Artigos de Revista
Info
Rehabilitation of Sines West Breakwater: wave overtopping study
N/A
Ano: 2011
Número Páginas:
15 32pp.
Autor(es): Reis, M. T.; Neves, M. G.; Lopes, M.; Hu, K.; Silva, L. G.
Revista: Maritime Engineering Journal
Volume:
Vol. 164(MA1).
Info
SOPRO 3.0
SOPRO1.0, constituiu a primeira versão do pacote de informática desenvolvido no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, para a caracterização da agitação marítima em zonas costeiras e de simulação da navegação no acesso ou no interior de zonas portuárias. É composto por um conjunto de bases de dados, uma interface com o utilizador e um conjunto de módulos de cálculo. A interface com o utilizador permite o armazenamento e manipulação de dados, a execução dos modelos de propagação da agitação marítima e de simulação da trajectória de navios, assim como a obtenção dos resultados e a criação das correspondentes visualizações gráficas. O pacote foi criado no sistema gestor de base de dados Microsoft Access
Ano: 2011
Número Páginas:
72-100pp.
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Pinheiro, L.; Santos, J. A.
Revista: Vetor, Rio Grande
Volume:
Vol. 21, n.2.
Keywords: Zonas costeiras e portuárias; Interface com o utilizador; Pacote informático; Geração de malhas; Execução remota
Info
Aplicação ao porto de Sines (Portugal) de uma nova metodologia de avaliação de risco para a navegação portuária utilizando o sistema de informação geográfica GUIOMAR
N/A
Ano: 2010
Número Páginas:
483-504.
Autor(es): Neves, D. R.; Rodrigues, S.; Reis, M. T.; Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.
Revista: Revista da Gestão Costeira Integrada
Editor: Journal of Integrated Coastal Zone Management
Volume:
10(4).
Info
AVALIAÇÃO DO RISCO PARA A NAVEGAÇÃO UTILIZANDO O SISTEMA GUIOMAR. O CASO DO PORTO DE SINES
O presente trabalho descreve uma primeira aplicação ao porto de Sines do conjunto de procedimentos automáticosintroduzidos no sistema integrado de modelação da agitação marítima, GUIOMAR, para avaliação do risco paranavegação em zonas portuárias. O novo conjunto de procedimentos automáticos implementa uma metodologia deavaliação do risco baseada na amplitude da componente vertical do movimento de um navio ao longo da sua trajectóriainduzida pela agitação marítima incidente no navio.
Ano: 2010
Número Páginas:
89-98pp.
Autor(es): Neves, D. R.; Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.; Reis, M. T.; Rodrigues, S.
Revista: Revista Territorium, Riscos
Volume:
Nº 18.
Keywords: Guiomar; Porto de sines; Sistema de informação geográfi ca; Navegação; Avaliação de risco
Info
Development of a methodology to evaluate the flood risk at the coastal zone
This paper illustrates the methodology developed to evaluatethe risk of flooding of a coastal area, as well as theapplication of such methodology to Vale do Lobo beach,situated in the Loulé Municipality, a Portuguese coastal areaunder significant touristic pressure. The methodology isbased on four main steps: a) division of the study area intosub-areas with similar characteristics in terms of coastaldefense; b) determining the probability of exceedance ofpre-set thresholds of flood levels for each study area; c)establishment of qualitative factors related to theconsequences of exceedance of pre-set thresholds of floodlevels; d) combination of the above steps for expeditiousassessment of flood risks.The determination of flood levels follows the methodologypresented in [1] and [2], which is based on the transferenceof the Faro wave-buoy regime to the study area by using theSWAN model integrated in a geographic information system(GIS)
Ano: 2010
Número Páginas:
6p.
Autor(es): Raposeiro, P.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Ferreira, J.
Revista: Revista Açoreana
Volume:
Supl. 6.
