Artigos de Revista
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Projecto COMIBBS: Modelação Física da Propagação de Ondas em frente a uma Estrutura Costeira
Nesta comunicação, descreve-se o conjunto de ensaios experimentais, realizados em canalpara simular a propagação de ondas sobre uma praia de inclinação constante (1:20), quetermina numa estrutura de protecção marginal bastante comuns em Portugal Continental.Foram efectuados ensaios com ondas regulares e irregulares, associadas a diferentes alturasde onda e níveis de água, usando diferentes escalas do modelo (1:10 a 1:60). Os resultadosobtidos consistiram nas séries temporais da elevação da superfície livre, da pressão sobre aestrutura, do nível de água atingido sobre a estrutura e do volume galgado na mesma, paradiferentes condições de agitação incidente. Descrevem-se também as análises de dadosrealizadas, quer no domínio temporal, quer no domínio da frequência e apresentam-se osresultados obtidos para um caso de estudo, nas três escalas ensaiadas.Este trabalho pretende contribuir para o desenvolvimento de uma metodologia de modelaçãocombinada proposta no âmbito do projecto CoMIBBS-HYDRALABIII, utilizando em conjuntomodelos numéricos e físicos, para estudos de interacção entre ondas/fundo/estruturas e maisconcretamente no caso do LNEC para avaliar a influência da escala do modelo físico nasimulação da propagação de ondas e evolução morfológica em frente a estruturas deprotecção costeira.
Ano: 2009
Número Páginas:
formato electrónico.
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Lemos, R.; Reis, M. T.; Santos, J. A.; Pinheiro, L.
Keywords: Hydralab iii-comibbs; Modelo físico; Efeitos de escala; Propagação de ondas; Rebentação
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Propagação de ondas no porto de Vila do Porto
N/A
Ano: 2009
Número Páginas:
formato electrónico.
Autor(es): Pinheiro, L.; Fortes, C. J. E. M.
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Relações de Haskind na interacção de vários corpos flutuantes com ondas
N/A
Ano: 2009
Número Páginas:
formato electrónico.
Autor(es): Santos, J. A.
Keywords: Wamit; Modelo numérico; Navio
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Simulação numérica da propagação de ondas regulares sobre um baixio esférico
Nesta comunicação são aplicados dois modelos numéricos baseados em equações do tipo Boussinesq, BOUSSiiw (Pinheiro [1]) e COULWAVE (Lynett e Liu [2]), na simulação da propagação de ondas regulares sobre um baixio esférico localizado no fundo de profundidade constante (Chawla [3]). A propagação de ondas ao longo desta topografia envolve diversos fenómenos físicos como, por exemplo, a refracção, a difracção, o empolamento, a dispersão não-linear. Por isso, constitui um óptimo teste para a validação e comparação dos modelos aqui apresentados. Recorrendo a parâmetros estatísticos, é efectuada primeiramente uma análise de sensibilidade dos resultados numéricos em relação à discretização espacial do domínio de cálculo e determinam-se os tempos de processamento correspondentes. Para o modelo COULWAVE, avalia-se também a influência do número de camadas verticais e do número de Courant. Finalmente, a análise das alturas significativas e dos espectros dos resultados numéricos e experimentais permite inferir sobre as potencialidades e limitações de cada modelo.
Ano: 2009
Número Páginas:
formato electrónico.
Autor(es): Pinheiro, L.; Fortes, C. J. E. M.; Teixeira, P. R. F.
Keywords: Boussiiw; Coulwave; Métodos de diferenças finitas; Modelação numérica; Modelos de boussinesq; Propagação de ondas regulares
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The influence of the geometric scale model on the physical modelling of the wave propagation and breaking in a flume
This paper describes the set of model scale experiments carried out at the National Civil Engineering Laboratory (LNEC) that aims at simulating, using different model scales, the wave propagation along a constant slope bottom that ends on a sea wall coastal defence structure, a common structure employed in the Portuguese coast. This study focuses especially on the complex physical processes involved in the breaking zone and related to wave-structure interaction (such as wave induced pressures at the structure, run-up levels and wave overtopping). The experiments were performed for different incident wave conditions (regular and irregular) and at several different model scales: 1:10, 1:20, 1:30, 1:40 and 1:60. Measurements of the free surface elevation were made on 26 different locations using wave gauges. Moreover, 30 repetitive tests for a selected wave condition were performed to evaluate the error associated to the signal conversion and its propagation on the calculation of derivative variables. A statistical analysis of the free surface elevation data for the different incident wave conditions for the different model scales with regular and irregular waves is presented. That will permit to evaluate the influence of the geometric scale model and the type of waves (regular or irregular) on the physical model results. Moreover, it was performed a statistical analysis to evaluated the variability of the measurements.
Ano: 2009
Número Páginas:
formato electrónico.
Autor(es): Lemos, R.; Fortes, C. J. E. M.; Gil, L.; Neves, M. G.
