Artigos de Revista
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Avaliação do espraiamento por analise de vídeos de ensaios em modelo físico
O objetivo deste trabalho é a comparação de duas metodologias utilizadas na avaliação do espraiamento durante os ensaios em modelo físico bidimensional realizados no âmbito do projeto BSafe4sea. As metodologias utilizadas foram a tradicional de medição da altura de espraiamento com uma sonda resistiva e uma metodologia baseada em análise de vídeos, tendo sido avaliado o seu desempenho para uma das condições de teste
Ano: 2022
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Andriolo, U.; Lemos, R.; MANTA, A.
Editor: PIANC
Keywords: Ensaios em modelo físico; BSafe4sea
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Caraterização da agitação marítima e das sobrelevações em torno das obras de expansão e requalificação do Porto Inglês (Ilha do Maio
No âmbito do projeto das
Ano: 2022
Autor(es): Soares, R. E.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Lemos, R.; Costa, C.E.B.C.; Silva, L. G.; Pinheiro, L.
Editor: 7ªs Jornadas de Engenharia Hidrográfica / 2ªs Jornadas Luso-Espanholas de Hidrografia
Keywords: Análise temporal e espetral; Sobrelevação; Porto Inglês; Agitação marítima
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Comparação de técnicas fotogramétricas na reconstituição digital do modelo físico 3D do prolongamento do molhe do Porto de Sines
Neste trabalho são apresentados os resultados da comparação entre três metodologias para obtenção de modelos tridimensionais de superfície, aplicadas à situação específica do modelo físico 3D do prolongamento do molhe leste do porto de Sines.
Ano: 2022
Autor(es): Capitão, R.; Lemos, R.; Fortes, C. J. E. M.
Editor: PIANC
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Damage Evolution Prediction during 2D Scale-Model Tests of a Rubble-Mound Breakwater: A Case Study of Ericeira
Melby presents a formula to predict damage evolution in rubble-mound breakwaters whose armour layer is made of rock, based on the erosion measured in scale-model tests and the characteristics of the incident sea waves in such tests. However, this formula is only valid for armour layers made of rock and for the range of tested sea states. The present work aims to show how the Melby methodology can be used to establish a similar formula for the armour layer damage evolu tion in a rubble-mound breakwater where tetrapods are employed. For that, a long-duration test series is conducted with a 1:50 scale model of the quay section of the Ericeira Harbour breakwater. The eroded volume of the armour layer was measured using a Kinect position sensor. The damage parameter values measured in the experiments are lower than those predicted by the formulation for rock armour layers. New
Ano: 2022
Autor(es): Lemos, R.; Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.
Revista: Modelling
Editor: MDPI
Keywords: rubble-mound breakwater; damage evolution; position sensor
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Desempenho de um dispositivo de aproveitamento da energia das ondas do tipo coluna de água oscilante integrado em três tipos de estruturas de proteção portuária
Os dispositivos de aproveitamento da energia das ondas do tipo Coluna de Água Oscilante (CAO) podem ser inseridos em proteções portuárias, tais como os quebra-mares verticais e de talude e quebra-mares sobre estacas. Assim, a interação entre a onda incidente e a estrutura na qual o dispositivo de aproveitamento da energia das ondas é integrado é significativamente diferente, já que, no caso de um quebra-mar vertical, a estrutura é impermeável e que, no caso de um quebra-mar de talude, a estrutura é porosa. O desempenho do dispositivo de CAO para estas três configurações é analisado para um intervalo de período de onda incidente regular entre 6 e 12 s e uma altura de onda de 1 m. O dispositivo de CAO integrado no quebra-mar vertical apresenta o maior desempenho (potência pneumática máxima de 70 kW), sendo que a potência pneumática é globalmente 3 % maior do que a do CAO inserido no quebra-mar de talude (potência pneumática máxima de 67,4 kW). O desempenho do dispositivo de CAO integrado no quebra-mar sobre estacas é similar ao do dispositivo em quebra-mar vertical para os períodos de onda inferiores a 9 s, mas apresenta uma perda de eficiência significativa para períodos de onda maiores.
Ano: 2022
Autor(es): Didier, E.; Teixeira, P.
Editor: ENMC, XIII ECTM
Keywords: RANS; Modelagem numéric; Quebra-mar vertical; Quebra-mar de talude; Coluna de água oscilante
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Determinação do espraiamento em quebra-mares de talude através da metodologia TimeStack e através de sonda resistiva. Uma análise comparativa
O objetivo deste trabalho é a comparação de duas metodologias utilizadas na avaliação do espraiamento durante os ensaios em modelo físico bidimensional dos quebra mares de proteção dos portos de Peniche e da Ericeira, realizados no âmbito do projeto BSafe4sea. As metodologias utilizadas foram a tradicional medição da altura de espraiamento com uma sonda resistiva e uma metodologia baseada em análise de vídeos, tendo sido avaliado o seu desempenho para diversas condições de teste. Em relação aos resultados obtidos, em termos de Ru2% e Rumax, verificou-se que o andamento e a ordem de grandeza dos valores obtidos com as duas técnicas eram bastante semelhantes, embora os valores obtidos pela análise do vídeo tenham sido, em geral, superiores aos obtidos pela sonda. Constatou-se, assim, que a técnica de imagem de vídeo é uma alternativa viável para medir o espraiamento. Recomenda-se, no entanto, o uso de luz difusa durante os testes, bem como a instalação fixa da câmara, para melhorar a precisão dos resultados obtidos com esta técnica.
