Artigos de Revista
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Comparação de dois modelos não-lineares na propagação de ondas sobre um baixio esférico
Resumo: Nesta comunicação são aplicados dois modelos numéricos baseados em equações do tipo Boussinesq, BOUSSiiw [12] e COULWAVE [9], na simulação da propagação de ondas sobre um baixio esférico localizado num fundo de profundidade constante (Chawla [5]). A propagação de ondas ao longo desta topografia envolve diversos fenómenos físicos, nomeadamente, o empolamento, a refracção, a difracção, e a dispersão não-linear. Por isso, constitui um óptimo teste para a validação e comparação dos modelos aqui apresentados. Este estudo foi conduzido experimentalmente por Chawla [5]. Os resultados numéricos de ambos os modelos são comparados com os resultados experimentais. Avalia-se assim o desempenho dos modelos numéricos.
Ano: 2009
Número Páginas:
formato electrónico.
Autor(es): Pinheiro, L.
Keywords: Bouss; Coulwave; Método dos elementos finitos; Método de diferenças finitas; Modelos de boussinesq; Modelação numérica; Propagação e deformação de ondas
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Coupling numerical models for wave propagation in the MOIA Package
N/A
Ano: 2009
Número Páginas:
544-548.
Autor(es): Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.; Pinheiro, L.
Volume:
56, 2009.
Keywords: Praia da vitória; Numerical models; Wave propagation; Wave regime
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Desempenho do modelo COULWAVE na simualção da rebentação sobre um perfil barra fossa análise de critérios de rebentação
Resumo. O modelo COULWAVE, Lynett e Liu [8] permite reproduzir a maioria dosfenómenos intervenientes na transformação da onda em fundos de profundidade variável e napresença de corrente, tais como o empolamento (linear e não linear), a difracção, a refracçãopelo fundo e devida às correntes, a dispersão de frequência e de amplitude, o espraiamento(run-up) e a dissipação de energia por rebentação da onda. É baseado nas equaçõescompletamente não-lineares e dispersivas de Boussinesq deduzidas a partir da integração emprofundidade das equações de continuidade e movimento, utilizando o conceito de camadasmúltiplas (multi-layer). Foram introduzidos termos adicionais nas equações de modo a ter emconta o atrito de fundo, a rebentação de ondas, a geração de ondas no interior do domínio.Na simulação da hidrodinâmica da zona de rebentação, a dissipação de energia devido àrebentação é tratada através da inclusão de termos de viscosidade turbulenta nas equaçõesde conservação da quantidade de movimento.Nesta comunicação, avalia-se o desempenho do modelo COULWAVE na simulação darebentação de ondas sobre um perfil barra-fossa, caso de teste estudado experimentalmentepor Okamoto e Fortes [14]. Mais concretamente, é efectuado um estudo de sensibilidade dosresultados numéricos à variação dos critérios de rebentação (início, fim, duração) incluídosno modelo, para quatro condições de ensaio distintas. Os resultados numéricos sãocomparados com os experimentais, em termos dos valores de altura de onda, ao longo docanal. Deste modo, são definidos os critérios de rebentação mais adequados para este tipo debatimetria e condições de agitação ensaiadas e avaliadas as potencialidades e limitações domodelo numérico.
Ano: 2009
Número Páginas:
formato electrónico.
Autor(es): Okamoto, T.; Fortes, C. J. E. M.
Keywords: Rebentação de ondas; Critérios de rebentação; Coulwave; Equações de boussinesq; Modelação numérica
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Desempenho do modelo COULWAVE na simulação do espraiamento
COULWAVE, na simulação da propagação de ondas sobre uma praia de inclinaçãoconstante que termina numa estrutura de protecção marginal. Mais concretamente,pretende-se avaliar o comportamento do modelo numérico na simulação dos fenómenos derebentação e do espraiamento (run-up) sobre a estrutura. As simulações numéricas foramcomparadas com medições obtidas em ensaios em modelo físico bidimensional realizados noLNEC, no âmbito do projecto europeu HYDRALAB-CoMIBBS. Foram comparados osresultados experimentais e numéricos, em termos da elevação da superfície livre, dos valoresdas alturas de onda média quadrática, Hrms, dos valores da altura de onda na rebentação esua localização, bem como do espraiamento sobre a estrutura. Foi ainda feita a análiseespectral da série de valores da elevação da superfície livre visando o estudo de fenómenosde geração de harmónicas ao longo do canal. Pretende-se, assim, avaliar as potencialidadese limitações deste modelo numérico.
Ano: 2009
Número Páginas:
formato electrónico.
Autor(es): Lemos, R.; Fortes, C. J. E. M.; Pinheiro, L.
