Artigos de Revista
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Caractrização e propagação da agitação marítima na praia de Porto Santo, Madeira
N/A
Ano: 2004
Número Páginas:
17 p.
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Capitão, R.; Neves, M. G.; Coli, A. B.
Editor: Artigo publicado da revista de Recursos Hídricos (APRH)
Volume:
vol. 25 nº 2, pp 25-42.
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Emissários Submarinos em Portugal
N/A
Ano: 2004
Número Páginas:
11 p.
Autor(es): Reis, M. T. L. G. V.; Neves, M. G.; Silva, L. G.
Editor: Artigo publicado na Revista da Associação de Recursos Hídricos
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Implementation of direct and iterative methods for a class of Helmholtz wave problems
N/A
Ano: 2004
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Fernandes, J. L. M.; Santos, M. A. V.
Editor: Computers&Structures - Special Issue, Eds. Carlos Mota Soares
Info
Influência do espectro direccional incidente na propagação da agitação irregular com o modelo DREAMS_S. Caso da barra do Ancão
N/A
Ano: 2004
Número Páginas:
13 p.
Autor(es): Zózimo, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.
Editor: Artigo publicado na Revista da Associção de Recursos Hídricos
Info
An Element-By-Element Mild-Slope Model For Wave Propagation Studies
N/A
Ano: 2003
Autor(es): Fernandes, J. L. M.; Santos, M. A. V.; Fortes, C. J. E. M.
Editor: Journal of Coastal Research, SI 39 (Proceedings of the 8th International Coastal Symposium). Itajaí, SC Brazil, ISSN 0749-0208
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Comparative analysis of numerical wave models for wave propagation over varying sloping bottoms
N/A
Ano: 2003
Autor(es): Gil, L.; Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.; Didier, E.; Clemént, A.
Editor: ISOPE 2004. 23-28. Toulon, France, Maio de 2004
Info
Comparative analysis of wave regimes obtained with TRANSFER and MAR3G methodologies
N/A
Ano: 2003
Autor(es): Capitão, R.; Fortes, C. J. E. M.; Carvalho, F.
Editor: ISOPE 2004. 23-28. Toulon, France, Maio de 2004
Info
Implementation of direct and iterative methods for a class of helmholtz wave problems
N/A
Ano: 2003
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Fernandes, J. L. M.; Santos, M. A. V.
Editor: Computers&Structures
Info
Irregular wave propagation model application to an open coastal area
N/A
Ano: 2003
Número Páginas:
6 p.
Autor(es): Zózimo, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Fernandes, J. L. M.; Ferreira, Ó.
Editor: Journal of Coastal Research, SI 39 (Proceedings of the 8th International Coastal Symposium). Itajaí, SC Brazil, ISSN 0749-0208
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Modelo de propagação e deformação da agitação marítima para estudos de agitação e ressonância
N/A
Ano: 2003
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Santos, M. A. V.; Fernandes, J. L. M.; Covas, J. A.
Editor: VETOR
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Comunicações
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Estudo da avaliação probabilística de riscos no projecto de emissários submarinos e de tomadas de água
mização ao projecto de emissários submarinos e de tomadas de água constitui uma abordagem depesquisa inovadora, quer em Portugal, quer no estrangeiro. De facto, não se conhece nenhum projectode investigação sobre este tema nem projecto de obras que utilize esta abordagem de formasistemática.Assim, neste artigo descreve-se o trabalho que se pretende efectuar com vista a desenvolveruma metodologia de gestão de riscos associados ao projecto de emissários submarinos e tomadas deágua, baseada em métodos probabilísticos e de optimização. Além da revisão de literatura, estainvestigação inclui desenvolvimento teórico, modelação física e numérica e utilização de casos deestudo reais para testar e ilustrar a aplicação da metodologia e ferramentas desenvolvidas. Ainvestigação irá basear-se no conhecimento existente sobre a aplicação destes métodos a outro tipo deestruturas marítimas, tais como quebra-mares e protecções marginais, que embora tenhamespecificidades próprias diferentes das estruturas em estudo, constituem um sólido ponto de partida.
Ano: 2010
Número Páginas:
12.
Autor(es): Reis, M. T.; Neves, M. G.; Figueira, P.; Pacheco, A.; Correia, A.