Ano: 2022
Autor(es): Lemos, R.; Fontes, R.; Fortes, C. J. E. M.; Andriolo, U.; Rito, J.
Editor: XXV ENMC
Keywords: Quebra-mar; Modelo Físico; TimeStack; Análise de video; Espraiamento
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Energy assessment of potential locations for OWC instalation at the Portuguese coast
This work aims to determine the exploitable wave energy resource at five potential sites close to harbour pro tection facilities at the Portuguese coast, namely at the Azores archipelago, at Madeira Island and at Sines, on the coast of mainland Portugal. For that purpose, a third-generation wave model SWAN is used to transfer the offshore estimates of sea wave conditions to those points over the last 40 years. Sea states and wind fields are provided by the climate reanalysis datasets ERA5
Ano: 2022
Autor(es): Anastas, G.; Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.; Pinheiro, L.
Revista: Renewable Energy
Editor: Elsevier
Volume:
nº 200.
Keywords: OWC; Energy assessment
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Ensaios em Modelo Físico para Análise do Surf na Praia da Vagueira
Para determinadas condições de agitação marítima e nível de maré, são frequentes os eventos de galgamentos costeiros no aglomerado urbano e a ocorrência de problemas de erosão em certas zonas da praia da Vagueira. Para contrariar esta situação, foram efetuados no LNEC (a pedido da Agência Portuguesa do Ambiente, APA) um conjunto amplo de estudos em modelo numérico e físico para caraterizar e analisar a viabilidade de um quebra-mar destacado (QMD) multifuncional em frente à Praia da Vagueira. Os objetivos estabelecidos para esse QMD multifuncional foram que contribuísse para reduzir o risco de galgamentos costeiros no aglomerado urbano da Praia da Vagueira, promover o acréscimo do areal da praia emersa em frente à defesa aderente, reforçando a defesa natural contra a erosão e inundação costeira, e potenciar a criação de ondas de referência para o surf, e consequente reforço da economia associada a esta atividade. Na vertente do surf e dos estudos de modelação física, foram efetuados um conjunto de ensaios em modelo físico 3D para analisar as condições hidrodinâmicas em torno de um quebra-mar destacado (QMD) submerso, Sancho et al. (2021) e Mendonça et al. (2022). Testaram-se condições de agitação regular e irregular, com períodos de 10 s e 12 s, e alturas de onda de 1.5 a 2.0 m, para o nível de maré correspondente ao nível médio, NMM=+2.17 m (ZH). No seguimento daqueles trabalhos que, entretanto, finalizou, foram efetuados ensaios complementares considerando níveis de maré de preia-mar e de baixa mar. No presente trabalho descrevem-se os ensaios de hidrodinâmica realizados para estes 2 níveis de maré e analisa-se a influência de diferentes condições de agitação e níveis de maré nas condições de rebentação da onda e nos parâmetros de surfabilidade (amplificação de onda, comprimento da linha de rebentação e tipo de rebentação).
Ano: 2022
Autor(es): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Duarte, F.; Reis, R.; Costa, C.E.B.C.; Caeiro, C.
Editor: 7as Jornadas de Engenharia Hidrográfica / 2as Jornadas Luso-Espanholas de Hidrografia
Keywords: Ensaios 3D; Vagueira; Surf; Quebra-mar destacado
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Estimativa do dano no manto resistente de quebra-mares de taludes, baseada no volume erodido. O caso do quebra-mar de Ponta Delgada
Na sequência dos estragos causados pelo furacão Lorenzo no molhe principal do porto de Ponta Delgada, foi elaborado um projeto de reparação do mesmo, tendo havido necessidade derealização de ensaios em modelo físico tridimensional com o objetivo de avaliar a estabilidade da solução projetada.
Ano: 2022
Autor(es): Lemos, R.; Fortes, C. J. E. M.; Silva, L. G.; Pinheiro, L.; Luis, L.