Keywords: Espraiamento; Propagação e deformação de ondas; Modelo de boussinesq; Coulwave; Modelação numérica
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Designing a Preliminary Multifunctional Artificial Reef to Protect the Portuguese Coast
coastline appear to entail some disadvantages. An innovative and interesting way of protecting a local coastal zoneby means of multifunctional artificial reefs avoids some of them. A multifunctional artificial reef is a submergedbreakwater which, besides helping to protect the local coastline, can have other purposes; in particular it may enhancethe surfing possibilities and the environmental value of the local area. The structure has several positive side effects:first, it provides an unimpaired visual amenity; second, it offers tourist and economic benefits by improving the surfingconditions. A preliminary design, achieved step-by-step, is proposed for a multifunctional artificial reef making use ofthe theory and state of the art multifunctional artificial reef design, a preliminary design, achieved step-by-step, apriliminary design is proposed. The proposed reef geometry, together with numerical and physical tests, allows theanalysis of a multifunctional reef breakwater designed to protect a stretch of the northwestern coast of Portugal.Taking into account the condition that the proposed geometry will only function properly on a sea slope bottom ofless than 1 : 50, the main choices are as follows: the upper part of the structure is delta shaped with an angle of 66and a side slope of 1 : 10, and the lower part consists of a platform whose slopes are as steep as possible. The positionof the reef should be such that the distance from the apex of the structure to the undisturbed shoreline is greaterthan 1.5 times the natural surf zone width.
Ano: 2009
Número Páginas:
formato electrónico.
Autor(es): Voorde, M.; Antunes do Carmo, J.; Neves, M. G.
Keywords: Surfability; Geotextile sand containers; Coastal protection; Multifunctional artificial reefs
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Efeitos de tsunamis em navios amarrados em portos
Os tsunamis são talvez a única catástrofe natural capaz de causar destruição em zonas costeiras afastadas milhares de quilómetros da zona fonte. Eles podem causar perturbações significativas nas actividades portuárias devido a movimentos excessivos dos navios amarrados no seu posto de acostagem excitados por movimentos da superfície livre que podem ser quase imperceptíveis. Neste caso, o que importa é a gama de frequências presente nas forças de excitação actuantes no navio conter, ou não, as frequências próprias dominantes do conjunto navio/sistema de amarração. Para a maioria dos navios de carga estas frequências são mais baixas do que as associadas às da agitação marítima gerada pelo vento. Nesta comunicação revêem-se os tsunamis registados ao longo da costa portuguesa no século XX e apresenta-se o Sistema Nacional de Alerta contra Tsunamis (SNAT). Descreve-se também o projecto de investigação em curso para desenvolvimento de uma ferramenta integrada capaz de avaliar os efeitos de tsunamis em navios amarrados no interior de portos e de um procedimento para incorporar esses efeitos no SNAT.
Ano: 2009
Número Páginas:
formato electrónico.
Autor(es): Santos, J. A.
Keywords: Snat; Tsunamis
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Ensaios bidimensionais da rebentação sobre um recife artificial
Os recifes artificiais para surf são estruturas submersas que têm como objectivo melhorar ascondições de surf, promovendo um determinado tipo de rebentação, podendo ainda, em algunscasos, servir como estruturas de protecção costeira e proporcionando um habitat protegidopara espécies marinhas.No presente trabalho apresenta-se o estudo em modelo físico, realizado no LNEC, dapropagação de ondas sobre uma secção transversal de um recife artificial. Foram consideradastrês geometrias para o recife (estrutura impermeável com geometria alta e baixa e estrutura dematerial geotêxtil com geometria baixa) e diferentes condições de agitação, de modo a avaliara sua influência nas condições de rebentação geradas sobre o recife. Foram obtidos registosda variação da superfície livre ao longo do canal, assim como vídeos e fotografias, paraverificação das características da rebentação. Observa-se que o tipo de rebentação nas trêsestruturas é semelhante, variando, no entanto, a posição da rebentação.
Ano: 2009
Número Páginas:
formato electrónico.
Autor(es): Mendonça, A.; Borrego, M.; Voorde, M.; Neves, M. G.; Antunes do Carmo, J.
Keywords: Rebentação; Recife artificial; Ensaios bidimensionais
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Estudo de ressonância portuária na bacia de adução de Sines
Nesta comunicação, é efectuado um estudo de ressonância portuária na bacia deadução de Sines. Este estudo compreende uma componente numérica, na qual se determinamas curvas de resposta em pontos no interior do domínio recorrendo ao modelo numéricoDREAMS. Estas curvas são efectuadas considerando dois níveis de maré diferentes e duasdirecções distintas da ondulação incidente. Por outro lado, compreende também a análiseespectral de medições efectuadas in situ no período de 18 a 19 de Janeiro de 2009, com vistaà verificação dos períodos de ressonância durante um evento onde se verificou agitaçãoexcessiva no interior da bacia. Os resultados numéricos obtidos são comparados com dados decampo e discutidos.
Ano: 2009
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Pinheiro, L.; Matos, L.