Keywords: Métodos probabilísticos e de optimização; Gestão de riscos; Tomadas de água; Emissários submarinos
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Estudo de ressonância na bacia de adução de Sines
Em Portugal, diversos portos têm apresentado problemas em resultado da acção das ondas de longoperíodo, que são frequentemente responsáveis por fenómenos de ressonância dentro dos portos, comaumento da agitação marítima e consequentes perturbações na actividade portuária (interrupções dasactividades de carga e descarga, quebra das amarrações, etc.).A bacia de adução da central termoeléctrica de Sines é uma das que tem registado a ocorrência destetipo de fenómenos, verificando-se valores excessivos de alturas de onda no seu interior sem que seregiste agitação significativa no exterior da mesma. Este tipo de agitação acarreta problemas deoperacionalidade relacionados com a interrupção da manutenção das redes que se encontram nointerior da bacia para prevenir o fluxo de algas marinhas aos grupos da central.Para estudar a resposta desta bacia à acção das ondas, procedeu-se à determinação dos períodos deoscilação própria da bacia, utilizando o modelo linear de declive suave DREAMS. Os resultados domodelo são comparados com dados de superfície livre medidos por um sensor de nível do tipohidrostático, localizado num ponto no interior da bacia de adução, em diferentes períodos deocorrência deste fenómeno nos últimos anos.Observa-se que os períodos ressonantes medidos
Ano: 2010
Número Páginas:
14.
Autor(es): Neves, M. G.; Fortes, C. J. E. M.; Pinheiro, L.; Matos, L.
Keywords: Ressonância; Sines; Dados de campo; Modelação numérica; Bacia portuária
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Implementação de um critério RTFN no modelo Coulwave para a simulação da rebentação
Nesta comunicação, descreve-se a implementação no modelo de Boussinesq COULWAVE de um novo modelo de rebentação baseado no conceito RTFN. É efectuada a validação do modelo no caso de propagação de ondas sobre uma rampa de inclinação 1:34.26, para o qual existem resultados experimentais. Este trabalho constitui uma das tarefas do projecto BRISA (Interacção entre a rebentação das ondas e o transporte de areias) que prevê o desenvolvimento de modelos de rebentação mais adequados à descrição da hidrodinâmica da rebentação.
Ano: 2010
Número Páginas:
177-180pp.
Autor(es): Moura, T.; Fortes, C. J. E. M.; Okamoto, T.
Keywords: Coulwave; Campanhas de campo; Modelação numérica; Rebentação
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Implementação do atrito de fundo e rebentação do modelo BOUSS3W
Esta comunicação descreve a implementação da dissipação de energia por atrito de fundo e por rebentação da onda no modelo de elementos finitos BOUSS3W. Este modelo permite simular a propagação de ondas não lineares e dispersivas e tem em conta os principais fenómenos presentes em zonas costeiras. O modelo foi validado com casos de teste simples e num caso real de propagação de ondas na Praia de Faro, para os quais existem resultados experimentais e/ou numéricos. Este trabalho constitui uma das tarefas do projecto BRISA (Interacção entre a rebentação das ondas e o transporte de areias) que prevê o aperfeiçoamento e validação de modelos de propagação de ondas que incluam fenómenos de dissipação de energia na zona de rebentação.
Ano: 2010
Número Páginas:
307-310pp.
Autor(es): Pinheiro, L.; Rodriguez, V.; Fortes, C. J. E. M.
Keywords: Rebentação; Atrito de fundo; Boussinesq; Elementos finitos; Dissipação de energia; Propagação de ondas
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Measuring Armour Layer Erosion in Scale Model Tests
In Portugal, rubble-mound breakwaters are a very common harbour protection structure. Since this is a sort of structure where repair ormaintenance works may have to be carried out during its lifetime, there has been some effort in the definition of suitable procedures toforecast the need for such works. One of these procedures involves the time evolution of the armour layer erosion and the definition of adimensionless quantity called the damage of the structure. Melby (1999) presented a formula for predicting the damage evolution ofrubble mound breakwaters, based on the incident wave characteristics. This paper presents the results of a study that aimed at assessingthe applicability of those formulae for wave conditions different from the ones of the tests of Melby (1999), but using the same kind oflong-term scale model tests. In such tests sequences of stationary sea states hit the armour layer and the eroded volume is measured atthe end of every two sea states. This measurement of the eroded volume was carried out using a technique based upon the reconstructionof stereo pairs, in which, refraction due to the air-water interface, is corrected. This was the first time this survey technique was usedintensively in such long-term scale models and it aimed at assessing the technique performance in scale model tests where intensiveprofile surveying is necessary
Ano: 2010
Número Páginas:
10p.
