Relatórios
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Dimensão do mobiliário e equipamento da habitação
Apresentam-se os resultados de um estudo sobre as dimensões do mobiliário e equipamento frequentementeutilizado na habitação. As dimensões foram definidas com base na análise de uma amostra de mobiliário eequipamento comercializado em Portugal. A amostra foi constituída com elementos retirados de catálogos disponíveisna Internet e catálogos impressos. Os catálogos foram recolhidos entre Novembro 2005 e Setembro de 2006. Asdimensões obtidas na análise da amostra foram aferidas com as dimensões definidas em bibliografia.Como resultado foram determinadas as dimensões de 257 elementos de mobiliário e equipamento. Incluíram-setambém alguns elementos construtivos (portas, escadas) e veículos (bicicletas, motociclos e automóveis), que seconsideraram importantes para o dimensionamento dos espaços da habitação. O elementos de mobiliário eequipamento foram organizados segundo 11 funções de uso da habitação. Para cada elemento foram indicadas asdimensões do elemento em si (dimensões físicas) e da zona livre existente junto do elemento para permitir a suautilização (dimensões de uso). As dimensões físicas e de uso foram fixadas segundo três níveis de desempenho(mínimo, recomendável e óptimo) que correspondem aos percentis 50, 75 e 87 da amostra. Comparando as dimensõesfísicas obtidas neste estudo com as dimensões determinadas em estudos anteriores do LNEC, verificou-se umaumento das dimensões físicas e de uso em cerca de metade dos elementos de mobiliário e equipamento.Os resultados constituem informação técnica actualizada que se considera útil para adequar a forma e odimensionamento dos espaços das habitações às necessidades dos moradores. Esta informação pode ser utilizada paraanalisar projectos existentes ou no desenvolvimento de novos projectos. A utilidade da informação é tanto maiorquanto menor for a dimensão da habitação.O relatório está dividido nos seguintes capítulos:1) introdução;2) síntese das dimensões antropométricas;3) apresentação das dimensões do mobiliário e equipamento;4) descrição das formas de divulgação adoptadas;5) explicação das possibilidades de aplicação dos resultados;6) considerações finais.Em anexo apresentam-se listas do mobiliário e equipamento estudado, a descrição detalhada de parte da metodologiade investigação e a comparação das dimensões antropométricas definidas na bibliografia utilizada.
Ano: 2011
Número Páginas:
202pp.
Autor(es): Branco Pedro, J.; Vasconcelos, L.; Monteiro, M.; Jerónimo, C.
Editor: LNEC
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Erosão de dunas com os modelos XBeach e Litprof
Este estudo enquadra-se na área da investigação científica da dinâmica litoral e visa melhorar aavaliação e previsão da vulnerabilidade/resiliência de sistemas dunares à acção das ondas em condiçõesde tempestade marítima. O objectivo do estudo foi avaliar o desempenho dos modelos XBeach (comelevado potencial para erosão de praias e dunas) e Litprof do sistema de modelação Litpack (um dosmodelos mais eficazes nesta área, vastamente aplicado a nível mundial em projectos de investigação econsultoria) na erosão de dunas. Testaram-se os modelos para um caso de verificação de erosão deduna realizado em canal de grande escala de laboratório. A avaliação do desempenho dos modelos foifeita com base na análise da evolução morfológica e em indicadores de impacto (volume de erosão,recuo da duna e recuo do topo da duna) e de erro (Brier Skill Score). Apresentam-se e testam-se osparâmetros por defeito (standard set of parameter settings) para ambos os modelos. Da avaliação dedesempenho dos dois modelos com os parâmetros por defeito concluiu-se que o desempenho do modeloXBeach é razoável e do modelo Litprof é fraco. Recomenda-se que numa aplicação de engenharia paraprevisão da erosão de dunas, em que importa não só a precisão como também estar do lado dasegurança, o modelo XBeach com os parâmetros por defeito deve ser usado com precaução, uma vezque o volume de erosão foi subestimado. Apresentam-se, discutem-se e testam-se os parâmetros decalibração para ambos os modelos. Concluiu-se que os parâmetros mais influentes na evoluçãomorfológica foram: beta, break, facua, gammax, hswitch, lws e wetslp, para o modelo XBeach eMaximum Angle of Bed Slope, para o modelo Litprof. Os parâmetros lws e wetslp do modelo XBeachforam aqueles que conferiram ao perfil final uma geometria mais próxima da configuração observada. Osresultados obtidos para o indicador de erro BSS evidenciam que o melhor desempenho foi