Editor: PIANC
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Estimativa do dano no manto resistente de quebra-mares de taludes, baseada no volume erodido. O caso do quebra-mar de Ponta Delgada
Em 2 de outubro de 2019, o furacão Lorenzo atingiu as ilhas do Arquipélago dos Açores, provocando estragos nas infraestruturas portuárias, nomeadamente no molhe principal do porto de Ponta Delgada. No sentido de minorar este problema, foi elaborado um projeto de reparação do molhe (CONSULMAR, 2020), tendo nesse âmbito sido necessária a realização dos ensaios em modelo físico tridimensional com o objetivo de avaliar a estabilidade da solução projetada.Os ensaios foram realizados num tanque de ondas irregulares do LNEC à escala geométrica1:65 e contemplaram 6 séries de ensaios associados a 3 rumos de agitação marítima (WSW, S, SSW) e a dois níveis de maré (baixa-mar e preia-mar) associados a períodos de pico (Tp) entre 12 s e 20 s e alturas de onda significativa (Hs) variando entre 8 m e 15 m, Lemos et al. 2020.
Ano: 2022
Autor(es): Lemos, R.; Fortes, C. J. E. M.; Silva, L. G.; Pinheiro, L.; Luis, L.; Mendonça, F.
Editor: PIANC
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Comunicações
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Ampliação do porto de pesca de Rabo de Peixe, são Miguel, Açores estudos, projetos e ensaios físicos tridimensionais
N/A
Ano: 2011
Número Páginas:
21p.
Autor(es): Luis, L.; Freire, S.; Reis, M. T.; Silva, L. G.; Rodrigues, E.
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Análise comparativa de modelos não lineares de Boussinesq e de Rans na simulação da rebentação de ondas num perfil de praia tipo barra-fossa
O objectivo desta comunicação é a análise comparativa dos modelos do tipoBoussinesq COULWAVE e BOUSS3W e do modelo baseado nas equações de Navier-Stokes FLUENT na simulação da rebentação de ondas num canal. As principaisdiferenças entre os modelos estão associadas às equações base, ao método numérico, àprecisão e ao domínio de aplicabilidade associados e ao custo computacional. O casoseleccionado consiste num estudo experimental da propagação de ondas num canal deondas cujo perfil de fundo é do tipo barra-fossa. Este caso envolve para além darebentação das ondas, diversos fenómenos físicos, nomeadamente, o empolamento, arefração, a difração e a dispersão não-linear. Por isso, constitui um óptimo teste para avalidação e comparação dos modelos aqui apresentados.O teste escolhido correspondeu a uma onda incidente de altura H=0.08m e períodoT=1.5 s. Foram comparados os valores numéricos dos três modelos numéricos eexperimentais correspondentes às séries temporais de elevação da superfície livre e davelocidade das partículas. Depois procedeu-se com base nessas séries à: a) análise notempo para determinação dos valores da altura de onda significativa, HS e velocidademáxima, mínima e média de cada registo; b) análise estatística com base nos valores deHS e das velocidades; c) análise espectral para avaliação do comportamento não-lineardos modelos. São, deste modo, avaliadas as capacidades e limitações de cada modelotestado
Ano: 2011
Número Páginas:
19p.
Autor(es): Teixeira, P.; Didier, E.; Fortes, C. J. E. M.; Pinheiro, L.; Okamoto, T.
Keywords: Modelos de rans; Modelos de boussinesq; Propagação não-linear de ondas
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Análise comparativa entre estimativas do modelo numérico SWAN e medições de agitação marítima efectuadas na praia da Amoreira
N/A
Ano: 2011
Número Páginas:
3p.
Autor(es): Capitão, R.; Fortes, C. J. E. M.
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Análise da evolução das ondas na praia da Cornélia, recorrendo a medições in situ e a modelação numérica
Nesta comunicação faz-se uma análise comparativa entre as medições efectuadas na Praiada Cornélia, na Costa da Caparica, durante os dias 11 a 15 de Maio de 2010, e os resultadosnuméricos da aplicação do modelo não linear COULWAVE para as condições de agitaçãoverificadas. Tem, portanto, como objectivo principal, a avaliação do desempenho do modelo nasimulação da hidrodinâmica da rebentação em condições reais.O modelo numérico COULWAVE (LYNETT e LIU, 2002), baseado nas equações do tipoBoussinesq, deduzidas a partir da integração em profundidade das equações de continuidade emovimento utilizando o conceito de camadas múltiplas (multi-layer), simula a propagação de ondasfortemente não-lineares e dispersivas, em zonas de profundidade variável. As condições de fronteiraforam geradas com base em séries temporais de elevação medidas a uma profundidadeaproximada de 9.4 m (abaixo do nível médio do mar).Os resultados numéricos são comparados com séries de elevação medidas por sensores depressão posicionados próximo da linha de costa. São apresentadas análises no domínio do tempo eestatísticas de conjunto, que têm como objectivo validar as simulações. Esta abordagem permiteavaliar o desempenho do modelo para simular as condições específicas do local, mas tambémpermite, de uma maneira geral, contribuir para uma maior confiança na sua utilização em escalastemporais e espaciais maiores, necessárias numa perspectiva de gestão operacional.