Autor(es): Lemos, R.; Santos, J. A.
Keywords: Stereo reconstruction; Scale model tests; Prediction of armour layer damage progression; Rubble mound breakwaters
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Metodologias de aquisição e análise da agitação
drodinâmica, morfodinâmica e contaminação fecal de ribeiras costeiras intermitentes, através de umestudo interdisciplinar que integra três metodologias distintas, mas complementares: aquisição dedados de campo, investigação laboratorial e modelação numérica. Os seus resultados permitirãoavaliar a importância relativa dos vários forçamentos na morfologia do sistema da ribeira de Aljezur, emestudo na Praia da Amoreira, e respectivo impacto na qualidade da água das ribeiras costeiras. Aribeira de Aljezur situa-se no extremo sul da praia da Amoreira.Para caracterizar a hidrodinâmica do sistema e o seu impacto na evolução de fundos e nastrocas de água na região em estudo, é necessário avaliar a agitação marítima local. Essa avaliaçãopode ser feita recorrendo a medições in-situ, pelo que foram, até à data, realizadas pelo LNEC quatrocampanhas de campo, nas quais em três houve medições da elevação da superfície livre (entre outros)com sensores de pressão, em pontos junto à embocadura da ribeira e na zona de espraiamento dapraia da Amoreira.Nesta comunicação, descrevem-se primeiramente os procedimentos de preparação e deaquisição de dados adoptados nas campanhas, apresentam-se as medições aí efectuadas edescrevem-se os procedimentos de tratamento e análise efectuados aos registos medidos, assinalandoas vantagens e as limitações desses procedimentos.
Ano: 2010
Número Páginas:
15.
Autor(es): Capitão, R.; Fortes, C. J. E. M.; Guerreiro, M.
Keywords: Ribeira de aljezur; Tratamento de dados; Medições in-situ; Agitação marítima
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Metodologias de aquisição e análise da agitação marítima na praia da Amoreira
Está actualmente em curso o projecto MADyCOS, cujo objectivo é melhorar a compreensão dahidrodinâmica, morfodinâmica e contaminação fecal de ribeiras costeiras intermitentes, através de umestudo interdisciplinar que integra três metodologias distintas, mas complementares: aquisição dedados de campo, investigação laboratorial e modelação numérica. Os seus resultados permitirãoavaliar a importância relativa dos vários forçamentos na morfologia do sistema da ribeira de Aljezur, emestudo na Praia da Amoreira, e respectivo impacto na qualidade da água das ribeiras costeiras. Aribeira de Aljezur situa-se no extremo sul da praia da Amoreira.Para caracterizar a hidrodinâmica do sistema e o seu impacto na evolução de fundos e nastrocas de água na região em estudo, é necessário avaliar a agitação marítima local. Essa avaliaçãopode ser feita recorrendo a medições in-situ, pelo que foram, até à data, realizadas pelo LNEC quatrocampanhas de campo, nas quais em três houve medições da elevação da superfície livre (entre outros)com sensores de pressão, em pontos junto à embocadura da ribeira e na zona de espraiamento dapraia da Amoreira.Nesta comunicação, descrevem-se primeiramente os procedimentos de preparação e deaquisição de dados adoptados nas campanhas, apresentam-se as medições aí efectuadas edescrevem-se os procedimentos de tratamento e análise efectuados aos registos medidos, assinalandoas vantagens e as limitações desses procedimentos
Ano: 2010
Número Páginas:
15p.
Autor(es): Capitão, R.; Fortes, C. J. E. M.; Guerreiro, M.
Keywords: Ribeira de aljezur; Tratamento de dados; Medições in-situ; Agitação marítima
Info
Modelação numérica do galgamento de uma estrutura costeira impermeável usando um modelo Lagrangiano
A aplicação dos modelos Lagrangianos e em particular dos modelos baseados no conceito SmoothedParticle Hydrodynamics
Ano: 2010
Autor(es): Didier, E.; Neves, M. G.