Keywords: Vale do lobo beach; Risk and vulnerability; Coastal planning and management; Numerical models; Geographic information systems
Info
Estudo do Galgamento de Estruturas Marítimas utilizando um Modelo Numérico baseado na Teoria da Onda em Condições de Água pouco Profunda
Apresenta-se neste artigo o modelo numérico AMAZON, baseado na teoria da onda em condições de água poucoprofunda. Na sua versão original, o modelo estava essencialmente desenvolvido para estruturas impermeáveis. Desde2007, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em colaboração com o Dr. Keming Hu (Royal Haskoning,UK), tem vindo a desenvolver o modelo de forma a permitir modelar explicitamente o escoamento em meios porosos ea proceder à sua validação sistemática para o estudo do galgamento de estruturas marítimas porosas. Os modelos destetipo existentes têm sido validados essencialmente para estruturas impermeáveis e para praias permeáveis. Para simular oescoamento em meios porosos, foram implementadas no modelo as equações de Darcy e de Forchheimer.São apresentados dois casos de aplicação do modelo, utilizando a equação de Darcy, para o estudo do galgamento deestruturas de protecção portuária e a validação dos seus resultados por comparação com dados de ensaios em modelofísico reduzido bidimensional realizados no LNEC. O primeiro caso de estudo corresponde a uma solução alternativaproposta para a reabilitação do enraizamento do molhe Sul do porto de pesca da Póvoa de Varzim, trecho sobre o qualrecai a maior exigência de eficácia relativamente aos galgamentos. O perfil-tipo proposto consiste num quebra-mar deestrutura mista com manto de enrocamento. O segundo caso de estudo corresponde a duas soluções alternativas propostaspara a reabilitação final do molhe Oeste do Porto de Sines, que em 1978/79 sofreu estragos muito avultados. Dos trêspostos de acostagem existentes neste molhe, apenas dois se encontram em funcionamento actualmente (postos 2 e 3). Areabilitação final visa reactivar o posto 1 e melhorar as condições de abrigo e a operacionalidade do porto. Os perfis-tipopropostos para esta reabilitação consistem num quebra-mar de taludes com manto composto por cubos Antifer.Apresenta-se neste artigo o modelo numérico AMAZON, baseado na teoria da onda em condições de água poucoprofunda. Na sua versão original, o modelo estava essencialmente desenvolvido para estruturas impermeáveis. Desde2007, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em colaboração com o Dr. Keming Hu (Royal Haskoning,UK), tem vindo a desenvolver o modelo de forma a permitir modelar explicitamente o escoamento em meios porosos ea proceder à sua validação sistemática para o estudo do galgamento de estruturas marítimas porosas. Os modelos destetipo existentes têm sido validados essencialmente para estruturas impermeáveis e para praias permeáveis. Para simular oescoamento em meios porosos, foram implementadas no modelo as equações de Darcy e de Forchheimer.São apresentados dois casos de aplicação do modelo, utilizando a equação de Darcy, para o estudo do galgamento deestruturas de protecção portuária e a validação dos seus resultados por comparação com dados de ensaios em modelofísico reduzido bidimensional realizados no LNEC. O primeiro caso de estudo corresponde a uma solução alternativaproposta para a reabilitação do enraizamento do molhe Sul do porto de pesca da Póvoa de Varzim, trecho sobre o qualrecai a maior exigência de eficácia relativamente aos galgamentos. O perfil-tipo proposto consiste num quebra-mar deestrutura mista com manto de enrocamento. O segundo caso de estudo corresponde a duas soluções alternativas propostaspara a reabilitação final do molhe Oeste do Porto de Sines, que em 1978/79 sofreu estragos muito avultados. Dos trêspostos de acostagem existentes neste molhe, apenas dois se encontram em funcionamento actualmente (postos 2 e 3). Areabilitação final visa reactivar o posto 1 e melhorar as condições de abrigo e a operacionalidade do porto. Os perfis-tipopropostos para esta reabilitação consistem num quebra-mar de taludes com manto composto por cubos Antifer.Os resultados obtidos são bastante satisfatórios, embora o modelo apresente uma ligeira tendência para prever porexcesso os caudais obtidos nos ensaios: os valores do cociente entre os caudais médios de galgamento obtidos com a novaversão do AMAZON, qAM,e com o modelo físico, qMF, variam entre 0.9 e 1.4 para o quebra-mar com manto de enrocamentoe entre 1.0 e 1.76 para o quebra-mar com manto composto por blocos artificiais. Os resultados mostram ainda que osvalores de qAM são mais sensíveis ao valor da velocidade máxima que o escoamento de água pode ter durante a transferênciaentre a camada porosa e a camada superficial, do que à escolha da condutividade hidráulica e da porosidade.Com o objectivo de se dispor no futuro duma ferramenta numérica eficiente para estudos de engenharia costeira eportuária, é necessário ainda: validar o modelo para diferentes geometrias de estruturas marítimas, diferentes característicasdo seu meio poroso e diferentes escalas do modelo; investir na optimização da discretização da malha de cálculo; eimplementar alguns desenvolvimentos que incluem, entre outros, o acoplamento entre o AMAZON e um modelo depropagação da agitação marítima desde o largo até à estrutura galgada e a paralelização do código.
Ano: 2010
Número Páginas:
397-417pp.
Autor(es): Reis, M. T.; Neves, M. G.
Revista: Revista da Gestão Costeira Integrada
Volume:
10(4).
Keywords: Escoamento em meios porosos; Teoria da onda em condições de água pouco profunda; Modelos numéricos; Galgamentos; Estruturas marítimas
Info
Verificação da segurança de estruturas marítimas utilizando métodos probabilísticos de níveis II e III
Este artigo ilustra o trabalho que o Núcleo de Portos e Estruturas Marítimas do LNEC tem vindo a desenvolver noâmbito da verificação da segurança à estabilidade e ao galgamento de estruturas marítimas utilizando métodosprobabilísticos de níveis II e III. Apresentam-se dois casos de estudo: 1) verificação da segurança ao modo de falhapor galgamento de uma estrutura de protecção costeira; e 2) verificação da segurança ao modo de falha porinstabilidade hidráulica do manto protector de um quebra-mar de taludes
Ano: 2010
Número Páginas:
25p.
Autor(es): Reis, M. T.; Santos, J. A.