Keywords: Comibbs project; Wave breaking; Physical models
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Validação da metodologia utilizada para a previsão da agitação marítima implementada no projecto MOIA
Resumo. A agitação marítima é um factor determinante na segurança das operações einfra-estruturas portuárias. A agitação dentro de um porto pode ser estimada pormodelos numéricos apropriados que utilizam como condições de fronteira previsões daagitação ao largo produzidas por modelos numéricos de escala regional.O projecto MOIA, em curso, tem por objectivo o desenvolvimento de uma ferramentaintegrada para apoio às actividades de gestão portuária levando em conta os efeitos daagitação marítima em infra-estruturas portuárias, na navegação portuária e nasoperações de carga e descarga de navios.Esta comunicação descreve o trabalho realizado até agora no âmbito deste projecto, como objectivo último de avaliar os efeitos da agitação marítima nos navios amarrados nointerior do porto de Praia da Vitória, na ilha Terceira, Açores. Componente fundamentaldeste trabalho, apresentada nesta comunicação, é a validação do procedimento paraprevisão das características da agitação marítima na zona de entrada do porto que sebaseia na utilização do modelo numérico SWAN. Para tal comparam-se os valores dascaracterísticas dos estados de agitação previstos por aquele modelo com valores medidospor uma bóia-ondógrafo instalada nas imediações do referido porto. Dos resultadosobtidos conclui-se ser necessário incluir o efeito do vento na propagação das ondas.
Ano: 2009
Número Páginas:
formato electrónico.
Autor(es): Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.
Keywords: Validação; Swan; Previsão; Modelação numérica; Agitação marítima
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Verificação de Fórmulas Para a Evolução da Erosão em Taludes de Quebra-Mares
Os quebra-mares de taludes são estruturas de protecção portuária muito comuns emPortugal e em cujo projecto se assume a necessidade de obras de manutenção ou reparaçãodurante a sua vida útil. Para a avaliação da necessidade de realização das eventuais obras demanutenção ou reparação, é necessária a existência de um programa de acompanhamento daestrutura contemplando a medição de grandezas relevantes para essa avaliação.Uma dessas grandezas é o volume erodido do manto protector por acção da agitaçãomarítima, que pode determinar-se a partir de levantamentos consecutivos da envolvente dostaludes e com o qual se pode definir o dano da estrutura. Melby & Kobayashi (1999)apresentaram uma fórmula para previsão da evolução do dano em quebra-mares de taludescom base nas características da agitação neles incidente. Essas fórmulas, contudo, foramestabelecidas a partir de resultados de ensaios com modelo físico reduzido de um quebra-marcom mantos protectores constituídos por enrocamento, sendo por isso válidas apenas paraaquela geometria.Nesta comunicação apresentar-se-ão os resultados de um trabalho em curso no LNECcujo objectivo é estender a gama de aplicação daquelas fórmulas avaliando a evolução dodano em mantos protectores de declives diferentes do considerado por aqueles autores.Antes de passar a outros declives, começou-se por reproduzir as experiências descritasem Melby & Kobayashi (1999). Tratam-se de ensaios com modelo físico reduzido de longaduração em que sequências de estados de agitação estacionários vão atingindo o mantoprotector e se mede o volume erodido no final da actuação de cada estado de agitação. Umavez que estes ensaios terminam apenas quando fica visível uma porção apreciável do filtro sobo manto protector, a sua duração pode variar entre 9 e 28 horas. A medição do volume erodidono final da actuação de cada estado de agitação é realizada a partir da reconstrução de paresestéreo em que se compensa a refracção induzida pela interface ar-água. Tal significa queaquelas fotografias podem ser tiradas mantendo-se a água no canal.Palavras chave Quebra-mares de talude, Previsão da evolução dos danos no mantoresistente, Ensaios em modelo reduzido, Reconstituição de cenas a partir de pares estéreo,Análise de risco, Estudo probabilístico
Ano: 2009
Número Páginas:
formato electrónico.
Autor(es): Lemos, R.; Santos, J. A.
Keywords: Taludes de quebra-mares; Erosão
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Wave Overtopping of a Porous Structure: Numerical and Physical Modeling
This paper illustrates the application of the new version of a nonlinear shallow water numerical model, AMAZON,to study the mean wave overtopping discharge at a porous breakwater that protects the Portuguese harbor of Póvoade Varzim. The results are compared with two-dimensional physical model data collected at the National CivilEngineering Laboratory, Portugal. The implications of using different porous flow parameters in the Forchheimerequation for stationary turbulent flow within the porous layer of the breakwater are discussed. The maximumvelocity that the water can reach during the exchange between the free-flow and porous layers has been included asan input to AMAZON and its impact on the overtopping results is analyzed. A suitable choice of the values of theporous flow parameters and of the maximum velocity leads to a good agreement between the AMAZON results andthe data. The specified maximum velocity was found to be the parameter which mostly affects the obtained results.