Keywords: Galgamento; Rebentação; Estrutura costeira; Smoothed particle hydrodynamics; Modelo lagrangiano
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O Atrito de Fundo no Modelo BOUSS3W. Aplicação à Praia de Faro
O modelo BOUSS3W permite simular a propagação de ondas não lineares e dispersivas em zonasabrigadas de profundidade variável e tem em conta os fenómenos de refracção, difracção,empolamento, dispersão em frequência, dispersão em direcção, geração de harmónicas e reflexão totalou parcial. Este modelo resolve uma extensão das equações de Boussinesq deduzidas por Nwogu(1993) com termos adicionais para modelar a geração das ondas no interior do domínio, a absorção ereflexão das ondas nas fronteiras e para controlar as oscilações numéricas. É válido desde águas deprofundidade intermédia a águas pouco profundas. O modelo usa o método de Galerkin com umamalha não estruturada de elementos finitos para a discretização espacial e foi desenvolvido paraaplicações a uma ou duas dimensões (em planta), permitindo obter resultados da elevação dasuperfície livre e da velocidade horizontal (representativa) em cada ponto do domínio de aplicação.Foi implementado no modelo BOUSS3W a dissipação de energia por atrito de fundo. Este fenómeno éparticularmente importante em zonas de baixa profundidade. A metodologia utilizada consiste emadicionar um termo de tensão tangencial de fundo à equação de conservação da quantidade demovimento, simulando assim a dissipação de energia causada por uma camada limite turbulenta.Nesta comunicação, primeiramente valida-se a nova condição de atrito de fundo num canal deprofundidade constante. De seguida, aplica-se o modelo na zona da praia de Faro. Para este últimocaso, os resultados do modelo BOUSS3W são comparados com resultados de outro modelo numéricoque resolve um sistema de equações de tipo-Boussinesq, o modelo COULWAVE.
Ano: 2010
Número Páginas:
15.
Autor(es): Pinheiro, L.; Fortes, C. J. E. M.; Moura, T.; Teixeira, P.
Keywords: Bouss3w; Zonas costeiras e portuárias; Elementos finitos; Ondas não lineares e dispersivas; Atrito de fundo; Propagação de ondas
Info
O projecto BRISA - Interacção entre a rebentação das ondas e o transporte de areias
Nesta comunicação descreve-se o projecto BRISA (Interacção entre a rebentação das ondas e o transporte de areias) que tem por objectivo contribuir para a compreensão e modelação numérica dos fenómenos de rebentação das ondas e do transporte de sedimentos em zonas costeiras. Para este efeito, o projecto envolve a modelação numérica, a modelação experimental e a recolha de dados de campo quer no que se relaciona com a hidrodinâmica da rebentação das ondas quer no transporte de sedimentos.
Ano: 2010
Número Páginas:
215-218pp.
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Silva, P. A.; Ferreira, Ó.
Keywords: Campanhas de campo; Modelação física e numérica; Transporte de sedimentos; Rebentação
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Capítulos de Livros
Info
Multi-functional artificial reefs for coastal protection
N/A
Ano: 2009
Número Páginas:
153-210 pp.
Autor(es): Voorde, M.; Antunes do Carmo, J.; Neves, M. G.
Editor: Ch. A. Hudspeth, T. E. Reeve
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Teses de Doutoramento
Info
Trapped-mode propagation along irregular coasts
N/A
Ano: 1999
Número Páginas:
159 p.
Autor(es): Santos, J. A.
Editor: ******
Info
Probabilistic Assessment of the Safety of Coastal Structures
N/A
Ano: 1998
Número Páginas:
594 p.
Autor(es): Reis, M. T.
Editor: ******
Info
Unsteady Nearshore Currents on Longshore Varying Topographies
N/A
Ano: 1998
Número Páginas:
346 p.
Autor(es): Sancho, F. E.
Editor: ******
Info
Simulação da agitação irregular. Técnicas matemáticas
N/A
Ano: 1973
Autor(es): Carvalho, M. M.
Editor: ******
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Relatórios
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D1.1: Analysis of past extreme events, lessons learned ans SoA models V1
C2IMPRESS is a multi-disciplinary project which aims to enhance understanding and public awareness on multi-hazard risk, based on innovative models, methods, frameworks, tools and technologies to develop decision-making platforms with a fine-grained spatio-temporal data to better assess impacts, vulnerability and resilience on natural hazards. This Report is the Deliverable 1.1 and belongs to Work Package 1, which is mainly addressed to identify the past climate and physical processes that underlie natural disaster events and their consequences
Ano: 2023
Autor(es): Moragues, A.; Estrany, J.; Alves, E.; Zózimo, A. C.; Leitão, T. E.; Ruiz, M.; Oliveira, M. M.; Sfetsos, A.; Fernandes, T. F.