Ano: 2011
Número Páginas:
19p.
Autor(es): Rocha, M.; Moura, T.; Fortes, C. J. E. M.; Capitão, R.; Ferreira, Ó.
Keywords: Coulwave; Modelação numérica; Campanha de campo; Praia da cornélia
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Análise da interacção entre uma onda regular e um quebra-mar misto usando um modelo numérico SPH
De entre os vários tipos de estruturas de protecção costeira, o quebra-mar verticalé mais utilizado em Portugal em costas com fundos com grande declive, como é o caso dacosta da Madeira. Este tipo de estrutura é formado por uma parede vertical, impermeável,onde a onda é reflectida para o largo. Quando comparados com os quebra-mares de taludetradicionais, os quebra-mares verticais permitem uma economia substancial de material comimportantes consequências económicas e ambientais. No entanto, sofrem ruína abrupta e nãocontribuem para o amortecimento da agitação residual dentro da bacia abrigada, sendo oseu paramento interior muito reflector. O quebra-mar misto é, até determinada altura deonda, análogo ao quebra-mar vertical e para alturas superiores, ao provocar a rebentação,funciona em parte como quebra-mar de talude e em parte como quebra-mar vertical,agregando as vantagens (e alguns dos inconvenientes) dos dois tipos de estrutura.A interacção entre uma onda regular e um quebra-mar misto é estudado neste artigo usandoum modelo numérico SPH
Ano: 2011
Número Páginas:
20p.
Autor(es): Didier, E.; Martins, R.; Neves, M. G.
Keywords: Sph - smoothed particle hydrodynamics; Quebra-mar misto; Estruturas costeiras; Força
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Análise de dados a partir medições in situ no litoral setentrional do Rio Grande do Norte - Brasil
O litoral setentrional do Estado do Rio Grande do Norte, situado no nordeste do Brasil, é singular pelapresença de manguezal, ilhas barreiras, esporões e barras arenosas, estando sujeito a intensosprocessos costeiros, sobretudo resultantes dos processos físicos oceanográficos e climáticos,constantemente gerados pela ação das ondas e correntes, assim como, pela ação das maréssemidiurnas. Essa região ainda é incipiente no que se refere ao monitoramento sequencial deparâmetros oceanográficos. Tais informações são imprescindíveis para o conhecimento eentendimento do ambiente costeiro estudado, uma vez que nesta região a ocupação de atividadeseconómicas é fortemente atuante tanto pela extração do sal, como principalmente pela exploração dopetróleo. Sendo assim, essas atividades tornam a região com um alto grau de sensibilidade ambiental.Desta forma, campanhas experimentais de campo com fundeio de bóias oceanográficas e medidoresacústicos por efeito doppler, vem sendo ampliado, ainda que em pequenas dimensões, considerando otamanho do trecho litorâneo, com a finalidade de se estabelecer uma parametrização dos padrões deondas (momentos espectrais, variações, alturas significativas, períodos, direção e progagação), dosperfis de correntes e efeitos da maré atuantes na área. O foco deste trabalho discute e apresentar osresultados de dados obtidos por meio dos perfiladores acústicos de correntes e ondas Aquadopp eAwac, no sentido de contribuir para o estudo da hidrodinâmica e morfodinâmica da região.
Ano: 2011
Número Páginas:
13p.
Autor(es): Matos, M. F.; Fortes, C. J. E. M.; Amaro, V. E.; Scudelari, A. C.; Neves, C. F.
Keywords: Nordeste do brasil; Ondas e correntes; Medições in situ
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Aplicação de um método fotogramétrico na previsão da evolução da erosão em quebra-mares de talude
Os quebra-mares de taludes são estruturas de protecção portuária muitocomuns em Portugal e em cujo projecto se assume a necessidade de obras de manutençãoou reparação ao longo da sua vida útil. Uma das grandezas relevantes para a avaliaçãoda necessidade de realização de obras é o volume erodido do manto protector por acçãoda agitação marítima, o qual pode ser determinado a partir de levantamentosconsecutivos da envolvente dos taludes e com o qual se pode definir o dano da estrutura.Melby (1999) apresentou uma fórmula para previsão da evolução do dano emquebra-mares de taludes baseada nas características da agitação incidente.Neste estudo apresentam-se os resultados do trabalho realizado com o objectivo deavaliar a aplicabilidade daquela fórmula em condições de agitação diferentes dasconsideradas por Melby, tendo para isso sido reproduzidas as experiências descritas poraquele autor. Tratam-se de ensaios de longa duração em modelo físico reduzido em quesequências de estados de agitação estacionários vão atingindo o manto protector e semede a área erodida no final da actuação de cada estado de agitação.A medição da área erodida no final da actuação de cada estado de agitação foi realizadaa partir da reconstrução de pares estereoscópicos de fotografias em que a refracçãoinduzida pela interface ar água é corrigida. Tal permite a obtenção das fotografiasmantendo-se a água no canal. Pretendeu-se com este estudo, avaliar a operacionalidadedesta técnica em ensaios de longa duração, para os quais seja necessário o levantamentoexaustivo de perfis
Ano: 2011
Número Páginas:
17p.