Ano: 2009
Número Páginas:
formato electrónico.
Autor(es): Reis, M. T.; Neves, M. G.; Hu, K.
Keywords: Mean overtopping discharge; Breakwaters; Amazon nonlinear shallow water model; Physical model data
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Aplicações do modelo não-linear de propagação de ondas em zonas costeiras, FUNWAVE
N/A
Ano: 2006
Número Páginas:
53-70.
Autor(es): Vieira, F. V.; Fortes, C. J. E. M.; Sancho, F. E.
Editor: Recursos Hídricos
Volume:
27:1.
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Dimensionamento do manto de quebra-mares de taludes utilizando métodos probalísticoa de nível II.
N/A
Ano: 2005
Número Páginas:
11p.
Autor(es): Sousa, I. A.; Santos, A. J.; Reis, M. T. L. G. V.
Editor: Artigo publicado na revista de Recursos Hídricos (APRH)
Volume:
ISSN 0870-1741. 26: nº 1, pp. 47-58.
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Comunicações
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Propagação de ondas ao longo de um canal inclinado sem rebentação: Estudo numérico e experimental
Este trabalho analisa o desempenho de dois códigos numéricos (COULWAVE e FLUENT) na simulação das características das ondas (alturas e componentes espectrais) ao longo da sua propagação num canal com um fundo de batimetria variável, para o qual existem resultados de ensaios experimentais. Um dos modelos resolve as equações de Boussinesq (COULWAVE) e o outro resolve as equações RANS (FLUENT). É efectuada uma análise comparativa dos resultados experimentais e numéricos em termos das séries temporais de elevação de superfície livre e das correspondentes componentes espectrais em certos pontos ao longo do canal. A análise espectral permite caracterizar o desempenho dos modelos e a sua capacidade na simulação dos efeitos não lineares.
Ano: 2012
Número Páginas:
10p.
Autor(es): Conde, J. M.; Fortes, C. J. E. M.; Didier, E.; Neves, D. R.
Keywords: Fluent; Coulwave; Equações rans; Equações de boussinesq; Propagação de ondas
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Simulação do comportamento de navios em portos sujeitos à acção das ondas
Nesta comunicação descreve-se um procedimento para avaliação das forças exercidas pelaagitação marítima incidente num navio colocado no interior de uma bacia abrigada. Esta é uma dascomponentes fundamentais na determinação do comportamento de um navio amarrado no interiorde um porto.O procedimento referido baseia-se nas chamadas relações de Haskind que permitem calcular aforça de excitação devida a ondas incidentes num corpo flutuante imobilizado, o chamado problemade difracção, com base no potencial do problema de radiação e no potencial da onda incidente naposição do navio quando ele lá não está. Trata-se de uma abordagem promissora pois evita adiscretização da totalidade da fronteira da bacia portuária.Os resultados apresentados nesta comunicação foram obtidos utilizando o potencial da ondaincidente na posição ocupada pelo navio fornecido pelo modelo DREAMS, um modelo baseado naversão elíptica da equação de declive suave, e o potencial do problema de radiação fornecido pelomodelo WAMIT, um modelo para resolução no domínio da frequência dos problemas de radiação ede difracção de corpos flutuantes isolados. Estes resultados são bastante promissores e ilustram aspotencialidades da abordagem proposta.
Ano: 2012
Número Páginas:
13p.
Autor(es): Pinheiro, L.; Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.; Fernandes, J. L. M.
Keywords: Relações de haskind; Portos; Agitação marítima; Navio amarrado
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Simulação do comportamento dum navio sob a acção da agitação marítima utilizando os modelos DREAMS e HASKD
Descreve-se o desenvolvimento de um método para caracterizar a resposta de um navio numa zona abrigadasujeito à acção da agitação marítima. Para este efeito são propagadas ondas com um modelo numérico baseadona equação de mild-slope, DREAMS, Fortes (2002). As interacções entre ondas e estruturas flutuantes sãomodeladas com recurso ao modelo HASKD que resulta de modificar o procedimento do modelo WAMIT,(Korsemeyer et al., 1988) para cálculo das forças de difracção com base nas relações apresentadas em Haskind(1957) por forma a considerar o potencial de velocidades obtido com o modelo DREAMS (Fortes, 2002) e quejá leva em conta a refracção, difracção ou reflexão que podem ocorrer na propagação de ondasmonocromáticas para o interior de uma bacia abrigada. Efectua-se a validação deste novo método com ondasmonocromáticas unidireccionais e com um campo de ondas que encontra um obstáculo fixo.
Ano: 2012
Número Páginas:
12p.
Autor(es): Pinheiro, L.; Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.; Fernandes, J. L. M.
