Artigos de Revista
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Rehabilitation of Sines West Breakwater: wave overtopping study
N/A
Ano: 2011
Número Páginas:
15 32pp.
Autor(es): Reis, M. T.; Neves, M. G.; Lopes, M.; Hu, K.; Silva, L. G.
Revista: Maritime Engineering Journal
Volume:
Vol. 164(MA1).
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SOPRO 3.0
SOPRO1.0, constituiu a primeira versão do pacote de informática desenvolvido no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, para a caracterização da agitação marítima em zonas costeiras e de simulação da navegação no acesso ou no interior de zonas portuárias. É composto por um conjunto de bases de dados, uma interface com o utilizador e um conjunto de módulos de cálculo. A interface com o utilizador permite o armazenamento e manipulação de dados, a execução dos modelos de propagação da agitação marítima e de simulação da trajectória de navios, assim como a obtenção dos resultados e a criação das correspondentes visualizações gráficas. O pacote foi criado no sistema gestor de base de dados Microsoft Access
Ano: 2011
Número Páginas:
72-100pp.
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Pinheiro, L.; Santos, J. A.
Revista: Vetor, Rio Grande
Volume:
Vol. 21, n.2.
Keywords: Zonas costeiras e portuárias; Interface com o utilizador; Pacote informático; Geração de malhas; Execução remota
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Aplicação ao porto de Sines (Portugal) de uma nova metodologia de avaliação de risco para a navegação portuária utilizando o sistema de informação geográfica GUIOMAR
N/A
Ano: 2010
Número Páginas:
483-504.
Autor(es): Neves, D. R.; Rodrigues, S.; Reis, M. T.; Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.
Revista: Revista da Gestão Costeira Integrada
Editor: Journal of Integrated Coastal Zone Management
Volume:
10(4).
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AVALIAÇÃO DO RISCO PARA A NAVEGAÇÃO UTILIZANDO O SISTEMA GUIOMAR. O CASO DO PORTO DE SINES
O presente trabalho descreve uma primeira aplicação ao porto de Sines do conjunto de procedimentos automáticosintroduzidos no sistema integrado de modelação da agitação marítima, GUIOMAR, para avaliação do risco paranavegação em zonas portuárias. O novo conjunto de procedimentos automáticos implementa uma metodologia deavaliação do risco baseada na amplitude da componente vertical do movimento de um navio ao longo da sua trajectóriainduzida pela agitação marítima incidente no navio.
Ano: 2010
Número Páginas:
89-98pp.
Autor(es): Neves, D. R.; Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.; Reis, M. T.; Rodrigues, S.
Revista: Revista Territorium, Riscos
Volume:
Nº 18.
Keywords: Guiomar; Porto de sines; Sistema de informação geográfi ca; Navegação; Avaliação de risco
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Development of a methodology to evaluate the flood risk at the coastal zone
This paper illustrates the methodology developed to evaluatethe risk of flooding of a coastal area, as well as theapplication of such methodology to Vale do Lobo beach,situated in the Loulé Municipality, a Portuguese coastal areaunder significant touristic pressure. The methodology isbased on four main steps: a) division of the study area intosub-areas with similar characteristics in terms of coastaldefense; b) determining the probability of exceedance ofpre-set thresholds of flood levels for each study area; c)establishment of qualitative factors related to theconsequences of exceedance of pre-set thresholds of floodlevels; d) combination of the above steps for expeditiousassessment of flood risks.The determination of flood levels follows the methodologypresented in [1] and [2], which is based on the transferenceof the Faro wave-buoy regime to the study area by using theSWAN model integrated in a geographic information system(GIS)
Ano: 2010
Número Páginas:
6p.
Autor(es): Raposeiro, P.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Ferreira, J.
Revista: Revista Açoreana
Volume:
Supl. 6.