Autor(es): Lemos, R.; Santos, J. A.
Keywords: Fotogrametria; Evolução do dano; Quebra-mar
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Aplicação de uma metodologia para avaliação do risco para a navegação e galgamentos no porto da Praia da Vitória
Descrevem-se as metodologias, desenvolvidas no LNEC, para a avaliação do risco associado ànavegação no interior dos portos e à ocorrência de galgamentos de estruturas portuárias.A determinação da agitação marítima é efectuada, em ambos os riscos, recorrendo a umametodologia de acoplamento de modelos numéricos de propagação de ondas, com base emdados de agitação marítima provenientes de bóias ou de modelos regionais de previsão daagitação. Para a navegação a avaliação do risco é feita com base na altura do movimentovertical de um navio induzido pela agitação incidente ao longo da sua trajectória no porto,enquanto o cálculo dos galgamentos é efectuado recorrendo a uma ferramenta baseada naanálise de redes neuronais.Estas novas metodologias foram aplicadas ao Porto da Praia da Vitória, localizado na costa Esteda Ilha Terceira, Açores. Avaliou-se o risco para a navegação ao longo de duas trajectórias deentrada de um navio no porto e o risco associado ao galgamento da secção do molhe Sul doporto que protege directamente o cais 12.
Ano: 2011
Número Páginas:
24p.
Autor(es): Santos, J. A.; Reis, M. T.; Neves, D. R.; Fortes, C. J. E. M.; Rodrigues, S.; Azevedo, E. B.; Rodrigues, M. C.; Simões, A.; Ramalleira , J.; Raposeiro, P.
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Aplicação do modelo numérico SWAN para o Lago de Ilha Solteira
O sistema em estudo é a barragem do Lago de Ilha Solteira, localizada no interior do estado de São Paulo-Brasil. Este trabalho aborda o comportamento de ondas geradas por ventos em recintos fechados utilizando-se do modelo espectral não-linear numérico SWAN, Booij et al. (1996). O trabalho apresentado neste artigo aborda, ou seja, primeiro e terceiro aspectos, a aquisição de dados de campo e de processamento e modelagem numérica de ondas geradas pelo vento. Para caracterizar a hidrodinâmica do sistema e seu impacto sobre as margens da albufeira da barragem de Ilha Solteira, é necessário avaliar o clima de ondas local. Assim, vários instrumentos foram implantados em locais diferentes para caracterizar as ondas e ventos. Estas medidas, apesar de ser muito útil para descrever características das ondas locais, têm uma duração muito curta para caracterizar o clima de ondas de longo prazo. Além disso, eles também sofrem de uma representação do espaço restrito das condições das ondas. A utilização de modelos numéricos de ondas de vento podem superar este aspecto.
Ano: 2011
Número Páginas:
12P.
Autor(es): Vieira, A. S.; Fortes, C. J. E. M.; Pinheiro, L.; Maciel, G.; Minussi, C.
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Avaliação do desempenho de modelos numéricos na simulação de ondas ao longo de um canal de ondas
Este trabalho analisa o desempenho do modelo do tipo Boussinesq COULWAVE emodelo RANS (Fluent, versão 6.3.26) na simulação das características das ondas (alturas evelocidade da onda) ao longo da sua propagação num canal com um fundo de batimetriavariável, para o qual existem resultados de ensaios experimentais. O modelo COULWAVE éum modelo de diferenças finitas para a propagação de ondas fortemente não-lineares edispersivas, em zonas de profundidade variável. O modelo RANS é um modelo de volumesfinitos que usa um método VOF na determinação da posição da superfície livre. Osresultados numéricos de ambos os modelos são comparados com os resultados experimentais,no que se refere às alturas de onda significativas, velocidades horizontais ao longo do canal(a meio da coluna de água), apresentando os valores mínimos, máximos e médios davelocidade das partículas ao longo do domínio. É, também, apresentada uma comparaçãocom perfis de velocidade para o modelo RANS. Determinaram-se parâmetros estatísticos demodo a quantificar a diferença entre os resultados numéricos e experimentais no caso daaltura de ondas e da velocidade horizontal. Finalmente, foi também realizada uma análiseespectral de modo a caracterizar o desempenho dos modelos e a sua capacidade nasimulação dos efeitos não lineares
Ano: 2011
Número Páginas:
24p.
Autor(es): Endres, L.; Neves, D. R.; Didier, E.; Fortes, C. J. E. M.; Okamoto, T.