Keywords: Relações de haskind; Comportamento de navios; Propagação de ondas
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Simulação numérica 3D de um dispositivo de aproveitamento da energia das ondas de tipo coluna de água oscilante localizado na costa
Neste trabalho é analisado um dispositivo de aproveitamento de energia das ondas do tipo coluna de água oscilante (CAO), sob a acção de ondas regulares de diferentes períodos, localizado na extremidade de um canal numérico tridimensional de onda. O dispositivo é constituído por uma câmara-de-ar e por uma conduta onde é modelada uma turbina (ou mais especificamente o efeito dissipativo induzido por uma turbina). São utilizados dois modelos numéricos, FLUENT e FLUINCO, que permitem resolver as equações totalmente não lineares de Navier-Stokes-Reynolds em valor médio - RANS - com superfície livre. Um dos códigos (FLUINCO) é baseado na técnica dos elementos finitos e o outro (FLUENT) na de volumes finitos. O FLUENT usa a metodologia VoF (Volume of Fluid) para a modelação do escoamento da água e do ar simultanemente. A perda de carga, devido à presença de uma turbina com curva característica linear (tipo turbina de Wells) é considerada através de uma função linear dependente do caudal de ar na saída da conduta. O FLUINCO usa uma descrição Arbitrária Lagrangeana Euleriana (ALE) para modelar o escoamento da água, onde a superfície livre é definida pela solução da equação da elevação da superfície a cada passo de tempo. Neste programa, a pressão sobre a superfície da água dentro da câmara é imposta através de um modelo aerodinâmico baseado na equação de conservação de energia, considerando a compressibilidade do ar, uma transformação iso-entrópica e uma relação linear entre o caudal de ar e a perda de carga causada pela turbina Wells. O desempenho do dispositivo é analisado para várias configurações geométricas e características de onda incidente através do factor de amplificação, do ângulo de fase e da potência pneumática.
Ano: 2012
Número Páginas:
10p.
Autor(es): Didier, E.; Gil, L.; Teixeira, P.; Davyt D.P.; Ramalhais R.
Keywords: Fluinco; Fluent; Simulação numérica; Coluna de água oscilante; Energia das ondas
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Simulação numérica 3D de um modelo de dispositivo de aproveitamento da energia das ondas (tipo coluna de água oscilante) em grande profundidade
O sistema de coluna de água oscilante (CAO) é considerado um dos tipos de dispositivo de aproveitamento da energia das ondas (DAEO) do oceano tecnicamente mais conhecido, em virtude do grande esforço de investigação nos últimos anos. Já foram construídas diversas instalações junto a costa e a médio prazo prevê-se a instalação de parques de DAEO-CAO ao largo. No presente trabalho são aplicados dois códigos de cálculo que resolvem as equações de Navier-Stokes em valor médio (RANS) para simular os fenómenos resultantes da interacção das ondas com um DAEO-CAO. Um dos códigos, FLUINCO, é baseado na técnica dos elementos finitos e o outro, FLUENT, na técnica dos volumes finitos. O objectivo do trabalho consiste na aplicação destes códigos, já validados para resultados laboratoriais para um modelo de DAEO-CAO com e sem os efeitos dissipativos de um equipamento de extracção de energia, numa situação de águas profundas.
Ano: 2012
Número Páginas:
10p.
Autor(es): Didier, E.; Conde, J. M.; Teixeira, P.
Keywords: Fluinco; Fluent; Simulação numérica; Coluna de água oscilante; Energia das ondas
Info
Simulação numérica do comportamento de navios amarrados em bacias abrigadas
Nesta comunicação descreve-se uma ferramenta numérica SWAMS destinada á caracterização da resposta dumnavio amarrado no interior dum porto sujeito à acção da agitação marítima. O SWAMS é baseado em modelosnuméricos: DREAMS, BOUSS-WMH e MOORNAV.Os dois primeiros modelos simulam a propagação de ondas lineares e não lineares em zonas abrigadas deprofundidade variável, tendo em conta os fenómenos da refracção, difracção, reflexão parcial, dissipação deenergia devida ao atrito de fundo e rebentação das ondas. Enquanto o modelo DREAMS é um modelo linearbaseado na equação de declive suave enquanto o modelo não linear BOUSS-WMH é baseado nas equações deBoussinesq deduzidas por Nwogu (1993).O comportamento do navio amarrado é simulado com o pacote numérico MOORNAV que engloba um modelonumérico para resolver, no domínio da frequência, os problemas de radiação e de difração da interacção decorpos flutuantes com ondas e um modelo que converte os resultados daqueles problemas do domínio do tempopara o domínio da frequência e que monta e resolve as equações do movimento do navio amarrado, BAS(Mynett et al. 1985).Apresentam-se as modificações introduzidas no modelo WAMIT (Korsemeyer et al. 1988) para calcular asforças de difracção com base nas relações apresentadas em Haskind (1957). Tais relações, porque utilizam opotencial de velocidades obtido com o modelo DREAMS ou com o modelo BOUSS-WMH, permitem levar emconta a refracção, difracção ou reflexão que podem ocorrer na propagação das ondas para o interior de umabacia abrigada. Para além da descrição dos modelos numéricos na ferramenta SWAMS, apresenta-se a formacomo os resultados são transferidos entre eles bem como aplicações da mesma para ilustrar as suascapacidades.
