protótipos em desenvolvimento têm por base uma arquitetura semelhante, com características distintas, nomeadamente no que respeita à localização dos dados de base, às malhas computacionais utilizadas e às características físicas das fronteiras, tanto no plano horizontal (interface terra-mar), como no vertical (batimetria dos fundos). Caracteriza-se o layout geral dos portos, bem como a sua morfologia e operabilidade.
Ano: 2018
Autor(es): Pinheiro, L.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Poseiro, P.
Keywords: Porto de Praia da Vitória; Porto de São Roque do Pico; Porto de Madalena do Pico; Agitação marítima; Alerta e gestão de riscos; Sistema de previsão
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Outros
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Risk Perception of Coastal Flooding in Praia da Vitória, Azores
The project LIFEGARACHICO (LIFE20 CCA/ES/001641) proposes the creation of an effective flexible adaptation framework for the coastal unicipalities of Macaronesia, making specific local interventions to increase their resilience against extreme coastal events resulting from climate change. Social surveys were applied in Praia da Vitória, Terceira, Azores, to understand the civilians perception of coastal flooding events.
Ano: 2024
Autor(es): Lima, L.; Fortes, C. J. E. M.; Zózimo, A. C.; Pinheiro, L.
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Social Surveys Indicating the Resilience of Urban Coastal Localities in Macaronesia to Coastal Flooding
The project LIFE-GARACHICO (LIFE20 CCA/ES/001641) proposes the creation of an effective flexible adaptation framework for the coastal municipalities of Macaronesia, making specific local interventions to increase their resilience against extreme coastal events resulting from climate change. Social surveys were applied in both localities in order to understand the civilians perception of coastal flooding events
Ano: 2024
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Lima, L.; Zózimo, A. C.; Pinheiro, L.; Modino, R.; Barroso, J. G.; Cruz, C. G.; Comes, L.
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Avaliação da Estabilidade do Quebra-Mar Destacado do Porto Inglês (Ilha do Maio
Realização de ensaios em modelo físico reduzido 3D para a avaliação da estabilidade do quebra-mar destacado do Porto Inlgês, Maio, Cabo-Verde
Ano: 2023
Autor(es): Soares, R. E.; Fortes, C. J. E. M.; Lemos, R.; Costa, C.E.B.C.; Silva, L. G.; Pinheiro, L.; Neves, M. G.
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Physical modelling of wave-induced plant drag coefficient
N/A
Ano: 2019
Autor(es): Reis, R.; Suzuki , T.; LUBBERS, B.; Fortes, C. J. E. M.; Pires Silva, A.
Keywords: Flume experiments; Wave propagation; Plant flexibility; Vegetation
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Evaluation of wave overtopping consequences for risk assessment using ANP methodology
Adverse sea conditions can cause emergency situations associated to wave overtopping, which endanger the safety of people and goods, with negative impacts for society, the economy and the environment. Therefore, a methodology to assess the overtopping risk in port and coastal areas is essential for a proper planning and management of these areas.The Portuguese National Laboratory for Civil Engineering (LNEC) has been developing the HIDRALERTA system, an integrated decision-support tool for port and coastal management, which focus in preventing and supporting the management of emergency situations and the long-term planning of interventions in the study areas. It enables the user to calculate the risk for various port and coastal activities, starting with the characterization of sea-waves, wind field and tide levels at the study regions.HIDRALERTA was already tested at different places in Portugal: Costa da Caparica beach, in Almada, and port of Praia da Vitória, in the Azores. However, in both cases, the evaluation of wave overtopping / flooding consequences was carried out using a quite simple approach. In fact, such consequences were assessed only at a global and qualitative level, based on information provided by the responsible authorities.This paper aims at testing a quantitative methodology to evaluate overtopping consequences: the Analytic Network Process (ANP). This methodology was proposed to solve complex decision-making problems and its objective is to calculate the priorities among decision elements which will define their final weights on the consequences. The ANP approach can produce interdependencies between criteria and compute the respective weight of each criterion. Such a network model with dependence and feedback improves the priorities derived from judgements and makes prediction more accurate. So, the ANP allows comparison among clusters of elements. Furthermore, in this methodology we take into account the impacts of alternatives on the importance of criteria, by normalizing the comparison matrix. Thus, the given alternatives can influence the ranking of criteria.Application of the ANP methodology to the case study of Praia da Vitória port is presented and a consequences level map is obtained.
Ano: 2016
Autor(es): Lourenço, I.; Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T. L. G. V.; Poseiro, P.; Craveiro, J.
Keywords: Praia da Vitória port; Analytic Network Process (ANP); Risk; Wave overtopping
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Sistema de alerta para a navegação em portos
Apresenta-se um novo sistema de alerta para navios amarrados em portos que se encontra em desenvolvimento no Laboratório Nacional de Engenharia Civil. O sistema SWAMS_ALERTA é um sistema de previsão e alerta baseado na avaliação do risco associado ao comportamento de navios amarrados em zonas portuárias.Os riscos associados a navios amarrados decorrem de movimentos excessivos, quer no plano horizontal, quer no plano vertical. Estes movimentos podem condicionar as atividades portuárias, nomeadamente cargas e descargas, mas em casos extremos podem levar à ocorrência de situações de emergência, tais como rotura de cabos, rotura de cabeços de amarração ou até colisões com o cais. As consequências deste tipo de situações envolvem sempre grandes prejuízos materiais e por vezes humanos.O sistema SWAMS_ALERTA utiliza as medições e previsões de agitação marítima para a determinação dos seus efeitos em termos de movimentos nos seis graus de liberdade e forças nas amarras e defensas quando o navio se encontra estacionado no cais. Para tal, o sistema recorre a uma série de modelos numéricos, interligados entre si. A comparação destes valores com valores máximos admissíveis pré-estabelecidos permite a avaliação, em tempo real, de situações de emergência e a emissão de alertas dirigidos às entidades portuárias.O sistema é constituído por 4 módulos:I
Ano: 2016
Autor(es): Pinheiro, L.; Lopes, P.; Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.
Keywords: Navios amarrados; Riscos; Sistema de previsão e alerta
CONSTRUÇÃO DA EXPANSÃO DO PORTO DE SAL-REI 1ª FASE (ILHA DA BOAVISTA CABO VERDE) Ensaios bidimensionais em modelo reduzido Parecer Técnico
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Definição da Geometria para um Recife Artificial Multifuncional em Leirosa (Poster)
N/A
Ano: 2010
Número Páginas:
1.
Autor(es): Neves, M. G.; Antunes do Carmo, J.
Editor: Gestão Costeira: Vulnerabilidades e Riscos na Região Centro
Info
Probabilistic Assessment of Hazards from Overtopping of Seawalls in Urban Environments: Annual Report of pOST-dOCTORAL rESEARCH
N/A
Ano: 2005
Autor(es): Reis, M. T. L. G. V.
Editor: ******
Info
Guidelines and Recommendations for River Information Services - PIANC
N/A
Ano: 2004
Autor(es): J.A Covas
Editor: ******
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