Keywords: Vale do lobo beach; Risk and vulnerability; Coastal planning and management; Numerical models; Geographic information systems
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Estudo do Galgamento de Estruturas Marítimas utilizando um Modelo Numérico baseado na Teoria da Onda em Condições de Água pouco Profunda
Apresenta-se neste artigo o modelo numérico AMAZON, baseado na teoria da onda em condições de água poucoprofunda. Na sua versão original, o modelo estava essencialmente desenvolvido para estruturas impermeáveis. Desde2007, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em colaboração com o Dr. Keming Hu (Royal Haskoning,UK), tem vindo a desenvolver o modelo de forma a permitir modelar explicitamente o escoamento em meios porosos ea proceder à sua validação sistemática para o estudo do galgamento de estruturas marítimas porosas. Os modelos destetipo existentes têm sido validados essencialmente para estruturas impermeáveis e para praias permeáveis. Para simular oescoamento em meios porosos, foram implementadas no modelo as equações de Darcy e de Forchheimer.São apresentados dois casos de aplicação do modelo, utilizando a equação de Darcy, para o estudo do galgamento deestruturas de protecção portuária e a validação dos seus resultados por comparação com dados de ensaios em modelofísico reduzido bidimensional realizados no LNEC. O primeiro caso de estudo corresponde a uma solução alternativaproposta para a reabilitação do enraizamento do molhe Sul do porto de pesca da Póvoa de Varzim, trecho sobre o qualrecai a maior exigência de eficácia relativamente aos galgamentos. O perfil-tipo proposto consiste num quebra-mar deestrutura mista com manto de enrocamento. O segundo caso de estudo corresponde a duas soluções alternativas propostaspara a reabilitação final do molhe Oeste do Porto de Sines, que em 1978/79 sofreu estragos muito avultados. Dos trêspostos de acostagem existentes neste molhe, apenas dois se encontram em funcionamento actualmente (postos 2 e 3). Areabilitação final visa reactivar o posto 1 e melhorar as condições de abrigo e a operacionalidade do porto. Os perfis-tipopropostos para esta reabilitação consistem num quebra-mar de taludes com manto composto por cubos Antifer.Apresenta-se neste artigo o modelo numérico AMAZON, baseado na teoria da onda em condições de água poucoprofunda. Na sua versão original, o modelo estava essencialmente desenvolvido para estruturas impermeáveis. Desde2007, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em colaboração com o Dr. Keming Hu (Royal Haskoning,UK), tem vindo a desenvolver o modelo de forma a permitir modelar explicitamente o escoamento em meios porosos ea proceder à sua validação sistemática para o estudo do galgamento de estruturas marítimas porosas. Os modelos destetipo existentes têm sido validados essencialmente para estruturas impermeáveis e para praias permeáveis. Para simular oescoamento em meios porosos, foram implementadas no modelo as equações de Darcy e de Forchheimer.São apresentados dois casos de aplicação do modelo, utilizando a equação de Darcy, para o estudo do galgamento deestruturas de protecção portuária e a validação dos seus resultados por comparação com dados de ensaios em modelofísico reduzido bidimensional realizados no LNEC. O primeiro caso de estudo corresponde a uma solução alternativaproposta para a reabilitação do enraizamento do molhe Sul do porto de pesca da Póvoa de Varzim, trecho sobre o qualrecai a maior exigência de eficácia relativamente aos galgamentos. O perfil-tipo proposto consiste num quebra-mar deestrutura mista com manto de enrocamento. O segundo caso de estudo corresponde a duas soluções alternativas propostaspara a reabilitação final do molhe Oeste do Porto de Sines, que em 1978/79 sofreu estragos muito avultados. Dos trêspostos de acostagem existentes neste molhe, apenas dois se encontram em funcionamento actualmente (postos 2 e 3). Areabilitação final visa reactivar o posto 1 e melhorar as condições de abrigo e a operacionalidade do porto. Os perfis-tipopropostos para esta reabilitação consistem num quebra-mar de taludes com manto composto por cubos Antifer.Os resultados obtidos são bastante satisfatórios, embora o modelo apresente uma ligeira tendência para prever porexcesso os caudais obtidos nos ensaios: os valores do cociente entre os caudais médios de galgamento obtidos com a novaversão do AMAZON, qAM,e com o modelo físico, qMF, variam entre 0.9 e 1.4 para o quebra-mar com manto de enrocamentoe entre 1.0 e 1.76 para o quebra-mar com manto composto por blocos artificiais. Os resultados mostram ainda que osvalores de qAM são mais sensíveis ao valor da velocidade máxima que o escoamento de água pode ter durante a transferênciaentre a camada porosa e a camada superficial, do que à escolha da condutividade hidráulica e da porosidade.Com o objectivo de se dispor no futuro duma ferramenta numérica eficiente para estudos de engenharia costeira eportuária, é necessário ainda: validar o modelo para diferentes geometrias de estruturas marítimas, diferentes característicasdo seu meio poroso e diferentes escalas do modelo; investir na optimização da discretização da malha de cálculo; eimplementar alguns desenvolvimentos que incluem, entre outros, o acoplamento entre o AMAZON e um modelo depropagação da agitação marítima desde o largo até à estrutura galgada e a paralelização do código.
Ano: 2010
Número Páginas:
397-417pp.
Autor(es): Reis, M. T.; Neves, M. G.
Revista: Revista da Gestão Costeira Integrada
Volume:
10(4).
Keywords: Escoamento em meios porosos; Teoria da onda em condições de água pouco profunda; Modelos numéricos; Galgamentos; Estruturas marítimas
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Verificação da segurança de estruturas marítimas utilizando métodos probabilísticos de níveis II e III
Este artigo ilustra o trabalho que o Núcleo de Portos e Estruturas Marítimas do LNEC tem vindo a desenvolver noâmbito da verificação da segurança à estabilidade e ao galgamento de estruturas marítimas utilizando métodosprobabilísticos de níveis II e III. Apresentam-se dois casos de estudo: 1) verificação da segurança ao modo de falhapor galgamento de uma estrutura de protecção costeira; e 2) verificação da segurança ao modo de falha porinstabilidade hidráulica do manto protector de um quebra-mar de taludes
Ano: 2010
Número Páginas:
25p.