Ano: 2012
Número Páginas:
11p.
Autor(es): Pinheiro, L.; Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.
Keywords: Swams; Portos; Modelos numéricos; Agitação marítima; Navio amarrado
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Simulação numérica do escoamento sobre um cilindro com oscilação transversal a baixos números de Reynolds
Neste artigo, é apresentada uma análise da interação entre escoamentos a baixos números de Reynolds (95 a140) e um cilindro circular sob apoio elástico (mola e amortecedor). A simulação é realizada através de ummodelo que usa o método de Taylor-Galerkin de dois passos semi-implícito para discretizar as equações deNavier-Stokes e a formulação arbitrária lagrangeana-euleriana para acompanhar os movimentos do cilindro. Omovimento de corpo rígido é calculado pelo uso do Método de Newmark. São estudados o processo de geraçãode vórtices, as forças de arrasto e de sustentação, o deslocamento do cilindro e as frequências de vibração.
Ano: 2012
Número Páginas:
10p.
Autor(es): Teixeira, P.; Gonçalves, R.; Didier, E.
Keywords: Interação fluido-estrutura; Cilindro circular oscilante; Método dos elementos finitos
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Sistema Hidralerta: avaliação do risco de inundação na praia de São João da Caparica, Portugal
N/A
Ano: 2012
Número Páginas:
1p.
Autor(es): Raposeiro, P.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Ferreira, J.; Capitão, R.; Santos, J. A.; Pinheiro, L.; Silva, C. J. R.; Rodrigues, A.; Sabino, A.; Azevedo, E. B.; Simões, A.
Keywords: Costa da caparica; Modelos numéricos; Sistema de informação geográfica; Gestão e planeamento costeiro; Vulnerabilidade e risco
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A Fotogrametria Aplicada à Verificação da Evolução da Erosão em Taludes de Quebra-mares em Ensaios em Modelo Reduzido
O dimensionamento prévio do manto resistente de um quebra-mar carece deconfirmação da sua eficácia através de ensaios em modelo físico reduzido, onde é feita aanálise do comportamento hidráulico e/ou estrutural dos seus elementos constituintes.Para avaliar o nível de dano ocorrido ao longo dos ensaios em modelo reduzido,recorre-se por vezes ao levantamento de perfis transversais do perfil ensaiado.O perfilador mecânico tem sido até agora o método tradicionalmente utilizado. Noentanto, a sua utilização nem sempre é fácil, dependendo da granulometria e tipo de blocos(naturais ou artificiais) do manto resistente.Recentemente tem vindo a testar-se no LNEC, a utilização de um método delevantamento da envolvente de taludes de quebra-mares, baseado em estereofotogrametria -técnica de extrair de fotografias, a forma, as dimensões e a posição dos objectos nelascontidos.Este método faz uso de um software (Ferreira, 2006) que permite corrigir a refracçãoda luz na interface ar água, permitindo realizar os levantamentos sem que seja necessárioesvaziar o canal).Apesar desta técnica ter sido já testada de um modo intensivo em ensaios de quebramares cujo manto era constituído por enrocamento (Lemos, 2010), tendo sido obtidosresultados positivos, pretende-se agora dar continuidade a estes testes, avaliando a fiabilidadedesta técnica em modelos de quebra-mares, cujo manto protector incorpore elementosartificiais como cubos ou tetrápodos.
Ano: 2011
Número Páginas:
15p.
Autor(es): Lemos, R.; Santos, J. A.
Keywords: Ensaios em modelo reduzido; Quebra-mares de talude; Fotogrametria; Evolução da erosão
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A variabilidade das extrapolações do regime de extremos com a natureza das amostras - O caso de estudo do porto de Vila do Conde
Os valores, quer em número quer em qualidade, que constituem uma amostra de extremos sãodeterminantes para o correcto estabelecimento do regime de extremos de agitação marítima.Um número muito limitado de valores ou a consideração de valores incorrectos na amostra,resultado, por exemplo, da existência de falhas de medição dos equipamentos de aquisição,determinam estimativas de extrapolações incorrectas, com consequências directas sobre odimensionamento das estruturas marítimas.Nesta comunicação efectua-se uma análise de sensibilidade à natureza das amostras deextremos, nomeadamente ao seu tamanho, e à possibilidade de, nessa amostra, haver valoresque se afastam significativamente da média dos valores máximos observados.Para esta análise, escolheu-se como caso de estudo o porto de Vila do Conde, onde seprocedeu recentemente à determinação do regime de extremos, considerando um conjunto decerca de 14 anos de dados provenientes da bóia de Leixões, os quais foram transferidos para olargo, e do largo para um ponto junto ao porto. Assim, com base nestes valores transferidos, édefinida uma amostra de valores extremos e estabelecido o regime de extremos nesse ponto. Aseguir, fazendo variar os critérios de selecção de amostras, obtêm-se amostras alternativas,com as quais são avaliadas as implicações nas estimativas do regime de extremos.