Keywords: Curvas de resposta; Dreams; Modelação numérica; Medições
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Evaluation of nonlinear numerical model performance on the wave propagation over a bar-trough profile beach
Knowing the vertical structure of particle velocity is very important for the sediment transportation study. Recentdevelopment of computer resources and high performance computing enable us to use numerical models withmore information in the vertical direction. In this paper, the performance of multi-layered Boussinesq model(COULWAVE) and RANS model (COBRAS-UC) on a bar-trough profile beach is examined. Results, in termsof wave heights computed by both models and the time series of the horizontal velocity (computed withCOBRAS-UC model) are compared with the experimental data collected by Okamoto et al. (2008) for the testcase with an incident wave of period T=1.5sec and height of H=8cm, in which the detailed vertical structure ofparticle velocity was measured. Both models can predict the wave height change very well until the wavebreaking initiates and specially COBRAS-UC model. However, it does not agree to the experimental data afterthe wave breaking initiation. The COBRAS-UC model calculates the horizontal velocity near the free surfacevery well, but it does not agree to the experimental data in the lower section of the water column.
Ano: 2009
Número Páginas:
formato electrónico.
Autor(es): Okamoto, T.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.
Keywords: Experimental work; Rans model; Boussinesq type models; Wave breaking
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Ferramenta de cálculo e análise do espraiamento em estruturas de enrocamento: caso de estudo praia de Vale do Lobo
Nesta comunicação, apresenta-se o estudo efectuado para a determinação doespraiamento e cotas de inundação numa estrutura de enrocamento existente napraia de Vale do Lobo, situada no Concelho de Loulé, na região do Algarve.Com base nas características da agitação marítima determinadas na praia juntoao pé da estrutura durante o ano de 1991, com o sistema GUIOMAR,considerando dois níveis de maré, procedeu-se ao cálculo do espraiamento sobrea estrutura. Para tal, recorreu-se às fórmulas empíricas de TAW (2002) e de vander Meer e Stam (1992). Determinaram-se, também, as respectivas cotas deinundação. Tal permitiu avaliar a influência do nível de maré nos valores deespraiamento encontrados, bem como das diferenças associadas à utilização dasduas formulações.
Ano: 2009
Número Páginas:
formato electrónico.
Autor(es): Raposeiro, P.; Reis, M. T.; Fortes, C. J. E. M.
Keywords: Espraiamento; Praia de vale do lobo
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Comunicações
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Modelação física da propagação e rebentação de ondas num canal
Nesta comunicação, é descrito o vasto conjunto de ensaios em canal de ondas realizadono Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) cujo objectivo foi a análise dahidrodinâmica da rebentação de onda, para várias condições de agitação incidente. Nessesentido, apresentam-se as condições experimentais, os equipamentos de medição, ascondições de teste, as medições (elevação da superfície livre e velocidades) efectuadas, osdados obtidos e as observações efectuadas para a definição da zona de rebentação.Descrevem-se, também, as análises temporais, espectrais e estatísticas efectuadas com osdados recolhidos e as metodologias utilizadas para a determinação de parâmetros como aaltura de onda relativa (H/d), a celeridade da onda, a distribuição bidimensional dascomponentes da velocidade das partículas segundo os planos xy, xz e yz, a direcção da onda eos valores de dispersão.
Ano: 2011
Número Páginas:
22p.
Autor(es): Neves, D. R.; Fortes, C. J. E. M.; Endres, L.; Okamoto, T.
Keywords: Propagação de onda; Rebentação de onda; Canal de ondas; Modelação física
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Modelação numérica da agitação marítima na Praia da Vitória e no lago da barragem de Ilha Solteira, utilizando o modelo SWAN
O modelo SWAN - acrónimo de Simulating WAves Nearshore - é um modelonumérico para geração, propagação e dissipação da agitação marítima, baseado naequação para a conservação da acção de onda. O mesmo, propaga a agitação marítimadesde o largo até próximo da costa, considerando os processos físicos de refracção,difracção e empolamento devido a variações do fundo e presença de correntes,crescimento de onda por acção dos ventos, rebentação por influência do fundo e porexcesso de declividade (whitecapping), dissipação de energia devido à fricção do fundo,bloqueio e reflexão por correntes oposta, e transmissão através de obstáculos. Entre osvários resultados obtidos pelo SWAN destacam-se a altura significativa, os períodos depico e médio, as direcções de pico e média, a dispersão direccional, o parâmetro delargura de banda e nível de água em qualquer parte do domínio computacional.Nesta comunicação apresentam-se duas aplicações do modelo SWAN na simulação dapropagação de ondas, para dois locais bastantes distintos: um correspondente a umazona costeira aberta
Ano: 2011
Número Páginas:
20p.
Autor(es): Vieira, A. S.; Fortes, C. J. E. M.; Pinheiro, L.; Simões, A.; Maciel, G.; Minussi, C.