Autor(es): Reis, M. T.; Santos, J. A.
Revista: Revista Territorium, Riscos
Keywords: Métodos probabilísticos de níveis ii e iii; Verificação da segurança; Galgamentos; Estabilidade; Estruturas marítimas
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Análise das velocidades horizontais na simulação da rebentação sobre um perfil Barra-Fossa
Nesta comunicação, avalia-se o desempenho dos modelos COBRAS-UC e COULWAVE na simulação darebentação de ondas sobre um perfil barra-fossa, caso de teste estudado experimentalmente. Os resultadosnuméricos de ambos os modelos são comparados com os resultados experimentais, no que se refere à elevaçãoda superfície livre e às velocidades horizontais ao longo do canal. É também realizada uma análise no tempo,espectral e estatística de modo a caracterizar o desempenho dos modelos e a sua capacidade na simulação dosefeitos não lineares. Para o modelo COBRAS-UC é efectuada a caracterização do perfil de velocidades aolongo da coluna de água e comparada com os dados experimentais.
Ano: 2009
Número Páginas:
formato electrónico.
Autor(es): Okamoto, T.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.
Keywords: Coulwave; Cobras-uc; Modelo de boussinesq; Propagação de ondas; Modelo rans
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Análise do desempenho de formulações para a determinação do coeficiente de reflexão através da aplicação ao caso de estudo do porto de Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, Açores
Uma das principais aplicações da caracterização da reflexão em hidráulica marítima através decoeficientes está associada aos modelos numéricos de propagação da agitação, queconstituem ferramenta fundamental para a modelação e previsão dos fenómenos físicosrelevantes na zona costeira. Todavia, a sua utilização ainda apresenta limitações,nomeadamente na definição dos parâmetros necessários para a caracterização das estruturase respectivas condições de fronteira.Na modelação da propagação de ondas em águas pouco profundas, surge a necessidade dequantificar com rigor os parâmetros de reflexão nas fronteiras do domínio, uma vez que estescondicionam as soluções estudadas.Neste trabalho, procede-se à avaliação do desempenho de várias formulações apropriadaspara quantificar a reflexão nas fronteiras duma bacia portuária da costa portuguesa
Ano: 2009
Número Páginas:
formato electrónico.
Autor(es): Freire, S. C.; Neves, M. G.; Pires Silva, A.
Keywords: Vila do porto; Portos; Formulações empiricas; Obras marítimas; Reflexão
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Avaliação de erros de origem geográfica em estudos de engenharia costeira
N/A
Ano: 2009
Número Páginas:
formato electrónico.
Autor(es): Zózimo, A. C.
Keywords: Escala dos dados; Métodos de interpolação; Modelos de propagação de ondas; Sistemas de informação geográfica; Guiomar
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Comunicações
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Aplicação da ferramenta SWAMS ao comportamento de um navio amarrado no terminal XXI do Porto de Sines
Este trabalho apresenta a aplicação da ferramenta SWAMS para caracterizar as condições deabrigo da bacia do Terminal de Contentores do Porto de Sines considerando quatroalternativas de configuração distintas daquela bacia, resultantes de diferentes valores para aextensão do molhe de protecção do porto e do cais acostável. A comparação entre osresultados obtidos para as diferentes alternativas de configuração permite avaliar qual delasconduz a uma resposta do navio amarrado mais favorável. São analisados os movimentos donavio, as forças nas amarras e nas defensas. Adicionalmente analisa-se a influência do ventono comportamento do navio amarrado assim como a introdução de pré tensionamento nasamarras.
Ano: 2013
Número Páginas:
19p.
Autor(es): Pinheiro, L.; Santos, J. A.; Jalles, B.; Fortes, C. J. E. M.
Info
Aplicação da metodologia de avaliação do risco de inundação/galgamento na praia de São João da Caparica
Os riscos associados à inundação e galgamento de estruturas de defesa costeira são umaconstante preocupação na costa portuguesa, sendo que situações de emergência provocadaspelo mar são frequentes, pondo em causa a segurança de pessoas, bens e o própriopatrimónio natural. Para tal, é importante desenvolver uma metodologia que permita avaliar osriscos associados a inundações e galgamentos na zona costeira, evitando assim a suadegradação e perdas irreversíveis.Nesse sentido, tem sido desenvolvida no LNEC uma metodologia de avaliação de riscoassociado à ação de ondas em zonas costeiras e portuárias. Esta metodologia foi aplicada àpraia de São João da Caparica, na Costa da Caparica, especificamente em dois perfis da praia:um sem estrutura de proteção aderente e outro com uma estrutura deste tipo. A metodologiamostrou ser de fácil aplicação e forneceu informação muito útil para o planeamento e para agestão integrada e sustentada das zonas costeiras. No entanto, constatou-se que aquela éfortemente dependente dos dados de base a fornecer, tais como a agitação marítima, ascaraterísticas morfológicas da praia e as especificidades ambientais, económicas e sociais dazona em estudo.Este trabalho está inserido no projeto HIDRALERTA, que pretende desenvolver um sistema deprevisão, alerta e avaliação do risco associado a inundações e galgamentos em zonascosteiras e portuárias, em particular, para a zona da Costa da Caparica.