Revista: Revista Territorium, Riscos
Keywords: Métodos probabilísticos de níveis ii e iii; Verificação da segurança; Galgamentos; Estabilidade; Estruturas marítimas
Info
Análise das velocidades horizontais na simulação da rebentação sobre um perfil Barra-Fossa
Nesta comunicação, avalia-se o desempenho dos modelos COBRAS-UC e COULWAVE na simulação darebentação de ondas sobre um perfil barra-fossa, caso de teste estudado experimentalmente. Os resultadosnuméricos de ambos os modelos são comparados com os resultados experimentais, no que se refere à elevaçãoda superfície livre e às velocidades horizontais ao longo do canal. É também realizada uma análise no tempo,espectral e estatística de modo a caracterizar o desempenho dos modelos e a sua capacidade na simulação dosefeitos não lineares. Para o modelo COBRAS-UC é efectuada a caracterização do perfil de velocidades aolongo da coluna de água e comparada com os dados experimentais.
Ano: 2009
Número Páginas:
formato electrónico.
Autor(es): Okamoto, T.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.
Keywords: Coulwave; Cobras-uc; Modelo de boussinesq; Propagação de ondas; Modelo rans
Info
Análise do desempenho de formulações para a determinação do coeficiente de reflexão através da aplicação ao caso de estudo do porto de Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, Açores
Uma das principais aplicações da caracterização da reflexão em hidráulica marítima através decoeficientes está associada aos modelos numéricos de propagação da agitação, queconstituem ferramenta fundamental para a modelação e previsão dos fenómenos físicosrelevantes na zona costeira. Todavia, a sua utilização ainda apresenta limitações,nomeadamente na definição dos parâmetros necessários para a caracterização das estruturase respectivas condições de fronteira.Na modelação da propagação de ondas em águas pouco profundas, surge a necessidade dequantificar com rigor os parâmetros de reflexão nas fronteiras do domínio, uma vez que estescondicionam as soluções estudadas.Neste trabalho, procede-se à avaliação do desempenho de várias formulações apropriadaspara quantificar a reflexão nas fronteiras duma bacia portuária da costa portuguesa
Ano: 2009
Número Páginas:
formato electrónico.
Autor(es): Freire, S. C.; Neves, M. G.; Pires Silva, A.
Keywords: Vila do porto; Portos; Formulações empiricas; Obras marítimas; Reflexão
Info
Avaliação de erros de origem geográfica em estudos de engenharia costeira
N/A
Ano: 2009
Número Páginas:
formato electrónico.
Autor(es): Zózimo, A. C.
Keywords: Escala dos dados; Métodos de interpolação; Modelos de propagação de ondas; Sistemas de informação geográfica; Guiomar
|
Comunicações
Info
Comparison of two wave overtopping calculation tools based on neural network analysis
Two tools based on neural network analysis of wave overtopping, NN_OVERTOPPING2(Coeveld et al., 2005) and OVERTOPPING (Verhaeghe, 2005) were applied to the cross-sectionof the Sines West breakwater stretch that protects berth 2 of the liquid bulk terminal. Since thiscross-section does not fit the model of those tools, a sensitivity analysis was carried out on boththe position of a fictitious berm and the parameter used to describe the armor layerroughness/permeability. The performance of the two tools is assessed by comparing their resultswith physical model values. From such comparison it became evident that the OVERTOPPINGtool produced the best estimates of the mean overtopping discharge and the geometry that gavebest results has the fictitious berm at tide level. However, incident wave conditions that producedno overtopping in physical model tests led to non-zero overtopping discharge estimates with theOVERTOPPING tool.
Ano: 2013
Número Páginas:
11p.
Autor(es): Bravo, A.; Santos, J. A.; Reis, M. T.
Info
Contribuição para a caracterização da agitação marítima na Praia da Galé com base em dados de campo e modelação numérica
Esta comunicação apresenta uma análise comparativa entre os dados medidos por diferentesequipamentos, durante uma campanha realizada na Praia da Galé, Algarve, de 6 a 12 demarço de 2012 e os resultados obtidos com o modelo espectral SWAN e com o modelo do tipoBoussinesq COULWAVE. Usando os dados da boia do Instituto Hidrográfico (IH) fundeada aolargo de Faro como condições de fronteira do modelo SWAN, os resultados numéricos foramcomparados com os dados medidos por um perfilador acústico (ADP) situado a z=-6.5 m,referido ao nível médio do mar. Por outro lado, os dados do ADP foram usados comocondições de fronteira do modelo COULWAVE e os respetivos resultados numéricos, emtermos de altura significativa de onda (Hs), período de pico (Tp) e velocidade horizontal dacorrente, foram comparados com os dados medidos por transdutores de pressão ecorrentómetros eletromagnéticos colocados na zona intertidal. O objetivo final deste trabalho foiavaliar o desempenho de ambos os modelos na simulação das características de agitaçãomarítima na zona em estudo, de modo a utilizar os referidos modelos na previsão de estadosde agitação marítima para períodos de tempo maiores. Os modelos SWAN e COULWAVEforam capazes de simular os dados de agitação marítima medidos durante a campanha,tendendo o desempenho destes a piorar para locais mais próximos ca costa. O parâmetro Hsfoi melhor simulado pelos modelos, comparando com o Tp e a direção média de onda (Dir).Pela aplicação do COULWAVE, a velocidade horizontal foi satisfatoriamente simulada, tendoseobtido melhores resultados quanto à magnitude dos valores do que à sua variação ao longodo tempo.