Keywords: Praia da vitoria; Ilha solteira; Modelação numérica; Métodos numéricos; Swan
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Modelação numérica do impacto dos esporões na hidrodinâmica costeira
Esta comunicação tem por objectivo a análise do desempenho do modelo COULWAVE na simulaçãoda propagação de ondas na zona marítima da praia da Cornélia, na Costa da Caparica e a utilizaçãodeste modelo na avaliação do impacto da implantação de um esporão na hidrodinâmica costeira destazona de estudo.Assim, primeiramente aplicou-se o modelo COULWAVE para as condições de agitação incidenteverificadas durante uma campanha de campo realizada na praia da Cornélia de 11 a 15 de Maio de 2010.Os resultados numéricos foram comparados com os dados de campo de alturas significativas de onda evelocidades horizontais. O modelo demonstrou um bom desempenho, com resultados particularmentepromissores para as alturas de onda significativas medidas antes da rebentação.Posteriormente, a partir da batimetria real da praia em questão, criaram-se diversos cenáriosassociados à implantação de um esporão e às condições de agitação incidente, para avaliação dainfluência de cada um dos factores no impacto do esporão na hidrodinâmica costeira: (i) diferentescomprimentos do esporão, (ii) diferentes orientações do esporão, (iii) diferentes alturas significativas dasondas incidentes e (iv) diferentes níveis da superfície do mar. Verificou-se que a altura das ondasincidentes é o factor que adquire uma maior relevância no impacto do esporão na hidrodinâmica costeira(alturas significativas de onda e velocidade horizontal junto à costa), seguido do nível da superfície domar, comprimento do esporão e, finalmente, da orientação do esporão.
Ano: 2011
Número Páginas:
20p.
Autor(es): Rocha, M.; Coelho, C.; Fortes, C. J. E. M.; Pacheco, A.
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MOIA: an Integrated Decision Support Tool for Port Management
This paper describes MOIA, a numerical tool that evaluates sea-wave effects on port operations and broadcasts warning messages whenever the safety of such operations are deemed to be at risk. The evaluation of the sea-wave transformation from offshore - where the results of numerical models for sea-wave forecast at a regional level are available - up to the port area is described. Also, the procedures used to evaluate the sea-wave effects on sailing ships, focusing on the amplitude of the vertical movements of a selected point in the ship, are explained. Such procedures are combined and applied to an example where the average downtime for the navigation at four points along the sailing lane is evaluated for the entrance voyages into the port of Praia da Vitória (Azores) of a given ship
Ano: 2011
Número Páginas:
5p.
Autor(es): Santos, J. A.; Rodrigues, S.; Neves, D. R.; Vieira, A. S.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Simões, A.; Azevedo, E. B.
Keywords: Ships response; Warning systems; Port operations
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Movimentos de navios na entrada de um porto induzidos pela agitação marítima
No interior de um porto, a agitação marítima pode originar movimentos verticais degrande amplitude nos navios ao longo da sua trajectória de entrada no porto, levando aoencalhe ou mesmo ao naufrágio desses navios, dependendo do material do fundo do porto eda sua capacidade para danificar o casco do navio.Com base na modelação numérica da interacção de corpos flutuantes com ondas eassumindo como linear esta interacção, é possível, partindo da função resposta em frequênciado navio, definida como a amplitude do movimento vertical estacionário de um pontoseleccionado no navio sujeito a ondas monocromáticas, determinar o espectro da resposta donavio a partir do espectro da agitação incidente no navio. A mesma assumpção de linearidadepermite levar em conta a velocidade não nula do avanço do navio modificando a frequência deencontro de cada uma das componentes do espectro.Nesta comunicação, apresentam-se os resultados obtidos com a modelação numérica dainteracção da agitação incidente na entrada do porto da Praia da Vitória, na ilha Terceira,Açores, com o
Ano: 2011
Número Páginas:
14p.
Autor(es): Rodrigues, S.; Santos, J. A.; Neves, D. R.; Oliveira, R.
Keywords: Agitação marítima; Movimentos verticais; Resposta de navios
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Numerical simulation of an oscillating water column wave energy converter with and without damping
This paper presents numerical simulations that predict the action of a regular incident wave on a simplified Oscillating Water Column Ocean Wave Energy Converter (OWC-OWEC) model. This model is a vertical tube of small circular cross-section placed in the longitudinal symmetry plane of the flume. The paper presents a comparison of numerical results, obtained by a Reynolds-Average-Navier-Stokes (RANS) solver, with experimental data obtained in a wave flume. The numerical code uses a finite-volume method to solve the RANS equations and the Volume of Fluid (VOF) approach to capture the water free surface.The OWC power output is estimated by the pressure drop across the dissipative device (turbine) times the volume flow rate. In the physical model, the turbine
Ano: 2011
Número Páginas:
12p.
Autor(es): Didier, E.; Conde, J. M.; Teixeira, P.