Ano: 2013
Número Páginas:
22p.
Autor(es): Neves, P.; Poseiro, P.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Capitão, R.; Antunes do Carmo, J.; Raposeiro, P.; Ferreira, J.
Info
Aplicação do modelo SPHyCE a estruturas porosas: Quebra-mar Oeste do porto de Albufeira
Apresentam-se neste artigo os principais desenvolvimentos realizados no modelonumérico SPHyCE, baseado no método SPH (Smoothed particle hydrodynamics), desenvolvidono Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), com vista à aplicação específica destemodelo a estudos de engenharia costeira. Este trabalho teve como objetivo o estudo evalidação do modelo na interação onda-estrutura para estruturas porosas. Para tal foramrealizados ensaios experimentais em canal de ondas para uma secção específica do quebramaroeste do porto de Albufeira, no Algarve. Foram simuladas 5 configurações diferentes dacamada porosa do quebra-mar com o modelo SPH, de forma a estudar qual o caso que seadapta melhor aos resultados dos ensaios experimentais. A comparação dos resultadosnuméricos com os experimentais possibilita a validação do modelo SPHyCE e a análise desensibilidade dos resultados com a distribuição e configuração dos blocos do manto poroso.
Ano: 2013
Número Páginas:
21p.
Autor(es): Neves, D. R.; Didier, E.; Neves, M. G.
Keywords: Quebra-mar poroso; Modelação física; Canal de ondas; Sph; Modelação numérica
Info
Aplicação do modelo SWAN na caracterização da agitação marítima com base em dados de campo: Praia da Galé
N/A
Ano: 2013
Número Páginas:
1p.
Autor(es): Reis, R.; Fortes, C. J. E. M.; Gabriel. S.; Moura, D.
Info
Aplicação do processo de análise hierárquica (AHP) à análise das consequências de ocorrência de galgamentos. O caso da baía da Praia da Vitória
A avaliação do risco de ocorrência de galgamentos/inundações de zonas costeiras e portuáriastem grande relevância para a segurança e gestão destas zonas. Com efeito, taisgalgamentos/inundações podem provocar distúrbios graves nas operações de carga edescarga, assim como danos avultados nas infraestruturas, impactos ambientais severos, ouaté perda de vidas humanas.Esta comunicação tem como objetivo contribuir para a análise das consequências daocorrência de galgamentos/inundações no contorno da baía da Praia da Vitória, localizada naIlha Terceira, Açores. Este contorno inclui a proteção marginal da baía em frente à cidade daPraia da Vitória e os terminais do porto. A análise a efetuar apoia-se no sistema integrado demodelação numérica em engenharia portuária e costeira HIDRALERTA (Zózimo et al., 2008,Neves et al., 2009). Trata-se de um sistema implementado em ambiente SIG (Sistema deInformação Geográfica), que tem vindo a ser desenvolvido no LNEC no âmbito de um projetohomónimo de investigação científica e do qual resultará uma ferramenta de alerta daocorrência de galgamentos/inundações em zonas costeiras e portuárias. Para analisar asconsequências na zona de estudo, consideraram-se vários indicadores espaciais a que sefizeram corresponder diferentes níveis de informação (layers) num SIG. Atribuíram-sediferentes pesos a cada um dos indicadores com base no Processo de Análise Hierárquica(AHP), que mostrou ser um método multicritério simples de aplicar. As propriedades de cadaindicador também exigiram a atribuição de diferentes pesos, pelo que se realizou areclassificação dessas propriedades a partir de uma escala de importância relativa (de 1 a 9),segundo aquele método. O mapa de consequências obteve-se pela combinação dos diferentesindicadores e das suas propriedades com os pesos definidos, através da ferramenta, WeightedOverlay, disponível no ArcGIS.
Ano: 2013
Número Páginas:
22p.
Autor(es): Poseiro, P.; Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Craveiro, J.
Info
Aplicação do sistema Delft3D na modelação de correntes longitudinais
N/A
Ano: 2013
Número Páginas:
2p.
Autor(es): Gil, J.; Pires Silva, A.; Fortes, C. J. E. M.
