A atividade do NGA está centrada na monitorização geodésica de barragens e outras obras de engenharia e desenvolvimento de metodologias estatísticas de tratamento das observações e modelação da incerteza. Para além disso o NGA está envolvido na integração de novas tecnologias de posicionamento e monitorização tais como o GNSS, o Laser Scanning, a utilização de veículos aéreos não tripulados para inspeção de obras e aquisição de informação territorial e nas aplicações da Deteção Remota à engenharia e ao planeamento do território. |
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Projetos do plano de investigação (P2I) 2013-2020 do LNEC
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Projetos Relevantes
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ImEngine - Imagens Numéricas: Aplicações à Engenharia
Este projeto tem por objetivo desenvolver, adaptar e otimizar
estratégias de extração de informação a partir de imagens numéricas de
diferentes tipologias e escalas, para diferentes aplicações à engenharia
e arquitetura nomeadamente imagens de satélite da superfície terrestre,
fotografias de apoio à inspeção visual de diferentes tipos de
estruturas, imagens térmicas para apoio ao acompanhamento da evolução de
patologias, fotografias para obtenção de elementos sobre a geometria da
estruturas e para apoio ao estudo da estabilidade e evolução do
comportamento de estruturas, imagens provenientes do microscópio
eletrónico, de plataformas aéreas não tripuladas, etc..
Responsável: Ana Maria Fonseca
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INFRASAR – Interferometria SAR com difusores permanentes (PSInSAR) aplicada à deteção de deslocamentos em geodinâmica e infraestruturas:
O sistema de observação da Terra Copernicus (anteriormente designado
GMES) da União Europeia, disponibiliza ferramentas de monitorização do
planeta Terra, com o objetivo de tornar a Europa independente no que diz
respeito à monitorização do seu território nas suas componentes
terrestre, marítima e atmosférica. Este sistema, constituído por três
subsistemas, espacial, terrestre e in-situ, dispõe de satélites com
sensores na banda das micro-ondas (RADAR), que permitem a monitorização
da subsidência (deslocamentos ao longo do tempo na direção da linha de
vista do satélite) utilizando a tecnologia da Interferometria SAR com
aplicações à Geodinâmica e à monitorização de infraestruturas (pontes,
barragens, túneis, vias de comunicação, etc.). Este estudo pretende
aplicar esta tecnologia à monitorização de obras de engenharia e
instabilidade de encostas, integrando observações in-situ, aplicando
métodos já consolidados e testando novas metodologias desenvolvidas com o
objetivo de aumentar a distribuição espacial e a frequência temporal da
monitorização e minimizar a incerteza.
Responsável: Ana Maria Fonseca
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MEGA - Métodos Estocásticos em Geodesia Aplicada
Trata-se de um estudo genérico de métodos estocásticos convencionais
(frequencistas) e da sua generalização Bayesiana, bem como da sua
aplicação a problemas de planeamento, controlo da qualidade, estimação
de parâmetros e predição, em Geodesia Aplicada, nomeadamente à
observação geodésica de barragens de betão pelos métodos convencionais
(nivelamento geométrico e triangulação) e também por métodos espaciais
(posições relativas medidas com o GNSS).
Responsável: João Casaca
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No Plano de Investigação Programada 2009-2013 desenvolveram-se os seguintes projetos:
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Análise Bayesiana em Geodesia Aplicada
Objetivos: Estudo da Teoria da Inferência Bayesiana e de sua aplicação a problemas de planeamento, controlo da qualidade, estimação de parâmetros e predição, em Geodesia Aplicada, nomeadamente: i) À observação geodésica convencional (nivelamento geométrico e triangulação) de barragens de betão; ii) À análise espectral de séries temporais de posições relativas medidas com o GNSS. Tema Transversal Principal: Observação e Instrumentação
Responsável: João Casaca
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Aperfeiçoamento dos Métodos da Geodesia Aplicada à Observação de Obras de Engenharia
Objetivos : Desenvolver estudos na área dos Métodos da Geodesia
Aplicada, nomeadamente na observação, por GNSS, de movimentos
vibratórios; testes sobre a implementação de sistemas automáticos de
observação geodésica (taqueometria, GNSS, inclinómetros); teste de
equipamento de medição e calibragem de distanciómetros eletromagnéticos.
Tema Transversal Principal: Observação e Instrumentação.
Responsável: Maria João Henriques e José Nuno Lima
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Aplicação da Deteção Remota e do Processamento Digital de Imagens à Administração do Território
Objetivos : Propor metodologias operacionais de exploração das imagens de satélite de alta resolução espacial para produção de informação que constitua um nível independente (mas integrado com a base cartográfica topográfica) de informação cartográfica dos SIG municipais utilizados na administração do território. Produção a partir deste tipo de informação de produtos tais como cartografias temáticas, cartografias de evolução de ocupação do solo, levantamento de zonas de desatualização da cartografia base, etc.
Tema Transversal Principal: Tecnologias da Informação e Sistemas Inteligentes.
Responsável: Ana Maria Fonseca
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Projetos com financiamento externo
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O NGA participou nos seguintes projetos com financiamento externo que co-financiaram os estudos do PIP 2009-2020. |
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SUBSIn - Utilização do InSAR na detecção e caraterização de subsidência e deslizamentos do solo na região de Lisboa
O objectivo deste projecto é utilizar a interferometria de imagem de
radar de abertura sintética (InSAR convencional e PSInSAR) na detecção e
caracterização da deformação do solo em zonas urbanas, em especial na
região de Lisboa. Os resultados da deformação do solo obtidos com InSAR
serão confrontados com os obtidos com o GPS, através da rede de estações
GPS permanentes da região de Lisboa e, eventualmente, completadas com
outras estações GPS não permanentes. Este projecto envolve várias
instituições como o Instituto Superior Técnico – ICIST (instituição
proponente), o Departamento de Barragens de Betão (DBB) e o Departamento
de Hidráulica e Ambiente (DHA) do LNEC, a Certitecna e o Museé
Nationale d’Histoire Naturelle do Luxemburgo.