Keywords: Numerical simulation; Oscillating water column; Wave energy converter
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Numerical Simulation of an Oscillating Water Column Wave Energy Converter: Comparison of two Numerical Codes
This paper presents the results from the application of two numerical codes in the simulation of an oscillating water column wave energy converter. One of the codes (FLUINCO) is based on the finite elements technique, while the other (FLUENT) is based on the finite volume technique. The objective of this work is the validation of these codes for this type of flow, aiming the systematic application to wave energy converters design. The simulated case, corresponding to a simplified model tested experimentally, allows us to conclude that the numerical results have good quality, showing good correspondence between experimental and numerical results
Ano: 2011
Número Páginas:
668-674.
Autor(es): Conde, J. M.; Teixeira, P.; Didier, E.
Keywords: Fluent; Fluinco; Numerical simulation; Oscillating water column; Wave energy; Rans
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Physical modelling of wave propagation and wave breaking in a wave channel
The presented work describes a wide range of wave channel tests performed at the NationalLaboratory of Civil Engineering (LNEC), considering different incident wave conditions, with theobjective of studying the wave breaking hydrodynamics. Special attention was made to the endof the wave breaking process. The experimental setup, the incident wave conditions, theequipment and the performed measurements (free surface elevation and particle velocity) areherein described. Time, spectral and statistical analysis based upon the measured data are alsoperformed and presented. Moreover, a more deepen analysis related: (i) the relative waveheight (H/d); (ii) the wave celerity; (iii) the two-dimensional distribution of the particle velocitiescomponents in the xy, xz and yz planes and; (iv) the average wave direction and spreadingangle is carried out and presented. Vertical velocity profiles are also presented.
Ano: 2011
Número Páginas:
526-535pp.
Autor(es): Neves, D. R.; Endres, L.; Fortes, C. J. E. M.; Okamoto, T.
Keywords: Wave channel; Physical modelling; Wave propagation; Wave breaking
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Porto da Praia da Vitória. Estimativa dos galgamentos da protecção marginal da baía.
O objectivo principal do presente trabalho é o estudo dos galgamentos de estruturasmarítimas tendo em vista a modelação do fenómeno na análise de risco e em sistemas dealerta.Sendo o cálculo dos galgamentos a operação fundamental para a análise que sepretende efectuar, utilizaram-se formulações empíricas e uma ferramenta desenvolvida combase em redes neuronais para determinar os caudais médios de galgamento.Compararam-se os resultados das várias ferramentas no cálculo dos galgamentos emdois pontos da protecção marginal da baía da Praia da Vitória (Ilha Terceira, Açores). Ascaracterísticas da agitação marítima incidente foram obtidas da propagação dos estados deagitação fornecidos por modelos de escala regional para a agitação marítima gerada pelovento.Relativamente aos resultados obtidos com as diferentes ferramentas de cálculoconfirma-se que o estudo dos caudais médios de galgamento não deve ser efectuado comrecurso a uma única ferramenta de cálculo, pois a disparidade das estimativas resultantes dasmesmas alerta-nos para a existência de situações imprevistas. Todas as ferramentasapresentam limitações, pelo que a sua utilização se deve restringir à fase de estudo prévio deum projecto. Em fase de projecto de execução, é muito importante a realização de ensaios emmodelo físico reduzido.
Ano: 2011
Número Páginas:
20p.
Autor(es): Silva, E.; Santos, J. A.; Reis, M. T.
Keywords: Redes neuronais; Fórmulas empíricas; Galgamentos
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Previsão dos galgamentos na baía da Praia da Vitória para avaliação de risco e alerta
Neste trabalho, descrevem-se as metodologias desenvolvidas no LNEC para a avaliação dorisco associado à ocorrência de galgamentos inadmissíveis de estruturas portuárias e costeiras epara a previsão e alerta das entidades responsáveis nesses casos. Estas metodologias foramimplementadas nos sistemas integrados de apoio à decisão na gestão portuária e costeira,GUIOMAR e MOIA.Em ambos os casos, as metodologias baseiam-se primeiramente na determinação da agitaçãomarítima e no cálculo dos valores correspondentes do galgamento da estrutura marítima. Adeterminação da agitação marítima é efectuada em ambos os sistemas recorrendo a uma metodologiade acoplamento de modelos numéricos de propagação de ondas. O cálculo dos galgamentos éefectuado com recurso à ferramenta NN_OVERTOPPING2, baseada na análise de redes neuronais.Para teste das metodologias, utilizou-se o caso de estudo da estrutura de protecção costeirada baía da Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, onde se insere o porto da Praia da Vitória.Relativamente ao cálculo do galgamento através da ferramenta NN_OVERTOPPING2,concluiu-se que não é a ferramenta mais adequada para estudos em que o galgamento é calculadoem série e/ou em tempo real, pois exige a intervenção do utilizador para optimização da análise deresultados. Relativamente às metodologias, confirmou-se a capacidade dos sistemas GUIOMAR eMOIA em realizarem, de forma interactiva e amigável, a determinação do grau de probabilidade deocorrência de galgamentos inadmissíveis e o envio de alertas nesses casos, respectivamente. Estasmetodologias, agora implementadas nos sistemas, constituem mais um passo no sentido de os tornarsistemas mais robustos e eficazes de apoio à gestão portuária e costeira
Ano: 2011
Número Páginas:
21p.