Info
AREDIS - Adaptações para reforçar a estabilidade de emissários submarinos em terrenos lodosos
A experiência de estruturas marítimas do tipo Quebra-mares e Emissários Submarinosconstruídas sobre terrenos lodosos apresenta ainda uma grande incerteza na resolução dosproblemas de assentamentos, erosão e liquefação. O projeto de investigação AREDIS(Adaptações para Reforçar a Estabilidade de Emissários Submarinos em Terrenos Lodosos)tem como objetivo central o desenvolvimento de soluções para melhorar a construção destasestruturas fundadas em solos sujeitos a liquefação, tendo por base trabalho experimental. Napresente comunicação descreve-se o desenvolvimento do estudo no que diz respeito aosemissários submarinos. O programa de ensaios bidimensionais para o estudo do emissário,simulado através de um tubo circular, consiste em ensaios com diferentes condições deagitação, alturas e períodos da onda, e com duas situações de colocação da estrutura:emissário apoiado no solo e enterrado no mesmo.Nesta comunicação faz-se algumas considerações sobre o estado de arte, descreve-se oprograma de ensaios proposto e as principais conclusões obtidas sobre a definição do materialque constitui o solo a colocar no fundo do canal de ensaios. Na presente data estão a decorreros ensaios preliminares do solo com diferentes misturas de caulinite e de areia e só areia paradeterminar o seu comportamento e definir as características do solo que será utilizado nomodelo.
Ano: 2013
Número Páginas:
10p.
Autor(es): Afonso, C.; Neves, M. G.; Reis, M. T.; Oliveira, J.
Info
ARTMAP artificial neural networks with fuzzy logic. Their application to study the wave conditions at Sines port, Portugal
The forecast of sea waves has been analyzed, in the literature, using various methodologies.Currently, there are a number of techniques that have shown satisfactory results, which arebased on empirical formulations, numerical and physical modeling. However, there is still alarge gap for research in the use of numerical modeling, especially when the models employedbecome very complex or with a large amount of variables. Thus, the scope of this work is topresent a neural network system of the ART (Adaptive Resonance Theory) type with FuzzyLogic techniques to determine wave conditions at the Portuguese coast (Sines Port).
Ano: 2013
Número Páginas:
7p.
Autor(es): Santos, F.; Reis, M. T.; Fortes, C. J. E. M.; Lotufo, A.; Maciel, G.
Info
Comparação de duas ferramentas de cálculo do galgamento baseadas na análise de redes neuronais
Nesta comunicação são apresentados os resultados obtidos no estudo dos galgamentos dotrecho do molhe Oeste do Porto de Sines em frente ao posto 2 do terminal de granéis líquidosdo porto, utilizando duas ferramentas de cálculo do galgamento baseadas na análise de redesneuronais: NN_OVERTOPPING2 (Coeveld et al., 2005) e OVERTOPPING (Verhaeghe, 2005).Tanto uma ferramenta como outra calculam o valor médio do caudal médio galgado sobre ocoroamento das estruturas marítimas, usando para o efeito uma amostra de estimativasproduzidas por redes neuronais.Para a aplicação das ferramentas é necessário conhecer alguns parâmetros de entrada ligadosà agitação marítima e à geometria do perfil das estruturas. Embora os parâmetrosconsiderados já permitam analisar um conjunto de estruturas mais variado do que o usual nosmodelos empíricos de avaliação de galgamentos, aqueles parâmetros são ainda insuficientespara a correta descrição do perfil do trecho considerado do molhe Oeste do Porto de Sines,dada a complexidade da geometria. O talude tem quatro troços inclinados ao longo da zonaativa do manto, onde também estão colocados cubos Antifer de 900 kN, em duas camadas,com diferente arrumação acima e abaixo do zero hidrográfico. Esta diferença na arrumação doscubos Antifer implica diferenças na rugosidade e permeabilidade entre os trechos do mantoacima e abaixo do zero hidrográfico. Nos dados de entrada das ferramentas em apreciação, oefeito destas características é tido em conta apenas no parâmetro de entrada,
Ano: 2013
Número Páginas:
14p.
Autor(es): Bravo, A.; Reis, M. T.; Santos, J. A.
Info
Comparative analysis of the SWAN numerical model predictions and of the pressure sensor measurements at the ilha Solteira lake
The Ilha Solteira dam reservoir, which has an extension of 100 km, is located in the northwestof São Paulo state, Brazil. Due to its huge dimension, wind generated waves can causeproblems to the navigation security, to the stability of the river banks, to the infrastructuresaround the reservoir or even to public safety. In 2010/2011, a field data campaign wasundertaken in order to measure the wave height and wind velocity. The bottom profile andwind velocity were used on the SWAN (Simulating Waves Nearshore) to predict the waveheight. From the obtained results it can be said that the prediction from the numerical modelpresents similarities with the experimental ones.
Ano: 2013
Número Páginas:
7p.
Autor(es): Vieira, A.; Maciel, G.; Fortes, C. J. E. M.; Minussi, C.; Sobrinho, M.