Ano: 2011
Número Páginas:
16p.
Autor(es): Capitão, R.; Fortes, C. J. E. M.
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Capítulos de Livros
Info
Multi-functional artificial reefs for coastal protection
N/A
Ano: 2009
Número Páginas:
153-210 pp.
Autor(es): Voorde, M.; Antunes do Carmo, J.; Neves, M. G.
Editor: Ch. A. Hudspeth, T. E. Reeve
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Teses de Doutoramento
Info
Trapped-mode propagation along irregular coasts
N/A
Ano: 1999
Número Páginas:
159 p.
Autor(es): Santos, J. A.
Editor: ******
Info
Probabilistic Assessment of the Safety of Coastal Structures
N/A
Ano: 1998
Número Páginas:
594 p.
Autor(es): Reis, M. T.
Editor: ******
Info
Unsteady Nearshore Currents on Longshore Varying Topographies
N/A
Ano: 1998
Número Páginas:
346 p.
Autor(es): Sancho, F. E.
Editor: ******
Info
Simulação da agitação irregular. Técnicas matemáticas
N/A
Ano: 1973
Autor(es): Carvalho, M. M.
Editor: ******
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Relatórios
Info
D1.1: Analysis of past extreme events, lessons learned ans SoA models V1
C2IMPRESS is a multi-disciplinary project which aims to enhance understanding and public awareness on multi-hazard risk, based on innovative models, methods, frameworks, tools and technologies to develop decision-making platforms with a fine-grained spatio-temporal data to better assess impacts, vulnerability and resilience on natural hazards. This Report is the Deliverable 1.1 and belongs to Work Package 1, which is mainly addressed to identify the past climate and physical processes that underlie natural disaster events and their consequences
Ano: 2023
Autor(es): Moragues, A.; Estrany, J.; Alves, E.; Zózimo, A. C.; Leitão, T. E.; Ruiz, M.; Oliveira, M. M.; Sfetsos, A.; Fernandes, T. F.
Info
Demonstration and technical tours plan
A major objective of TRA LISBON 2022 Conference is to boost research and innovation capacity for the transport sector, throughout a full innovation cycle, from idea to market. Having this in view, the project
Ano: 2022
Autor(es): Batista, F. A.; Marecos, V.; Antunes, M. L.; Macedo, A. L.; Freire, A. C.; Capitão, R.; Arsénio, E.; Maia, L.
Info
Demonstration submission and selection guidelines
The demonstration area will be one of the main focus points of TRA LISBON 2022, presenting multifunctional spaces and being prepared to receive a large number of different types of on-site demonstrations (indoor and outdoor). On-line demonstrations will also be an option, allowing for the widest possible coverage of access for all the participants.The dedicated areas will allow for interactive demonstrations of technological innovations to be carried out by and for industry partners, researchers, and other stakeholders. Demonstrations are an excellent opportunity to introduce conference attendees in an engaging way, as well as to promote new contacts and promising business.
Ano: 2022
Autor(es): Freire, A. C.; Arsénio, E.; Macedo, A. L.; Antunes, M. L.; Capitão, R.; Belinha, M.
Info
Technical tours organization criteria and procedures report
According to the CSA project plan, WP5.2 task objective is to organize technical tours that feature attractive and interactive showcases aiming at engaging participants into novel technologies for all transport modes and enabling stakeholders and their companies to disseminate and even sell their products and applications to all interested parties.
Ano: 2022
Autor(es): Capitão, R.; Macedo, A. L.; Arsénio, E.; Antunes, M. L.; Freire, A. C.
Editor: TRA LISBON 2022
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Data Repository Rules. Deliverable 10.4
This report is part of HYDRALAB+ Work Package 10, which seeks to strengthen the coherence of experimental hydraulic and hydrodynamic research undertaken by the HYDRALAB+ partner organisations. It outlines the work carried out by Samui Design & Management Ltd, supported by HR Wallingford, in relation to the development of a data repository structure that can be adopted by participants of the HYDRALAB+ project.
Ano: 2018
Autor(es): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Capitão, R.; Lemos, R.; Reis, M. T. L. G. V.