Keywords: Fluent; Coulwave; Equações de rans; Equações de boussinesq; Modelação numérica; Rebentação de ondas
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Capítulos de Livros
Info
Multi-functional artificial reefs for coastal protection
N/A
Ano: 2009
Número Páginas:
153-210 pp.
Autor(es): Voorde, M.; Antunes do Carmo, J.; Neves, M. G.
Editor: Ch. A. Hudspeth, T. E. Reeve
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Teses de Doutoramento
Info
Trapped-mode propagation along irregular coasts
N/A
Ano: 1999
Número Páginas:
159 p.
Autor(es): Santos, J. A.
Editor: ******
Info
Probabilistic Assessment of the Safety of Coastal Structures
N/A
Ano: 1998
Número Páginas:
594 p.
Autor(es): Reis, M. T.
Editor: ******
Info
Unsteady Nearshore Currents on Longshore Varying Topographies
N/A
Ano: 1998
Número Páginas:
346 p.
Autor(es): Sancho, F. E.
Editor: ******
Info
Simulação da agitação irregular. Técnicas matemáticas
N/A
Ano: 1973
Autor(es): Carvalho, M. M.
Editor: ******
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Relatórios
Info
D1.1: Analysis of past extreme events, lessons learned ans SoA models V1
C2IMPRESS is a multi-disciplinary project which aims to enhance understanding and public awareness on multi-hazard risk, based on innovative models, methods, frameworks, tools and technologies to develop decision-making platforms with a fine-grained spatio-temporal data to better assess impacts, vulnerability and resilience on natural hazards. This Report is the Deliverable 1.1 and belongs to Work Package 1, which is mainly addressed to identify the past climate and physical processes that underlie natural disaster events and their consequences
Ano: 2023
Autor(es): Moragues, A.; Estrany, J.; Alves, E.; Zózimo, A. C.; Leitão, T. E.; Ruiz, M.; Oliveira, M. M.; Sfetsos, A.; Fernandes, T. F.
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Demonstration and technical tours plan
A major objective of TRA LISBON 2022 Conference is to boost research and innovation capacity for the transport sector, throughout a full innovation cycle, from idea to market. Having this in view, the project
Ano: 2022
Autor(es): Batista, F. A.; Marecos, V.; Antunes, M. L.; Macedo, A. L.; Freire, A. C.; Capitão, R.; Arsénio, E.; Maia, L.
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Demonstration submission and selection guidelines
The demonstration area will be one of the main focus points of TRA LISBON 2022, presenting multifunctional spaces and being prepared to receive a large number of different types of on-site demonstrations (indoor and outdoor). On-line demonstrations will also be an option, allowing for the widest possible coverage of access for all the participants.The dedicated areas will allow for interactive demonstrations of technological innovations to be carried out by and for industry partners, researchers, and other stakeholders. Demonstrations are an excellent opportunity to introduce conference attendees in an engaging way, as well as to promote new contacts and promising business.
Ano: 2022
Autor(es): Freire, A. C.; Arsénio, E.; Macedo, A. L.; Antunes, M. L.; Capitão, R.; Belinha, M.
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Technical tours organization criteria and procedures report
According to the CSA project plan, WP5.2 task objective is to organize technical tours that feature attractive and interactive showcases aiming at engaging participants into novel technologies for all transport modes and enabling stakeholders and their companies to disseminate and even sell their products and applications to all interested parties.
Ano: 2022
Autor(es): Capitão, R.; Macedo, A. L.; Arsénio, E.; Antunes, M. L.; Freire, A. C.
Editor: TRA LISBON 2022
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Data Repository Rules. Deliverable 10.4
This report is part of HYDRALAB+ Work Package 10, which seeks to strengthen the coherence of experimental hydraulic and hydrodynamic research undertaken by the HYDRALAB+ partner organisations. It outlines the work carried out by Samui Design & Management Ltd, supported by HR Wallingford, in relation to the development of a data repository structure that can be adopted by participants of the HYDRALAB+ project.
Ano: 2018
Autor(es): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Capitão, R.; Lemos, R.; Reis, M. T. L. G. V.
Keywords: Data from physical modeling; Zenodo; Data repository structure
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Data Storage Report. RECIPE Task 8.2: Overtopping events in breakwaters under climate change scenarios
Reliable prediction of wave run-up/overtopping and structure damage is a key task in the design and safety assessment of coastal and harbor structures. Run-up/overtopping and damage must be below acceptable limits, both in extreme and in normal operating conditions, to guarantee the stability of the structure and the safety of people and assets on and behind the structure. The mean-sea-level rise caused by climate change and its effects on wave climate may increase the number and intensity of run-up/overtopping events and make the existing coastal/harbor structures more vulnerable to damage.Accurate estimates, through physical modelling, of the statistics of overtopping waves for a set of climate change conditions, are needed. The research project HYDRALAB+ (H2020-INFRAIA-2014-2015) gathers an advanced network of environmental hydraulic institutes in Europe, which provides access to a suite of environmental hydraulic facilities. They play a vital role in the development of climate change adaptation strategies, by allowing the direct testing of adaptation measures and by providing data for numerical model calibration and validation. The use of physical (scale) models allows the simulation of extreme events as they are now, and as they are projected to be under different climate change scenarios.The enclosed dataset refers to the experimental work developed at LNEC within HYDRALAB+ and considers 2D damage and overtopping tests for a rock armor slope, with four different approaches to represent storms. Data of free surface elevation, overtopping and damage is presented.