obtido comalteração do parâmetro lws e que o segundo melhor desempenho foi obtido com a alteração doparâmetro wetslp, sendo a ambos atribuída a classificação de excelente. Uma vez que a alteraçãomorfológica alcançada com a modificação do parâmetro lws permitiu melhorar a previsão das duascaracterísticas fundamentais sob o ponto de vista da engenharia que são o recuo do topo da duna e olimite da extensão da zona activa (onde se observou a formação da barra submersa durante aexperiência), considera-se que este parâmetro é de grande relevância na simulação da evolução daerosão de dunas com o modelo XBeach. No seu melhor desempenho o modelo Litprof calibradoreproduziu correctamente o recuo do topo da duna, simulou a formação de uma barra submersa naposição observada experimentalmente, simulou incorrectamente o volume de erosão (cerca de metadedo observado) e o declive da duna, e consequentemente gerou um avanço da duna ao nível do mar emvez de recuo. Por este motivo recomenda-se precaução na aplicação do modelo Litprof para previsão daerosão de dunas. Verificou-se também que a teoria de onda não foi relevante na evolução do perfil nestecaso de estudo. Da comparação dos modelos morfodinâmicos XBeach e Litprof nas duas fases, i.e., nafase de teste com os parâmetros por defeito e na fase de calibração, concluiu-se que foi o modeloXbeach que apresentou o melhor desempenho neste caso de estudo. A execução deste estudo permitiutestar e ficar a conhecer a elevada capacidade do modelo XBeach e a razoável capacidade do modeloLitprof na previsão da erosão de dunas.
Ano: 2011
Número Páginas:
48pp.
Autor(es): Oliveira, F. S. B. F.
Editor: LNEC
Keywords: Modelação morfodinâmica; Duna; Erosão costeira; Litprof; Xbeach
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Estação meteorológica do LNEC - Edifício principal Terraço da ala nascente compilação de dados Ano 2010
N/A
Ano: 2011
Número Páginas:
57pp.
Autor(es): Cabral-Fonseca, S.
Editor: LNEC
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Estudo da gravidade de acidentes com vítimas ocorridas em intersecções da rede de estradas Portuguesas - Modelos bayesianos multinomiais de mistura
O estudo referente ao presente documento consiste na selecção, ajuste e validação de modelos, sobuma perspectiva Bayesiana, para obtenção de resultados multicategóricos, nomeadamente modelosMultinomiais de mistura que incluem os modelos Multinomiais Dirichlet e modelos Multinomiais comheterogeneidade modelada através de distribuições Normais Multivariadas. Estes modelos foramempregues para a obtenção conjunta, relativamente a cada local de interesse, das proporções dequatro tipos de acidentes envolvendo vítimas.Os dados analisados foram registados em intersecções da Rede Rodoviária Nacional portuguesa noperíodo de cinco anos compreendido entre 2003 e 2007, inclusive. A gravidade dos acidentes foidividida em quatro categorias: acidentes envolvendo somente vítimas mortais, acidentes envolvendounicamente feridos graves, acidentes envolvendo feridos ligeiros e acidentes envolvendo vários tiposde vítimas, de modo a que a soma dos quatro tipos de acidentes ocorridos numa intersecção sejaigual ao número total de acidentes ocorridos nessa intersecção durante o período de tempo registado.Foi considerado para análise um subconjunto das intersecções onde tivessem ocorrido pelo menoscinco acidentes com vítimas no período de cinco anos.Os modelos estatísticos considerados incluíram o modelo Multinomial Dirichlet não hierárquico, osmodelos Multinomiais Dirichlet hierárquicos com dois tipos de incerteza nos parâmetros (e noslogaritmos dos parâmetros) da distribuição de Dirichlet e dois modelos Multinomiais hierárquicos comheterogeneidade ao nível populacional modelada através de distribuições Normais Multivariadas.Todos os modelos foram ajustados usando métodos Bayesianos. Foram assumidas distribuições apriori não informativas para os coeficientes dos modelos. Os resultados das simulações obtidos aposteriori foram úteis para se poderem efectuar inferências preditivas e verificações do ajuste dosmodelos.O critério de informação da desviância (DIC) foi usado como medida de ajuste assim como o númeroefectivo de parâmetros estimados pelo modelo. Foram feitas verificações preditivas a posteriori paraavaliar os ajustes dos vários modelos, assim como análises gráficas de modo a garantir que osalgoritmos de Monte Carlo via cadeias de Markov (MCMC) convergiram. Obtiveram-se as estimativasdas proporções dos quatro tipos de acidentes em cada intersecção e correspondentes desviospadrões, para cada modelo considerado.