Keywords: Data from physical modeling; Zenodo; Data repository structure
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Data Storage Report. RECIPE Task 8.2: Overtopping events in breakwaters under climate change scenarios
Reliable prediction of wave run-up/overtopping and structure damage is a key task in the design and safety assessment of coastal and harbor structures. Run-up/overtopping and damage must be below acceptable limits, both in extreme and in normal operating conditions, to guarantee the stability of the structure and the safety of people and assets on and behind the structure. The mean-sea-level rise caused by climate change and its effects on wave climate may increase the number and intensity of run-up/overtopping events and make the existing coastal/harbor structures more vulnerable to damage.Accurate estimates, through physical modelling, of the statistics of overtopping waves for a set of climate change conditions, are needed. The research project HYDRALAB+ (H2020-INFRAIA-2014-2015) gathers an advanced network of environmental hydraulic institutes in Europe, which provides access to a suite of environmental hydraulic facilities. They play a vital role in the development of climate change adaptation strategies, by allowing the direct testing of adaptation measures and by providing data for numerical model calibration and validation. The use of physical (scale) models allows the simulation of extreme events as they are now, and as they are projected to be under different climate change scenarios.The enclosed dataset refers to the experimental work developed at LNEC within HYDRALAB+ and considers 2D damage and overtopping tests for a rock armor slope, with four different approaches to represent storms. Data of free surface elevation, overtopping and damage is presented.
Ano: 2018
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Mendonça, A. C.; Lemos, R.; Neves, M. G.; Reis, M. T. L. G. V.; Capitão, R.
Keywords: Climate change; Overtopping; Data repository
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Facilitating the re-use and exchange of experimental data. Task 10.1 Critical review. D10.2 Critical Review of data flux between laboratory models, numerical models and field case studies
The HYDRALAB+ project is aimed at strengthening the coherence of experimental hydraulic and hydrodynamic research undertaken across its partner organisations. This report is D10.2 of the HYDRALAB+ project, entitled
Ano: 2018
Autor(es): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Capitão, R.; Lemos, R.; Reis, M. T. L. G. V.
Keywords: Field data; Numerical modeling data; Physical modeling data; Data flux
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Facilitating the re-use and exchange of experimental data. Task 10.2 Data Standards and Licenses. D 10.3 Data Standards Report
The HYDRALAB+ project is aimed at strengthening the coherence of experimental hydraulic and hydrodynamic research undertaken across its partner organisations. This report is D10.3 of the HYDRALAB+ project, entitled
Ano: 2018
Autor(es): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Capitão, R.; Lemos, R.; Reis, M. T. L. G. V.
Keywords: Data management options; Experimental data; Data formats
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Protocols for representing variability and unsteadiness in flume facilities. Deliverable Number 8.2
This deliverable is related to task 8.2
Ano: 2018
Autor(es): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Lemos, R.; Capitão, R.; Neves, M. G.; Reis, M. T. L. G. V.
Keywords: Extreme events; Climate change; Variability in flume facilities
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Sistema de previsão, alerta e gestão de riscos causados pela agitação marítima - Relatório inicial Arquitetura e características gerais do sistema para os portos de Madalena do Pico, São Roque do Pi
Neste relatório inicial são apresentadas a arquitetura e as caraterísticas gerais dos protótipos do sistema de previsão, alerta e gestão de riscos causados pela agitação marítima para os portos de Madalena do Pico, São Roque do Pico e Praia da Vitória. Os três protótipos em desenvolvimento têm por base uma arquitetura semelhante, com características distintas, nomeadamente no que respeita à localização dos dados de base, às malhas computacionais utilizadas e às características físicas das fronteiras, tanto no plano horizontal (interface terra-mar), como no vertical (batimetria dos fundos). Caracteriza-se o layout geral dos portos, bem como a sua morfologia e operabilidade.
Ano: 2018
Autor(es): Pinheiro, L.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Poseiro, P.
Keywords: Porto de Praia da Vitória; Porto de São Roque do Pico; Porto de Madalena do Pico; Agitação marítima; Alerta e gestão de riscos; Sistema de previsão
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Outros
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Risk Perception of Coastal Flooding in Praia da Vitória, Azores
The project LIFEGARACHICO (LIFE20 CCA/ES/001641) proposes the creation of an effective flexible adaptation framework for the coastal unicipalities of Macaronesia, making specific local interventions to increase their resilience against extreme coastal events resulting from climate change. Social surveys were applied in Praia da Vitória, Terceira, Azores, to understand the civilians perception of coastal flooding events.
Ano: 2024
Autor(es): Lima, L.; Fortes, C. J. E. M.; Zózimo, A. C.; Pinheiro, L.
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Social Surveys Indicating the Resilience of Urban Coastal Localities in Macaronesia to Coastal Flooding
The project LIFE-GARACHICO (LIFE20 CCA/ES/001641) proposes the creation of an effective flexible adaptation framework for the coastal municipalities of Macaronesia, making specific local interventions to increase their resilience against extreme coastal events resulting from climate change. Social surveys were applied in both localities in order to understand the civilians perception of coastal flooding events
Ano: 2024
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Lima, L.; Zózimo, A. C.; Pinheiro, L.; Modino, R.; Barroso, J. G.; Cruz, C. G.; Comes, L.
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Avaliação da Estabilidade do Quebra-Mar Destacado do Porto Inglês (Ilha do Maio
Realização de ensaios em modelo físico reduzido 3D para a avaliação da estabilidade do quebra-mar destacado do Porto Inlgês, Maio, Cabo-Verde
Ano: 2023
Autor(es): Soares, R. E.; Fortes, C. J. E. M.; Lemos, R.; Costa, C.E.B.C.; Silva, L. G.; Pinheiro, L.; Neves, M. G.