Autor(es): Reis, M. T.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, D. R.; Rodrigues, S.; Santos, J. A.; Vieira, A. S.; Simões, A.; Azevedo, E. B.
Keywords: Baía da praia da vitória; Guiomar e moia; Avaliação de risco; Galgamentos
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Capítulos de Livros
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Multi-functional artificial reefs for coastal protection
N/A
Ano: 2009
Número Páginas:
153-210 pp.
Autor(es): Voorde, M.; Antunes do Carmo, J.; Neves, M. G.
Editor: Ch. A. Hudspeth, T. E. Reeve
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Teses de Doutoramento
Info
Trapped-mode propagation along irregular coasts
N/A
Ano: 1999
Número Páginas:
159 p.
Autor(es): Santos, J. A.
Editor: ******
Info
Probabilistic Assessment of the Safety of Coastal Structures
N/A
Ano: 1998
Número Páginas:
594 p.
Autor(es): Reis, M. T.
Editor: ******
Info
Unsteady Nearshore Currents on Longshore Varying Topographies
N/A
Ano: 1998
Número Páginas:
346 p.
Autor(es): Sancho, F. E.
Editor: ******
Info
Simulação da agitação irregular. Técnicas matemáticas
N/A
Ano: 1973
Autor(es): Carvalho, M. M.
Editor: ******
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Relatórios
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D1.1: Analysis of past extreme events, lessons learned ans SoA models V1
C2IMPRESS is a multi-disciplinary project which aims to enhance understanding and public awareness on multi-hazard risk, based on innovative models, methods, frameworks, tools and technologies to develop decision-making platforms with a fine-grained spatio-temporal data to better assess impacts, vulnerability and resilience on natural hazards. This Report is the Deliverable 1.1 and belongs to Work Package 1, which is mainly addressed to identify the past climate and physical processes that underlie natural disaster events and their consequences
Ano: 2023
Autor(es): Moragues, A.; Estrany, J.; Alves, E.; Zózimo, A. C.; Leitão, T. E.; Ruiz, M.; Oliveira, M. M.; Sfetsos, A.; Fernandes, T. F.
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Demonstration and technical tours plan
A major objective of TRA LISBON 2022 Conference is to boost research and innovation capacity for the transport sector, throughout a full innovation cycle, from idea to market. Having this in view, the project
Ano: 2022
Autor(es): Batista, F. A.; Marecos, V.; Antunes, M. L.; Macedo, A. L.; Freire, A. C.; Capitão, R.; Arsénio, E.; Maia, L.
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Demonstration submission and selection guidelines
The demonstration area will be one of the main focus points of TRA LISBON 2022, presenting multifunctional spaces and being prepared to receive a large number of different types of on-site demonstrations (indoor and outdoor). On-line demonstrations will also be an option, allowing for the widest possible coverage of access for all the participants.The dedicated areas will allow for interactive demonstrations of technological innovations to be carried out by and for industry partners, researchers, and other stakeholders. Demonstrations are an excellent opportunity to introduce conference attendees in an engaging way, as well as to promote new contacts and promising business.
Ano: 2022
Autor(es): Freire, A. C.; Arsénio, E.; Macedo, A. L.; Antunes, M. L.; Capitão, R.; Belinha, M.
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Technical tours organization criteria and procedures report
According to the CSA project plan, WP5.2 task objective is to organize technical tours that feature attractive and interactive showcases aiming at engaging participants into novel technologies for all transport modes and enabling stakeholders and their companies to disseminate and even sell their products and applications to all interested parties.
Ano: 2022
Autor(es): Capitão, R.; Macedo, A. L.; Arsénio, E.; Antunes, M. L.; Freire, A. C.
Editor: TRA LISBON 2022
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Data Repository Rules. Deliverable 10.4
This report is part of HYDRALAB+ Work Package 10, which seeks to strengthen the coherence of experimental hydraulic and hydrodynamic research undertaken by the HYDRALAB+ partner organisations. It outlines the work carried out by Samui Design & Management Ltd, supported by HR Wallingford, in relation to the development of a data repository structure that can be adopted by participants of the HYDRALAB+ project.
Ano: 2018
Autor(es): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Capitão, R.; Lemos, R.; Reis, M. T. L. G. V.