Ano: 2011
Número Páginas:
135pp.
Autor(es): Azeredo Lopes, S.; Cardoso, J. L.
Editor: LNEC
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Estudos de dinâmica costeira, mobilidade e protecção das margens na ria de Aveiro e zonas adjacentes: Assessoria técnica. Avaliação dos relatórios apresentados pela SENER. Estudo 1: Estudos de Evoluçã
N/A
Ano: 2011
Número Páginas:
5.
Autor(es): Oliveira, F. S. B. F.; Sancho, F. E.; Clímaco, M.
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Estudos microestruturais de amostras de argamassa, betão e agregados - Projecto PIP LNEC 2009-2012 Materiais com interesse histórico. Durabilidade e caracterização
N/A
Ano: 2011
Número Páginas:
77pp.
Autor(es): Menezes, P.; Santos Silva, A.; Menezes, A. P.
Editor: LNEC
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EVITA - Environmental Indicators for the Total Road Infrastructure Assets - Deliverable D4.1 - Framework for implementation of Environment Key Performance Indicators
The main objective of the project
Ano: 2011
Número Páginas:
19pp.
Autor(es): Antunes, M. L.; Lepert, P.; Jamnik, J.; Kokot, D.; Marecos, V.
Editor: ERA-NET ROAD
Keywords: Road performance; Road stakeholder; Road asset management; Road infrastructure
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Investigação em arquitetura - Um desafio a uma cultura profissional situada entre a arte e a técnica, a ciência e a intervenção social
O presente relatório propõe uma breve reflexão sobre a investigação em Arquitetura,nomeadamente, quando entendida como uma ação prática dotada de um sentido que sedescentra da intenção de produção de um projeto e/ou de um objeto arquitetónico. Reflete-sesobre as implicações epistemológicas e metodológicas envolvidas na operacionalização dessapraxis, e em que medida tal comporta um conjunto de desafios à cultura profissional dosarquitetos e às forças que estruturam o campo social da Arquitetura.Elaborado no âmbito de um estágio de informação experimentado no Núcleo de Ecologia Social doLaboratório Nacional de Engenharia Civil, o presente relatório recupera um trabalho associado àfrequência do curso de Doutoramento em Arquitetura - Dinâmicas e Formas Urbanas daFaculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.
Ano: 2011
Número Páginas:
20pp.
Autor(es): Martins, M.
Editor: LNEC
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Laboratório Central de Apoio Metrológico do Lnec - Evolução, capacidades actuais e potenciais linhas estratégicas de desenvolvimento futuro
A criação do Laboratório Central de Apoio Metrológico (LCAM) do LNEC, em 1993, ocorreu num contexto em que se pretendia desenvolver uma infraestrutura metrológica de apoio a um conjunto de laboratórios com ensaios acreditados. Com a importância crescente da Qualidade, a sua acção desenvolveu-se para outras actividades de I&DI no âmbito da Engenharia Civil onde a medição tem um papel relevante. Para responder às exigências que constituem, na actualidade, a missão do LCAM no seio do LNEC é útil conhecer a sua origem e evolução, as suas capacidades e os desafios emergentes que se afiguram, de modo a perspectivar o seu futuro. O presente relatório apresenta, por isso, os aspectos inerentes a esta evolução, a descrição das suas capacidades actuais e potenciais linhas de desenvolvimento visando a consolidação da sua acção.
Ano: 2011
Número Páginas:
54pp.
Autor(es): Ribeiro, A.
Editor: LNEC
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Legislação da construção: Diplomas de 2010
O actual regime jurídico da urbanização e da construção prevê que, até à codificação das normas técnicas da construção, compete ao Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e ao Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional a promoção da publicação da relação das disposições legais e regulamentares a observar pelos técnicos nos projectos de obras e na respectiva execução. Para o feito, o projecto Sistematização da Legislação da Construção, integrado no Plano de Investigação Programada do LNEC para o quadriénio 2009-2012, tem por objectivo assegurar a compilação das disposições legais e regulamentares, publicadas em cada ano, que disciplinam a realização dos empreendimentos da construção. O presente relatório lista e divulga os diplomas legislativos oficialmente publicados no ano de 2010, apresentando em anexo uma ficha bibliográfica de cada diploma.
Ano: 2011
Número Páginas:
19pp.
Autor(es): Oliveira Braz, A.
Editor: LNEC
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