Keywords: Nearshore and estuarine forecasting systems; Shelf
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Capítulos de Livros
Info
Multi-functional artificial reefs for coastal protection
N/A
Ano: 2009
Número Páginas:
153-210 pp.
Autor(es): Voorde, M.; Antunes do Carmo, J.; Neves, M. G.
Editor: Ch. A. Hudspeth, T. E. Reeve
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Teses de Doutoramento
Info
Trapped-mode propagation along irregular coasts
N/A
Ano: 1999
Número Páginas:
159 p.
Autor(es): Santos, J. A.
Editor: ******
Info
Probabilistic Assessment of the Safety of Coastal Structures
N/A
Ano: 1998
Número Páginas:
594 p.
Autor(es): Reis, M. T.
Editor: ******
Info
Unsteady Nearshore Currents on Longshore Varying Topographies
N/A
Ano: 1998
Número Páginas:
346 p.
Autor(es): Sancho, F. E.
Editor: ******
Info
Simulação da agitação irregular. Técnicas matemáticas
N/A
Ano: 1973
Autor(es): Carvalho, M. M.
Editor: ******
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Relatórios
Info
D1.1: Analysis of past extreme events, lessons learned ans SoA models V1
C2IMPRESS is a multi-disciplinary project which aims to enhance understanding and public awareness on multi-hazard risk, based on innovative models, methods, frameworks, tools and technologies to develop decision-making platforms with a fine-grained spatio-temporal data to better assess impacts, vulnerability and resilience on natural hazards. This Report is the Deliverable 1.1 and belongs to Work Package 1, which is mainly addressed to identify the past climate and physical processes that underlie natural disaster events and their consequences
Ano: 2023
Autor(es): Moragues, A.; Estrany, J.; Alves, E.; Zózimo, A. C.; Leitão, T. E.; Ruiz, M.; Oliveira, M. M.; Sfetsos, A.; Fernandes, T. F.
Info
Demonstration and technical tours plan
A major objective of TRA LISBON 2022 Conference is to boost research and innovation capacity for the transport sector, throughout a full innovation cycle, from idea to market. Having this in view, the project
Ano: 2022
Autor(es): Batista, F. A.; Marecos, V.; Antunes, M. L.; Macedo, A. L.; Freire, A. C.; Capitão, R.; Arsénio, E.; Maia, L.
Info
Demonstration submission and selection guidelines
The demonstration area will be one of the main focus points of TRA LISBON 2022, presenting multifunctional spaces and being prepared to receive a large number of different types of on-site demonstrations (indoor and outdoor). On-line demonstrations will also be an option, allowing for the widest possible coverage of access for all the participants.The dedicated areas will allow for interactive demonstrations of technological innovations to be carried out by and for industry partners, researchers, and other stakeholders. Demonstrations are an excellent opportunity to introduce conference attendees in an engaging way, as well as to promote new contacts and promising business.
Ano: 2022
Autor(es): Freire, A. C.; Arsénio, E.; Macedo, A. L.; Antunes, M. L.; Capitão, R.; Belinha, M.
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Technical tours organization criteria and procedures report
According to the CSA project plan, WP5.2 task objective is to organize technical tours that feature attractive and interactive showcases aiming at engaging participants into novel technologies for all transport modes and enabling stakeholders and their companies to disseminate and even sell their products and applications to all interested parties.
Ano: 2022
Autor(es): Capitão, R.; Macedo, A. L.; Arsénio, E.; Antunes, M. L.; Freire, A. C.
Editor: TRA LISBON 2022
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Data Repository Rules. Deliverable 10.4
This report is part of HYDRALAB+ Work Package 10, which seeks to strengthen the coherence of experimental hydraulic and hydrodynamic research undertaken by the HYDRALAB+ partner organisations. It outlines the work carried out by Samui Design & Management Ltd, supported by HR Wallingford, in relation to the development of a data repository structure that can be adopted by participants of the HYDRALAB+ project.
Ano: 2018
Autor(es): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Capitão, R.; Lemos, R.; Reis, M. T. L. G. V.
Keywords: Data from physical modeling; Zenodo; Data repository structure
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Data Storage Report. RECIPE Task 8.2: Overtopping events in breakwaters under climate change scenarios
Reliable prediction of wave run-up/overtopping and structure damage is a key task in the design and safety assessment of coastal and harbor structures. Run-up/overtopping and damage must be below acceptable limits, both in extreme and in normal operating conditions, to guarantee the stability of the structure and the safety of people and assets on and behind the structure. The mean-sea-level rise caused by climate change and its effects on wave climate may increase the number and intensity of run-up/overtopping events and make the existing coastal/harbor structures more vulnerable to damage.Accurate estimates, through physical modelling, of the statistics of overtopping waves for a set of climate change conditions, are needed. The research project HYDRALAB+ (H2020-INFRAIA-2014-2015) gathers an advanced network of environmental hydraulic institutes in Europe, which provides access to a suite of environmental hydraulic facilities. They play a vital role in the development of climate change adaptation strategies, by allowing the direct testing of adaptation measures and by providing data for numerical model calibration and validation. The use of physical (scale) models allows the simulation of extreme events as they are now, and as they are projected to be under different climate change scenarios.The enclosed dataset refers to the experimental work developed at LNEC within HYDRALAB+ and considers 2D damage and overtopping tests for a rock armor slope, with four different approaches to represent storms. Data of free surface elevation, overtopping and damage is presented.