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Physical modelling of wave-induced plant drag coefficient
N/A
Ano: 2019
Autor(es): Reis, R.; Suzuki , T.; LUBBERS, B.; Fortes, C. J. E. M.; Pires Silva, A.
Keywords: Flume experiments; Wave propagation; Plant flexibility; Vegetation
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Evaluation of wave overtopping consequences for risk assessment using ANP methodology
Adverse sea conditions can cause emergency situations associated to wave overtopping, which endanger the safety of people and goods, with negative impacts for society, the economy and the environment. Therefore, a methodology to assess the overtopping risk in port and coastal areas is essential for a proper planning and management of these areas.The Portuguese National Laboratory for Civil Engineering (LNEC) has been developing the HIDRALERTA system, an integrated decision-support tool for port and coastal management, which focus in preventing and supporting the management of emergency situations and the long-term planning of interventions in the study areas. It enables the user to calculate the risk for various port and coastal activities, starting with the characterization of sea-waves, wind field and tide levels at the study regions.HIDRALERTA was already tested at different places in Portugal: Costa da Caparica beach, in Almada, and port of Praia da Vitória, in the Azores. However, in both cases, the evaluation of wave overtopping / flooding consequences was carried out using a quite simple approach. In fact, such consequences were assessed only at a global and qualitative level, based on information provided by the responsible authorities.This paper aims at testing a quantitative methodology to evaluate overtopping consequences: the Analytic Network Process (ANP). This methodology was proposed to solve complex decision-making problems and its objective is to calculate the priorities among decision elements which will define their final weights on the consequences. The ANP approach can produce interdependencies between criteria and compute the respective weight of each criterion. Such a network model with dependence and feedback improves the priorities derived from judgements and makes prediction more accurate. So, the ANP allows comparison among clusters of elements. Furthermore, in this methodology we take into account the impacts of alternatives on the importance of criteria, by normalizing the comparison matrix. Thus, the given alternatives can influence the ranking of criteria.Application of the ANP methodology to the case study of Praia da Vitória port is presented and a consequences level map is obtained.
Ano: 2016
Autor(es): Lourenço, I.; Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T. L. G. V.; Poseiro, P.; Craveiro, J.
Keywords: Praia da Vitória port; Analytic Network Process (ANP); Risk; Wave overtopping
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Sistema de alerta para a navegação em portos
Apresenta-se um novo sistema de alerta para navios amarrados em portos que se encontra em desenvolvimento no Laboratório Nacional de Engenharia Civil. O sistema SWAMS_ALERTA é um sistema de previsão e alerta baseado na avaliação do risco associado ao comportamento de navios amarrados em zonas portuárias.Os riscos associados a navios amarrados decorrem de movimentos excessivos, quer no plano horizontal, quer no plano vertical. Estes movimentos podem condicionar as atividades portuárias, nomeadamente cargas e descargas, mas em casos extremos podem levar à ocorrência de situações de emergência, tais como rotura de cabos, rotura de cabeços de amarração ou até colisões com o cais. As consequências deste tipo de situações envolvem sempre grandes prejuízos materiais e por vezes humanos.O sistema SWAMS_ALERTA utiliza as medições e previsões de agitação marítima para a determinação dos seus efeitos em termos de movimentos nos seis graus de liberdade e forças nas amarras e defensas quando o navio se encontra estacionado no cais. Para tal, o sistema recorre a uma série de modelos numéricos, interligados entre si. A comparação destes valores com valores máximos admissíveis pré-estabelecidos permite a avaliação, em tempo real, de situações de emergência e a emissão de alertas dirigidos às entidades portuárias.O sistema é constituído por 4 módulos:I
Ano: 2016
Autor(es): Pinheiro, L.; Lopes, P.; Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.
Keywords: Navios amarrados; Riscos; Sistema de previsão e alerta
CONSTRUÇÃO DA EXPANSÃO DO PORTO DE SAL-REI 1ª FASE (ILHA DA BOAVISTA CABO VERDE) Ensaios bidimensionais em modelo reduzido Parecer Técnico
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Definição da Geometria para um Recife Artificial Multifuncional em Leirosa (Poster)
N/A
Ano: 2010
Número Páginas:
1.
Autor(es): Neves, M. G.; Antunes do Carmo, J.
Editor: Gestão Costeira: Vulnerabilidades e Riscos na Região Centro
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Probabilistic Assessment of Hazards from Overtopping of Seawalls in Urban Environments: Annual Report of pOST-dOCTORAL rESEARCH
N/A
Ano: 2005
Autor(es): Reis, M. T. L. G. V.
Editor: ******
Info
Guidelines and Recommendations for River Information Services - PIANC
N/A
Ano: 2004
Autor(es): J.A Covas
Editor: ******
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