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Demonstration and technical tours plan
A major objective of TRA LISBON 2022 Conference is to boost research and innovation capacity for the transport sector, throughout a full innovation cycle, from idea to market. Having this in view, the project
Ano: 2022
Autor(es): Batista, F. A.; Marecos, V.; Antunes, M. L.; Macedo, A. L.; Freire, A. C.; Capitão, R.; Arsénio, E.; Maia, L.
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Demonstration submission and selection guidelines
The demonstration area will be one of the main focus points of TRA LISBON 2022, presenting multifunctional spaces and being prepared to receive a large number of different types of on-site demonstrations (indoor and outdoor). On-line demonstrations will also be an option, allowing for the widest possible coverage of access for all the participants.The dedicated areas will allow for interactive demonstrations of technological innovations to be carried out by and for industry partners, researchers, and other stakeholders. Demonstrations are an excellent opportunity to introduce conference attendees in an engaging way, as well as to promote new contacts and promising business.
Ano: 2022
Autor(es): Freire, A. C.; Arsénio, E.; Macedo, A. L.; Antunes, M. L.; Capitão, R.; Belinha, M.
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Technical tours organization criteria and procedures report
According to the CSA project plan, WP5.2 task objective is to organize technical tours that feature attractive and interactive showcases aiming at engaging participants into novel technologies for all transport modes and enabling stakeholders and their companies to disseminate and even sell their products and applications to all interested parties.
Ano: 2022
Autor(es): Capitão, R.; Macedo, A. L.; Arsénio, E.; Antunes, M. L.; Freire, A. C.
Editor: TRA LISBON 2022
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Data Repository Rules. Deliverable 10.4
This report is part of HYDRALAB+ Work Package 10, which seeks to strengthen the coherence of experimental hydraulic and hydrodynamic research undertaken by the HYDRALAB+ partner organisations. It outlines the work carried out by Samui Design & Management Ltd, supported by HR Wallingford, in relation to the development of a data repository structure that can be adopted by participants of the HYDRALAB+ project.
Ano: 2018
Autor(es): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Capitão, R.; Lemos, R.; Reis, M. T. L. G. V.
Keywords: Data from physical modeling; Zenodo; Data repository structure
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Data Storage Report. RECIPE Task 8.2: Overtopping events in breakwaters under climate change scenarios
Reliable prediction of wave run-up/overtopping and structure damage is a key task in the design and safety assessment of coastal and harbor structures. Run-up/overtopping and damage must be below acceptable limits, both in extreme and in normal operating conditions, to guarantee the stability of the structure and the safety of people and assets on and behind the structure. The mean-sea-level rise caused by climate change and its effects on wave climate may increase the number and intensity of run-up/overtopping events and make the existing coastal/harbor structures more vulnerable to damage.Accurate estimates, through physical modelling, of the statistics of overtopping waves for a set of climate change conditions, are needed. The research project HYDRALAB+ (H2020-INFRAIA-2014-2015) gathers an advanced network of environmental hydraulic institutes in Europe, which provides access to a suite of environmental hydraulic facilities. They play a vital role in the development of climate change adaptation strategies, by allowing the direct testing of adaptation measures and by providing data for numerical model calibration and validation. The use of physical (scale) models allows the simulation of extreme events as they are now, and as they are projected to be under different climate change scenarios.The enclosed dataset refers to the experimental work developed at LNEC within HYDRALAB+ and considers 2D damage and overtopping tests for a rock armor slope, with four different approaches to represent storms. Data of free surface elevation, overtopping and damage is presented.
Ano: 2018
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Mendonça, A. C.; Lemos, R.; Neves, M. G.; Reis, M. T. L. G. V.; Capitão, R.
Keywords: Climate change; Overtopping; Data repository
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Facilitating the re-use and exchange of experimental data. Task 10.1 Critical review. D10.2 Critical Review of data flux between laboratory models, numerical models and field case studies
The HYDRALAB+ project is aimed at strengthening the coherence of experimental hydraulic and hydrodynamic research undertaken across its partner organisations. This report is D10.2 of the HYDRALAB+ project, entitled
Ano: 2018
Autor(es): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Capitão, R.; Lemos, R.; Reis, M. T. L. G. V.