Ano: 2018
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Mendonça, A. C.; Lemos, R.; Neves, M. G.; Reis, M. T. L. G. V.; Capitão, R.
Keywords: Climate change; Overtopping; Data repository
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Facilitating the re-use and exchange of experimental data. Task 10.1 Critical review. D10.2 Critical Review of data flux between laboratory models, numerical models and field case studies
The HYDRALAB+ project is aimed at strengthening the coherence of experimental hydraulic and hydrodynamic research undertaken across its partner organisations. This report is D10.2 of the HYDRALAB+ project, entitled
Ano: 2018
Autor(es): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Capitão, R.; Lemos, R.; Reis, M. T. L. G. V.
Keywords: Field data; Numerical modeling data; Physical modeling data; Data flux
Info
Facilitating the re-use and exchange of experimental data. Task 10.2 Data Standards and Licenses. D 10.3 Data Standards Report
The HYDRALAB+ project is aimed at strengthening the coherence of experimental hydraulic and hydrodynamic research undertaken across its partner organisations. This report is D10.3 of the HYDRALAB+ project, entitled
Ano: 2018
Autor(es): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Capitão, R.; Lemos, R.; Reis, M. T. L. G. V.
Keywords: Data management options; Experimental data; Data formats
Info
Protocols for representing variability and unsteadiness in flume facilities. Deliverable Number 8.2
This deliverable is related to task 8.2
Ano: 2018
Autor(es): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Lemos, R.; Capitão, R.; Neves, M. G.; Reis, M. T. L. G. V.
Keywords: Extreme events; Climate change; Variability in flume facilities
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Sistema de previsão, alerta e gestão de riscos causados pela agitação marítima - Relatório inicial Arquitetura e características gerais do sistema para os portos de Madalena do Pico, São Roque do Pi
Neste relatório inicial são apresentadas a arquitetura e as caraterísticas gerais dos protótipos do sistema de previsão, alerta e gestão de riscos causados pela agitação marítima para os portos de Madalena do Pico, São Roque do Pico e Praia da Vitória. Os três protótipos em desenvolvimento têm por base uma arquitetura semelhante, com características distintas, nomeadamente no que respeita à localização dos dados de base, às malhas computacionais utilizadas e às características físicas das fronteiras, tanto no plano horizontal (interface terra-mar), como no vertical (batimetria dos fundos). Caracteriza-se o layout geral dos portos, bem como a sua morfologia e operabilidade.
Ano: 2018
Autor(es): Pinheiro, L.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Poseiro, P.
Keywords: Porto de Praia da Vitória; Porto de São Roque do Pico; Porto de Madalena do Pico; Agitação marítima; Alerta e gestão de riscos; Sistema de previsão
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Outros
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Risk Perception of Coastal Flooding in Praia da Vitória, Azores
The project LIFEGARACHICO (LIFE20 CCA/ES/001641) proposes the creation of an effective flexible adaptation framework for the coastal unicipalities of Macaronesia, making specific local interventions to increase their resilience against extreme coastal events resulting from climate change. Social surveys were applied in Praia da Vitória, Terceira, Azores, to understand the civilians perception of coastal flooding events.
Ano: 2024
Autor(es): Lima, L.; Fortes, C. J. E. M.; Zózimo, A. C.; Pinheiro, L.
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Social Surveys Indicating the Resilience of Urban Coastal Localities in Macaronesia to Coastal Flooding
The project LIFE-GARACHICO (LIFE20 CCA/ES/001641) proposes the creation of an effective flexible adaptation framework for the coastal municipalities of Macaronesia, making specific local interventions to increase their resilience against extreme coastal events resulting from climate change. Social surveys were applied in both localities in order to understand the civilians perception of coastal flooding events
Ano: 2024
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Lima, L.; Zózimo, A. C.; Pinheiro, L.; Modino, R.; Barroso, J. G.; Cruz, C. G.; Comes, L.
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Avaliação da Estabilidade do Quebra-Mar Destacado do Porto Inglês (Ilha do Maio
Realização de ensaios em modelo físico reduzido 3D para a avaliação da estabilidade do quebra-mar destacado do Porto Inlgês, Maio, Cabo-Verde
Ano: 2023
Autor(es): Soares, R. E.; Fortes, C. J. E. M.; Lemos, R.; Costa, C.E.B.C.; Silva, L. G.; Pinheiro, L.; Neves, M. G.