Ano: 2013
Número Páginas:
20p.
Autor(es): Reis, R.; Gabriel. S.; Fortes, C. J. E. M.; Moura, D.
Info
Contribution for the assessment of the wave characteristics at Galé Beach: evaluation of two modeling approaches
This paper presents a comparative analysis between field data collected in Galé Beach,Algarve, from March 6th to 12th 2012 and numerical results obtained with the spectral wavemodel SWAN and the time-domain COULWAVE model considering the observed wave climate.Using Faro wave buoy data as boundary conditions of SWAN model, numerical results werecompared with data from an Acoustic Doppler Profiler, at z=-6.5m, below Mean SeaLevel (MSL). In other way, the ADP data was used as boundary conditions of COULWAVEmodel and numerical results in terms of significant wave heights and peak periods werecompared with data from two Pressure Transducers at z=-0.179m and z=-0.190m (MSL). Theultimate aim of this work is to evaluate the capacity and ability of both models to simulateboth the measured wave climate conditions.
Ano: 2013
Número Páginas:
12p.
Autor(es): Reis, R.; Gabriel. S.; Fortes, C. J. E. M.; Moura, D.
Info
Coupling of FLUINCO mesh-based and SPH mesh-free numerical codes for the modeling of wave overtopping over a porous breakwater
A numerical coupling technique between a wave propagation model, FLUINCO, and a wavestructureinteraction model, SPHyCE, is here presented and applied for modeling theinteraction between an incident regular wave and a porous coastal structure at a scale 1:30.Numerical results of the free surface elevation before and over the rock armor layer and of therun-up/run-down present a good agreement with the experimental data and show that thecoupling method is an interesting approach that allows using each model to its better domainof application and consequently to obtain an accurate 2D integrated tool for coastalapplications.
Ano: 2013
Número Páginas:
10p.
Autor(es): Didier, E.; Neves, D. R.; Teixeira, P.; Neves, M. G.; Soares, H.; Viegas, M.
Info
Determinação dos galgamentos utilizando o modelo numérico IH-2VOF para diferentes geometrias dos quebra-mares do Porto de Leixões
No âmbito do projeto de investigação DESTAQ (DESenvolvimento de Técnicas Avançadas demedição de velocidades para o estudo da interação entre Quebra-mares destacados e obrasportuárias), estudou-se o comportamento hidrodinâmico de um quebra-mar submerso navizinhança de uma obra portuária a defender. Este estudo contemplou quer a realização deensaios em canal na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, quer a aplicação domodelo numérico IH-2VOF pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil. O caso de estudo éo quebra-mar norte do porto de Leixões.Nesta comunicação apresenta-se um resumo dos caudais de galgamento sobre o quebra-marNorte do porto de Leixões obtidos nos ensaios em modelo físico e em modelo numéricorealizados para diferentes configurações do quebra-mar submerso proposto para mitigar algunsproblemas operacionais aí existentes.
Ano: 2013
Número Páginas:
13p.
Autor(es): Neves, M. G.; Gadelho, J.; Reis, M. T.; Lopes, H. -; Taveira-Pinto, F.; Gomes, F.; Pereira, R.
Info
Ensaios experimentais de ondas bicromáticas com e sem rebentação
O conhecimento das características de propagação, transformação e rebentação das ondas próximo da costa é fundamental para estudos de hidrodinâmica e para o projeto de estruturas costeiras e portuárias. Nesta comunicação, é descrito o vasto conjunto de ensaios em canal de ondas realizado no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) cujo objetivo foi a análise da hidrodinâmica da propagação de onda sobre um fundo de batimetria variável, para várias condições de agitação incidente. Nesse sentido, descrevem-se as condições experimentais, os equipamentos de medição, as características das ondas, os tipos de medições (elevação da superfície livre e velocidade) efetuadas e os dados obtidos. Descrevem-se, também, as análises temporais e espectrais realizadas com os dados recolhidos. Em particular, são apresentados e comentados os resultados obtidos pelas diferentes análises efetuadas para três situações: a) situação sem rebentação, considerando uma onda bicromática resultante da sobreposição de duas ondas regulares de altura 5 cm e períodos de 1,5 s e 1,1 s; b) 2 situações com rebentação com uma onda bicromática resultante da sobreposição de duas ondas regulares de altura 8 cm e períodos de 1,5 s e 1,1 s. No primeiro caso a profundidade à saída do gerador é de 1,15 m, enquanto que para o segundo caso se considerou 0,95 m e 1,15m.
Ano: 2013
Número Páginas:
20p.
Autor(es): Conde, J. M.; Fortes, C. J. E. M.; Didier, E.; Lemos, R.; Reis, R.