Ano: 2018
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Mendonça, A. C.; Lemos, R.; Neves, M. G.; Reis, M. T. L. G. V.; Capitão, R.
Keywords: Climate change; Overtopping; Data repository
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Facilitating the re-use and exchange of experimental data. Task 10.1 Critical review. D10.2 Critical Review of data flux between laboratory models, numerical models and field case studies
The HYDRALAB+ project is aimed at strengthening the coherence of experimental hydraulic and hydrodynamic research undertaken across its partner organisations. This report is D10.2 of the HYDRALAB+ project, entitled
Ano: 2018
Autor(es): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Capitão, R.; Lemos, R.; Reis, M. T. L. G. V.
Keywords: Field data; Numerical modeling data; Physical modeling data; Data flux
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Facilitating the re-use and exchange of experimental data. Task 10.2 Data Standards and Licenses. D 10.3 Data Standards Report
The HYDRALAB+ project is aimed at strengthening the coherence of experimental hydraulic and hydrodynamic research undertaken across its partner organisations. This report is D10.3 of the HYDRALAB+ project, entitled
Ano: 2018
Autor(es): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Capitão, R.; Lemos, R.; Reis, M. T. L. G. V.
Keywords: Data management options; Experimental data; Data formats
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Protocols for representing variability and unsteadiness in flume facilities. Deliverable Number 8.2
This deliverable is related to task 8.2
Ano: 2018
Autor(es): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Lemos, R.; Capitão, R.; Neves, M. G.; Reis, M. T. L. G. V.
Keywords: Extreme events; Climate change; Variability in flume facilities
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Sistema de previsão, alerta e gestão de riscos causados pela agitação marítima - Relatório inicial Arquitetura e características gerais do sistema para os portos de Madalena do Pico, São Roque do Pi
Neste relatório inicial são apresentadas a arquitetura e as caraterísticas gerais dos protótipos do sistema de previsão, alerta e gestão de riscos causados pela agitação marítima para os portos de Madalena do Pico, São Roque do Pico e Praia da Vitória. Os três protótipos em desenvolvimento têm por base uma arquitetura semelhante, com características distintas, nomeadamente no que respeita à localização dos dados de base, às malhas computacionais utilizadas e às características físicas das fronteiras, tanto no plano horizontal (interface terra-mar), como no vertical (batimetria dos fundos). Caracteriza-se o layout geral dos portos, bem como a sua morfologia e operabilidade.
Ano: 2018
Autor(es): Pinheiro, L.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Poseiro, P.
Keywords: Porto de Praia da Vitória; Porto de São Roque do Pico; Porto de Madalena do Pico; Agitação marítima; Alerta e gestão de riscos; Sistema de previsão
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Outros
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Risk Perception of Coastal Flooding in Praia da Vitória, Azores
The project LIFEGARACHICO (LIFE20 CCA/ES/001641) proposes the creation of an effective flexible adaptation framework for the coastal unicipalities of Macaronesia, making specific local interventions to increase their resilience against extreme coastal events resulting from climate change. Social surveys were applied in Praia da Vitória, Terceira, Azores, to understand the civilians perception of coastal flooding events.
Ano: 2024
Autor(es): Lima, L.; Fortes, C. J. E. M.; Zózimo, A. C.; Pinheiro, L.
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Social Surveys Indicating the Resilience of Urban Coastal Localities in Macaronesia to Coastal Flooding
The project LIFE-GARACHICO (LIFE20 CCA/ES/001641) proposes the creation of an effective flexible adaptation framework for the coastal municipalities of Macaronesia, making specific local interventions to increase their resilience against extreme coastal events resulting from climate change. Social surveys were applied in both localities in order to understand the civilians perception of coastal flooding events
Ano: 2024
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Lima, L.; Zózimo, A. C.; Pinheiro, L.; Modino, R.; Barroso, J. G.; Cruz, C. G.; Comes, L.
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Avaliação da Estabilidade do Quebra-Mar Destacado do Porto Inglês (Ilha do Maio
Realização de ensaios em modelo físico reduzido 3D para a avaliação da estabilidade do quebra-mar destacado do Porto Inlgês, Maio, Cabo-Verde
Ano: 2023
Autor(es): Soares, R. E.; Fortes, C. J. E. M.; Lemos, R.; Costa, C.E.B.C.; Silva, L. G.; Pinheiro, L.; Neves, M. G.