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Physical modelling of wave-induced plant drag coefficient
N/A
Ano: 2019
Autor(es): Reis, R.; Suzuki , T.; LUBBERS, B.; Fortes, C. J. E. M.; Pires Silva, A.
Keywords: Flume experiments; Wave propagation; Plant flexibility; Vegetation
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Evaluation of wave overtopping consequences for risk assessment using ANP methodology
Adverse sea conditions can cause emergency situations associated to wave overtopping, which endanger the safety of people and goods, with negative impacts for society, the economy and the environment. Therefore, a methodology to assess the overtopping risk in port and coastal areas is essential for a proper planning and management of these areas.The Portuguese National Laboratory for Civil Engineering (LNEC) has been developing the HIDRALERTA system, an integrated decision-support tool for port and coastal management, which focus in preventing and supporting the management of emergency situations and the long-term planning of interventions in the study areas. It enables the user to calculate the risk for various port and coastal activities, starting with the characterization of sea-waves, wind field and tide levels at the study regions.HIDRALERTA was already tested at different places in Portugal: Costa da Caparica beach, in Almada, and port of Praia da Vitória, in the Azores. However, in both cases, the evaluation of wave overtopping / flooding consequences was carried out using a quite simple approach. In fact, such consequences were assessed only at a global and qualitative level, based on information provided by the responsible authorities.This paper aims at testing a quantitative methodology to evaluate overtopping consequences: the Analytic Network Process (ANP). This methodology was proposed to solve complex decision-making problems and its objective is to calculate the priorities among decision elements which will define their final weights on the consequences. The ANP approach can produce interdependencies between criteria and compute the respective weight of each criterion. Such a network model with dependence and feedback improves the priorities derived from judgements and makes prediction more accurate. So, the ANP allows comparison among clusters of elements. Furthermore, in this methodology we take into account the impacts of alternatives on the importance of criteria, by normalizing the comparison matrix. Thus, the given alternatives can influence the ranking of criteria.Application of the ANP methodology to the case study of Praia da Vitória port is presented and a consequences level map is obtained.
Ano: 2016
Autor(es): Lourenço, I.; Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T. L. G. V.; Poseiro, P.; Craveiro, J.
Keywords: Praia da Vitória port; Analytic Network Process (ANP); Risk; Wave overtopping
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Sistema de alerta para a navegação em portos
Apresenta-se um novo sistema de alerta para navios amarrados em portos que se encontra em desenvolvimento no Laboratório Nacional de Engenharia Civil. O sistema SWAMS_ALERTA é um sistema de previsão e alerta baseado na avaliação do risco associado ao comportamento de navios amarrados em zonas portuárias.Os riscos associados a navios amarrados decorrem de movimentos excessivos, quer no plano horizontal, quer no plano vertical. Estes movimentos podem condicionar as atividades portuárias, nomeadamente cargas e descargas, mas em casos extremos podem levar à ocorrência de situações de emergência, tais como rotura de cabos, rotura de cabeços de amarração ou até colisões com o cais. As consequências deste tipo de situações envolvem sempre grandes prejuízos materiais e por vezes humanos.O sistema SWAMS_ALERTA utiliza as medições e previsões de agitação marítima para a determinação dos seus efeitos em termos de movimentos nos seis graus de liberdade e forças nas amarras e defensas quando o navio se encontra estacionado no cais. Para tal, o sistema recorre a uma série de modelos numéricos, interligados entre si. A comparação destes valores com valores máximos admissíveis pré-estabelecidos permite a avaliação, em tempo real, de situações de emergência e a emissão de alertas dirigidos às entidades portuárias.O sistema é constituído por 4 módulos:I
Ano: 2016
Autor(es): Pinheiro, L.; Lopes, P.; Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.
Keywords: Navios amarrados; Riscos; Sistema de previsão e alerta
CONSTRUÇÃO DA EXPANSÃO DO PORTO DE SAL-REI 1ª FASE (ILHA DA BOAVISTA CABO VERDE) Ensaios bidimensionais em modelo reduzido Parecer Técnico
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Definição da Geometria para um Recife Artificial Multifuncional em Leirosa (Poster)
N/A
Ano: 2010
Número Páginas:
1.
Autor(es): Neves, M. G.; Antunes do Carmo, J.
Editor: Gestão Costeira: Vulnerabilidades e Riscos na Região Centro
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Probabilistic Assessment of Hazards from Overtopping of Seawalls in Urban Environments: Annual Report of pOST-dOCTORAL rESEARCH
N/A
Ano: 2005
Autor(es): Reis, M. T. L. G. V.
Editor: ******
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Guidelines and Recommendations for River Information Services - PIANC
N/A
Ano: 2004
Autor(es): J.A Covas
Editor: ******
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