Keywords: Análise temporal; Análise espetral; Onda bicromática; Propagação de onda; Canal de ondas; Modelação física
Info
Ensaios experimentais de ondas irregulares com rebentação
O conhecimento das características de propagação, transformação e rebentação das ondaspróximo da costa é fundamental para estudos de hidrodinâmica e dinâmica sedimentar e, emparticular, para o projeto de estruturas costeiras e portuárias.Neste artigo é descrito o vasto conjunto de ensaios realizados em canal de ondas noLaboratório Nacional de Engenharia Civil, cujo objetivo foi a análise da hidrodinâmica dapropagação e rebentação das ondas sobre um fundo de batimetria variável, para váriascondições de agitação incidente. Neste artigo são estudadas, em particular, ondas irregulares(espectro JONSWAP): com Tp=1,5 s e quatro diferentes alturas de onda (Hs=0,12 m; 0,14 m,0,16 m e 0,18 m); Tp=2,0 s e Hs=0,14 m; e Tp=2,5 s e Hs=0,14 m.Apresentam-se as seguintes análises dos dados experimentais: análise temporal e espectral(espectro de amplitude e wavelets) dos valores de elevação da superfície livre ao longo docanal; análise temporal da velocidade das partículas ao longo do canal, no centro da coluna deágua; e análise temporal dos perfis de velocidade das partículas, em posições selecionadas aolongo do canal.
Ano: 2013
Número Páginas:
14p.
Autor(es): Conde, J. M.; Fortes, C. J. E. M.; Lemos, R.; Reis, M. T.
Keywords: Rebentação; Análise temporal; Análise espectral; Propagação de onda; Ondas irregulares; Canal de ondas; Modelação física
Info
Estudo de galgamentos utilizando redes neurais artificiais do tipo ARTMAP com lógica fuzzy
Esta comunicação analisa a aplicabilidade de uma rede neural artificial do tipo ARTMAP comlógica Fuzzy ao estudo do galgamento num trecho do molhe Oeste do Porto de Sines. Osresultados produzidos pela ferramenta foram comparados com dados de galgamento obtidos emensaios em modelo físico bidimensional realizados no LNEC (2008), para o perfil em estudo. Osresultados da nova ferramenta foram ainda comparados com os provenientes de duasferramentas neuronais do tipo multi-layer feed-forward: NN_OVERTOPPING2 (Coeveld et al.,2005) e OVERTOPPING (Verhaeghe, 2005). Verifica-se que a rede ARTMAP-Fuzzy é capaz deestimar valores de galgamento próximos dos valores observados no modelo físico, emboraconsistentemente superiores, apesar de, em geral, apresentar resultados menos satisfatórios quea ferramenta OVERTOPPING. Estes resultados foram obtidos utilizando para parâmetros detreino da nova rede valores ainda não otimizados, pelo que será necessário realizar uma análisede sensibilidade a estes parâmetros para garantir que a rede ARTMAP-Fuzzy gere os melhoresresultados possíveis.
Ano: 2013
Número Páginas:
16p.
Autor(es): Santos, F.; Reis, M. T.; Fortes, C. J. E. M.; Lotufo, A.; Maciel, G.
Info
Estudo experimental de forças sobre um emissário submarino: influência da direcção da agitação incidente, da presença dos anéis de estabilização e da distância da conduta ao fundo
Na presente comunicação descreve-se e apresentam-se os principais resultados de um estudo de modelação do decaimento do cloro residual realizado em parte do sistema adutor da Águas do Algarve, S.A.. O estudo compreendeu a realização de ensaios laboratoriais, medições de campo e modelação matemática em EPANET. Foram testados três modelos da cinética do decaimento do cloro no seio do escoamento, tendo-se concluído que qualquer um deles descreve com exactidão o decaimento desde que o coeficiente de parede seja devidamente calibrado. Contudo o coeficiente de parede toma valores diferentes consoante o modelo da cinética considerado.Neste estudo foram ainda identificados alguns factores que influenciam decisivamente o rigor do modelo de decaimento de cloro residual. Destes salientam-se a fiabilidade das medições online de cloro, a variação da taxa de decaimento com a temperatura da água e a calibração do coeficiente de parede.Foi ainda testado o novo EPANET Java, uma aplicação que incorpora as capacidades de modelação hidráulica e de qualidade da água do EPANET num ambiente gráfico e interactivo. A sua utilização facilitou a execução e visualidação dos resultados das simulações.
Ano: 2013
Número Páginas:
15p.
Autor(es): Neves, M. G.; Figueira, P.; Afonso, C.; Mendonça, A. C.; Solis, M.; Didier, E.; Reis, M. T.; Clavero, M.; Ortega-Sánchez, M.; Losada, M. A.