Keywords: Data from physical modeling; Zenodo; Data repository structure
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Data Storage Report. RECIPE Task 8.2: Overtopping events in breakwaters under climate change scenarios
Reliable prediction of wave run-up/overtopping and structure damage is a key task in the design and safety assessment of coastal and harbor structures. Run-up/overtopping and damage must be below acceptable limits, both in extreme and in normal operating conditions, to guarantee the stability of the structure and the safety of people and assets on and behind the structure. The mean-sea-level rise caused by climate change and its effects on wave climate may increase the number and intensity of run-up/overtopping events and make the existing coastal/harbor structures more vulnerable to damage.Accurate estimates, through physical modelling, of the statistics of overtopping waves for a set of climate change conditions, are needed. The research project HYDRALAB+ (H2020-INFRAIA-2014-2015) gathers an advanced network of environmental hydraulic institutes in Europe, which provides access to a suite of environmental hydraulic facilities. They play a vital role in the development of climate change adaptation strategies, by allowing the direct testing of adaptation measures and by providing data for numerical model calibration and validation. The use of physical (scale) models allows the simulation of extreme events as they are now, and as they are projected to be under different climate change scenarios.The enclosed dataset refers to the experimental work developed at LNEC within HYDRALAB+ and considers 2D damage and overtopping tests for a rock armor slope, with four different approaches to represent storms. Data of free surface elevation, overtopping and damage is presented.
Ano: 2018
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Mendonça, A. C.; Lemos, R.; Neves, M. G.; Reis, M. T. L. G. V.; Capitão, R.
Keywords: Climate change; Overtopping; Data repository
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Facilitating the re-use and exchange of experimental data. Task 10.1 Critical review. D10.2 Critical Review of data flux between laboratory models, numerical models and field case studies
The HYDRALAB+ project is aimed at strengthening the coherence of experimental hydraulic and hydrodynamic research undertaken across its partner organisations. This report is D10.2 of the HYDRALAB+ project, entitled
Ano: 2018
Autor(es): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Capitão, R.; Lemos, R.; Reis, M. T. L. G. V.
Keywords: Field data; Numerical modeling data; Physical modeling data; Data flux
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Facilitating the re-use and exchange of experimental data. Task 10.2 Data Standards and Licenses. D 10.3 Data Standards Report
The HYDRALAB+ project is aimed at strengthening the coherence of experimental hydraulic and hydrodynamic research undertaken across its partner organisations. This report is D10.3 of the HYDRALAB+ project, entitled
Ano: 2018
Autor(es): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Capitão, R.; Lemos, R.; Reis, M. T. L. G. V.
Keywords: Data management options; Experimental data; Data formats
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Protocols for representing variability and unsteadiness in flume facilities. Deliverable Number 8.2
This deliverable is related to task 8.2
Ano: 2018
Autor(es): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Lemos, R.; Capitão, R.; Neves, M. G.; Reis, M. T. L. G. V.
Keywords: Extreme events; Climate change; Variability in flume facilities
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Sistema de previsão, alerta e gestão de riscos causados pela agitação marítima - Relatório inicial Arquitetura e características gerais do sistema para os portos de Madalena do Pico, São Roque do Pi
Neste relatório inicial são apresentadas a arquitetura e as caraterísticas gerais dos protótipos do sistema de previsão, alerta e gestão de riscos causados pela agitação marítima para os portos de Madalena do Pico, São Roque do Pico e Praia da Vitória. Os três protótipos em desenvolvimento têm por base uma arquitetura semelhante, com características distintas, nomeadamente no que respeita à localização dos dados de base, às malhas computacionais utilizadas e às características físicas das fronteiras, tanto no plano horizontal (interface terra-mar), como no vertical (batimetria dos fundos). Caracteriza-se o layout geral dos portos, bem como a sua morfologia e operabilidade.
Ano: 2018
Autor(es): Pinheiro, L.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Poseiro, P.
Keywords: Porto de Praia da Vitória; Porto de São Roque do Pico; Porto de Madalena do Pico; Agitação marítima; Alerta e gestão de riscos; Sistema de previsão
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Outros
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Risk Perception of Coastal Flooding in Praia da Vitória, Azores
The project LIFEGARACHICO (LIFE20 CCA/ES/001641) proposes the creation of an effective flexible adaptation framework for the coastal unicipalities of Macaronesia, making specific local interventions to increase their resilience against extreme coastal events resulting from climate change. Social surveys were applied in Praia da Vitória, Terceira, Azores, to understand the civilians perception of coastal flooding events.
Ano: 2024
Autor(es): Lima, L.; Fortes, C. J. E. M.; Zózimo, A. C.; Pinheiro, L.
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Social Surveys Indicating the Resilience of Urban Coastal Localities in Macaronesia to Coastal Flooding
The project LIFE-GARACHICO (LIFE20 CCA/ES/001641) proposes the creation of an effective flexible adaptation framework for the coastal municipalities of Macaronesia, making specific local interventions to increase their resilience against extreme coastal events resulting from climate change. Social surveys were applied in both localities in order to understand the civilians perception of coastal flooding events
Ano: 2024
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Lima, L.; Zózimo, A. C.; Pinheiro, L.; Modino, R.; Barroso, J. G.; Cruz, C. G.; Comes, L.
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Avaliação da Estabilidade do Quebra-Mar Destacado do Porto Inglês (Ilha do Maio
Realização de ensaios em modelo físico reduzido 3D para a avaliação da estabilidade do quebra-mar destacado do Porto Inlgês, Maio, Cabo-Verde
Ano: 2023
Autor(es): Soares, R. E.; Fortes, C. J. E. M.; Lemos, R.; Costa, C.E.B.C.; Silva, L. G.; Pinheiro, L.; Neves, M. G.