A intervenção do LNEC – DBB neste projecto será coordenada pelo Eng.º José Nuno Lima.
Responsável: Sandra Heleno (IST)
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GEOSAT – Metodologias para extração de informação geográfica a grande escala a partir de imagens de satélite de alta resolução.
O objetivo do projeto foi desenvolver uma metodologia de extração de
informação geográfica baseada em procedimentos automáticos e
semi-automáticos a partir de imagens de satélite de muito alta resolução
espacial. Com essa metodologia pretende-se: i) extração de informação
geográfica para atualização de cartografia vetorial de grande escala; e
ii) extração de informação geográfica para fins analíticos. A proposta
previa, também, a avaliação da exatidão da informação geográfica
extraída.
Coordenação no LNEC: Eng.ª Ana Maria Fonseca;
Responsável: José António Tenedório (FCSH)
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RIVERSAR – Utilização de imagens SAR para calibração de modelos de inundação no Rio Tejo
O objetivo deste projeto foi a identificação das zonas em risco de cheia
realizada através de modelos hidráulicos de cheia, os quais necessitam
de ser calibrados a fim de estimar valores para parâmetros
desconhecidos. Essa operação é feita com dados de cheias passadas, cuja
extensão pode ser conhecida usando imagens de satélite adquiridas nas
datas em que estas ocorreram. Foi selecionado um conjunto de imagens
SAR, provenientes de diferentes sensores, adquiridas em datas de cheia,
que foram ortorretificadas e normalizadas, tendo, ainda, sido alvo de
pré-processamento com o objetivo de reduzir o ruído inerente a este
género de imagens. Após o pré-processamento, as imagens foram
segmentadas e classificadas, tendo sido desenvolvida uma metodologia com
a finalidade de permitir a delimitação da extensão da cheia.
Coordenação no LNEC: Eng.ª Ana Maria Fonseca;
Responsável: Sandra Heleno (IST)
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GNSS4SHM: Integração de dados GNSS e de acelerómetros na monitorização de grandes estruturas
Este projeto tem como objetivo desenvolver um sistema de medição, com base em GNSS (Sistemas Global de Navegação por Satélite), adequado para monitorizar grandes estruturas de engenharia civil, especialmente pontes e barragens. O objetivo final deste sistema é medir os deslocamentos de alguns pontos selecionados destas estruturas, pontos que devem ser os mais importantes para caracterizar o comportamento geral da estrutura monitorizada. As vantagens de usar um sistema GNSS são: o equipamento é robusto, atua em todas as condições meteorológicas, não requer intervisibilidade entre os pontos monitorizados e os pontos de referência, utiliza um sistema de referência tridimensional externo e fornece um quadro temporal de referência extremamente preciso. Mas o posicionamento GNSS tem o inconveniente de ser afetado por um numeroso conjunto de erros devido a fenómenos naturais e artificiais sendo que existem técnicas de observação e de combinações de observações (medições de diferenças de fase, posicionamento relativo, Precise Point Positioning, Real Time Kinematics) que permitem reduzir fortemente, ou às vezes até mesmo eliminar, a maioria dos erros. A RTK (Real Time Kinematics) é a técnica de posicionamento GNSS de alta precisão mais recente que permite a obtenção coordenadas de alta qualidade em tempo quase real. Quando usado em conjunto com recetores capazes de efetuar observações com uma elevada frequência a RTK pode monitorizar estruturas que apresentem deslocamentos de altas frequências, como por exemplo pontes. Infelizmente, a precisão de posicionamento é apenas de nível centimétrico. Para melhorar a qualidade dos resultados GNSS em altas frequências serão utilizadas técnicas de fusão de dados de deslocamentos GNSS com acelerações. O objetivo desta fusão é tirar vantagem da alta precisão alcançada com o GNSS, a baixas frequências, e a grande sensibilidade dos acelerómetros em altas frequências e a obtenção de uma série de deslocamentos de tempo unificado, com longa duração e de alta resolução em tempo.
Coordenação no LNEC: Engº José Nuno Lima; Engª Maria João Henriques.
Responsável: Prof. Carlos Félix (FEUP)
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ELEVAR - Study of Vertical Structures with Robotized Aircrafts
The project "ELEVAR - Study of Vertical Structures with Robotized
Aircrafts", has as its main objective the development of an aircraft for
an autonomous photogrammetric surveys of vertical surfaces, namely of
dam walls, bridge, pillars, and facades of buildings and monuments. The photographs obtained will support the visual inspections carried out in the scope of monitoring and safety control of civil engineering works. The aircraft will navigate through stereoscopic cameras, sensors and dedicated algorithms that allow the autonomous positioning and three-dimensional reconstruction of the structures without the aid of GNSS systems in areas of poor signal coverage or where high precision is required. The photographic surveys will be carried out with a distinct, high-definition camera, aided by a system that allows to acquire images at the desired moment. The project aims to deliver a functional prototype obtained from the integration of the technologies and know-how that the consortium partners possess. The project will end with a demonstration activity with the ambition of giving visibility to the ELEVAR solution and attracting the investments of the target sectors, namely possible end-users, service providing companies, social media, etc.
Ano: 2017-2019
Coordenador(es):
TEKEVER ASDS
Entidade(s) Financiadora(s):
European Regional Development Fund (FEDER) , Operational Program for Competitiveness and Internationalization (COMPETE), Lisbon Operational Program (Lisboa2020), Operational Program of the Center (Centro2020)
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