Keywords: Field data; Numerical modeling data; Physical modeling data; Data flux
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Facilitating the re-use and exchange of experimental data. Task 10.2 Data Standards and Licenses. D 10.3 Data Standards Report
The HYDRALAB+ project is aimed at strengthening the coherence of experimental hydraulic and hydrodynamic research undertaken across its partner organisations. This report is D10.3 of the HYDRALAB+ project, entitled
Ano: 2018
Autor(es): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Capitão, R.; Lemos, R.; Reis, M. T. L. G. V.
Keywords: Data management options; Experimental data; Data formats
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Protocols for representing variability and unsteadiness in flume facilities. Deliverable Number 8.2
This deliverable is related to task 8.2
Ano: 2018
Autor(es): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Lemos, R.; Capitão, R.; Neves, M. G.; Reis, M. T. L. G. V.
Keywords: Extreme events; Climate change; Variability in flume facilities
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Sistema de previsão, alerta e gestão de riscos causados pela agitação marítima - Relatório inicial Arquitetura e características gerais do sistema para os portos de Madalena do Pico, São Roque do Pi
Neste relatório inicial são apresentadas a arquitetura e as caraterísticas gerais dos protótipos do sistema de previsão, alerta e gestão de riscos causados pela agitação marítima para os portos de Madalena do Pico, São Roque do Pico e Praia da Vitória. Os três protótipos em desenvolvimento têm por base uma arquitetura semelhante, com características distintas, nomeadamente no que respeita à localização dos dados de base, às malhas computacionais utilizadas e às características físicas das fronteiras, tanto no plano horizontal (interface terra-mar), como no vertical (batimetria dos fundos). Caracteriza-se o layout geral dos portos, bem como a sua morfologia e operabilidade.
Ano: 2018
Autor(es): Pinheiro, L.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Poseiro, P.
Keywords: Porto de Praia da Vitória; Porto de São Roque do Pico; Porto de Madalena do Pico; Agitação marítima; Alerta e gestão de riscos; Sistema de previsão
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Outros
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Risk Perception of Coastal Flooding in Praia da Vitória, Azores
The project LIFEGARACHICO (LIFE20 CCA/ES/001641) proposes the creation of an effective flexible adaptation framework for the coastal unicipalities of Macaronesia, making specific local interventions to increase their resilience against extreme coastal events resulting from climate change. Social surveys were applied in Praia da Vitória, Terceira, Azores, to understand the civilians perception of coastal flooding events.
Ano: 2024
Autor(es): Lima, L.; Fortes, C. J. E. M.; Zózimo, A. C.; Pinheiro, L.
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Social Surveys Indicating the Resilience of Urban Coastal Localities in Macaronesia to Coastal Flooding
The project LIFE-GARACHICO (LIFE20 CCA/ES/001641) proposes the creation of an effective flexible adaptation framework for the coastal municipalities of Macaronesia, making specific local interventions to increase their resilience against extreme coastal events resulting from climate change. Social surveys were applied in both localities in order to understand the civilians perception of coastal flooding events
Ano: 2024
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Lima, L.; Zózimo, A. C.; Pinheiro, L.; Modino, R.; Barroso, J. G.; Cruz, C. G.; Comes, L.
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Avaliação da Estabilidade do Quebra-Mar Destacado do Porto Inglês (Ilha do Maio
Realização de ensaios em modelo físico reduzido 3D para a avaliação da estabilidade do quebra-mar destacado do Porto Inlgês, Maio, Cabo-Verde
Ano: 2023
Autor(es): Soares, R. E.; Fortes, C. J. E. M.; Lemos, R.; Costa, C.E.B.C.; Silva, L. G.; Pinheiro, L.; Neves, M. G.
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Physical modelling of wave-induced plant drag coefficient
N/A
Ano: 2019
Autor(es): Reis, R.; Suzuki , T.; LUBBERS, B.; Fortes, C. J. E. M.; Pires Silva, A.