Info
Estudos de ressonância na bacia do terminal XXI do Porto de Sines
Nos últimos anos, têm sido realizados no LNEC estudos de ressonância na bacia portuária doTerminal XXI do porto de Sines. Estes estudos incluem a análise das ondas de longo período eestudos em modelo numérico.Para o estudo das ondas de longo período, analisaram-se as séries temporais de registos deum marégrafo colocado na bacia do Terminal XXI e os dados recolhidos pela boia-ondógrafodirecional do largo de Sines. O estudo em modelo numérico, realizado com o modeloDREAMS, envolveu a caracterização da forma de oscilação ressonante da bacia portuária, aatual e as de diferentes soluções para a extensão do cais do Terminal XXI, e a comparaçãodos resultados com dados medidos in situ, para situações em que houve registo deressonância no interior do porto.No artigo são apresentados o ponto de situação do estudo de análise das ondas de longoperíodo na bacia portuária do Terminal XXI e os resultados da análise das características deressonância dessa bacia para a geometria portuária correspondente à situação em que foramefetuadas as medições no marégrafo, e são discutidos esses resultados, quando confrontadoscom os problemas de ressonância ora identificados.
Ano: 2013
Número Páginas:
15p.
Autor(es): Capitão, R.; Neves, M. G.; Fortes, C. J. E. M.; Pinheiro, L.
|
|
Capítulos de Livros
Info
Multi-functional artificial reefs for coastal protection
N/A
Ano: 2009
Número Páginas:
153-210 pp.
Autor(es): Voorde, M.; Antunes do Carmo, J.; Neves, M. G.
Editor: Ch. A. Hudspeth, T. E. Reeve
|
Teses de Doutoramento
Info
Trapped-mode propagation along irregular coasts
N/A
Ano: 1999
Número Páginas:
159 p.
Autor(es): Santos, J. A.
Editor: ******
Info
Probabilistic Assessment of the Safety of Coastal Structures
N/A
Ano: 1998
Número Páginas:
594 p.
Autor(es): Reis, M. T.
Editor: ******
Info
Unsteady Nearshore Currents on Longshore Varying Topographies
N/A
Ano: 1998
Número Páginas:
346 p.
Autor(es): Sancho, F. E.
Editor: ******
Info
Simulação da agitação irregular. Técnicas matemáticas
N/A
Ano: 1973
Autor(es): Carvalho, M. M.
Editor: ******
|
|
Relatórios
Info
D1.1: Analysis of past extreme events, lessons learned ans SoA models V1
C2IMPRESS is a multi-disciplinary project which aims to enhance understanding and public awareness on multi-hazard risk, based on innovative models, methods, frameworks, tools and technologies to develop decision-making platforms with a fine-grained spatio-temporal data to better assess impacts, vulnerability and resilience on natural hazards. This Report is the Deliverable 1.1 and belongs to Work Package 1, which is mainly addressed to identify the past climate and physical processes that underlie natural disaster events and their consequences
Ano: 2023
Autor(es): Moragues, A.; Estrany, J.; Alves, E.; Zózimo, A. C.; Leitão, T. E.; Ruiz, M.; Oliveira, M. M.; Sfetsos, A.; Fernandes, T. F.
Info
Demonstration and technical tours plan
A major objective of TRA LISBON 2022 Conference is to boost research and innovation capacity for the transport sector, throughout a full innovation cycle, from idea to market. Having this in view, the project
Ano: 2022
Autor(es): Batista, F. A.; Marecos, V.; Antunes, M. L.; Macedo, A. L.; Freire, A. C.; Capitão, R.; Arsénio, E.; Maia, L.
Info
Demonstration submission and selection guidelines
The demonstration area will be one of the main focus points of TRA LISBON 2022, presenting multifunctional spaces and being prepared to receive a large number of different types of on-site demonstrations (indoor and outdoor). On-line demonstrations will also be an option, allowing for the widest possible coverage of access for all the participants.The dedicated areas will allow for interactive demonstrations of technological innovations to be carried out by and for industry partners, researchers, and other stakeholders. Demonstrations are an excellent opportunity to introduce conference attendees in an engaging way, as well as to promote new contacts and promising business.
Ano: 2022
Autor(es): Freire, A. C.; Arsénio, E.; Macedo, A. L.; Antunes, M. L.; Capitão, R.; Belinha, M.
Info
Technical tours organization criteria and procedures report
According to the CSA project plan, WP5.2 task objective is to organize technical tours that feature attractive and interactive showcases aiming at engaging participants into novel technologies for all transport modes and enabling stakeholders and their companies to disseminate and even sell their products and applications to all interested parties.
Ano: 2022
Autor(es): Capitão, R.; Macedo, A. L.; Arsénio, E.; Antunes, M. L.; Freire, A. C.
Editor: TRA LISBON 2022
Info
Data Repository Rules. Deliverable 10.4
This report is part of HYDRALAB+ Work Package 10, which seeks to strengthen the coherence of experimental hydraulic and hydrodynamic research undertaken by the HYDRALAB+ partner organisations. It outlines the work carried out by Samui Design & Management Ltd, supported by HR Wallingford, in relation to the development of a data repository structure that can be adopted by participants of the HYDRALAB+ project.
Ano: 2018
Autor(es): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Capitão, R.; Lemos, R.; Reis, M. T. L. G. V.