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Physical modelling of wave-induced plant drag coefficient
N/A
Ano: 2019
Autor(es): Reis, R.; Suzuki , T.; LUBBERS, B.; Fortes, C. J. E. M.; Pires Silva, A.
Keywords: Flume experiments; Wave propagation; Plant flexibility; Vegetation
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Evaluation of wave overtopping consequences for risk assessment using ANP methodology
Adverse sea conditions can cause emergency situations associated to wave overtopping, which endanger the safety of people and goods, with negative impacts for society, the economy and the environment. Therefore, a methodology to assess the overtopping risk in port and coastal areas is essential for a proper planning and management of these areas.The Portuguese National Laboratory for Civil Engineering (LNEC) has been developing the HIDRALERTA system, an integrated decision-support tool for port and coastal management, which focus in preventing and supporting the management of emergency situations and the long-term planning of interventions in the study areas. It enables the user to calculate the risk for various port and coastal activities, starting with the characterization of sea-waves, wind field and tide levels at the study regions.HIDRALERTA was already tested at different places in Portugal: Costa da Caparica beach, in Almada, and port of Praia da Vitória, in the Azores. However, in both cases, the evaluation of wave overtopping / flooding consequences was carried out using a quite simple approach. In fact, such consequences were assessed only at a global and qualitative level, based on information provided by the responsible authorities.This paper aims at testing a quantitative methodology to evaluate overtopping consequences: the Analytic Network Process (ANP). This methodology was proposed to solve complex decision-making problems and its objective is to calculate the priorities among decision elements which will define their final weights on the consequences. The ANP approach can produce interdependencies between criteria and compute the respective weight of each criterion. Such a network model with dependence and feedback improves the priorities derived from judgements and makes prediction more accurate. So, the ANP allows comparison among clusters of elements. Furthermore, in this methodology we take into account the impacts of alternatives on the importance of criteria, by normalizing the comparison matrix. Thus, the given alternatives can influence the ranking of criteria.Application of the ANP methodology to the case study of Praia da Vitória port is presented and a consequences level map is obtained.
Ano: 2016
Autor(es): Lourenço, I.; Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T. L. G. V.; Poseiro, P.; Craveiro, J.
Keywords: Praia da Vitória port; Analytic Network Process (ANP); Risk; Wave overtopping
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Sistema de alerta para a navegação em portos
Apresenta-se um novo sistema de alerta para navios amarrados em portos que se encontra em desenvolvimento no Laboratório Nacional de Engenharia Civil. O sistema SWAMS_ALERTA é um sistema de previsão e alerta baseado na avaliação do risco associado ao comportamento de navios amarrados em zonas portuárias.Os riscos associados a navios amarrados decorrem de movimentos excessivos, quer no plano horizontal, quer no plano vertical. Estes movimentos podem condicionar as atividades portuárias, nomeadamente cargas e descargas, mas em casos extremos podem levar à ocorrência de situações de emergência, tais como rotura de cabos, rotura de cabeços de amarração ou até colisões com o cais. As consequências deste tipo de situações envolvem sempre grandes prejuízos materiais e por vezes humanos.O sistema SWAMS_ALERTA utiliza as medições e previsões de agitação marítima para a determinação dos seus efeitos em termos de movimentos nos seis graus de liberdade e forças nas amarras e defensas quando o navio se encontra estacionado no cais. Para tal, o sistema recorre a uma série de modelos numéricos, interligados entre si. A comparação destes valores com valores máximos admissíveis pré-estabelecidos permite a avaliação, em tempo real, de situações de emergência e a emissão de alertas dirigidos às entidades portuárias.O sistema é constituído por 4 módulos:I
Ano: 2016
Autor(es): Pinheiro, L.; Lopes, P.; Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.
Keywords: Navios amarrados; Riscos; Sistema de previsão e alerta
CONSTRUÇÃO DA EXPANSÃO DO PORTO DE SAL-REI 1ª FASE (ILHA DA BOAVISTA CABO VERDE) Ensaios bidimensionais em modelo reduzido Parecer Técnico
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Definição da Geometria para um Recife Artificial Multifuncional em Leirosa (Poster)
N/A
Ano: 2010
Número Páginas:
1.
Autor(es): Neves, M. G.; Antunes do Carmo, J.
Editor: Gestão Costeira: Vulnerabilidades e Riscos na Região Centro
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Probabilistic Assessment of Hazards from Overtopping of Seawalls in Urban Environments: Annual Report of pOST-dOCTORAL rESEARCH
N/A
Ano: 2005
Autor(es): Reis, M. T. L. G. V.
Editor: ******
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Guidelines and Recommendations for River Information Services - PIANC
N/A
Ano: 2004
Autor(es): J.A Covas
Editor: ******
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