Keywords: Flume experiments; Wave propagation; Plant flexibility; Vegetation
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Evaluation of wave overtopping consequences for risk assessment using ANP methodology
Adverse sea conditions can cause emergency situations associated to wave overtopping, which endanger the safety of people and goods, with negative impacts for society, the economy and the environment. Therefore, a methodology to assess the overtopping risk in port and coastal areas is essential for a proper planning and management of these areas.The Portuguese National Laboratory for Civil Engineering (LNEC) has been developing the HIDRALERTA system, an integrated decision-support tool for port and coastal management, which focus in preventing and supporting the management of emergency situations and the long-term planning of interventions in the study areas. It enables the user to calculate the risk for various port and coastal activities, starting with the characterization of sea-waves, wind field and tide levels at the study regions.HIDRALERTA was already tested at different places in Portugal: Costa da Caparica beach, in Almada, and port of Praia da Vitória, in the Azores. However, in both cases, the evaluation of wave overtopping / flooding consequences was carried out using a quite simple approach. In fact, such consequences were assessed only at a global and qualitative level, based on information provided by the responsible authorities.This paper aims at testing a quantitative methodology to evaluate overtopping consequences: the Analytic Network Process (ANP). This methodology was proposed to solve complex decision-making problems and its objective is to calculate the priorities among decision elements which will define their final weights on the consequences. The ANP approach can produce interdependencies between criteria and compute the respective weight of each criterion. Such a network model with dependence and feedback improves the priorities derived from judgements and makes prediction more accurate. So, the ANP allows comparison among clusters of elements. Furthermore, in this methodology we take into account the impacts of alternatives on the importance of criteria, by normalizing the comparison matrix. Thus, the given alternatives can influence the ranking of criteria.Application of the ANP methodology to the case study of Praia da Vitória port is presented and a consequences level map is obtained.
Ano: 2016
Autor(es): Lourenço, I.; Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T. L. G. V.; Poseiro, P.; Craveiro, J.
Keywords: Praia da Vitória port; Analytic Network Process (ANP); Risk; Wave overtopping
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Sistema de alerta para a navegação em portos
Apresenta-se um novo sistema de alerta para navios amarrados em portos que se encontra em desenvolvimento no Laboratório Nacional de Engenharia Civil. O sistema SWAMS_ALERTA é um sistema de previsão e alerta baseado na avaliação do risco associado ao comportamento de navios amarrados em zonas portuárias.Os riscos associados a navios amarrados decorrem de movimentos excessivos, quer no plano horizontal, quer no plano vertical. Estes movimentos podem condicionar as atividades portuárias, nomeadamente cargas e descargas, mas em casos extremos podem levar à ocorrência de situações de emergência, tais como rotura de cabos, rotura de cabeços de amarração ou até colisões com o cais. As consequências deste tipo de situações envolvem sempre grandes prejuízos materiais e por vezes humanos.O sistema SWAMS_ALERTA utiliza as medições e previsões de agitação marítima para a determinação dos seus efeitos em termos de movimentos nos seis graus de liberdade e forças nas amarras e defensas quando o navio se encontra estacionado no cais. Para tal, o sistema recorre a uma série de modelos numéricos, interligados entre si. A comparação destes valores com valores máximos admissíveis pré-estabelecidos permite a avaliação, em tempo real, de situações de emergência e a emissão de alertas dirigidos às entidades portuárias.O sistema é constituído por 4 módulos:I
Ano: 2016
Autor(es): Pinheiro, L.; Lopes, P.; Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.
Keywords: Navios amarrados; Riscos; Sistema de previsão e alerta
CONSTRUÇÃO DA EXPANSÃO DO PORTO DE SAL-REI 1ª FASE (ILHA DA BOAVISTA CABO VERDE) Ensaios bidimensionais em modelo reduzido Parecer Técnico
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Definição da Geometria para um Recife Artificial Multifuncional em Leirosa (Poster)
N/A
Ano: 2010
Número Páginas:
1.
Autor(es): Neves, M. G.; Antunes do Carmo, J.
Editor: Gestão Costeira: Vulnerabilidades e Riscos na Região Centro
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Probabilistic Assessment of Hazards from Overtopping of Seawalls in Urban Environments: Annual Report of pOST-dOCTORAL rESEARCH
N/A
Ano: 2005
Autor(es): Reis, M. T. L. G. V.
Editor: ******
Info
Guidelines and Recommendations for River Information Services - PIANC
N/A
Ano: 2004
Autor(es): J.A Covas
Editor: ******
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