Keywords: Data from physical modeling; Zenodo; Data repository structure
Info
Data Storage Report. RECIPE Task 8.2: Overtopping events in breakwaters under climate change scenarios
Reliable prediction of wave run-up/overtopping and structure damage is a key task in the design and safety assessment of coastal and harbor structures. Run-up/overtopping and damage must be below acceptable limits, both in extreme and in normal operating conditions, to guarantee the stability of the structure and the safety of people and assets on and behind the structure. The mean-sea-level rise caused by climate change and its effects on wave climate may increase the number and intensity of run-up/overtopping events and make the existing coastal/harbor structures more vulnerable to damage.Accurate estimates, through physical modelling, of the statistics of overtopping waves for a set of climate change conditions, are needed. The research project HYDRALAB+ (H2020-INFRAIA-2014-2015) gathers an advanced network of environmental hydraulic institutes in Europe, which provides access to a suite of environmental hydraulic facilities. They play a vital role in the development of climate change adaptation strategies, by allowing the direct testing of adaptation measures and by providing data for numerical model calibration and validation. The use of physical (scale) models allows the simulation of extreme events as they are now, and as they are projected to be under different climate change scenarios.The enclosed dataset refers to the experimental work developed at LNEC within HYDRALAB+ and considers 2D damage and overtopping tests for a rock armor slope, with four different approaches to represent storms. Data of free surface elevation, overtopping and damage is presented.
Ano: 2018
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Mendonça, A. C.; Lemos, R.; Neves, M. G.; Reis, M. T. L. G. V.; Capitão, R.
Keywords: Climate change; Overtopping; Data repository
Info
Facilitating the re-use and exchange of experimental data. Task 10.1 Critical review. D10.2 Critical Review of data flux between laboratory models, numerical models and field case studies
The HYDRALAB+ project is aimed at strengthening the coherence of experimental hydraulic and hydrodynamic research undertaken across its partner organisations. This report is D10.2 of the HYDRALAB+ project, entitled
Ano: 2018
Autor(es): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Capitão, R.; Lemos, R.; Reis, M. T. L. G. V.
Keywords: Field data; Numerical modeling data; Physical modeling data; Data flux
Info
Facilitating the re-use and exchange of experimental data. Task 10.2 Data Standards and Licenses. D 10.3 Data Standards Report
The HYDRALAB+ project is aimed at strengthening the coherence of experimental hydraulic and hydrodynamic research undertaken across its partner organisations. This report is D10.3 of the HYDRALAB+ project, entitled
Ano: 2018
Autor(es): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Capitão, R.; Lemos, R.; Reis, M. T. L. G. V.
Keywords: Data management options; Experimental data; Data formats
Info
Protocols for representing variability and unsteadiness in flume facilities. Deliverable Number 8.2
This deliverable is related to task 8.2
Ano: 2018
Autor(es): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Lemos, R.; Capitão, R.; Neves, M. G.; Reis, M. T. L. G. V.
Keywords: Extreme events; Climate change; Variability in flume facilities
Info
Sistema de previsão, alerta e gestão de riscos causados pela agitação marítima - Relatório inicial Arquitetura e características gerais do sistema para os portos de Madalena do Pico, São Roque do Pi
Neste relatório inicial são apresentadas a arquitetura e as caraterísticas gerais dos protótipos do sistema de previsão, alerta e gestão de riscos causados pela agitação marítima para os portos de Madalena do Pico, São Roque do Pico e Praia da Vitória. Os três protótipos em desenvolvimento têm por base uma arquitetura semelhante, com características distintas, nomeadamente no que respeita à localização dos dados de base, às malhas computacionais utilizadas e às características físicas das fronteiras, tanto no plano horizontal (interface terra-mar), como no vertical (batimetria dos fundos). Caracteriza-se o layout geral dos portos, bem como a sua morfologia e operabilidade.
Ano: 2018
Autor(es): Pinheiro, L.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Poseiro, P.
Keywords: Porto de Praia da Vitória; Porto de São Roque do Pico; Porto de Madalena do Pico; Agitação marítima; Alerta e gestão de riscos; Sistema de previsão
|
|
|
Outros
Info
Risk Perception of Coastal Flooding in Praia da Vitória, Azores
The project LIFEGARACHICO (LIFE20 CCA/ES/001641) proposes the creation of an effective flexible adaptation framework for the coastal unicipalities of Macaronesia, making specific local interventions to increase their resilience against extreme coastal events resulting from climate change. Social surveys were applied in Praia da Vitória, Terceira, Azores, to understand the civilians perception of coastal flooding events.
Ano: 2024
Autor(es): Lima, L.; Fortes, C. J. E. M.; Zózimo, A. C.; Pinheiro, L.
Info
Social Surveys Indicating the Resilience of Urban Coastal Localities in Macaronesia to Coastal Flooding
The project LIFE-GARACHICO (LIFE20 CCA/ES/001641) proposes the creation of an effective flexible adaptation framework for the coastal municipalities of Macaronesia, making specific local interventions to increase their resilience against extreme coastal events resulting from climate change. Social surveys were applied in both localities in order to understand the civilians perception of coastal flooding events
Ano: 2024
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Lima, L.; Zózimo, A. C.; Pinheiro, L.; Modino, R.; Barroso, J. G.; Cruz, C. G.; Comes, L.