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Physical modelling of wave-induced plant drag coefficient
N/A
Ano: 2019
Autor(es): Reis, R.; Suzuki , T.; LUBBERS, B.; Fortes, C. J. E. M.; Pires Silva, A.
Keywords: Flume experiments; Wave propagation; Plant flexibility; Vegetation
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Evaluation of wave overtopping consequences for risk assessment using ANP methodology
Adverse sea conditions can cause emergency situations associated to wave overtopping, which endanger the safety of people and goods, with negative impacts for society, the economy and the environment. Therefore, a methodology to assess the overtopping risk in port and coastal areas is essential for a proper planning and management of these areas.The Portuguese National Laboratory for Civil Engineering (LNEC) has been developing the HIDRALERTA system, an integrated decision-support tool for port and coastal management, which focus in preventing and supporting the management of emergency situations and the long-term planning of interventions in the study areas. It enables the user to calculate the risk for various port and coastal activities, starting with the characterization of sea-waves, wind field and tide levels at the study regions.HIDRALERTA was already tested at different places in Portugal: Costa da Caparica beach, in Almada, and port of Praia da Vitória, in the Azores. However, in both cases, the evaluation of wave overtopping / flooding consequences was carried out using a quite simple approach. In fact, such consequences were assessed only at a global and qualitative level, based on information provided by the responsible authorities.This paper aims at testing a quantitative methodology to evaluate overtopping consequences: the Analytic Network Process (ANP). This methodology was proposed to solve complex decision-making problems and its objective is to calculate the priorities among decision elements which will define their final weights on the consequences. The ANP approach can produce interdependencies between criteria and compute the respective weight of each criterion. Such a network model with dependence and feedback improves the priorities derived from judgements and makes prediction more accurate. So, the ANP allows comparison among clusters of elements. Furthermore, in this methodology we take into account the impacts of alternatives on the importance of criteria, by normalizing the comparison matrix. Thus, the given alternatives can influence the ranking of criteria.Application of the ANP methodology to the case study of Praia da Vitória port is presented and a consequences level map is obtained.
Ano: 2016
Autor(es): Lourenço, I.; Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T. L. G. V.; Poseiro, P.; Craveiro, J.
Keywords: Praia da Vitória port; Analytic Network Process (ANP); Risk; Wave overtopping
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Sistema de alerta para a navegação em portos
Apresenta-se um novo sistema de alerta para navios amarrados em portos que se encontra em desenvolvimento no Laboratório Nacional de Engenharia Civil. O sistema SWAMS_ALERTA é um sistema de previsão e alerta baseado na avaliação do risco associado ao comportamento de navios amarrados em zonas portuárias.Os riscos associados a navios amarrados decorrem de movimentos excessivos, quer no plano horizontal, quer no plano vertical. Estes movimentos podem condicionar as atividades portuárias, nomeadamente cargas e descargas, mas em casos extremos podem levar à ocorrência de situações de emergência, tais como rotura de cabos, rotura de cabeços de amarração ou até colisões com o cais. As consequências deste tipo de situações envolvem sempre grandes prejuízos materiais e por vezes humanos.O sistema SWAMS_ALERTA utiliza as medições e previsões de agitação marítima para a determinação dos seus efeitos em termos de movimentos nos seis graus de liberdade e forças nas amarras e defensas quando o navio se encontra estacionado no cais. Para tal, o sistema recorre a uma série de modelos numéricos, interligados entre si. A comparação destes valores com valores máximos admissíveis pré-estabelecidos permite a avaliação, em tempo real, de situações de emergência e a emissão de alertas dirigidos às entidades portuárias.O sistema é constituído por 4 módulos:I
Ano: 2016
Autor(es): Pinheiro, L.; Lopes, P.; Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.
Keywords: Navios amarrados; Riscos; Sistema de previsão e alerta
CONSTRUÇÃO DA EXPANSÃO DO PORTO DE SAL-REI 1ª FASE (ILHA DA BOAVISTA CABO VERDE) Ensaios bidimensionais em modelo reduzido Parecer Técnico
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Definição da Geometria para um Recife Artificial Multifuncional em Leirosa (Poster)
N/A
Ano: 2010
Número Páginas:
1.
Autor(es): Neves, M. G.; Antunes do Carmo, J.
Editor: Gestão Costeira: Vulnerabilidades e Riscos na Região Centro
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Probabilistic Assessment of Hazards from Overtopping of Seawalls in Urban Environments: Annual Report of pOST-dOCTORAL rESEARCH
N/A
Ano: 2005
Autor(es): Reis, M. T. L. G. V.
Editor: ******
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Guidelines and Recommendations for River Information Services - PIANC
N/A
Ano: 2004
Autor(es): J.A Covas
Editor: ******
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