Info
Avaliação da Estabilidade do Quebra-Mar Destacado do Porto Inglês (Ilha do Maio
Realização de ensaios em modelo físico reduzido 3D para a avaliação da estabilidade do quebra-mar destacado do Porto Inlgês, Maio, Cabo-Verde
Ano: 2023
Autor(es): Soares, R. E.; Fortes, C. J. E. M.; Lemos, R.; Costa, C.E.B.C.; Silva, L. G.; Pinheiro, L.; Neves, M. G.
Info
Physical modelling of wave-induced plant drag coefficient
N/A
Ano: 2019
Autor(es): Reis, R.; Suzuki , T.; LUBBERS, B.; Fortes, C. J. E. M.; Pires Silva, A.
Keywords: Flume experiments; Wave propagation; Plant flexibility; Vegetation
Info
Evaluation of wave overtopping consequences for risk assessment using ANP methodology
Adverse sea conditions can cause emergency situations associated to wave overtopping, which endanger the safety of people and goods, with negative impacts for society, the economy and the environment. Therefore, a methodology to assess the overtopping risk in port and coastal areas is essential for a proper planning and management of these areas.The Portuguese National Laboratory for Civil Engineering (LNEC) has been developing the HIDRALERTA system, an integrated decision-support tool for port and coastal management, which focus in preventing and supporting the management of emergency situations and the long-term planning of interventions in the study areas. It enables the user to calculate the risk for various port and coastal activities, starting with the characterization of sea-waves, wind field and tide levels at the study regions.HIDRALERTA was already tested at different places in Portugal: Costa da Caparica beach, in Almada, and port of Praia da Vitória, in the Azores. However, in both cases, the evaluation of wave overtopping / flooding consequences was carried out using a quite simple approach. In fact, such consequences were assessed only at a global and qualitative level, based on information provided by the responsible authorities.This paper aims at testing a quantitative methodology to evaluate overtopping consequences: the Analytic Network Process (ANP). This methodology was proposed to solve complex decision-making problems and its objective is to calculate the priorities among decision elements which will define their final weights on the consequences. The ANP approach can produce interdependencies between criteria and compute the respective weight of each criterion. Such a network model with dependence and feedback improves the priorities derived from judgements and makes prediction more accurate. So, the ANP allows comparison among clusters of elements. Furthermore, in this methodology we take into account the impacts of alternatives on the importance of criteria, by normalizing the comparison matrix. Thus, the given alternatives can influence the ranking of criteria.Application of the ANP methodology to the case study of Praia da Vitória port is presented and a consequences level map is obtained.
Ano: 2016
Autor(es): Lourenço, I.; Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T. L. G. V.; Poseiro, P.; Craveiro, J.
Keywords: Praia da Vitória port; Analytic Network Process (ANP); Risk; Wave overtopping
Info
Sistema de alerta para a navegação em portos
Apresenta-se um novo sistema de alerta para navios amarrados em portos que se encontra em desenvolvimento no Laboratório Nacional de Engenharia Civil. O sistema SWAMS_ALERTA é um sistema de previsão e alerta baseado na avaliação do risco associado ao comportamento de navios amarrados em zonas portuárias.Os riscos associados a navios amarrados decorrem de movimentos excessivos, quer no plano horizontal, quer no plano vertical. Estes movimentos podem condicionar as atividades portuárias, nomeadamente cargas e descargas, mas em casos extremos podem levar à ocorrência de situações de emergência, tais como rotura de cabos, rotura de cabeços de amarração ou até colisões com o cais. As consequências deste tipo de situações envolvem sempre grandes prejuízos materiais e por vezes humanos.O sistema SWAMS_ALERTA utiliza as medições e previsões de agitação marítima para a determinação dos seus efeitos em termos de movimentos nos seis graus de liberdade e forças nas amarras e defensas quando o navio se encontra estacionado no cais. Para tal, o sistema recorre a uma série de modelos numéricos, interligados entre si. A comparação destes valores com valores máximos admissíveis pré-estabelecidos permite a avaliação, em tempo real, de situações de emergência e a emissão de alertas dirigidos às entidades portuárias.O sistema é constituído por 4 módulos:I
Ano: 2016
Autor(es): Pinheiro, L.; Lopes, P.; Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.
Keywords: Navios amarrados; Riscos; Sistema de previsão e alerta
CONSTRUÇÃO DA EXPANSÃO DO PORTO DE SAL-REI 1ª FASE (ILHA DA BOAVISTA CABO VERDE) Ensaios bidimensionais em modelo reduzido Parecer Técnico
Info
Definição da Geometria para um Recife Artificial Multifuncional em Leirosa (Poster)
N/A
Ano: 2010
Número Páginas:
1.
Autor(es): Neves, M. G.; Antunes do Carmo, J.
Editor: Gestão Costeira: Vulnerabilidades e Riscos na Região Centro
Info
Probabilistic Assessment of Hazards from Overtopping of Seawalls in Urban Environments: Annual Report of pOST-dOCTORAL rESEARCH
N/A
Ano: 2005
Autor(es): Reis, M. T. L. G. V.
Editor: ******
Info
Guidelines and Recommendations for River Information Services - PIANC
N/A
Ano: 2004
Autor(es): J.A Covas
Editor: ******
|